Conecte-se conosco

header-top







 

25/05/2026
 

Geral

Profissionais da Educação se reúnem com prefeito para apresentar reivindicações

Avatar

Publicado

em

O Sindicato dos Profissionais em Educação Municipal de Canoas (Sinprocan) foi recebido na Prefeitura, na última quarta-feira, 2, para uma reunião com o prefeito Luiz Carlos Busato (PTB), a vice-prefeita Gisele Uequed (Rede) e o secretário de Educação, José D´Avila. O encontro ocorreu após manifestação dos sindicalistas em frente à Prefeitura, na terça-feira, 1. Os profissionais também foram até a Câmara de Vereadores, onde expuseram as demandas da categoria.

Profissionais protestaram em frente à Prefeitura na terça-feira, 1

Profissionais protestaram em frente à Prefeitura na terça-feira, 1

Reivindicações

“Vamos cobrar o que eles prometeram durante a campanha. Promessas têm bastante. Mas a campanha passou. Continuamos reivindicando os mesmos direitos”, afirma Jari de Oliveira, presidente do Sinprocan. Ele aponta, entre as situações consideradas mais graves, a falta de condições de trabalho, problemas na estrutura física das escolas e a falta de profissionais na rede municipal. Os educadores ainda cobram a retomada do pagamento dos vencimentos no último dia de cada mês, a unificação dos planos de carreira dos profissionais de educação e o retorno do abono de permanência. Para oficializar as demandas, o sindicato preparou um oficio com reivindicações de curto e médio prazo.

Reunião

Durante o encontro, foi anunciado pelo prefeito Luiz Carlos Busato que o abono permanência começará a ser concedido a partir da folha de outubro. Os professores já podem solicitar o abono a partir deste mês. As autoridades presentes ressaltaram que a falta de estrutura nas escolas, um problema histórico na cidade, começou a ser solucionada por meio do programa Prefeitura Mais Perto, que leva a Administração para dentro das instituições de ensino e investe cerca de R$ 150 mil em melhorias nos locais. Além disso, citaram o Canoas Mãos à Obra, que vai reestruturar as dependências de todas as escolas municipais.
A vice-prefeita, Gisele Uequed, salientou que a Administração tem como uma das principais metas qualificar a Educação. Para isso, é necessária, além de valorização dos servidores e da reestruturação das escolas, a parceria do Executivo com a categoria. “O nosso diálogo tem que ser frequente. Precisamos estar cada vez mais em sinergia para reconstruir a educação de Canoas”, resumiu.

Sindicato

De acordo com Jari de Oliveira, a postura do sindicato após a reunião será de espera. “Fizeram algumas promessas, mas vamos aguardar algo mais concreto”.

Continuar a ler

Geral

Governo do Estado assina portarias sobre mineração no Lago Guaíba e uso de areia de dragagens no RS

Redação

Publicado

em

O governador Eduardo Leite assina na próxima segunda-feira, 25, duas portarias relacionadas à atividade minerária no Lago Guaíba e ao aproveitamento da areia retirada em dragagens de manutenção das hidrovias do Rio Grande do Sul.

A cerimônia está marcada para as 15h, no Salão Alberto Pasqualini, no Palácio Piratini, em Porto Alegre.

As portarias tratam da regulamentação ambiental da mineração no Lago Guaíba e do uso econômico da areia removida durante serviços de dragagem nas hidrovias gaúchas.

Também devem participar do ato a secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, e o presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Renato Chagas.

Continuar a ler

Policial

Idosa de 72 anos é encontrada morta em casa em Porto Alegre e neto é preso após confessar o crime

Redação

Publicado

em

Uma idosa de 72 anos foi encontrada morta dentro de casa na manhã desta sexta-feira, 22, na Rua Sete, no bairro Bom Jesus, zona leste de Porto Alegre. A vítima foi identificada como Cecilia Zonta de Castro.

De acordo com a Brigada Militar, o neto da vítima procurou o 11º Batalhão e confessou ter cometido o crime. Em seguida, ele levou os policiais até a residência da família, onde a idosa foi encontrada morta na cama. O homem, que não teve a identidade divulgada, foi preso em flagrante.

Ainda conforme o relato do suspeito aos policiais militares, ele seria responsável pelos cuidados da avó e afirmou que ela teria passado a madrugada agitada, o que teria impedido o seu descanso.

A suspeita inicial é de que a vítima tenha sido morta por asfixia. O Instituto-Geral de Perícias (IGP) foi acionado e irá determinar a causa da morte.

A Polícia Civil informou que o caso está sendo investigado como feminicídio, por se tratar de um contexto de conflito familiar.

Continuar a ler

Policial

Operação Mercato prende três suspeitos de integrar rede de tráfico em São Leopoldo

Redação

Publicado

em

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quinta-feira, 21, a Operação Mercato contra um grupo investigado por tráfico de drogas em São Leopoldo. A ação foi coordenada pela 1ª Delegacia de Polícia do município, com apoio de agentes da 3ª Região Metropolitana.

Cerca de 35 policiais civis cumpriram três mandados de prisão preventiva e cinco mandados de busca e apreensão nos bairros Campestre, Cohab, Duque e Rio Branco. As ordens judiciais foram expedidas pela 4ª Vara Criminal de São Leopoldo.

Segundo a investigação, os alvos integravam uma rede de tráfico de drogas com atuação concentrada no bairro Jardim América. Três pessoas foram presas durante a operação.

De acordo com a Polícia Civil, dois suspeitos atuavam na entrega de entorpecentes na região, enquanto um homem de 30 anos seria responsável por facilitar a movimentação financeira do esquema. As investigações apontam ainda que os entregadores abasteciam um ponto de venda de drogas em via pública próximo a um mercado, enquanto o proprietário do estabelecimento armazenava diariamente o dinheiro arrecadado com a comercialização dos entorpecentes.

Os presos possuem antecedentes policiais por crimes como tráfico de drogas, homicídio doloso, roubo, furto, porte ilegal de arma de fogo e lesão corporal.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques