Conecte-se conosco

header-top







 

20/10/2025
 

Política

Educação Infantil municipal ganha 480 novas vagas

Avatar

Publicado

em

A Educação em Canoas começa a ser ampliada com o anúncio na quinta-feira, 14, pela administração municipal, da abertura de 480 novas vagas para Educação Infantil. Um processo, conforme a vice-prefeita Gisele Uequed, concretizado através de melhoria de gestão dentro do executivo. Desde janeiro, uma Comissão da Educação Infantil foi criada para buscar formas de oportunizar novas matrículas o mais rápido possível. Desta maneira, no nono mês da atual administração, é anunciado um incremento de 9% das vagas. O Timoneiro conversou com a vice-prefeita, coordenadora da Comissão, e ela revelou que, em breve, mais anúncios vão ocorrer:

OT – Como será possível esse aumento de vagas?

Gisele Uequed – O principal foi montar uma gestão eficiente. Para atender a demanda criamos uma comissão composta, além da equipe do nosso Gabinete e da Secretaria da Educação, por vários outros órgãos da Prefeitura. Assim, fizemos uma análise ampla e minuciosa das Escolas de Educação Infantil e dentro delas quais os locais que poderíamos aproveitar. Com isso, sem levantar paredes, mas com gestão, chamamento de novos professores e investimentos em infraestrutura, vamos ampliar o número de crianças na escola.

OT – A Prefeitura vai construir escolas?

Gisele – Sim, mas esse anúncio dessa semana são para vagas nas escolas municipais atuais, que faremos ampliações, melhorias e adequações. Essas obras, além de atenderem essa demanda de 480 novos alunos vão melhorar a infraestrutura para os atuais alunos já matriculados. Ou seja, o benefício acabará atingindo a muito mais crianças. Além disso, o prefeito Luiz Carlos Busato foi pessoalmente à Brasília e renegociou com o Governo Federal a retomada de quatro obras que foram paralisadas no governo passado. Essas sim, serão novas escolas e o incremento deve ser de 1200 crianças, além destas vagas deste ano. Nosso objetivo é alto, mas com muito trabalho e dedicação vamos atingir.

OT – E como será a ocupação das vagas?

Gisele – Para essas 480, as matrículas seguirão a ordem do sorteio estabelecido para este ano de quem se inscreveu em 2016. Assim que as vagas começarem a ser disponibilizadas, faremos um novo chamamento. Estamos ainda, dentro deste processo de gestão, buscando democratizar ao máximo o acesso às vagas municipais disponíveis. São estudos que vamos apresentar à comunidade.

OT – Foram anunciados 91 novos professores, como será a distribuição?

Gisele – Agora, estamos chamando esses 91 educadores. Serão 43 para a Educação Infantil e 48 para o Ensino Fundamental. Já havíamos chamado 73 professores aprovados no concurso. Com esse novo chamamento, serão nesses nove meses de governo 164 novos professores na rede. É um processo de melhoria contínua.

OT – O que levou o município a ampliar a rede própria e não comprar novas vagas?

Gisele – Será mais barato para o contribuinte. Durante o trabalho realizado pela Comissão, identificamos que a partir do ano que vem o Governo Federal não repassará mais verbas para vagas compradas na pré-escola. A escolha anterior por comprar essas vagas fará com que o município deixe de receber de retorno do FUNDEB, em 2018, R$ 10 milhões, que poderiam ser reinvestidos na educação. Construir escolas e abrir vagas na rede própria custa menos para a Prefeitura e para o cidadão que paga impostos. Pelos cálculos médios atuais dos valores, um aluno da pré-escola com vaga comprada gera uma despesa aos cofres do município correspondente a 12 crianças em uma Escola Municipal.

Projetos na Educação

Além das reformas e ampliações que serão realizadas nas EMEIs para possibilitar o recebimento dos 480 novos alunos, a Administração Municipal criou dois programas para garantir a modernização das escolas da rede municipal. Um deles, o Prefeitura Mais Perto, investe mais de R$ 150 mil em melhorias nas escolas que sediam atividades do projeto, uma ação que ocorre de dois em dois meses. Já o Canoas Mãos à Obra garante a reestruturação nas dependências de todas as escolas municipais. São obras permanentes até 2020.

Continuar a ler

Política

Câmara de Canoas aprova aumento do IPTU em ruas centrais e fim de zona rural no perímetro urbano

Redação

Publicado

em

Câmara de Canoas aprova aumento do IPTU em ruas centrais e fim de zona rural no perímetro urbano

Na terça-feira, 14, os vereadores de Canoas aprovaram o Projeto de Lei nº 53/2025, que modifica e revoga dispositivos da legislação tributária do município. A proposta, enviada pelo prefeito Airton Souza, recebeu o apoio de 16 parlamentares e foi rejeitada por 3.

Uma das principais mudanças previstas na nova legislação é o reajuste do Valor Venal Territorial – base usada para calcular o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O valor do metro quadrado em determinadas vias centrais será elevado em 10% ou 15%, conforme a localização.

O reajuste de 15% incidirá sobre imóveis localizados nas ruas Quinze de Janeiro e Tiradentes. Já o aumento de 10% afetará os seguintes logradouros: Antônio Frederico Ozanan, Ramiro Barcelos, Armando Fajardo, A. J. Renner, Liberdade, Doutor Severo da Silva, General Salustiano, Tamoio (no trecho entre as ruas Santa Terezinha e Alegrete), Augusto Severo, Domingos Martins, além de partes das avenidas Açucena, Farroupilha e Nazário, em direção ao município de Esteio.

Outra alteração significativa é a extinção da classificação de zona rural dentro da área urbana da cidade. Com isso, todos os imóveis localizados no perímetro urbano passarão a ser considerados para fins de cobrança do IPTU. Além disso, terrenos sem construção, com obras paradas ou imóveis em estado precário serão mais tributados, com critérios mais rígidos de avaliação.

O projeto também prevê o reajuste no teto do valor do metro quadrado territorial, que passa de 100 para 105 Unidades de Referência Municipal (URMs).

Como votaram os vereadores

Favoráveis ao projeto:
Abmael (PL), Alexandre Gonçalves (PDT), Aloisio Bamberg (PSDB), Cris Moraes (PV), Dario da Silveira (União Brasil), Daurinei Alt (PSD), Duarte (Republicanos), Heider Couto (PL), Jonas Dalagna (Progressistas), Larissa Rodrigues (PL), Link (Republicanos), Patrício (PSDB), Patteta (PSD), Juarez Hoy (Progressistas), Leandrinho (PRD) e Neuza Rufatto (PSD).

Contrários ao projeto:
Emílio Neto (PT), Jefferson Otto (PSD) e Rodrigo D’Ávila (Novo).

Continuar a ler

Política

Prefeito Airton Souza é convidado por embaixada dos Emirados Árabes para participar de cúpula internacional

Redação

Publicado

em

Prefeito Airton Souza é convidado por embaixada dos Emirados Árabes para participar de cúpula internacional

O prefeito de Canoas, Airton Souza, participará da Cúpula das Cidades da Ásia-Pacífico 2025 (2025 APCS) & Fórum de Prefeitos, evento que será realizado de 27 a 29 de outubro, na Expo City Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O encontro reunirá líderes municipais e autoridades de diversos países para debater temas como cidades inteligentes, sustentabilidade, inovação e cooperação internacional.

Airton embarca no dia 25 de outubro e representar Canoas no encontro, sendo o único prefeito gaúcho e um dos 15 prefeitos brasileiros selecionados para o fórum global. As passagens foram custeadas pela Embaixada dos Emirados Árabes Unidos, reforçando o caráter institucional do convite.

A carta de convite oficial foi assinada pela ministra de Estado para Cooperação Internacional dos Emirados Árabes Unidos e CEO da Expo City, Reem Al Hashimy, que destacou o papel de Canoas como uma cidade com potencial de crescimento e com políticas públicas voltadas à inovação, sustentabilidade e desenvolvimento econômico.

Para o prefeito Airton Souza, o convite é um reconhecimento internacional ao trabalho que vem sendo feito na reconstrução e modernização de Canoas:

“Ser convidado para representar a cidade em um evento desse porte é motivo de orgulho. Estar em Dubai é uma oportunidade de buscar parcerias, trocar experiências e atrair investimentos para acelerar o crescimento da nossa cidade.”

Continuar a ler

Política

Comissão Externa para acompanhar feminicídios no RS realiza visitas técnicas em Porto Alegre e Canoas nesta terça-feira

Redação

Publicado

em

Comissão Externa para acompanhar feminicídios no RS realiza visitas técnicas em Porto Alegre e Canoas nesta terça-feira

A Comissão Externa da Câmara dos Deputados criada para acompanhar os feminicídios no Rio Grande do Sul, coordenada pela deputada federal Fernanda Melchiona (PSOL-RS), realiza, nesta terça-feira, 7, visitas técnicas às Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam) de Canoas e de Porto Alegre. As atividades ocorrem às 11h e às 14h, respectivamente. Em Canoas, a equipe ainda vai visitar a Sala das Margaridas do município.

A Comissão tem realizado visitas técnicas e audiências públicas em inúmeros municípios gaúchos desde o início do mês de agosto. A incursão tem o objetivo de conhecer os órgãos públicos da rede de proteção à mulher em todo o RS para realizar um diagnóstico de gargalos e necessidades estruturais específicas de cada região.

“A Comissão já está na metade dos seus trabalhos. Visitamos inúmeros municípios e teremos um relatório final sobre as atividades em novembro. Cada visita, audiência pública ou reunião nos ajuda a conhecer a realidade de cada localidade e a propor políticas públicas mais assertivas. Como por exemplo, o projeto que prevê uso de tornozeleiras eletrônicas por agressores, que protocolei em agosto na Câmara dos Deputados”, afirma Fernanda Melchionna.

Além de Porto Alegre, a Comissão já esteve nos municípios de Rio Grande, Pelotas, Alvorada, Montenegro, São Francisco de Paula, Tramandaí, São Leopoldo, Canoas, Passo Fundo, Erechim, Gravataí, Esteio, Viamão, Bagé, Lajeado e Santa Cruz.

Sobre a Comissão

A Comissão Externa para acompanhar os feminicídios no Rio Grande do Sul foi criada após o feriado prolongado de Páscoa de 2025, quando foram contabilizados 10 feminicídios no estado. O número alarmante de assassinatos de mulheres motivou a deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) a criar a Comissão, que se propõe a fazer um raio-x da rede pública de proteção à mulher em todo o estado, a fim de detectar debilidades e propor políticas públicas de proteção às mulheres. A proposta de criação da comissão foi aderida por todas as deputadas federais gaúchas: Maria do Rosário (PT), Daiana Santos (PCdoB), Denise Pêssoa (PT), Any Ortiz (Cidadania) e Franciane Bayer (Republicanos).

Serviço

O quê: visita técnica à Deam e Sala das Margaridas de Canoas
Quando: terça-feira (07/10/09), às 11h
Onde: Av. Dr. Sezefredo Azambuja Vieira, 2730, 1º andar – Canoas

O quê: Visita técnica à Deam de Porto Alegre
Quando: terça-feira (07/10), às 14h
Onde: R. Prof. Freitas e Castro, 701-739, Azenha – Porto Alegre

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques