Esporte
Foco na várzea: Clube Atlético Santa-fé Canoas
Por Marcelo Mendes e Julio Vitória
O mais comum na várzea é o praticante de final de semana se lesionar por falta de força, flexibilidade, agilidade, sobrepeso, encurtamentos musculares ou gestos desportivos inadequados, o que pode ser evitado a partir de treinamento específico.
Pensando nisso criou-se a modalidade de Personal Soccer, na qual a Futuro Craque é pioneira em Canoas, tendo por objetivo apresentar um trabalho individualizado para o aluno/atleta, orientado por profissionais de Educação Física, que busca a melhora de performance, recuperação física pós-cirúrgica, emagrecimento ou mesmo apenas um recondicionamento para as peladas de final de semana.
É uma nova proposta para o amante do futebol, nascida em 2011, que visa uma maior qualidade de vida, mas não quer ficar preso somente aos aparelhos de musculação na academia e quer melhorar o desempenho da sua prática desportiva, seja ela profissional ou de lazer, de uma maneira prazerosa e divertida.
Público Alvo: Atletas de finais de semana: Manter a forma durante o período de férias; Recondicionamento físico-técnico pós-cirúrgico; Melhorar o rendimento esportivo da modalidade que pratica;Treinar capacidades físicas importantes para posição que ocupa; Aperfeiçoar os fundamentos técnicos do futebol. Crianças: Aumentar o repertório motor para prática de esportes; Melhorar as capacidades físicas e fundamentos técnicos do futebol; Aumentar o gasto calórico; Adolescentes:
Em processo de testes em categorias de base de clubes de futebol; Treinar capacidades físicas importantes para posição que ocupa; Aperfeiçoar os fundamentos técnicos do futebol. Os Treinos ocorrem na Futuro Craque Fitness Center nas dependências do CSSGAPA/ASSGAPA. Marque a sua aula experimental pelo telefone 993349373. Conheça mais em www.futurocraque.com.br
Foco na várzea
Em junho de 2014, um grupo de amigos oriundos do bairro Niterói, em Canoas, faziam do pagode e futebol do final de semana sempre uma grande confraternização. Assim nascia essa excelente equipe de futebol amador canoense, sempre com três pilares de ideologia: AMIZADE, BOM FUTEBOL e DETERMINAÇÃO!! Como todos os atletas sentiam grande identificação com nosso estilo de jogo, com o aguerrido estilo do futebol sul americano, nascia o CLUBE ATLÉTICO SANTA-FÉ CANOAS!!! “Mais que um time …uma família”. Data de fundação: 24/05/2014. Presidente: Alexandre. Nome do treinador: Carlos Leandro. Campo onde atua: Iraí, Número de integrantes da equipe: 20. Contato para marcar jogos: 992696438- c/Alexandre.
Mande as informações da sua Equipe para Marceloamendes@futurocraque.com.br e veja a sua equipe também no Foco na Várzea.
Esporte
Parajac 2026 começa com 64 atletas nos Jogos Paradesportivos de Canoas e terá novas etapas em outubro e novembro

A primeira etapa do Parajac 2026, os Jogos Paradesportivos de Canoas, reuniu 64 atletas de oito entidades no sábado, 22, no Centro de Esporte e Lazer Estação Cidadania. Promovida pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, a competição contou com disputas de judô e atletismo.
No judô, participaram atletas com deficiência intelectual e visual. Já no atletismo, as provas incluíram 100 e 60 metros, arremesso de peso e salto em distância, com participação de atletas com deficiência física e intelectual.
Ao término das disputas, todos os participantes receberam medalhas, como forma de reconhecimento pela participação na competição.
A primeira etapa contou com representantes do Grêmio Náutico União, Associação Pestalozzi, Instituto Beija-Flor, Projeto Sexto Sentido, Sesc, ACERGS e Talentos do Esporte/Movimenta Canoas.
Para o secretário municipal de Esporte e Lazer, Luciano de Oliveira, o Parajac amplia as oportunidades de participação esportiva e contribui para a inclusão e a descoberta de novos talentos.
“O Parajac de Canoas é uma competição voltada para pessoas com deficiência, promovendo a inclusão, participação social e desenvolvimento através do esporte. O Parajac busca oferecer a atletas com deficiência a oportunidade de competir em diferentes modalidades. Além da prática esportiva, a competição serve também para a revelação de novos talentos”, destaca.
Moradora do bairro Harmonia, a técnica em segurança no trabalho Denise Rosa, 45 anos, acompanhou de perto a participação do filho João, 12 anos, nas disputas de judô. O menino, que tem autismo, participa das oficinas de judô do projeto Talentos do Esporte às terças e quintas-feiras.
Para Denise, a participação no projeto representou uma transformação na vida do filho.
“Há seis anos meu filho era uma criança não verbal, que chupava bico. Desde que começou no judô se desenvolveu muito. Hoje ele conta de 0 a 10 em japonês, assimila comandos para se autorregular. O esporte mudou muito a vida dele. O judô traz para o autista organização, ensina a criança a se autorregular nos momentos de desorganização e auxilia muito as mães atípicas”, conta.
Próximas etapas
O Parajac 2026 terá continuidade nos meses de outubro e novembro. No dia 17 de outubro, serão realizadas as competições de natação paralímpica, tênis de mesa paralímpico, futsal DI e bocha paralímpica. Já no dia 7 de novembro, serão disputadas as modalidades de futebol para cegos e badminton paralímpico.
Esporte
Canoense de 15 anos conquista título do MFC 6 por finalização no primeiro round

O lutador Juliano Gavião, de 15 anos, conquistou o título do MFC 6, evento de MMA, após finalizar o adversário ainda no primeiro round. Morador do bairro Mathias Velho, em Canoas, o atleta venceu a disputa utilizando ground and pound e, na sequência, um mata-leão.
Juliano entrou no combate buscando levar a luta para o chão. Durante a disputa, conseguiu controlar o adversário e aplicou golpes no ground and pound. Na tentativa de sair da posição, o oponente cedeu as costas.
O atleta aproveitou a oportunidade e encaixou o mata-leão, encerrando o combate por finalização no primeiro round.
Aos 15 anos, Juliano tem o jiu-jitsu como uma de suas principais bases e também treina MMA. Ele representa a Sombra Team MMA e a Guigo Jiu-Jitsu Canoas.
O treinamento é acompanhado pelo pai, Nilton Gavião, que também é lutador profissional de MMA. A preparação envolve técnicas de luta agarrada e trocação para as competições de MMA.
Com a vitória no MFC 6, Juliano soma mais um resultado à trajetória esportiva iniciada ainda na adolescência. O atleta, que é morador de Canoas, segue participando de competições de jiu-jitsu e MMA.
Esporte
2ª Corrida do 15º BPM terá percursos de 3 km, 5 km e 10 km em Canoas

2ª Corrida do 15º Batalhão de Polícia Militar (15º BPM) será realizada no sábado, dia 22 de agosto, em Canoas. A concentração dos participantes está prevista para as 15h, com largada às 16h, na sede do batalhão, localizada na Avenida Santos Ferreira, nº 4321.
A programação terá provas de 3 km, 5 km e 10 km, além da Corrida Kids, destinada às crianças e realizada dentro do quartel.
Os percursos de 3 km e 5 km passarão pela Avenida Santos Ferreira e pela Avenida Dr. Severo da Silva. Já o trajeto de 10 km também incluirá a Rua Dr. Iran Maciel, Rua Açucena e Rua Aurora.
No local, também estão previstas atividades como apresentações da Banda da Brigada Militar e de DJ, além de food trucks, chimarródromo, brinquedos para crianças e espaços de exposição.
Inscrições aqui: https://www.corrida15bpm.com.br/

Policial1 semana atrásMenina de 11 anos desaparecida em Canoas é localizada pela Polícia Civil

Saúde6 dias atrásDia D de Multivacinação terá UBSs abertas em Canoas neste sábado, 22

Clima1 semana atrásRio Grande do Sul terá semana de extremos: calor de 36°C, temporais e chegada de ar polar

Conteúdo de Marca1 semana atrásCorsan acelera transformação do saneamento no Rio Grande do Sul

Policial6 dias atrásTio de menina de 4 anos é preso após confessar agressões em Porto Alegre

Canoas5 dias atrásCentelha da 89ª Corrida do Fogo Simbólico chega a Canoas para a Semana da Pátria

Serviços5 dias atrásCanoas leva serviços públicos ao bairro Mathias Velho neste sábado, 22

Canoas6 dias atrásBombeiros Civis são formados em Canoas e passam a integrar equipes da Defesa Civil





















































