Conecte-se conosco

header-top







 

26/09/2026
 

Cultura

Caminhada homenageia a Linha de Xangô em Canoas

Avatar

Publicado

em

A Federação Afro-Umbandista e Espiritualista do Rio Grande do Sul (Fauers), em parceria com a Diretoria das Políticas das Diversidades e Comunidades Tradicionais da Prefeitura de Canoas, realiza no dia 24 de setembro, a partir das 15 horas, a 8ª Caminhada em Homenagem a Linha de Xangô. O circuito, que deve reunir pelo menos mil pessoas, vai percorrer os bairros Nossa Senhoras das Graças e Marechal Rondon. No evento, também será realizada uma roda religiosa de Umbanda.

Segundo o titular da diretoria, Saulo Gil, a iniciativa é mais uma demonstração da pluralidade religiosa da cidade. “Canoas é uma cidade com grande diversidade religiosa, a Caminhada em Homenagem a Linha de Xangô é um momento de demonstração de fé ao Orixá da Justiça”, comenta Gil.

A concentração está marcada para às 15 horas em frente à sede da Fauers, localizada na Rua Fernando Abbot, número 159, no bairro Nossa Senhora das Graças. A caminhada, que deve começar às 15h30, percorrendo as ruas Fernando Abbot, Santa Maria; as avenidas Santos Ferreira, Inconfidência; passando também pelas ruas São Pedro, Dona Rafaela com chegada no Parque Getúlio Vargas, o Capão do Corvo. Ao longo do percurso, que deve durar cerca de uma hora, será realizada também uma roda religiosa de umbanda. A Guarda Municipal fará a escolta dos religiosos durante a caminhada e a prefeitura disponibilizará, também, tendas para a realização da roda religiosa.

Orixá homenageado

Um dos orixás mais populares no Brasil, Xangô é cultuado como o Rei das Pedreiras, Senhor do trovão, Pai de justiça e o Orixá da política. Guerreiro, bravo e conquistador, Xangô também é conhecido como o Orixá mais vaidoso, entre os deuses masculinos africanos. O presidente da Fauers, Everton Alfonsin, lembra do Orixá para aqueles que necessitam de forças. “Nossa caminhada chega em sua 8ª edição, pedimos que Pai Xangô, que é o Orixá da Justiça, do Equilíbrio e das Leis, proteja a todos que necessitem de sua força.”, exalta Alfonsin.

 

Continuar a ler

Cultura

Semana Farroupilha de Esteio chega aos últimos dias com shows e atrações no Assis Brasil

Avatar

Publicado

em

A Semana Farroupilha de Esteio segue com programação nesta sexta-feira (25) e sábado (26), último dia do evento, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil (PEEAB).

Nesta sexta-feira, estão previstos o Concurso de Cucas, às 19h, seguido pelos shows de Cardeal Missioneiro, às 20h, e do Projeto Taureando, às 21h30. Às 23h, ocorre o baile com Eco do Minuano & Bonitinho.

No sábado, a programação começa às 10h, com o Concurso de Bodoque. Às 12h, será realizado o Concurso de Comida Campeira. A Missa Crioula está marcada para as 17h, seguida pela entrega das premiações, às 17h30.

À noite, haverá apresentações de Pedro Ernesto Denardin, às 20h, e Os Fagundes, às 21h30. O último baile do evento será com Tchê Garotos, às 23h.

A entrada é mediante a doação de um quilo de alimento não perecível. O acesso ao PEEAB ocorre pelo Portão 7, na Avenida Celina Kroeff. O estacionamento é gratuito.

Continuar a ler

Cultura

Sandro Luiz se apresenta em Canoas em show beneficente para a Associação Luz de Aruanda

Avatar

Publicado

em

O cantor Sandro Luiz se apresenta em Canoas no dia 11 de outubro, no Clube Tradição, com o espetáculo “Um Passeio pela Madrugada – Exus & Pombagiras”. O evento terá caráter beneficente e será realizado em apoio à Associação Universalista Luz de Aruanda, instituição que desenvolve ações sociais no município.

Os portões serão abertos às 17h, com apresentação do DJ Mini Pietro. O show de Sandro Luiz está previsto para as 20h.

A Associação Luz de Aruanda realiza ações de assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade, incluindo arrecadação e distribuição de alimentos e apoio a projetos voltados

a crianças, jovens, mulheres e idosos. Segundo a organização, as iniciativas alcançam direta e indiretamente mais de 5 mil pessoas.

O público que participar do evento também poderá contribuir com 1 quilo de alimento, que será destinado às ações sociais da instituição.

Música e cultura afro-brasileira

Sandro Luiz é conhecido por trabalhos ligados à música de temática espiritual e às tradições de matriz africana. Em Canoas, o espetáculo terá como tema Exus e Pombagiras e reunirá músicas de sua trajetória. A iniciativa busca associar a apresentação artística à arrecadação de recursos e alimentos para a manutenção das atividades sociais da associação.

Os ingressos estão disponíveis pela Sympla, na Associação Universalista Luz de Aruanda e com a organização do evento.

Continuar a ler

Cultura

Rodeio reúne competidores em dois dias de disputas na Semana Farroupilha de Nova Santa Rita

Avatar

Publicado

em

A programação da Semana Farroupilha de Nova Santa Rita terá, nos dias 18 e 19 de setembro, um rodeio no Parque de Eventos Olmiro Brandão. O evento será realizado em parceria com a Associação de Entidades Tradicionalistas (AET) de Nova Santa Rita e contará com disputas em diferentes modalidades de laço.

Na sexta-feira, 18, as atividades começam às 16h, com as modalidades Laço Patrão e Capataz e Laço Individual.

No sábado, 19, a programação inicia às 8h, com disputas nas categorias Laço Senhor, Veterano e Vaqueano; Laço Guri; Laço Piá e Prendinha; Laço Pai e Filho e Pai e Filha; Laço Pai e Piá e Pai e Prendinha; Laço Prenda; Laço Trio; Força A; Força B; e Taça Cidade.

Segundo o prefeito Rodrigo Battistella, o rodeio integra as atividades voltadas à preservação das tradições gaúchas no município.

“A Semana Farroupilha é um momento importante para celebrarmos a nossa cultura e as nossas tradições. O rodeio reúne famílias, participantes e a comunidade em torno de uma atividade que faz parte da identidade do nosso Estado.”

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Vagner Silva, destaca a participação da AET na organização do evento.

“Preparamos uma programação que valoriza diferentes aspectos da nossa cultura gaúcha, e o rodeio é uma parte importante dessa celebração. A parceria com a AET Nova Santa Rita fortalece o evento e permite que a comunidade acompanhe de perto as competições e as diferentes modalidades de laço.”

O rodeio faz parte da programação da Semana Farroupilha de Nova Santa Rita, com atividades relacionadas à cultura e às tradições do Rio Grande do Sul.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques

Merdekawin hokitoto