Geral
Rua Dr. Barcelos tem trânsito alterado a partir desta quarta-feira, 27
O trânsito na Rua Dr. Barcelos, na área central de Canoas, sofre alteração a partir desta quarta-feira, 27. O trecho entre as ruas Alberto Torres e Santa Helena será interditado no sentido Sul-Norte para o trabalho de pavimentação da via. O prazo para a conclusão é de 20 dias.
Os motoristas que trafegam na Dr. Barcelos serão obrigados a desviar pela rua Alberto Torres, Guilherme Morsch e Santa Helena, para posterior retorno à Dr. Barcelos. Para garantir a fluidez do trânsito neste período, será proibido o estacionamento nas vias que servirem de desvio. No sentido Norte-Sul o tráfego na Dr. Barcelos não sofre alteração.
Esta é mais uma etapa do projeto de revitalização da Rua Doutor Barcelos. Além da recuperação do asfalto já realizada na via, também foram feitos a desobstrução da canalização com hidrojateamento, a substituição de árvores inadequadas para a região com o plantio de novas mudas.
No final do mês de agosto, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Canoas (SMSU) finalizou a troca de todas as lâmpadas da rua, no trecho entre o Viaduto e a Rua Coronel Vicente. As lâmpadas antigas foram substituídas por uma nova iluminação de LED, conforme já previa o planejamento inicial da obra. No total, foram instaladas cerca de 200 novas lâmpadas, totalizando um investimento de aproximadamente R$ 265 mil. A ação representa uma economia de até 70% para os cofres públicos
Também será feita a elevação de travessias com acessibilidade na Rua Dr Barcelos. Neste sentido a Secretaria Municipal de Obras (SMO) está entrando em contato com os proprietários de imóveis na região, em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SMDUH), para alertar a todos da responsabilidade sobre as suas calçadas e um projeto de paisagismo pensado especialmente para a região.
Policial
PM suspeito de matar ex-mulher e os pais dela no RS deverá passar por avaliação psicológica

O policial militar Cristiano Domingues Francisco, suspeito de envolvimento nas mortes da ex-mulher, Silvana de Aguiar, e dos pais dela, em Cachoeirinha, na Região Metropolitana de Porto Alegre, deverá passar por uma avaliação psicológica no âmbito de um processo administrativo da Brigada Militar. O procedimento pode influenciar a continuidade do Conselho de Disciplina que pode resultar na exclusão dele da corporação.
A avaliação será realizada pela Junta Policial-Militar de Saúde e deverá analisar as condições psicológicas do policial, incluindo sua capacidade de compreender as infrações administrativas atribuídas a ele e de responder ao procedimento disciplinar.
O exame estava previsto para setembro, mas foi adiado.
Processo pode resultar em expulsão
Cristiano responde a um Conselho de Disciplina instaurado pela Brigada Militar. O procedimento administrativo apura a conduta do policial e poderá resultar na exclusão dele da instituição.
O militar está afastado das funções policiais, mas segue recebendo vencimentos e vantagens, conforme as regras aplicáveis ao caso. A avaliação psicológica integra o andamento do processo administrativo e não representa, por si só, uma conclusão sobre a responsabilidade criminal do investigado.
Família está desaparecida desde janeiro
Silvana de Aguiar, de 48 anos, e os pais dela, Isail Vieira de Aguiar, de 69, e Dalmira Germann de Aguiar, de 70, desapareceram em Cachoeirinha nos dias 24 e 25 de janeiro de 2026. Até a publicação da reportagem, os três não haviam sido encontrados.
Cristiano, ex-marido de Silvana, é acusado de envolvimento no caso e responde a processo criminal por crimes que incluem feminicídio, homicídio qualificado, ocultação de cadáveres, fraude processual, associação criminosa e falsidade ideológica, entre outras imputações.
Milena Ruppenthal Domingues, companheira de Cristiano, e Wagner Domingues Francisco, irmão dele, também foram denunciados pelo Ministério Público por suposta participação nos crimes investigados.
As acusações ainda dependem de julgamento, e os investigados têm direito à ampla defesa e ao contraditório.
Defesas contestam acusações
As defesas dos investigados questionam aspectos da investigação e apontam divergências relacionadas às provas, aos depoimentos e à cronologia apresentada pela acusação. Também afirmam aguardar a conclusão de laudos e perícias.
A avaliação psicológica de Cristiano faz parte do procedimento administrativo da Brigada Militar e não substitui o processo criminal, que apura a responsabilidade dos envolvidos no desaparecimento da família Aguiar.
Policial
Polícia investiga suspeita de xenofobia contra juiz sergipano em restaurante de Porto Alegre

A Polícia Civil investiga uma suspeita de ataque xenofóbico contra um juiz natural de Aracaju, em Sergipe, durante uma visita a um restaurante em Porto Alegre. O caso teria ocorrido no bairro Praia de Belas e envolve relatos de ofensas relacionadas à origem nordestina do magistrado.
Segundo o relato do juiz Francisco Tojal, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o episódio começou quando ele pediu informações sobre o prato à la minuta, tradicional no Rio Grande do Sul. Ao demonstrar que não conhecia a refeição pelo nome, ele teria sido alvo de comentários debochados e xingamentos feitos por um homem que estava em uma mesa próxima.
Conforme o magistrado, as ofensas teriam sido motivadas por seu sotaque e sua origem regional. O homem também teria feito referências políticas durante a discussão.
Investigação policial
A ocorrência foi registrada em 8 de outubro. A Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância solicitou as imagens das câmeras de segurança do estabelecimento, além da identificação do suspeito e de duas testemunhas.
Até a publicação das informações, o restaurante ainda não havia respondido à solicitação, e o suspeito não havia se manifestado à polícia nem apresentado advogado.
Juiz estava em Porto Alegre para palestra
Francisco Tojal estava na Capital gaúcha para ministrar uma palestra sobre violência de gênero na infância e na adolescência.
O caso é investigado como uma possível prática de discriminação por origem regional. A apuração busca esclarecer as circunstâncias do episódio e identificar os envolvidos.
Atos de discriminação contra pessoas em razão de sua origem regional podem ser enquadrados na legislação antirracismo, conforme as circunstâncias do caso.
Policial
Pastor de 53 anos é morto a tiros dentro de igreja em São Leopoldo

Um pastor de 53 anos foi morto a tiros dentro de uma igreja na noite de segunda-feira, 12, em São Leopoldo, no Vale do Sinos. O crime ocorreu na Igreja Esperança em Jesus Cristo, localizada na Rua Eva Moreira dos Santos, na comunidade Santa Marta, bairro Arroio da Manteiga.
A vítima foi identificada como Cláudio Roberto da Silva. Ele teria sido abordado nas proximidades de casa e levado até a igreja por dois homens encapuzados.
No local, os suspeitos efetuaram disparos contra o pastor e fugiram em seguida. Cláudio foi atingido no tórax e morreu no local.
Polícia investiga o homicídio
O caso é investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de São Leopoldo. Até a publicação das informações, os suspeitos não haviam sido identificados e ninguém havia sido preso.
A investigação busca esclarecer as circunstâncias do crime e identificar os responsáveis pela morte do pastor.
Velório e sepultamento
O velório de Cláudio estava previsto para terça-feira, 13, a partir das 20h. O sepultamento foi marcado para quarta-feira, 14, às 10h, no Cemitério da Feitoria, em São Leopoldo.

Transporte5 dias atrásTrensurb interrompe circulação em 12 estações entre Canoas e Novo Hamburgo no domingo, 18

Dia das Crianças1 semana atrás36ª Expoaer reúne cerca de 55 mil pessoas e celebra o Dia das Crianças em Canoas

Fiscalização1 dia atrásProcon fiscaliza unidade da RGE em Canoas após denúncia sobre atendimento prioritário

Política1 semana atrásEduardo Leite e Zucco iniciam transição de governo no RS com instalação de escritório

Habitação5 dias atrásBOLD Incorporadora projeta R$ 1 bilhão em novos empreendimentos e prevê quatro projetos em Canoas

Segurança Pública5 dias atrásGuarda Municipal e Brigada Militar realizam operação conjunta em bairros de Canoas

Serviços5 dias atrásNova Santa Rita inaugura primeiro Procon Municipal na próxima segunda-feira, 19

Transporte4 dias atrásEleitores gaúchos terão passagem gratuita no transporte intermunicipal no segundo turno


















































