Conecte-se conosco

header-top

sulgas publicidade







 

20/10/2026
 

Geral

Reunião na Câmara marca o Dia do Doador de Órgãos

Avatar

Publicado

em

Nesta quarta-feira, 27, celebra-se o Dia do Doador de Órgãos, momento mais importante do Setembro Verde. O período é dedicado à reflexão a conscientização. Nesta manhã, o deputado estadual Adilson Troca reuniu-se com o presidente em exercício da Câmara de Vereadores de Canoas, vereador Patricio (PSD), que é autor da Lei municipal pela doação e trabalha pela causa há mais de 10 anos.

Conforme o presidente da Frente Parlamentar de Estímulo à Doação de Órgãos, deputado estadual Adilson Troca, este é um momento especial. “Nosso objetivo maior e fomentar o diálogo. Pela Lei, a decisão de doar compete à família e por isso é fundamental conversar em casa. Nossa família é a nossa voz”, ressalta.

Dados

A Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, ABTO, aponta em seu relatório mais recente relativo ao primeiro semestre de 2017 que a média de doadores de órgãos efetivos por milhão de pessoas é de 16,2 no Brasil e 25,4 no Rio Grande do Sul. Ainda assim, em nosso Estado, 44% das famílias escolhem não doar os órgãos.

No fim de junho, conforme o documento, existiam 32.956 brasileiros adultos e 887 crianças na fila de espera por um transplante. Destes, 1.109 pacientes adultos e 35 crianças são gaúchos. “O diálogo pode salvar estas pessoas. A decisão de ser doador é o primeiro passo para garantir a possibilidade de vida a quem espera um transplante”, acrescenta o deputado Adilson Troca.

Internet

Na página da Frente Parlamentar de Estímulo à Doação de Órgãos no Facebook www.facebook.com/soudoador são realizadas diversas postagens e divulgadas informações pertinentes ao tema.

O público é convidado a aproveitar esta semana para usar uma imagem especial com o laço verde sobre a foto de perfil mostrando aos amigos e familiares que a pessoa é doadora. Além disso, é usada a #SouDoador para marcar todas as postagens. Cada pequeno ato faz a diferença e pode ajudar a salvar vidas.

 

 

Continuar a ler

Policial

PM suspeito de matar ex-mulher e os pais dela no RS deverá passar por avaliação psicológica

Avatar

Publicado

em

MPRS denuncia policial militar por homicídio, duplo feminicídio e desaparecimento de família Aguiar

O policial militar Cristiano Domingues Francisco, suspeito de envolvimento nas mortes da ex-mulher, Silvana de Aguiar, e dos pais dela, em Cachoeirinha, na Região Metropolitana de Porto Alegre, deverá passar por uma avaliação psicológica no âmbito de um processo administrativo da Brigada Militar. O procedimento pode influenciar a continuidade do Conselho de Disciplina que pode resultar na exclusão dele da corporação.

A avaliação será realizada pela Junta Policial-Militar de Saúde e deverá analisar as condições psicológicas do policial, incluindo sua capacidade de compreender as infrações administrativas atribuídas a ele e de responder ao procedimento disciplinar.

O exame estava previsto para setembro, mas foi adiado.

Processo pode resultar em expulsão

Cristiano responde a um Conselho de Disciplina instaurado pela Brigada Militar. O procedimento administrativo apura a conduta do policial e poderá resultar na exclusão dele da instituição.

O militar está afastado das funções policiais, mas segue recebendo vencimentos e vantagens, conforme as regras aplicáveis ao caso. A avaliação psicológica integra o andamento do processo administrativo e não representa, por si só, uma conclusão sobre a responsabilidade criminal do investigado.

Família está desaparecida desde janeiro

Silvana de Aguiar, de 48 anos, e os pais dela, Isail Vieira de Aguiar, de 69, e Dalmira Germann de Aguiar, de 70, desapareceram em Cachoeirinha nos dias 24 e 25 de janeiro de 2026. Até a publicação da reportagem, os três não haviam sido encontrados.

Cristiano, ex-marido de Silvana, é acusado de envolvimento no caso e responde a processo criminal por crimes que incluem feminicídio, homicídio qualificado, ocultação de cadáveres, fraude processual, associação criminosa e falsidade ideológica, entre outras imputações.

Milena Ruppenthal Domingues, companheira de Cristiano, e Wagner Domingues Francisco, irmão dele, também foram denunciados pelo Ministério Público por suposta participação nos crimes investigados.

As acusações ainda dependem de julgamento, e os investigados têm direito à ampla defesa e ao contraditório.

Defesas contestam acusações

As defesas dos investigados questionam aspectos da investigação e apontam divergências relacionadas às provas, aos depoimentos e à cronologia apresentada pela acusação. Também afirmam aguardar a conclusão de laudos e perícias.

A avaliação psicológica de Cristiano faz parte do procedimento administrativo da Brigada Militar e não substitui o processo criminal, que apura a responsabilidade dos envolvidos no desaparecimento da família Aguiar.

Continuar a ler

Policial

Polícia investiga suspeita de xenofobia contra juiz sergipano em restaurante de Porto Alegre

Avatar

Publicado

em

Foto: Amepe/Divulgação

A Polícia Civil investiga uma suspeita de ataque xenofóbico contra um juiz natural de Aracaju, em Sergipe, durante uma visita a um restaurante em Porto Alegre. O caso teria ocorrido no bairro Praia de Belas e envolve relatos de ofensas relacionadas à origem nordestina do magistrado.

Segundo o relato do juiz Francisco Tojal, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o episódio começou quando ele pediu informações sobre o prato à la minuta, tradicional no Rio Grande do Sul. Ao demonstrar que não conhecia a refeição pelo nome, ele teria sido alvo de comentários debochados e xingamentos feitos por um homem que estava em uma mesa próxima.

Conforme o magistrado, as ofensas teriam sido motivadas por seu sotaque e sua origem regional. O homem também teria feito referências políticas durante a discussão.

Investigação policial

A ocorrência foi registrada em 8 de outubro. A Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância solicitou as imagens das câmeras de segurança do estabelecimento, além da identificação do suspeito e de duas testemunhas.

Até a publicação das informações, o restaurante ainda não havia respondido à solicitação, e o suspeito não havia se manifestado à polícia nem apresentado advogado.

Juiz estava em Porto Alegre para palestra

Francisco Tojal estava na Capital gaúcha para ministrar uma palestra sobre violência de gênero na infância e na adolescência.

O caso é investigado como uma possível prática de discriminação por origem regional. A apuração busca esclarecer as circunstâncias do episódio e identificar os envolvidos.

Atos de discriminação contra pessoas em razão de sua origem regional podem ser enquadrados na legislação antirracismo, conforme as circunstâncias do caso.

Continuar a ler

Policial

Pastor de 53 anos é morto a tiros dentro de igreja em São Leopoldo

Avatar

Publicado

em

Foto: Arquivo/Pessoal

Um pastor de 53 anos foi morto a tiros dentro de uma igreja na noite de segunda-feira, 12, em São Leopoldo, no Vale do Sinos. O crime ocorreu na Igreja Esperança em Jesus Cristo, localizada na Rua Eva Moreira dos Santos, na comunidade Santa Marta, bairro Arroio da Manteiga.

A vítima foi identificada como Cláudio Roberto da Silva. Ele teria sido abordado nas proximidades de casa e levado até a igreja por dois homens encapuzados.

No local, os suspeitos efetuaram disparos contra o pastor e fugiram em seguida. Cláudio foi atingido no tórax e morreu no local.

Polícia investiga o homicídio

O caso é investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de São Leopoldo. Até a publicação das informações, os suspeitos não haviam sido identificados e ninguém havia sido preso.

A investigação busca esclarecer as circunstâncias do crime e identificar os responsáveis pela morte do pastor.

Velório e sepultamento

O velório de Cláudio estava previsto para terça-feira, 13, a partir das 20h. O sepultamento foi marcado para quarta-feira, 14, às 10h, no Cemitério da Feitoria, em São Leopoldo.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques

Merdekawin hokitoto