Geral
Qualificação: Atualização é crucial para vagas no mercado de trabalho
MONIQUE LEOTE MENDES*
Com o mercado de trabalho cada vez mais acirrado, até mesmo os profissionais mais experientes podem ter a sensação de insegurança. Uma boa saída para diminuir as incertezas e ampliar os conhecimentos é a atualização profissional. A pessoa que busca capacitação e se mantém atualizada demonstra que não é acomodada. Ela se mostra preocupada tanto com o seu crescimento, quanto da empresa, caso esteja empregada. Para o presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Canoas, Antonio Fellini, a qualificação profissional é uma das formas de burlar esse cenário de insegurança que assola o país e melhorar a autoestima das pessoas, além de renovar as esperanças na sua carreira. “O mercado está se recuperando, mas a oferta de emprego e os salários ainda são baixos. A atualização profissional pode garantir melhores oportunidades e trazer diferenciais competitivos”, garante Fellini.
Segundo o coordenador da Agência FGTAS/SINE de Canoas, Dunga Zanetti, a qualificação profissional é muito importante principalmente nos dias de hoje, que as empresas têm uma grande oferta de mão-de-obra e estão mais exigentes. “Temos vagas ofertadas diariamente, que às vezes demoram para serem preenchidas por falta da qualificação exigida”.
Por definição, se qualificar significa “saber fazer algo e fazê-lo com qualidade” e isso não significa apenas buscar um diploma, mas aprender a desenvolver suas habilidades e competências para melhorar seu desempenho na atividade em que escolher atuar, desde o primeiro emprego.
Na busca por qualificação
Uma boa forma de buscar qualificação é estar atento às tendências do mercado e o que estão exigindo dos profissionais hoje em dia. Para os estudantes que estão no ensino médio ou ingressando num curso superior, os estágios podem ser uma boa maneira de terem sua primeira experiência profissional. Além de trazer conhecimento sobre a área de atuação, ainda terão oportunidade de conhecer de perto o mercado e desenvolver suas habilidades.
Outra forma de buscar qualificação é fazendo cursos que podem ser encontrados inclusive deforma gratuita pela internet. Dedicar alguns minutos do dia para pesquisar e se inscrever em pequenos cursos ofertados por empresas especializadas, universidades, entidades e até mesmo em formato online, vão ampliar seus conhecimentos e abrir novas oportunidades na sua carreira.
Outro detalhe que faz a diferença é a preocupação com o currículo, com a comunicação na hora da entrevista e a forma de se vestir. Segundo Zanetti, o Sine tem uma parceria com o Unilasalle Canoas e oferece de forma gratuita uma oficina de Entrevista de Emprego e Elaboração de Currículo.
“Quando abrem as vagas, muitas pessoas se inscrevem, mas poucas comparecem”. Segundo ele, as pessoas já estão desmotivadas e acabam esquecendo a preocupação com a qualificação, que deveria ocorrer o contrário.
No momento em que seu currículo for avaliado, toda experiência que estiver registrada com carga horária, diplomas e que amplie suas habilidades, serão importantes para abrir portas no mercado de trabalho ou para encontrar uma nova oportunidade compatível com suas competências.
Expectativas
O presidente do Sindicato dos Professores de Canoas, Jari Rosa de Oliveira, também comenta que o atual cenário econômico está difícil, mas acredita que manter a esperança na profissão, pode ser uma boa forma de incentivo diário. Quem deseja prestar concurso para atuar como professor em Canoas precisa estar formado em Pedagogia ou ser licenciado em alguma área. Segundo Oliveira “muitos professores vão se aposentar em 2017, consequentemente se espera um novo concurso onde sejam chamados de 30 a 40 novos professores para o município”. O que podem gerar novas oportunidades de trabalho na área.
AGÊNCIA FGTAS/SINE
O Rio Grande do Sul foi o primeiro Estado a firmar convênio com o Ministério do Trabalho para a implantação do SINE, que tem como função oferecer serviços de intermediação de mão-de-obra, seguro-desemprego, geração e análise de informações sobre mercado de trabalho, projetos de emprego e renda e qualificação profissional. Além de promover o contato direto entre empregador e trabalhador, o Sine oferece mais uma facilidade ao trabalhador: agendamento do seguro- desemprego on-line. Para isso, é necessário acessar o site www.fgtas.rs.gov.br e confirmar o agendamento. “Antes, os trabalhadores precisavam estar cedo na fila e levar a documentação exigida. Hoje, basta fazer o agendamento no site, escolher a cidade e conferir a data e hora agendada”, diz Zanetti. A Agência FGTS/Sine em Canoas, está localizada na Rua Ipiranga, 140 e recebe pessoas das 8h30min às 12 horas e das 13 horas e 30min às 18 horas.
Geral
Canoas recebe certificação do programa Desenvolve Município após apresentar Plano de Atração de Investimentos

A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI), recebeu a certificação do programa Desenvolve Município, iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio Grande do Sul (SEDEC), em parceria com a Agência InvestRS, Famurs e Unisinos. O programa tem como objetivo fortalecer a gestão pública e promover o desenvolvimento econômico local.
A certificação foi obtida após oito semanas de atividades, incluindo aulas, mentorias e trabalhos técnicos. Durante o processo, a equipe da SMDEI elaborou diagnósticos, análises e estratégias de longo prazo voltadas ao crescimento do município. O resultado foi o Plano Municipal de Atração de Investimentos, com mais de 80 páginas, entregue às instituições promotoras do programa.
O plano reúne indicadores econômicos, diretrizes estratégicas, mapeamento de vocações, propostas de políticas públicas e ações voltadas à competitividade de Canoas nos próximos anos. Segundo a SMDEI, o documento também contém informações que orientam a atuação do município baseada em dados, planejamento e cooperação com o setor produtivo.
A secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Patrícia Augsten, afirmou que a certificação representa um avanço para o município e destacou que o plano foi construído coletivamente com a participação de diferentes setores.
Com a certificação, Canoas passa a integrar os municípios do estado que participam do programa, que busca implementar planejamento estratégico e iniciativas voltadas ao desenvolvimento econômico.
Comunidade
Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 6 de dezembro, no bairro São José

A Prefeitura de Canoas realiza, neste sábado, 22, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa, das 9h às 12h, na Rua Ramiro Barcellos, 1450, em frente a EMEF Leonel Brizola, no bairro São José. A iniciativa, promovida em datas específicas, leva serviços públicos diretamente às comunidades, ampliando o acesso da população a atendimentos essenciais.
Entre os serviços disponibilizados ao público estão habitação, saúde, vacinação, orientação de testes rápidos, ouvidoria e atendimentos de assistência social. Também haverá suporte para compra assistida e orientações de diversas áreas da administração municipal.
A programação contará ainda com doações e recebimentos de roupas, Orientação e encaminhamento para confecção das carteiras CIPTEA e CIPFIBRO, doação de mudas, banco de oportunidades, coleta de recicláveis, doação de livros, confecção de currículos. Diversos outros serviços estarão à disposição da comunidade ao longo da manhã.
Geral
Canoas leva conscientização sobre violência contra a mulher para escolas municipais

Dentro da programação dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, a cidade de Canoas tem investido em ações de prevenção dentro das escolas. O projeto Educar para Proteger: Uma Visão Escolar sobre a Violência contra Meninas e Mulheres, coordenado pela Secretaria da Mulher, Cidadania e Inclusão, aborda tipos de violência, canais de denúncia e o trabalho da rede de apoio junto a estudantes do 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas municipais.
A primeira edição da iniciativa começou na segunda-feira, 1, e segue até a próxima terça-feira, 9, percorrendo quatro escolas da cidade. Em cada palestra, servidoras da secretaria e representantes da rede de apoio conversam por cerca de uma hora e meia com os estudantes, compartilhando informações e ouvindo relatos e experiências dos alunos. Na quarta-feira, 3, a ação ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Coronel Francisco Pinto Bandeira, no bairro Rio Branco, com a participação de soldados da Patrulha Maria da Penha do 15º Batalhão de Polícia Militar (15º BPM).
“Estamos aqui para trazermos e expormos esse tema da violência contra a mulher para as meninas, para que a conscientização aconteça desde cedo, na escola, para que elas saibam onde buscar apoio, para que conheçam a rede de apoio, a ampla extensão desta rede, e saibam que elas não estão sozinhas, que nós estamos aqui para ajudarmos no que elas precisarem”, comenta a soldado da Patrulha Maria da Penha do 15º BPM, Suzamara Müller Lages.
Diretora da Diretoria da Mulher, Sara Amaral Alves explica que a ideia é, no ano que vem, intensificar a ação, realizando as visitas durante todo o ano nas escolas e não apenas durante a campanha dos 21 Dias de Ativismo.
“Nossa avaliação tem sido muito positiva destas primeiras palestras. Percebemos que a maioria dos jovens não tem informação de onde procurar ajuda e é isto que estamos fazendo, disseminando a informação e a nossa rede de apoio”, diz.
Professora do 9º ano, Lisete Terezinha Pires Garcia aprovou a iniciativa.
“É algo importantíssimo de se tratar dentro da sala de aula, sobretudo diante da grande incidência de ocorrências de violência contra a mulher. Muitas vezes os alunos vivenciam isso dentro de casa e não sabem a quem recorrer, onde procurar ajuda”, conta.
O estudante Jackson Sousa Trindade, 15, também aprovou a discussão do tema com a turma.
“Acho importante porque muitos tipos de violência não são muito conhecidos e acabam sendo normalizados, como a violência psicológica. Também os motivos que acabam fazendo com que as mulheres continuem com os agressores, como medo e dependência emocional ou financeira”, destaca.
O projeto seguirá nesta sexta-feira, 5, na EMEF Rio Grande do Sul, no bairro Mato Grande, das 8h15 às 10h, e na terça-feira, 9, na EMEF Santos Dumont, no bairro Niterói, das 19h às 20h30. A campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher é um evento global que visa sensibilizar, mobilizar e engajar a sociedade na luta contra todas as formas de violência, acontecendo de 20 de novembro a 10 de dezembro.

Tradicionalismo5 dias atrásAETC faz festa para meninas que não puderam comemorar 15 anos por causa da enchente
Comunidade3 dias atrásPrefeitura na Tua Casa será neste sábado, 6 de dezembro, no bairro São José

Política6 dias atrásPrefeito Airton Souza transfere temporariamente cargo ao presidente da Câmara, Eric Douglas

Habitação5 dias atrásContemplados no Compra Assistida que perderam o prazo podem indicar o imóvel escolhido até sexta-feira, 5

Segurança Pública1 semana atrás15º BPM lança Operação Papai Noel para reforçar segurança em Canoas

Política1 semana atrásPresidente da Câmara de Canoas recebe Troféu Destaque Nacional da UVB
Geral5 dias atrásCanoas abre inscrições para a 2ª edição do Partiu Futuro Reconstrução

Geral5 dias atrásAbastecimento de água pode ter instabilidade em Cachoeirinha e Gravataí durante serviços emergenciais


















































