Cultura
Tonito lança livro “Um olhar de 87 semanas”
O escritor e co-fundador de O Timoneiro, Antônio Canabarro Tróis filho, lançou no sábado, 16, o seu mais novo livro: “Um olhar de 87 semanas (com o coração nas mãos)”. A edição que conta com diversas crônicas foi apresentada ao público no brechó Lambe-Lambe, que fica no bairro Harmonia.
O escritor e co-fundador de O Timoneiro, Antônio Canabarro Tróis filho, lançou no sábado, 16, o seu mais novo livro: “Um olhar de 87 semanas (com o coração nas mãos)”. A edição que conta com diversas crônicas foi apresentada ao público no brechó Lambe-Lambe, que fica no bairro Harmonia.
“O livro contém impressões rápidas, flashes sobre o cotidiano de Canoas, especialmente da zona central e de alguns bairros. Episódios do cotidiano que, às vezes, a gente olha, mas não vê”, relata o autor que recebeu cerca de 30 pessoas para a sessão de autógrafos.
Em sua avaliação, o lançamento do livro honrou com o propósito de tudo aquilo que é arte, “Um sentimento de satisfação de ver que há pessoas que, reunidas, uma ou mais vezes, vão formando uma trincheira de resistência contra a estupidez, a grossura e a violência. Um processo produtivo de civilização. As pessoas vão se aproximando e ficando mais gente, mais humanas. Cada um de nós é como um instrumento musical. Quanto mais afinado, melhor toca na grande orquestra”, conclui Tróis.
Cultura
Sandro Luiz une música e espiritualidade em Canoas

O cantor Sandro Luiz ministrou, na noite de 9 de outubro, a palestra “Espiritualidade e Musicalidade”, na Associação Universalista Luz de Aruanda, em Canoas. O encontro reuniu trabalhadores da instituição para um momento de troca de conhecimentos e reflexão sobre a relação entre música, fé, ancestralidade e espiritualidade.
Durante a atividade, o artista compartilhou experiências e conhecimentos sobre a importância da musicalidade nas práticas espirituais, destacando o canto e o ritmo como formas de expressão da fé e de conexão com a ancestralidade.
A palestra contou com a presença de Jake Caldart, dirigente espiritual da associação, que recebeu o cantor na instituição. A iniciativa integra a proposta da entidade de promover ações voltadas à espiritualidade, à cultura, à valorização da ancestralidade e ao desenvolvimento de projetos sociais em benefício da comunidade.
A visita de Sandro Luiz a Canoas também antecede a realização do espetáculo “Um Passeio pela Madrugada – Exus & Pombagiras”, previsto para domingo, 11 de outubro, no Clube Tradição, no município.
A apresentação propõe uma experiência artística que reúne música, espiritualidade e ancestralidade, com repertório dedicado à força e à simbologia de Exus e Pombagiras.
O cantor e a organização convidam o público de Canoas, Porto Alegre e demais municípios da Região Metropolitana a participar do evento, que promete uma noite marcada por música, tambores, emoção e celebração da cultura de matriz afro-brasileira.
Cultura
Semana Farroupilha de Esteio chega aos últimos dias com shows e atrações no Assis Brasil

A Semana Farroupilha de Esteio segue com programação nesta sexta-feira (25) e sábado (26), último dia do evento, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil (PEEAB).
Nesta sexta-feira, estão previstos o Concurso de Cucas, às 19h, seguido pelos shows de Cardeal Missioneiro, às 20h, e do Projeto Taureando, às 21h30. Às 23h, ocorre o baile com Eco do Minuano & Bonitinho.
No sábado, a programação começa às 10h, com o Concurso de Bodoque. Às 12h, será realizado o Concurso de Comida Campeira. A Missa Crioula está marcada para as 17h, seguida pela entrega das premiações, às 17h30.
À noite, haverá apresentações de Pedro Ernesto Denardin, às 20h, e Os Fagundes, às 21h30. O último baile do evento será com Tchê Garotos, às 23h.
A entrada é mediante a doação de um quilo de alimento não perecível. O acesso ao PEEAB ocorre pelo Portão 7, na Avenida Celina Kroeff. O estacionamento é gratuito.
Cultura
Sandro Luiz se apresenta em Canoas em show beneficente para a Associação Luz de Aruanda

O cantor Sandro Luiz se apresenta em Canoas no dia 11 de outubro, no Clube Tradição, com o espetáculo “Um Passeio pela Madrugada – Exus & Pombagiras”. O evento terá caráter beneficente e será realizado em apoio à Associação Universalista Luz de Aruanda, instituição que desenvolve ações sociais no município.
Os portões serão abertos às 17h, com apresentação do DJ Mini Pietro. O show de Sandro Luiz está previsto para as 20h.
A Associação Luz de Aruanda realiza ações de assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade, incluindo arrecadação e distribuição de alimentos e apoio a projetos voltados
a crianças, jovens, mulheres e idosos. Segundo a organização, as iniciativas alcançam direta e indiretamente mais de 5 mil pessoas.
O público que participar do evento também poderá contribuir com 1 quilo de alimento, que será destinado às ações sociais da instituição.
Música e cultura afro-brasileira
Sandro Luiz é conhecido por trabalhos ligados à música de temática espiritual e às tradições de matriz africana. Em Canoas, o espetáculo terá como tema Exus e Pombagiras e reunirá músicas de sua trajetória. A iniciativa busca associar a apresentação artística à arrecadação de recursos e alimentos para a manutenção das atividades sociais da associação.
Os ingressos estão disponíveis pela Sympla, na Associação Universalista Luz de Aruanda e com a organização do evento.

Transporte6 dias atrásTrensurb interrompe circulação em 12 estações entre Canoas e Novo Hamburgo no domingo, 18

Dia das Crianças1 semana atrás36ª Expoaer reúne cerca de 55 mil pessoas e celebra o Dia das Crianças em Canoas

Fiscalização2 dias atrásProcon fiscaliza unidade da RGE em Canoas após denúncia sobre atendimento prioritário

Política1 semana atrásEduardo Leite e Zucco iniciam transição de governo no RS com instalação de escritório

Habitação6 dias atrásBOLD Incorporadora projeta R$ 1 bilhão em novos empreendimentos e prevê quatro projetos em Canoas

Segurança Pública6 dias atrásGuarda Municipal e Brigada Militar realizam operação conjunta em bairros de Canoas

Feira do Livro 20266 dias atrás41ª Feira do Livro de Canoas começa neste sábado com programação gratuita na Praça da Bandeira

Serviços6 dias atrásNova Santa Rita inaugura primeiro Procon Municipal na próxima segunda-feira, 19



















































