Geral
Rádio Real passa por revitalização com foco no empreendedorismo popular
Marcelo Grisa
Há 57 anos, em Canoas, uma emissora aparece antes de todas as outras no espectro do dial. A Rádio Real, desde 21 de junho de 1960 no 540 AM, quer ser, mais uma vez, referência para todos os canoenses. Quem afirma isso é Wagner Andrade, diretor executivo da Real desde fevereiro deste ano. “A gente não quer só a audiência, ou receber do nosso anunciante. A gente quer dar algo para a cidade. Por isso o nosso slogan é ‘A rádio que pensa em você.’ Por isso que o site é o pensereal.com”, argumenta.
Apesar do que se fala do momento atual da economia, Wagner Andrade acredita que é possível crescer, principalmente se houver planejamento e cuidado para dar cada novo passo. “Quando assumimos, era um momento difícil. Todo dia a gente tem que matar um leão. É um trabalho lento, mas consistente, fazendo o que a concorrência não faz.”
Wagner vai além, e diz que o que existe hoje no Brasil não é crise, e sim uma falta de vontade do empresariado nacional de investir no país. Segundo o comunicador, é necessário que o pequeno empresário invista. “Quando tu entra em um shopping e ele está lotado, as pessoas comprando… Que crise é essa?”
Radiofonia empreendedora
O projeto atual tem um foco no empreendedorismo de Canoas e da Região Metropolitana. De acordo com o diretor, a atual equipe comercial tem a missão não somente de receber novos clientes. A missão da Rádio Real torna-se também assessorar no sentido de ajudar as pequenas empresas locais a melhor venderem seus produtos.
A Real quer ir além no sentido de orientar quem quer começar o seu negócio em Canoas. Um dos próximos programas a entrarem na grade da emissora é o Espaço Empreendedor. O objetivo é levar informações sobre empreendedorismo de forma a fomentar a atividade empresarial na cidade. Tudo usando a linguagem mais acessível possível. “As pessoas acham que abrir uma empresa é um bicho de sete cabeças, mas não é”, aponta Wagner Andrade.
A diretoria quer que as ideias sejam colocadas em prática na cidade, e que seu conteúdo possa ensinar as pessoas a não somente buscar um emprego, mas também seu próprio negócio, ao contrário do que Wagner afirma ser o comportamento da mídia em relação à carreira profissional. “[A mídia] coloca uma viseira de cavalo nas pessoas, as pessoas têm que baixar a cabeça e estudar, fazer uma faculdade e um estágio, e só assim serão felizes. Mas como que por exemplo um médico vai captar pacientes? Como é que tu vai atuar? Como vai divulgar?”
O noticiário econômico de muitos veículos consagrados fala sobre investimentos em fundos de renda e negócios imobiliários, por exemplo. “O público com maior poder aquisitivo não precisa disso. Estes podem pagar alguém para cuidar de suas ações na bolsa de valores ou contratar um consultor”, afirma o diretor.
Música para todos os públicos
Quanto à programação musical, a Real aposta em uma manutenção do clássico sem deixar de fora as novidades. “No começo da tarde, a programação é mais jovem. Toca Anitta, toca de tudo. Mas chega à noite, com o Love Night, a gente tem clássicas nacionais e internacionais. Pela manhã, pra dona de casa, um sertanejo mais antigo, como Zezé de Camargo e Luciano”, exemplifica Wagner.
O canal está sempre aberto com o público da Rádio Real através da página no Facebook (https://www.facebook.com/radiorealdecanoas540am), no Twitter (https://twitter.com/radiorealcanoas), no telefone 3031-3214 e pelo Whatsapp 99575-6425.
Policial
Polícia Civil deflagra Operação Verdades Reveladas contra crimes sexuais contra crianças e prende quatro suspeitos no RS

A Polícia Civil deflagrou, na segunda-feira, 13, a Operação Verdades Reveladas, por meio da Delegacia de Polícia de Triunfo. A ação tem como foco o combate a crimes graves contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes.
Mandados de prisão temporária e de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Triunfo, Montenegro e Esteio. Ao todo, quatro pessoas foram presas temporariamente, além da apreensão de telefones celulares.
As investigações indicam que um professor do ensino fundamental é suspeito de manter relações sexuais com crianças, algumas com idades entre 9 e 12 anos. Na primeira fase da operação, o celular do principal investigado foi apreendido e deve passar por análise.
“Na análise preliminar do dispositivo, foram identificadas inúmeras conversas com outros indivíduos, contendo relatos de abusos sexuais contra menores”, explicou o Delegado Alex Assmann.
As mensagens também revelaram referências a crimes de extrema gravidade, incluindo a condução de crianças para a prática de atos sexuais e a intenção de localizar outros menores para exploração. Diante da seriedade dos fatos, quatro indivíduos tiveram suas prisões temporárias decretadas pela Justiça e seguem sendo investigados.
Meio Ambiente
Ação no Calçadão de Canoas promove conscientização ambiental e distribuição de mudas

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Canoas realizou, na sexta-feira, 10, uma ação voltada à conscientização ambiental no Calçadão da cidade. A iniciativa integra o projeto Meio Ambiente em Ação e buscou orientar a população sobre práticas de preservação e sustentabilidade.
Durante a atividade, foram distribuídas mudas de espécies nativas, além de materiais informativos com serviços oferecidos pelo Minizoo. Educadores ambientais também estiveram no local para orientar os moradores sobre o descarte correto de resíduos e a separação de materiais recicláveis.
A proposta da ação é incentivar hábitos mais sustentáveis no dia a dia e ampliar o acesso da comunidade a informações sobre cuidados com o meio ambiente.
Durante a ação, o prefeito Airton Souza realizou a entrega de mudas nativas como ato simbólico, reforçando o compromisso do município com a sustentabilidade.
“A gente acredita que pequenas atitudes, como plantar uma árvore, geram grandes transformações no futuro da cidade de Canoas. Essa ação aproxima a população do cuidado com o meio ambiente e incentiva práticas mais conscientes no dia a dia”, destacou o prefeito.
O secretário municipal do Meio Ambiente Guilherme Haygert, falou sobre o objetivo da iniciativa e sua importância para a comunidade.
“Nosso intuito com essa distribuição de plantas nativas, orientações e o uso correto do descarte e separação de resíduos é mostrar à população o quanto a participação da comunidade é importante para nossa cidade. Essa ação de educação ambiental contribui na redução da poluição e na conservação da biodiversidade” afirmou.
“A gente trouxe nos estandes um pouco dos materiais recicláveis que podem ser reaproveitados,entre eles, as garrafas pet e o alumínio. Enquanto a garrafa pet pode ser reaproveitada para confecção de artesanatos como vasos e luminárias, o alumínio pode ser utilizado para fabricação de latas de bebidas e outros produtos. Além disso, nós mostramos a separação correta dos produtos na hora de descartar os residuos” relatou a educadora ambiental da cooperativa Coopcamate, Cauana Spido.
Felipe Santos, biólogo do Minizoo, mostrou à população a importância do cuidado com os animais silvestres para a recuperação da fauna o do meio ambiente.
“Trouxemos uma mostra de animais texturizados como forma de explicar para a comunidade que o cuidado com as espécies nativas e a devolução desses animais à natureza é fundamental para um equilíbrio ecológico local. Estamos também distribuindo cartilhas com informações e serviços para o canoense que quiser fazer uma visita ao Minizoo”, disse.
Leoni Witczak, que estava no centro passeando pelo Calçadão, contou como ficou sabendo da ação e de sua importância para o município.
“Estava passeando pelo Centro, parei aqui e aproveitei para levar uma muda de laranjeira. Apoio 100% essa iniciativa porque sou fã de uma cidade mais arborizada. Tenho várias plantas frutíferas no meu pátio”, ressaltou a aposentada de 65 anos.
Policial
Justiça decreta prisão preventiva de suspeito por desaparecimento da família Aguiar em Cachoeirinha

A Justiça decretou a prisão preventiva de Cristiano Domingues Francisco, de 39 anos, apontado como principal suspeito pelo desaparecimento da família Aguiar, em Cachoeirinha. O pedido foi encaminhado pela Polícia Civil na segunda-feira, 6.
Cristiano está detido desde 10 de fevereiro no Batalhão de Operações Especiais (BOE), em Porto Alegre. Até então, a prisão era temporária e havia sido prorrogada, com término previsto para o fim desta semana. Com a decisão judicial, a detenção passa a não ter prazo determinado.
O suspeito é policial militar e está afastado das funções. Ele é ex-companheiro de Silvana Germann de Aguiar, de 48 anos, desaparecida desde o dia 24 de janeiro. Os pais dela, Isail Vieira de Aguiar, de 69 anos, e Dalmira Germann de Aguiar, de 70, teriam ido até a casa da filha para procurá-la e também não foram mais vistos.
A Polícia Civil trata o caso como crime e afirma já ter indícios para indiciar Cristiano por feminicídio, no caso de Silvana, além de duplo homicídio e ocultação de cadáver das outras duas vítimas.
De acordo com o delegado responsável pela investigação, Anderson Spier, o inquérito está em fase final e deve ser concluído nos próximos dias. A expectativa é de que o relatório seja encaminhado à Justiça até 16 de abril, dentro do prazo legal que se encerra no dia 20.

Política14 horas atrásArtur Lemos e Ranolfo Vieira Júnior são empossados em novas funções no governo do RS

Política5 dias atrásCachoeirinha terá nova eleição no próximo domingo após cassação de prefeito e vice
Educação5 dias atrásProfissionais da rede municipal de Educação de Canoas aprovam paralisação na próxima terça-feira, 14
Policial1 semana atrásDuas pessoas morrem após perseguição policial com troca de tiros em Canoas

Clima1 semana atrásCiclone extratropical e frente fria provocam temporais no RS, SC e Paraná nesta semana
Transporte2 dias atrásTrensurb amplia operação emergencial com trens e ônibus após interrupção na linha

Inclusão5 dias atrásExposição reúne obras de crianças autistas em Canoas neste domingo

Saúde5 dias atrásCasos graves de influenza quase dobram no Brasil em comparação a 2025


















































