Cultura
ComicCON RS divulga programação e lista de convidados especiais
A ComicCON RS, maior convenção de quadrinhos e cultura pop do Rio Grande do Sul, chega à sua sétima edição nos dias 5 e 6 de agosto, no campus da Ulbra. Nesta semana a organização do evento divulgou a programação completa para os dois palcos que funcionarão simultaneamente.
Neste ano o destaque da programação é o convidado internacional José Luis García-López. Um dos mais reverenciados mestres da indústria dos quadrinhos, o artista espanhol redefiniu a figura dos super-heróis no imaginário popular ao elaborar o Guia de Estilo da DC Comics, o que ajudou a popularizar de vez personagens como Batman, Superman e Mulher-Maravilha.
A nova edição do evento também já tem seu homenageado: Eddy Barrows, brasileiro de renome no mercado norte-americano e há uma década artista exclusivo da DC Comics, com passagens por títulos importantes como Superman, Novos Titãs, Asa Noturna e Detective Comics, título do Batman no qual trabalha atualmente na fase Rebirth.
O editor e jornalista Sidney Gusman marca presença nos debates e traz ao sul as últimas novidades sobre o planejamento editorial da Mauricio de Sousa Produções. Dessa vez vem acompanhado pelo mineiro Vitor Cafaggi, um dos quadrinistas de maior sucesso do país por sua versão da Turma da Mônica ao lado da irmã Lu Cafaggi na coleção Graphic MSP. Eles aproveitam o encontro para falar sobre a expectativa de ver Laços adaptada para o cinema em versão live action, e a preparação para a publicação do terceiro volume da série ainda em 2017.
A programação completa está disponível no site: www.comicconrs.com.br/programacao.
Ingressos
A ComicCON RS abre nesta semana a venda do terceiro lote de ingressos online. Assim como nos anos anteriores, a organização optou por estender o benefício da meia-entrada a todos que comprarem a entrada antecipada. O lote promocional possui quantidade limitada com valores de R$ 35 o dia e R$ 65 o passaporte para os dois dias, à venda através do PagSeguro e com opções de pagamento por cartão ou boleto, no site oficial www.comicconrs.com.br/ingressos. Em Canoas os ingressos antecipados podem ser adquiridos também na Game House do Canoas Shopping, no Sebo Colossal (Rua Gonçalves dias, nº 188) e na Estação do Livro (campus da Ulbra).
Cultura
CineSolar adia sessão em Canoas devido ao alerta meteorológico

A sessão do CineSolar, cinema itinerante movido a energia solar, que estava programada para esta sexta-feira, 7, em Canoas, foi adiada em função do alerta meteorológico que prevê chuvas fortes, ventos intensos e risco de alagamentos entre os dias 7 e 8 de novembro.
O evento foi remarcado para o dia 2 de dezembro, data em que integrará a programação de Natal do município. O local e os horários permanecem os mesmos.
As exibições ocorrerão na Praça da Contel, no bairro Guajuviras. A primeira sessão, com curtas-metragens, será às 18h30, e a segunda, com o filme “Saneamento Básico, o Filme”, às 19h30. A entrada é gratuita.
Em caso de chuva, as atividades serão transferidas para o Hangar Cultural Oli Borges, na Estrada do Nazário, 3150, Guajuviras.
O CineSolar é uma iniciativa do Ministério da Cultura em parceria com a CPFL RGE, que utiliza energia solar para exibição de filmes e realização de atividades educativas em diferentes regiões do país.
Cultura
Canoas recebe a 6ª edição do Dia Internacional da Animação entre os dias 25 e 28 de outubro

Canoas será novamente palco do Dia Internacional da Animação (DIA), que chega à sua 6ª edição na cidade. A mostra, que em 2025 celebra 22 anos de realização no Brasil, acontece simultaneamente em centenas de cidades do país, reunindo curtas-metragens de animação nacionais e internacionais em sessões gratuitas e abertas ao público.
A programação local inclui a tradicional Mostra Oficial, exibida no dia 28 de outubro (terça-feira), às 19h, no auditório Ir. Bruno Ruedell, no prédio 6 da Universidade LaSalle Canoas (Av. Victor Barreto, 2288- Centro). A sessão traz uma seleção de curtas voltados ao público geral.
Além disso, haverá uma Mostra Paralela dedicada às crianças, que acontece no sábado, 25 de outubro, às 16h, na Associação Beneficente Recreativa Cultural ( Escola de Samba Unidos do Guajuviras – Ponto de Cultura Nacional (UGUA) (Av. 17 De Abril N° 81- Guajuviras). Esta sessão apresenta curtas brasileiros com classificação livre, com foco na formação de novos públicos para o cinema de animação. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade.
Coordenado localmente pela produtora e jornalista Monique Leotte Mendes, o evento integra a rede nacional do Dia Internacional da Animação. Desde sua primeira edição, em 2004, no SESC Vila Mariana, em São Paulo, o evento cresceu e hoje é exibido em mais de 200 cidades em todas as regiões do país.
“A Mostra é uma oportunidade de democratizar o acesso ao cinema de animação e valorizar produções que muitas vezes não chegam ao grande público. É um evento pensado para encantar e também formar novas plateias”, afirma Monique.
A edição conta, pelo segundo ano consecutivo, com o apoio da Universidade LaSalle Canoas, fundamental para a realização da mostra no município.
“Ter o acolhimento e a parceria da Universidade LaSalle é muito significativo para nós. Poder contar também com a gestora cultural, Leila Silveira, o cineasta, Alexandre Moraes e o apoio nesta edição da Associação Beneficente Recreativa Cultural ( Escola de Samba Unidos do Guajuviras), em abraçar a proposta cultural do evento mostra o quanto é importante unir educação, arte e acesso à cultura”, destaca a coordenadora.
No Brasil, a mostra é organizada com a exibição de curtas-metragens brasileiros e internacionais, além da Mostra Infantil, que compõe a programação paralela durante a semana do evento.
Celebração mundial da animação
O evento faz parte de uma rede internacional coordenada pela ASIFA (Associação Internacional do Filme de Animação), que escolheu o dia 28 de outubro para celebrar o marco histórico da primeira exibição pública de imagens animadas do mundo, realizada em 1892 pelo francês Charles-Émile Reynaud, em Paris.
No Brasil, o DIA completa 22 anos de exibições em 2025, desde sua primeira edição em São Paulo. Desde então, a mostra ganhou força, ampliando sua presença para mais de 200 cidades brasileiras, levando gratuitamente a magia do cinema de animação a públicos de todas as idades.
Cultura para todos, com entrada gratuita
Com o objetivo de democratizar o acesso ao cinema de animação e valorizar produções independentes, o evento é totalmente gratuito e aberto à comunidade. A iniciativa oferece uma experiência única de contato com diferentes estilos e técnicas de animação, além de promover o intercâmbio cultural entre países e regiões.
Mostra Infantil (Paralela)
Data: 25 de outubro (sábado)
Horário: 16h
Público: Infantil
Local: Associação Beneficente Recreativa Cultural ( Escola de Samba Unidos do Guajuviras – Ponto de Cultura Nacional (UGUA) (Av. 17 De Abril N° 81- Guajuviras)
Classificação: Livre
Mostra Oficial (Nacional e Internacional)
Data: 28 de outubro (terça-feira)
Horário: 19h
Público: Comunidade geral
Local: Universidade LaSalle Canoas (Auditório Ir. Bruno Ruedell, prédio 6, na Av. Victor Barreto, 2288 – Centro)
Classificação indicativa:
Mostra Nacional: Não recomendado para menores de 14 anos
Mostra Internacional: Não recomendado para menores de 12 anos
Mais informações:
Instagram: @diadaanimacao.canoas
Facebook: www.facebook.com/diainternacionaldaanimacaocanoas
Site oficial: www.diadaanimacao.com.br
Cultura
BRDE participa de reunião com Ancine e RioFilme para fortalecer integração na gestão do Fundo Setorial do Audiovisual

O diretor-presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Ranolfo Vieira Júnior, participou nesta sexta-feira, 10, na sede da Ancine (Agência Nacional do Cinema) no Rio de Janeiro, de uma reunião com o presidente da instituição, Alex Braga Muniz, e o presidente da RioFilme, Leonardo Edde, para discutir a integração entre as três instituições na execução do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). O encontro contou também com a presença do vice-presidente do BRDE, Renê Garcia Júnior, e da gerente do FSA, Fernanda Silva.
O objetivo foi alinhar fluxos técnicos, jurídicos e operacionais para a gestão dos recursos do FSA no âmbito do Arranjo-Projeto Específico RJ, modelo de coinvestimento regional criado por meio de acordo entre Ancine e RioFilme, aprovado em 2024. O arranjo prevê a aplicação de R$ 100 milhões, referente a cinco editais lançados em julho de 2025, com foco em produção de filmes e séries, distribuição de conteúdos audiovisuais, desenvolvimento de obras e competências institucionais.
Na condição de agente financeiro do FSA, o BRDE é responsável pela execução técnica e financeira das políticas públicas definidas pela Ancine e pelo Comitê Gestor do Fundo, garantindo segurança jurídica, rastreabilidade e eficiência na aplicação dos recursos. “O BRDE cumpre um papel estratégico ao garantir a execução segura e transparente das políticas de fomento ao audiovisual. Ao lado da Ancine e da RioFilme, trabalhamos para consolidar um modelo de gestão que ofereça previsibilidade aos produtores e fortaleça a economia criativa no país”, destacou Ranolfo Vieira Júnior.
Durante a reunião, foram debatidos temas como o aditivo contratual entre BRDE, Ancine e BNDES, que definirá a nova sistemática de remuneração direta dos agentes financeiros pela RioFilme, a formalização de um canal institucional tripartite para acompanhamento conjunto da execução dos editais e a definição do cronograma. O alinhamento entre as equipes visa aperfeiçoar a governança e a prestação de contas do Fundo, reforçando o compromisso das instituições com a integridade e a eficiência no fomento ao setor audiovisual nacional.
O papel do BRDE no Fundo Setorial do Audiovisual (FSA)
Desde 2012, o BRDE atua como agente financeiro do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), em parceria com o BNDES. O banco é responsável pela execução técnico-operacional das políticas públicas definidas pela Ancine e pelo Comitê Gestor do Fundo, realizando a análise documental, formalização e acompanhamento financeiro dos projetos selecionados.
Essa atuação garante segurança jurídica, transparência e integridade na aplicação dos recursos públicos destinados ao fomento da cadeia produtiva do audiovisual brasileiro. O BRDE não decide sobre a seleção dos projetos nem investe diretamente em produções, mas viabiliza tecnicamente a política federal de fomento, assegurando que os investimentos cheguem aos produtores de forma ágil e segura.

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