Conecte-se conosco

header-top







 

18/10/2025
 

Comunidade

Temporal afeta 30 mil canoenses

Segundo a Prefeitura, ao menos 10 mil casas foram afetadas pelo granizo e por alagamentos, 30 mil pessoas foram atingidas pelas chuvas, que totalizaram 81 mm em nove horas. São mais de mil famílias atendidas com lonas na madrugada pelas equipes da Defesa Civil e secretarias municipais, mais de 14 mil telhas distribuídas e cerca de 600 pessoas abrigadas entre ginásio, escolas e igrejas.

Avatar

Publicado

em

O bairro Niterói ficou alagado. A casa de bombas do bairro não foi ligada por falta de energia elétrica. Foto: Bruno Lara/OT

O bairro Niterói ficou alagado. A casa de bombas do bairro não foi ligada por falta de energia elétrica. Foto: Bruno Lara/OT

Bruno Lara

A última semana foi de chuvas no estado. Os ventos ultrapassaram os 134 km/h. Em Canoas, cidade mais afetada do estado, a noite de quarta-feira, 14, para quinta-feira foi a pior. Com ventos de 96 km/h, granizo e muita chuva, ruas ficaram alagadas, casas foram destelhadas ou apresentaram goteiras. Até a manhã de quinta-feira, 15. Receberam desabrigados o Ginásio São Luis; a Igreja Imaculada, no bairro Rio Branco; a Igreja Santo Antonio, no bairro Fátima; a Igreja Nossa Senhora do Trabalho, no bairro Niterói; a Escola Paula VI; e um prédio situado ao lado da Subprefeitura Sudeste, no bairro Niterói.

Segundo a Prefeitura, ao menos 10 mil casas foram afetadas pelo granizo e por alagamentos, 30 mil pessoas foram atingidas pelas chuvas, que totalizaram 81 mm em nove horas. São mais de mil famílias atendidas com lonas na madrugada pelas equipes da Defesa Civil e secretarias municipais, mais de 14 mil telhas distribuídas e cerca de 600 pessoas abrigadas entre ginásio, escolas e igrejas.

Bruna Alves Colares, 22 anos, morava na rua Berto Círio. Foto: Bruno Lara/OT

Bruna Alves Colares, 22 anos, morava na rua Berto Círio. Foto: Bruno Lara/OT

Bruna Alves Colares, 22 anos, morava na rua Berto Círio, com mais oito pessoas, quatro delas crianças, mas desde o domingo, 11, passou a ficar no ginásio do São Luís. “Levou tudo de uma vez”, lembra. Também não é a primeira vez de Bruna. Quando morava no bairro Mathias Velho viu seus pertences irem com a água em função de um temporal. “Começar tudo de novo, mais uma vez”, relata.

Energia Elétrica

A área da AES Sul, que atende três mil pessoas em 18 municípios do Rio Grande do Sul, foi atingida por três temporais de grande intensidade em um espaço de 12 horas. Em nota, a concessionária informou que o sinistro provocou “danos de grande relevância na rede de distribuição e transmissão de energia elétrica. Ventos com velocidade acima de 100 km/h derrubaram árvores, postes, torres de linha de transmissão e danificaram diversos equipamentos”. E empresa atendeu com um contingente de mais de mil eletricistas técnicos em campo no atendimento. De acordo com a CEEE, cerca de 200 mil clientes ficaram sem luz.

Na quinta-feira, a empresa calculava que aproximadamente 400 mil clientes ficaram sem energia elétrica em toda a área de concessão, sendo o maior volume, de 125 mil, foi na Região Metropolitana. Devido à queda das torres e cabos partidos, sete linhas de transmissão foram desligadas. “Essas linhas levam energia para 109 mil clientes de Quaraí, Uruguaiana, São Sepé, Formigueiro, Caçapava do Sul, Jaguari, São Pedro do Sul, Santiago, São Francisco de Assis, Cacequi, Faxinal do Soturno e Agudo”. Uma linha de transmissão da CEEE também foi desligada, que atende 53 mil clientes da AES Sul em Canoas e Nova Santa Rita. Confirmou, inclusive, que foram registradas cerca de 20 mil descargas atmosféricas nas últimas 12 horas na área de concessão da empresa.

O porteiro Fabio Alexandre, 45 anos, morador da Niterói, teve sua casa alagada. “Água por aqui. Para cima do joelho”, relata. “Só sobraram as televisões. O resto foi tudo. Geladeira, fogão”, lamenta. Segundo ele, é a primeira vez que isso ocorre. “Já aconteceu de encher a rua, mas assim não. E está desde ontem, às onze da noite, assim. Não baixa”, lamenta. Fabio acredita que o problema é da população. “Os culpados não são os políticos. O Culpado é o povo que vota”, deixa o recado.

Emergência

Um casal de idosos foi retirado de barco no Niterói. Foto: Bruno Lara/OT

Um casal de idosos foi retirado de barco no Niterói. Foto: Bruno Lara/OT

O prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PT), decretou situação de emergência no município, no final da manhã de quinta-feira, 16. Foram registrados 81 milímetros de chuva, mais de 70% do volume esperado para todo o mês de outubro, que é de 114 milímetros. O decreto é necessário para que o Município tenha sua situação reconhecida por outros entes (Estado e União) e possa utilizar recursos próprios e desses para recuperação das áreas atingidas. Na madrugada, 82 pessoas foram removidas de suas casas e acolhidas em duas escolas municipais: Santos Dumont, ( Niterói), com 52, e Paulo VI (Fátima) com 30 pessoas. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil atendeu cerca de 500 pessoas em sua sede, além de centenas de chamados por telefone até às quatro horas. Estima-se que as equipes da Prefeitura tenham efetuado mais de um mil atendimentos diretos nas ruas.

Milton Teixeira, 77 anos, carpinteiro e Nair Cristóvão, 75, doméstica, estão alojados no Ginásio do bairro São Luís desde terça-feira, 13. Foto: Bruno Lara/OT

Milton Teixeira, 77 anos, carpinteiro e Nair Cristóvão, 75, doméstica, estão alojados no Ginásio do bairro São Luís desde terça-feira, 13. Foto: Bruno Lara/OT

Milton Teixeira, 77 anos, carpinteiro e Nair Cristóvão, 75, doméstica, estavam alojados no Ginásio do bairro São Luís desde terça-feira, 13. Os moradores da rua Berto Círio viram sua casa encher de água e precisaram sair. “Tivemos de sair de barco”, relata. Ele informa que já é a terceira vez que tem sua casa alagada e que pretende sair do local. O intervalo em uma das inundações foi de apenas três meses, segundo Nair.

Lona cara

O Procon RS e Procon Canoas, em uma ação conjunta na manhã de quinta-feira, 15, teve por objetivo proteger os consumidores do aumento abusivo na venda de lonas em lojas da cidade de Canoas. Notificações foram elaboradas pelo Procon RS e os fiscais do Procon Canoas distribuirão pelas lojas da cidade nesta quinta. Segundo relatos, estabelecimentos foram flagrados vendendo lonas com preços muito superiores ao normal do mercado. De acordo com a Diretora Executiva do Procon RS, Flávia do Canto Pereira, “o objetivo da notificação é evitar o aumento injustificado do preço das lonas, para fins de orientação do lojista. Não cabe ao Procon RS estipular preço nos produtos, mas sim evitar práticas abusivas”.

_DSC5796

As casas do bairro Rio Branco precisaram de lonas. Foto: Bruno Lara/OT

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Paróquia Nossa Senhora Aparecida é homenageada na Câmara pelos seus 30 anos de história no Guajuviras

Redação

Publicado

em

Paróquia Nossa Senhora Aparecida é homenageada na Câmara pelos seus 30 anos de história no Guajuviras

Durante a sessão ordinária de quinta-feira, 2, a Câmara Municipal de Canoas abriu espaço no Grande Expediente para celebrar os 30 anos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Guajuviras. A homenagem foi proposta pelo vereador Aloísio Bamberg (PSDB), que ressaltou a importância histórica e social da comunidade católica na região.

Ao justificar o requerimento, Bamberg lembrou que a paróquia nasceu em meio às dificuldades vividas por famílias que ocupavam áreas ainda em processo de regularização. “Passaram vários padres pela paróquia. E nós temos a satisfação de hoje estar aqui com o padre Cláudio Dami, que tem a oportunidade de ajudar a festejar esses anos de história da paróquia do Guajuviras”, afirmou.

Bamberg também destacou a atuação da paróquia nos momentos mais críticos do bairro: “A São Miguel era uma ocupação, a São João era uma ocupação. E com a criação das associações de moradores, nós tivemos a oportunidade de manter e evitar as reintegrações”. Para ele, a presença da Igreja foi decisiva na consolidação do Guajuviras como um dos maiores bairros da cidade. “Hoje a paróquia se mantém viva, com estrutura pequena, mas com uma comunidade cada vez maior”, completou.

Vivian Ferreira, coordenador do Conselho Paroquial de Pastoral (CPP), também fez uso da palavra para reforçar o caráter comunitário da paróquia.

“Hoje, nossa paróquia é composta por sete comunidades que, juntas, atendem toda a extensão do nosso bairro. Somos um espaço de acolhida e evangelização que se traduz em muitas frentes de serviço”, pontuou.

Ferreira elencou as diversas ações desenvolvidas pelas pastorais da Igreja, como a catequese com mais de 100 crianças e jovens, a Pastoral da Criança, que acompanha cerca de 70 famílias, e a Pastoral da Caridade, que assiste mensalmente mais de 110 famílias com apoio material e espiritual.

“Tudo isso mostra que a Paróquia Nossa Senhora Aparecida não é apenas uma igreja, mas uma comunidade viva e missionária”, resumiu.

Encerrando a homenagem, o pároco Cláudio Dami, que está há oito meses à frente da paróquia, também se pronunciou.

“Posso dizer, vereador, que estou no céu. Pela acolhida do povo, pelo trabalho, pela cooperação de todos os envolvidos”, disse. Dami assumiu a paróquia após duas décadas atuando como capelão da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. O padre fez questão de lembrar a trajetória de fé que antecedeu a criação oficial da paróquia, em 12 de outubro de 1995, e nomeou os párocos que o antecederam. “A devoção à Nossa Senhora Aparecida já era forte antes mesmo da fundação da paróquia”, relembrou.

Durante seu discurso, Dami também fez um convite público aos vereadores para participarem da celebração dos 30 anos, marcada para o próximo dia 12, com missa, bolo e confraternização. “Que nós possamos caminhar juntos, melhorando a nossa cidade, nosso bairro, e também a nossa relação entre nós mesmos”, concluiu.

A sessão terminou com a entrega simbólica da homenagem à Paróquia Nossa Senhora Aparecida e com o reconhecimento, por parte dos vereadores presentes, do papel fundamental da Igreja no desenvolvimento social e espiritual do Guajuviras ao longo das últimas três décadas.

Continuar a ler

Comunidade

26ª Semana da Pessoa Idosa tem programação com gincana em Canoas

Redação

Publicado

em

26ª Semana da Pessoa Idosa tem programação com gincana em Canoas

A 26ª Semana da Pessoa Idosa segue com a sua programação na quinta-feira, 2, com a gincana dos Grupos de Idosos das Unidades de Saúde, no Centro de Convivência do Idoso.

O quê: Gincana dos Grupos de Idosos das Unidades de Saúde
Data: Quinta-feira (2)
Horário: 14h às 16h
Local: Centro de Convivência do Idoso – Rua Clemente Pinto, 92, Nossa Senhora das Graças

Continuar a ler

Comunidade

Prefeitura na Tua Casa será no bairro Estância Velha no sábado

Redação

Publicado

em

Prefeitura na Tua Casa será no bairro Estância Velha no sábado

A oitava edição do Prefeitura na Tua Casa ocorrerá no bairro Estância Velha, no sábado, 27. A iniciativa será na Rua São Mateus, em frente à UBS Estância Velha, das 9h ao meio-dia. A novidade desta edição será a feira de adoção da Secretaria de Bem-Estar Animal.

Ao longo da programação, haverá diversos serviços e atendimentos ao cidadão, como CRAS Móvel, doação de livros e roupas, vacinação, distribuição de testes rápidos, medição de glicose e sinais vitais, atendimento veterinário, cadastro habitacional, espaço kids, doação de mudas, coleta de materiais recicláveis e eletrônicos e atendimentos no local das secretarias.

A ação visa oportunizar que canoenses levem suas demandas mais perto de suas casas, de modo que agilize o encaminhamento das solicitações.

 

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques