Comunidade
Canoas é ou não a Cidade do Xis?
Tramita atualmente na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de Vereadores canoense o Projeto de Lei Municipal 15/2015, que institui Canoas como a Capital do Xis, propondo a adoção do sanduíche como parte do calendário cultural e gastronômico da cidade, além de apontar o dia 28 de maio como o Dia do Xis.
Mais que uma letra por extenso, o xis é provavelmente o lanche mais típico da cultura gaúcha. Como comida, talvez perca somente para iguarias como o chimarrão e o churrasco em popularidade dentro e fora do Estado. Canoas agora pode ser a Cidade do Xis?
Segundo Luciano Gradaschi, de 58 anos, proprietário do Taberna do Gato, tradicional ponto de venda no Centro, é possível dizer que já houve sim um protagonismo maior do xis na cena gastronômica da cidade. “A ideia é boa. Tudo o que for para atrair mais pessoas de dentro e fora da cidade para o xis ajuda sempre. Só não sei se hoje cabe tanto, agora que tem bastante restaurante e pizzaria por aí”, relatou.
Para Margarete Moreira Lisboa, também de 58 anos, e dona do Xis Gostosão, no bairro Harmonia, o título de Cidade do Xis também é um sinal de que todos terão que fazer a sua parte. “Todos mundo precisa se puxar. Claro que isso dentro das condições de cada um. Mas a comida de um vai falar pela comida dos outros sim”, afirmou.
Dados apontam prevalência
De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, existem cerca de 450 estabelecimentos cadastrados. Dado o universo de 320 mil habitantes de Canoas (dados do IBGE de 2010), estamos falando de um estabelecimento que serve xis para cada 700 moradores canoenses. Enquanto isso, churrascarias, restaurantes de buffet, japoneses e italianos somam, todos, aproximadamente 200 locais registrados regularmente.
O que ocorreu nas últimas duas décadas pode ser uma soma de fatores. Um deles é o esvaziamento dos estabelecimentos próximos ao Centro como os principais fornecedores de xis da cidade. esse movimento teria, então, migrado para outros bairros e segmentado-se em estabelecimentos com menos movimento, ao contrário do que ocorria na década de 1990, por exemplo.
O segundo fator determinante para que a percepção tenha mudado certamente foi o maior foco dos estabelecimentos na tele-entrega. Além de poder desfrutar de seu xis em casa, o consumidor também evita episódios de falta de segurança, mesmo os que ocorram em seu bairro. Um terceiro ponto, ligado ao segundo, é a associação do senso comum do xis a locais de encontro de culturas marginalizadas e/ou criminosas. Dessa forma, os locais que vendem xis e são idôneos acabam sendo penalizado pelas suspeitas atividades de uma minoria.
Reclamações e reconhecimento
Segundo o criador do PLM 15/2015, vereador César Augusto (PRB), não imaginava-se tamanha repercussão com o projeto. “A gente imaginou a princípio que era algo natural, já que o xis é uma tradição local. Nós todos aqui no gabinete comemos xis, gostamos de xis, e imaginávamos que especialmente os canoenses de mais idade reconheceriam”.
Nas redes sociais, entretanto, ocorreram críticas ao projeto – muitas delas atacavam diretamente à atuação do parlamentar, ao não ir diretamente a pontos como segurança, educação e saúde. “Felizmente, estes são uma minoria. E para aqueles que conseguimos falar, aproveitamos para mostrar os mais de 15 projetos já aprovados aqui desde 2009, e que também falam dessas áreas”, argumentou o vereador.
Além disso tudo, a polêmica serviu para César Augusto obviamente chamar a atenção para sua atuação pública num cenário político conturbado como é o Brasil de 2015. Segundo o gabinete do vereador, com a discussão acerca do projeto, muitos cidadãos e estabelecimentos têm procurado sua equipe parar tirarem dúvidas e darem sugestões ao texto, que deve ser votado na Comissão de Constituição e Justiça da Casa já na próxima semana.
Comunidade
Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 24 de janeiro, no bairro Niterói

A Prefeitura de Canoas realiza neste sábado, 24, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa no bairro Niterói. O atendimento ao público ocorrerá das 9h às 12h, na Rua Itamar Mattos de Maia, em frente ao número 323.
O evento contará com serviços voltados à comunidade, como orientações de saúde, vacinação, atividades culturais, espaço para crianças, ações ambientais, apoio ao empreendedor e oportunidades de emprego. Também serão oferecidos encaminhamentos relacionados a demandas locais.
O programa tem a finalidade de disponibilizar atendimentos diretos em diferentes regiões da cidade.
Comunidade
Prefeitura de Canoas inicia reforma do CRAS Rio Branco após danos da enchente de 2024

A Prefeitura de Canoas assinou, na terça-feira, 13, a ordem de início de serviço para a reforma do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Rio Branco, localizado no Complexo Cultural e Esportivo Mahatma Gandhi, conhecido como Praça CEU. O espaço estava inoperante desde a enchente registrada em maio de 2024.
Após a conclusão da obra, o CRAS voltará a ofertar serviços como Cadastro Único, Bolsa Família, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças, adolescentes e idosos, Aluguel Social e encaminhamentos à rede socioassistencial. Atualmente, os atendimentos seguem sendo realizados de forma provisória na unidade localizada na Rua Santa Clara, nº 382, no bairro Rio Branco.
A obra integra o processo de recuperação de espaços públicos atingidos pelo evento climático e prevê serviços de manutenção nos vestiários e sanitários externos, melhorias na entrada de energia e adequações na infraestrutura elétrica externa. O investimento é de aproximadamente R$ 221 mil, com recursos da Defesa Civil, por meio do Auxílio Reconstrução.
Durante o ato de assinatura, o prefeito de Canoas, Airton Souza, afirmou que a retomada do espaço representa a devolução de serviços essenciais à população.
“A nossa missão é entregar serviços para a sociedade e para as pessoas que mais precisam. Esse espaço estava abandonado e agora retorna para a comunidade poder usufruir novamente”, disse.
O secretário municipal de Assistência Social, Marcio Freitas, destacou os impactos da enchente no local e a expectativa da comunidade pela recuperação.
“Esse espaço foi muito atingido pelos eventos climáticos e hoje estamos aqui para comunicar à sociedade que ele vai ser recuperado. É um anseio da comunidade desde 2024”, afirmou.
A secretária de Projetos e Captação de Recursos, Daniela Fontoura, explicou que a reforma do CRAS faz parte de um conjunto mais amplo de intervenções no complexo.
“Estamos iniciando a reforma do CRAS Rio Branco, que foi fortemente atingido pela enchente, e seguimos com outros processos em andamento para devolver toda a praça à comunidade. A ideia é garantir um espaço mais acolhedor, com mais qualidade nos serviços e voltado especialmente às famílias e às crianças”, declarou.
Moradora do bairro, Ivone Giehl Meurer comemorou o início da obra.
“Esse espaço já estava abandonado antes da enchente. Agora, ver que vai ser recuperado é muito gratificante. As crianças gostam de vir aqui, brincar, usar a quadra, o campo, a pista de skate. Isso tudo é muito importante para a comunidade, principalmente para quem mora perto”, disse.
Comunidade
Acúmulo de lixo gera transtornos a moradores do bairro Estância Velha, em Canoas

Moradores do bairro Estância Velha, em Canoas, enfrentaram transtornos provocados pelo acúmulo de lixo em lixeiras da região. O problema foi registrado no domingo, 28, e teria se intensificado ao longo da última semana, com relatos de aumento de resíduos em vias públicas e em frente a condomínios residenciais.
A situação estaria relacionada à ausência da coleta regular de lixo nos últimos dias, o que resultou no acúmulo de resíduos, mau cheiro e proliferação de insetos, causando desconforto à população local.
Em nota, a Secretaria Municipal de Serviços e Zeladoria Urbana informou que organizou um mutirão de coleta ainda nesta segunda-feira, 29, com reforço no número de equipes atuando no bairro Estância Velha. A previsão é de que o serviço seja normalizado até esta terça-feira, 30.
A Administração Municipal destacou que, neste período do ano, a geração de resíduos no município aumenta cerca de 25%. Além disso, houve registro de maior número de faltas entre os profissionais da coleta em datas próximas ao Natal, o que impactou a regularidade do serviço.
A Prefeitura informou ainda que segue investindo na modernização do sistema de coleta de resíduos sólidos. Atualmente, 450 contêineres com sistema de coleta automatizada foram implantados na área central da cidade. Nesse modelo, os contêineres são esvaziados diretamente nos caminhões, tornando o processo mais ágil e econômico em comparação à coleta manual.
Segundo a Administração, a ampliação da coleta automatizada para outros bairros de Canoas deverá ocorrer de forma gradual.

Policial5 dias atrásPolicial militar que atuava em Canoas é preso por suspeita em envolvimento no desaparecimento de três pessoas da mesma família em Cachoeirinha

Saúde1 semana atrásHU de Canoas passa a integrar programa federal que amplia cirurgias especializadas pelo SUS
Geral1 semana atrásCorsan diz que abastecimento de água aos bairros Igara, São José e Brigadeira deve ser restabelecido até o final da manhã

Segurança Pública3 dias atrásRio Grande do Sul libera sistema online para emissão da nova Carteira de Identidade

Serviços2 dias atrásSaiba quais serviços estarão disponíveis em Canoas durante o feriado de Carnaval

Educação1 semana atrásCEIA Dirneide Goulart é invadido e depredado pela segunda vez durante as férias em Canoas
Emprego1 semana atrásSuplentes do Programa Partiu Futuro têm até segunda-feira, 9, para entregar documentos em Canoas, onde 160 jovens foram selecionados
Educação4 dias atrásGoverno do RS encaminha ao Legislativo projeto que prevê reajuste salarial de 5,4% para professores estaduais


















































