Geral
Prefeitura Mais Perto realiza 1,7 mil atendimentos no Rio Branco
Prefeitura Mais Perto na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Doutor Nelson Paim Terra foi iniciado na terça feira, 3, no Rio Branco, realizando mais 1,7 mil atendimentos.
A maior procura foi pelos atendimentos realizados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que atua com a Carreta da Saúde e também em seis consultórios médicos em frente à escola. Ao total, 1.471 moradores do bairro foram acolhidos pelas equipes da secretaria e tiveram acesso às consultas médicas, testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite, verificação de pressão, além da orientação sobre o uso de medicamentos e o espaço do projeto Canoas Mais Leve.
A escola está recebendo investimentos na faixa de R$ 170 mil para melhoria na estrutura física. Já foram realizas obras de instalação de cobertura do pátio e alambrado na quadra de esportes, rampas de acessibilidade, pintura externa do prédio, troca das portas das salas de aula, manutenção hidráulica, substituição de lâmpadas antigas por iluminação de led.
Oportunidades Mais Perto
Outro serviço que registrou boa movimentação foi o posto de atendimento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Parte dos participantes buscou os serviços de cadastro do Banco de Oportunidades, que disponibiliza, atualmente, 265 vagas. Nos dias em que o Prefeitura Mais Perto estiver na EMEF, servidores realizarão o cadastramento dos interessados no site e as empresas contratantes terão contato com os candidatos que mais encaixam no perfil desejado para cada vaga.
Também houve grande procura para inscrição na capacitação de recepcionista. Ministrado pelo palestrante Paulo Boleck, a capacitação, gratuita, vai preparar 35 moradores do Rio Branco para o mercado de trabalho. As aulas, que ocorrerão nas dependências da escola, serão na quinta e sexta-feira e são dirigidas aos maiores de 14 anos. Ao final, todos os participantes receberão certificado e poderão acrescentar um novo conhecimento ao currículo.
Serviços Mais Perto
Somente no primeiro dia do Prefeitura Mais Perto, foram realizados 61 cortes de cabelo gratuitos. O atendimento ocorre até sexta-feira, 6, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas.
O Roda de Terapia, projeto integrante da Terapia Comunitária Integrada da Secretaria Municipal da Saúde também teve bastante adesão. Ali, alunos e comunidade têm conversas com terapeutas do município, desabafam e, os casos mais críticos são encaminhados para tratamento psicológico.
Atração
Para os jovens, a atração que agitou o palco principal da escola foi o pré-adolescente MC HV, que fez sucesso cantando hits do momento. Já os pequenos curtiram a Hora do Conto com a presença de palhaços.
Geral
Canoas promove campanha “Verão sem Violência” com ações de conscientização

A Secretaria Municipal da Mulher, Cidadania e Inclusão de Canoas realizará, nos meses de janeiro e fevereiro, a campanha “Verão sem Violência”, voltada à conscientização e ao enfrentamento da violência doméstica. A iniciativa prevê a divulgação de canais de denúncia e informações sobre os tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha.
As ações estão programadas para os dias 14 e 26 de janeiro e 11 e 25 de fevereiro, sempre às 15h, no Calçadão, em frente à Estação Canoas da Trensurb, no Centro do município. No local, serão distribuídos materiais informativos ao público.
De acordo com a Secretaria, a campanha busca ampliar o acesso da população a informações sobre a violência contra meninas e mulheres, além de divulgar os serviços de acolhimento disponíveis em Canoas e orientar sobre como buscar apoio e realizar denúncias.
Geral
Começam a valer a partir de hoje as novas regras para a CNH no Rio Grande do Sul

Entram em vigor nesta segunda-feira, 5, as novas regras para quem deseja tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Rio Grande do Sul. A partir de hoje, os candidatos já podem iniciar o processo de habilitação conforme as mudanças previstas na legislação federal, segundo informou o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (DetranRS).
As alterações decorrem da Resolução nº 1.020/2025 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), da Medida Provisória nº 1.327/2025 e da Lei nº 15.153/2025, que promovem mudanças significativas no processo de formação de condutores em todo o país. Diante da ausência de um período oficial de transição, o DetranRS, em conjunto com a Procergs, adotou um modelo híbrido, que combina exigências da nova legislação com procedimentos do sistema anterior.
De acordo com a diretora-geral adjunta do DetranRS, Isabel Friski, as adequações estão sendo realizadas em regime de força-tarefa. Segundo ela, a determinação do governo estadual foi para acelerar a implementação das mudanças e garantir que o novo processo esteja disponível já no início do ano.
Como será o processo de habilitação
Na prática, o candidato poderá iniciar o processo pelo aplicativo Gov.br e dar início ao curso teórico, ou realizar o procedimento diretamente em um Centro de Formação de Condutores (CFC). De forma simultânea, será possível realizar a coleta biométrica e agendar os exames de aptidão física e mental.
Hoje também poderá ser agendada a prova teórica. No entanto, durante este período inicial, o exame seguirá o modelo antigo, já que ainda não há integração com o banco de questões da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Após a aprovação no exame teórico, o candidato poderá marcar as aulas práticas. A nova legislação estabelece a exigência mínima de duas horas/aula obrigatórias. Quando se considerar apto, o aluno poderá agendar o exame prático no CFC.
O exame de direção veicular seguirá o modelo atualmente vigente até que a Senatran atualize o Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular. Já o exame toxicológico só será exigido após regulamentação específica do Contran, conforme autorização da Senatran.
O DetranRS informa ainda que já é possível abrir o serviço e realizar a coleta biométrica nos CFCs. Para as demais etapas, os candidatos podem optar por aguardar os ajustes no sistema ou seguir com o processo pelas regras antigas. A atuação de instrutores autônomos e o uso de veículo próprio seguem condicionados à regulamentação.
Principais mudanças na legislação
A Resolução nº 1.020/2025 do Contran prevê, entre as principais mudanças, a oferta de curso teórico gratuito e em formato digital, além da flexibilização das aulas práticas, com redução da carga horária obrigatória para duas aulas de direção. O início do processo poderá ser feito pelo site do Ministério dos Transportes ou pelo aplicativo CNH do Brasil, que substitui a Carteira Digital de Trânsito.
A Medida Provisória nº 1.327/2025 também prevê a possibilidade de renovação automática da CNH para condutores considerados bons motoristas.
Além disso, com a derrubada do veto presidencial pelo Senado, a Lei nº 15.153/2025 voltou a exigir o exame toxicológico na primeira habilitação também para condutores de carros e motocicletas.
Geral
Colisão entre caminhão e ônibus deixa seis mortos na BR-116, em Pelotas

Economia1 semana atrásCanoas lidera em primeiro lugar o ranking do IPM 2026 e terá o maior repasse de ICMS do Estado
Oportunidade2 dias atrásCâmara de Canoas abre inscrições para seleção de estagiários de nível médio, técnico e superior até 22 de janeiro

Geral1 semana atrásGoverno do Estado divulga lista definitiva da 2ª edição do Programa Partiu Futuro Reconstrução

Geral1 semana atrásPrimeiro bebê de 2026 em Canoas nasce em casa e recebe atendimento no HU

Serviços1 semana atrásGoverno federal divulga calendário oficial de feriados e pontos facultativos de 2026
Geral5 dias atrásComeçam a valer a partir de hoje as novas regras para a CNH no Rio Grande do Sul

Política7 dias atrásCâmara de Cachoeirinha aprova impeachment do prefeito e do vice após sessão de 12 horas

Geral1 semana atrásColisão entre caminhão e ônibus deixa seis mortos na BR-116, em Pelotas





















































