Conecte-se conosco

header-top







 

02/04/2026
 

Geral

Grupo de mães no Mathias Velho completa cinco décadas de voluntariado

Avatar

Publicado

em

Marcelo Grisa

O mais antigo clube de mães em atividade em Canoas completou 50 anos neste mês. O Clube de Mães São Carlos, surgido na Associação Educadora de mesmo nome, no bairro Mathias Velho, começou suas atividades em 16 de setembro de 1967. Eram pouco mais de meia dúzia de mulheres que decidiram ajudar o próximo dentro de sua comunidade através da ação voluntária.

Dentre elas, Celita Schmidt e Teresa Oliveira – ambas ativas nesse movimento até hoje.

A atual presidente da entidade, Maria Noemi Nascimento, destaca que, mais que uma forma de ajudar instituições como abrigos e orfanatos, o clube é uma forma de integrar mães de família umas com as outras.

As mães do Mathias Velho, que têm entre 30 e 90 anos, ainda aproveitam para estabelecer o grupo como um círculo de amizades. Em comemoração ao cinquentenário, reuniram-se para uma viagem às Termas do Gravatal, em Santa Catarina. Dada a diferença de idades entre elas, se ajudam e dão conselhos entre si sobre os mais diferentes assuntos.

Dentre as principais atividades do Clube de Mães São Carlos, a principal é a realização de brechós, a confecção de itens em crochê e a arrecadação de roupas e alimentos. “Doamos para o asilo, para abrigos e procuramos principalmente dar roupas para mães de crianças em situação mais precária, que é algo que contribui até para a sobrevivência. Tudo isso com muito pouco”, aponta Maria Noemi.

O São Carlos é um dos grupos mais representativos de Canoas, com 38 sócias inscritas. Uma pequena sala na Escola Estadual de Ensino Médio Bento Gonçalves funciona como sede para as reuniões do clube de mães. Anteriormente a sala disponível era maior, mas recentemente o colégio precisou do espaço, realocando o grupo para que o vínculo não fosse encerrado. “A sede do nosso clube já chegou até a ser na casa de uma das fundadoras, então a gente consegue. Agradecemos ao Bento por manter essa iniciativa para nós”, afirma a presidente.

A próxima Olimpíada Amadora Estadual de Clubes de Mães, que deverá ocorrer em Tramandaí no mês de novembro, tem fortes concorrentes do São Carlos. A Mãe do Ano de Canoas, Zaira Barros, e a Vó do Ano, Nadir Marques, competirão pelo título de Mãe e Vó do ano RS.

Continuar a ler

Geral

Lula sanciona lei que amplia licença-paternidade para 20 dias e cria salário-paternidade

Redação

Publicado

em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, na terça-feira, 31, uma lei que amplia a licença-paternidade de cinco para 20 dias e cria o salário-paternidade, garantindo renda durante o período de afastamento. A medida também estende a proteção social a trabalhadores fora do regime formal, incluindo microempreendedores individuais (MEIs), trabalhadores domésticos, avulsos e segurados especiais.

A nova legislação busca fortalecer a presença dos pais nos primeiros dias de vida dos filhos e promover a corresponsabilidade no cuidado familiar.

Implementação gradual da licença

O aumento da licença-paternidade será feito gradualmente:

10 dias a partir de 2027

15 dias a partir de 2028

20 dias a partir de 2029

O afastamento é garantido em casos de nascimento, adoção ou guarda para fins de adoção, sem prejuízo do emprego ou do salário. A lei assegura estabilidade no emprego desde a comunicação ao empregador até um mês após o término da licença, permite o parcelamento do período, prorroga em caso de internação da mãe ou do bebê e amplia o afastamento quando o pai assume integralmente os cuidados.

Pais adotantes e responsáveis legais também têm direito à licença, incluindo casos de adoção unilateral ou conjunta, ausência materna no registro ou falecimento de um dos genitores. Para crianças com deficiência, o período da licença é ampliado em um terço.

Salário-paternidade

O benefício será pago pelo Regime Geral de Previdência Social (RGPS), podendo ser repassado pelo INSS ou pela empresa. O valor varia conforme o perfil do trabalhador: integral para empregados, proporcional à contribuição para autônomos e MEIs, e equivalente ao salário mínimo para segurados especiais.

Impactos esperados

Estudos indicam que a ampliação da licença-paternidade fortalece vínculos familiares, aumenta a participação dos pais nos cuidados com os filhos, reduz violência doméstica e traz benefícios para as empresas, como maior retenção de talentos.

A lei representa um avanço no acesso a políticas de cuidado, proteção à infância e equilíbrio na divisão das responsabilidades familiares.

Diário Oficial da União

Continuar a ler

Geral

Feira do Peixe de Canoas ocorre de forma descentralizada a partir do dia 31; confira os locais e horários

Redação

Publicado

em

A tradicional Feira do Peixe de Canoas será realizada entre os dias 31 de março e 3 de abril, com estrutura descentralizada em diferentes pontos da cidade. Ao todo, 20 bancas estarão distribuídas em cinco bairros, facilitando o acesso da população que busca garantir o pescado para a Sexta-Feira Santa.

Durante o evento, serão comercializados peixes inteiros, filés, além de camarão e siri. Nos bairros Mathias Velho e Guajuviras, os consumidores também poderão encontrar peixes vivos, mantidos em água de poço.

Nos dias 31 de março, 1º e 2 de abril, o funcionamento das bancas será das 8h às 20h. Já na Sexta-Feira Santa, dia 3, o atendimento ocorrerá das 8h ao meio-dia.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI), os custos da realização da feira são de responsabilidade dos próprios feirantes.

Confira a quantidade de banca e os locais por bairros:

No Centro serão cinco bancas montadas na Rua Cônego José Leão Hartmann (em frente a igreja matriz São Luiz Gonzaga);

No bairro Mathias Velho serão quatro bancas, na Praça Igreja Pio X (rua em frente à Igreja)

No bairro Guajuviras serão sete bancas na Rua 1, junto a rótula de acesso ao bairro, pela Avenida Boqueirão

No bairro Niterói serão três bancas na Rua José Maurício, esquina com Júlio de Castilhos (em frente a Praça Dona Mocinha)

No bairro Rio Branco será uma banca na Praça Cônego Lotário Steffens (em frente à Igreja Imaculada Conceição).

Continuar a ler

Meio Ambiente

Construção de nova ponte sobre Arroio Araçá gera preocupação ambiental em Canoas

Redação

Publicado

em

Imagem: Deivid Drone

A construção de uma nova ponte sobre o Arroio Araçá, em Canoas, tem gerado apreensão entre ambientalistas e especialistas. A obra faz parte da expansão da Rua Monte Castelo e impacta um dos últimos trechos de túnel verde da região.

O Arroio Araçá é responsável por escoar grande parte das águas pluviais do lado leste da cidade até o Rio Jacuí, cortando Canoas ao meio. Especialistas alertam que a supressão da mata ciliar e a impermeabilização do solo provocadas por novos loteamentos podem aumentar a erosão das margens e o risco de enchentes, além de afetar a biodiversidade local. A intervenção também ameaça características naturais do curso d’água, incluindo uma pequena cascata histórica.

Em resposta às críticas, a Prefeitura de Canoas informou que realizará compensações ambientais, como o plantio de espécies nativas e o resgate de animais silvestres. O debate destaca o desafio de conciliar o crescimento urbano com a preservação dos recursos hídricos e a manutenção do equilíbrio ecológico da bacia.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques