Conecte-se conosco

header-top







 

01/07/2025
 

Comunidade

Moradores do Centro reclamam de criminalidade

Avatar

Publicado

em

Rua Guilherme Morsch, no Centro. Foto: Bruno Lara/OT.

Rua Guilherme Morsch, no Centro. Foto: Bruno Lara/OT.

 

A onda de insegurança que assola todo o Estado é cada vez mais sentida em Canoas. Moradores do Centro da cidade afirmam que o número de assaltos cresce a cada mês e que em muitas ruas antes consideradas tranquilas não é mais possível andar a pé durante a noite.

Preocupados com esta situação alarmante, alguns grupos de canoenses têm se mobilizado para buscar junto às autoridades formas de reduzir a sensação de insegurança na qual estão imersos. Um grupo de moradores e comerciantes da rua Guilherme Morsch solicitou uma reunião, na última semana, com a Secretaria Municipal de Segurança Pública.

O comerciante Adilson Delazeri, que há 30 anos é proprietário de um mercado no local, contou que a reunião realizada no dia 26 de julho, reservou algumas surpresas para a comissão que solicitou o encontro: “Foi marcada para às 13h30min, mas atrasou muito o início, eu mesmo não pude ficar, porque tinha que trabalhar e a secretaria não estava preocupada em cumprir o horário marcado conosco. Nosso grupo foi surpreendido também com a informação de que a câmera de segurança que solicitamos em uma reunião anterior não estava sequer com pedido registrado. A Prefeitura afirma que deveríamos ter protocolado formalmente o pedido, mas tínhamos entendido que isso estava acordado e seria cumprido”.

Adilson relata que de um ano para cá o número de assaltos disparou na Guilherme Morsch. “Muitos assaltos acontecendo por aqui ultimamente, vários alunos do Colégio Canoas foram assaltados na saída da aula. O meu mercado foi assaltado nos meses de abril, junho e julho. Meu filho foi assaltado na rua também, no mesmo período. Roubos e arrombamentos de veículos e de residências também se tornaram frequentes. Em 30 anos nunca vi algo assim”.

Moradores se reuniram com o secretário de segurança do município. Foto: divulgação

Moradores se reuniram com o secretário de segurança do município. Foto: divulgação

O que diz a Prefeitura

Consultada, a Prefeitura disse: “A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania (SMSPC) se disponibilizou em assumir o monitoramento e a manutenção de uma câmera que, de acordo com um pacto firmado com a comunidade, seria adquirida pelos moradores. Esta decisão foi tomada em razão de todas as câmeras instaladas pela Prefeitura serem demandas do Orçamento Participativo, que exige um processo mais complexo e que depende de votação. Portanto, a SMSPC aguarda o retorno da aquisição do equipamento. Para coibir os delitos nesta rua e em outras regiões da cidade, são realizadas diversas ações. Uma delas, igualmente pactuda com a comunidade, é a criação de um grupo um grupo de WhatsApp dos moradores da Guilherme Morsch, para agilizar a troca de informações e de atendimento às demandas de segurança pública, integrado por pessoas da comunidade e agentes da Guarda Municipal e das Polícias Civil e Militar. A Guarda Municipal participa deste processo de interlocução”.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Programa Avança Mulher Empreendedora chega a Canoas com 100 vagas destinadas aos bairros Mathias e Guajuviras

Redação

Publicado

em

Programa Avança Mulher Empreendedora chega a Canoas com 100 vagas destinadas aos bairros Mathias e Guajuviras

O Programa Avança Mulher Empreendedora chega a Canoas com 100 vagas destinadas a mulheres dos bairros Mathias Velho e Guajuviras. A iniciativa visa capacitar e empoderar mulheres em situação de vulnerabilidade econômica, social ou climática, promovendo o desenvolvimento econômico inclusivo através da potencialização de seus negócios.

O programa tem como pilares a qualificação profissional, a legalização de negócios informais e o fortalecimento da autonomia financeira das participantes. A formação abordará temas como boas práticas empreendedoras, desenvolvimento pessoal e de marca, análise de negócio e precificação, estratégias de venda, economia e finanças, e elaboração de plano de ação.

Além das aulas, as participantes contarão com 90 dias de mentoria individualizada. A conclusão do curso será marcada por uma feira de empreendedoras, onde poderão expor e vender seus produtos ou serviços.

A primeira reunião com lideranças locais está marcada para o dia 15 de julho. Após essa etapa, serão abertas as inscrições para as mulheres interessadas, e o início das aulas está previsto para o dia 11 de agosto. O cronograma completo, locais do curso e demais detalhes serão divulgados após a primeira reunião.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Patrícia Augsten, afirma que o programa vai impulsionar o empreendedorismo feminino nos bairros contemplados.

“Entramos em contato com a Junta Comercial para trazer o Avança Mulher Empreendedora para Canoas porque entendemos a importância dessa iniciativa e como ela poderá impactar positivamente na vida das mulheres canoenses e de suas comunidades. Um dos eixos de trabalho da nossa secretaria é justamente a qualificação profissional e empreendedora. Por isso, estamos ativamente em busca de mais parcerias como essa, para contemplar cada vez mais a nossa população, gerando melhores oportunidades de emprego ou fortalecendo negócios com o objetivo principal de aumentar a renda e promover a autonomia econômica”, destaca.

O programa é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, por meio da Junta Comercial, Industrial e de Serviços (JucisRS), e pela Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade (Seidape).

Em Canoas, a execução será coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em parceria com a Secretaria da Cidadania, Mulher e Inclusão.

Continuar a ler

Comunidade

Moradores que decidiram permanecer na Praia do Paquetá recebem auxílio da Defesa Civil

Redação

Publicado

em

Moradores que decidiram permanecer na Praia do Paquetá recebem auxílio da Defesa Civil

De acordo com a gestão municipal, desde a quinta-feira, 19, quando as águas começaram a subir na Praia do Paquetá, a comunidade local começou a receber suporte da Prefeitura de Canoas, com coordenação da Defesa Civil e contando com a ação integrada entre diversas secretarias.

Entre as ações voltadas a quem optou por permanecer no local, ocorreram entregas de cestas básicas e suporte com acolhimento a famílias atingidas, além de resgate de pets encontrados na região. Na localidade vivem 120 famílias, das quais 100 optaram por permanecer nas suas casas.

Para o secretário da Defesa Civil e Resiliência Climática, Vanderlei Marcos, a estratégia prioritária é antecipar o suporte humanitário, mitigando o impacto sobre a vida das pessoas. Além da entrega de ranchos completos, a Defesa Civil atuou no alerta sobre riscos e na oferta de transporte para quem necessitasse buscar segurança por decorrência da cheia.

Já o secretário da Assistência Social, Márcio Freitas, trabalhou na entrega de alimentos e comandou o serviço de abrigos públicos para desalojados. A secretária de Bem-estar Animal, Paula Lopes, liderou o resgate de bichinhos de estimação para castração e encaminhamento a tutores. As atividades prosseguirão ao longo do final de semana.

“A nossa comunidade vive da pesca e do turismo. Com o tempo adverso, não tem como pescar, nem tem pessoas para comprar nosso pescado. Esse alimento garante segurança para estes dias difíceis”, pontuou o presidente da Associação de Moradores e Pescadores da Praia de Paquetá, Paulo Denilto.

Moradora de Paquetá, Elisabete Saroba agradeceu o donativo que irá manter a família formada por sete pessoas, cujos adultos trabalham na pesca e na construção, pelas próximas semanas. A Defesa Civil mantém plantão na entrada do bairro para orientar e transportar pessoas para acolhimento. As demais áreas da cidade não apresentam mais zonas de alagamento.

Continuar a ler

Comunidade

Abrigo em Canoas acolhe 129 pessoas atingidas pelas fortes chuvas da madrugada

Redação

Publicado

em

Abrigo em Canoas acolhe 129 pessoas atingidas pelas fortes chuvas da madrugada

Na tarde desta quarta-feira, 18, a cidade de Canoas segue monitorando os impactos das fortes chuvas registradas na noite anterior. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Assistência Social, 129 pessoas seguem acolhidas no Ginásio São Luís, no bairro São Luís.

O abrigo emergencial foi estruturado para garantir acolhimento seguro e digno à população afetada. Além disso, 35 pessoas que estavam abrigadas já puderam retornar com segurança para suas residências no bairro Mathias Velho, uma das regiões mais atingidas.

A Prefeitura reforça que permanece mobilizada, por meio de suas equipes técnicas e voluntários, para oferecer suporte imediato às famílias em situação de vulnerabilidade durante este período de instabilidade climática. A estrutura no Ginásio São Luís conta com alimentação, espaço para higiene, roupas, colchões, atendimento ambulatorial e também acolhimento de animais de estimação.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques