Feira do Livro 2026
41ª Feira do Livro de Canoas reúne 21 bancas e escritores nacionais e internacionais até 24 de outubro

A 41ª Feira do Livro de Canoas segue com programação até sábado, 24 de outubro, na Praça da Bandeira, no Centro. O evento reúne 21 bancas de livreiros e atividades voltadas a diferentes faixas etárias, com encontros com escritores, lançamentos de livros, sessões de autógrafos, oficinas, apresentações artísticas e debates literários.
A abertura oficial ocorreu na noite de sábado, 17, em cerimônia realizada no Sesc. A solenidade contou com a presença do patrono desta edição, o músico e escritor Vitor Ramil, além de uma apresentação da Orquestra Sacra Harmonia, de Porto Alegre.
Paralelamente à feira, Canoas recebe a 1ª Feira Internacional Lusófona, que promove o intercâmbio cultural entre países de língua portuguesa.
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Caio Flávio dos Santos, destacou a realização dos dois eventos e a participação de representantes de outros países.
“Este é um momento muito especial para Canoas e para a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Dar início à 41ª Feira do Livro e à 1ª Feira Internacional Lusófona é motivo de alegria e, ao mesmo tempo, de grande responsabilidade. Receber nossos irmãos de Moçambique, Angola e Cabo Verde fortalece os laços que nos unem por meio da língua portuguesa e abre espaço para o compartilhamento de histórias, conhecimentos e expressões culturais. É uma oportunidade de celebrar a literatura como instrumento de aproximação entre as pessoas e os países”, afirmou.
Escritores e atividades culturais
A programação inclui participações de nomes da literatura regional e nacional, como Martha Medeiros, Vitor Ramil, Pedro Guerra e Ronald Augusto, além de outros convidados.
O público também pode participar de contações de histórias, oficinas, atividades musicais, apresentações teatrais e debates sobre literatura.
As atividades voltadas ao público infantil e aos estudantes estão distribuídas entre a Bebeteca, o Bibliosesc, o Ateliê e o Auditório Mário Quintana. A programação inclui encontros com autores, oficinas de desenho, atividades de inclusão e apresentações teatrais.
Feira Internacional Lusófona
Um dos destaques da programação ocorre nesta segunda-feira (19), às 19h, no Auditório Mário Quintana. O espaço recebe um encontro dedicado à literatura lusófona, com escritores convidados de Moçambique, Angola e Cabo Verde.
A atividade propõe a troca de experiências entre autores e leitores, com foco na diversidade literária e cultural dos países que compartilham a língua portuguesa.
A programação da 41ª Feira do Livro de Canoas segue até 24 de outubro, com atividades ao longo da semana.
Programação
Segunda-feira (19/10)
9h – Início das atividades educativas, com encontros literários, oficinas e contações de histórias.
14h – Celebração dos 15 anos da Bebeteca da Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva.
15h15 – Mesa sobre os 120 anos de Mário Quintana, com Liana Timm e Jane Tutikian.
17h – Lançamento de Vozes de Moçambique, com Rodrigues Carlos.
18h – Apresentação musical com Ailton.
19h – Encontro internacional sobre literatura lusófona, com convidados de Moçambique, Angola e Cabo Verde.
Terça-feira (20/10)
9h– Encontro com o escritor Kanhanga.
9h – Oficina de letramento racial para infâncias, com Isidro Sanene.
10h15 – Palestra Conexões Transatlânticas, com Ailton Moreira.
10h15 – Oficina de acessibilidade e atendimento às pessoas com deficiência visual.
14h – Oficinas de desenho, contações de histórias e sessões de autógrafos.
15h15 – Encontro com o escritor Pedro Guerra.
19h – Encontro com as universidades, na Unilasalle, sobre formação literária, experiências culturais e desenvolvimento turístico.
19h30 – Encontro com o escritor Pedro Guerra.
Quarta-feira (21/10)
9h – Encontro com o escritor Pedro Paulo Graczcki (Pepe).
10h15 – Encontro com o escritor Ronald Augusto.
14h – Show musical Sementes do Sul, com Maluquinha Tchê e participação de Marcelo Cachoeira.
15h15 – Oficina de escrita em braille.
17h – Sessão de autógrafos com Martha Medeiros.
18h – Pocket show com Andersonn Prestes.
19h – Encontro com a escritora Martha Medeiros, no Sesc.
Quinta-feira (22/10)
9h – Espetáculo teatral Dom Quixote, com a Cia. do Riso.
9h – Palestra Paris e Berlim: o que duas capitais europeias ensinam sobre caminhar e escrever?, com Jeison Karnal.
10h15 – Oficina de quadrinhos com Jeison Karnal.
14h – Encontro com o escritor Alex Andrade dos Santos.
15h15 – Apresentação teatral Dom Quixote, com a Cia. do Riso.
16h30 – Tarde da Associação Canoense dos Escritores (ACE), com sessão de autógrafos.
19h30 – Etapa final do Slam Entreverbo.
19h30 – Palestra sobre Internet das Coisas e Inteligência Artificial, com Rodrigo Figueiredo.
Sexta-feira (23/10)
9h – Espetáculo teatral Hector, o Dragão.
10h15 – Encontro com o escritor Athos Beuren.
14h– Encontro com o escritor Rogério Madrid.
15h15– Contação de histórias com a Palhaça Gelatina, da Cia. do Riso.
16h– Atividade musical e sessão de autógrafos com o patrono Vitor Ramil.
18h– Show musical com a banda Cobra Criada, com Rock & Traço.
19h30 – Encontro com a escritora Anna Mariano, autora de Murmúrios da Terra.
Sábado (24/10) – Encerramento
10h – Palestra sobre ilustradores e desenhistas, com Leonardo Moreira.
10h30 – Bate-papo sobre literatura infantil.
11h– Contação de histórias na Bebeteca.
12h– Apresentações de K-pop.
13h– Bate-papo com o ilustrador e autor profissional de quadrinhos Emanuel Ossuoski, no Auditório Mário Quintana.
14h– Concurso de cosplay.
16h– Espetáculo teatral – Quintana Quintanares, com a Cia. do Riso.
17h30– Cortejo de encerramento.
18h– Show de encerramento, na Praça da Bandeira.
A programação está sujeita a alterações de horários, atividades e atrações
Feira do Livro 2026
41ª Feira do Livro de Canoas reúne autores, sessões de autógrafos e atrações culturais no domingo

A 41ª Feira do Livro de Canoas teve mais um dia de programação cultural no domingo, 18, com encontros com escritores, sessões de autógrafos, contação de histórias e apresentações artísticas na Praça da Bandeira, no Centro do município.
Durante a cobertura especial do evento, a equipe do Jornal O Timoneiro conversou com autores que participavam das sessões de autógrafos e apresentavam suas obras ao público. Os encontros permitiram a troca de experiências entre escritores e leitores, com relatos sobre as histórias e os processos de criação dos livros.
A programação de domingo começou às 14h, com sessões de autógrafos de escritores convidados no Espaço do Escritor. Às 14h30, o Auditório Mário Quintana recebeu uma atividade de contação de histórias.
Às 15h, o público acompanhou o espetáculo O Lançador de Foguetes, apresentado pelo grupo De Pernas pro Ar, na Praça.
Já às 16h, a programação contou com um encontro com a escritora Taís Fagundes, além de atividades de contação de histórias na Bebeteca e novas sessões de autógrafos no Espaço do Escritor.
A 41ª Feira do Livro de Canoas segue com atividades voltadas a diferentes faixas etárias, reunindo literatura, cultura e atrações para a comunidade.
Feira do Livro 2026
41ª Feira do Livro de Canoas tem grande movimentação de público no primeiro dia

A 41ª Feira do Livro de Canoas começou no sábado, 17, com sol, grande movimentação de público na Praça da Bandeira, no Centro, e atrações culturais. Ao longo do dia, leitores circularam pelas bancas e acompanharam as atividades da programação.
A abertura oficial ocorreu às 19h, com a presença de autoridades e do cantor Victor Ramil, patrono desta edição. A cerimônia também contou com uma homenagem à cidade de São Leopoldo e uma apresentação da Orquestra Sinfônica do Sesc.
A feira segue até o dia 24 de outubro, com bancas de livros e atividades culturais voltadas a diferentes públicos.
Feira do Livro 2026
41ª Feira do Livro de Canoas começa com 21 bancas e programação segue até 24 de outubro

A 41ª Feira do Livro de Canoas começou na manhã do último sábado, 17, na Praça da Bandeira, no Centro do município. O evento segue até 24 de outubro, com a participação de livreiros, escritores, artistas, estudantes e visitantes.
Promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a feira conta com 21 bancas de livreiros e atividades voltadas à literatura e ao incentivo à leitura.
A cerimônia oficial de abertura está prevista para as 19h deste sábado, no Sesc, com a participação do patrono desta edição, o músico e escritor Vitor Ramil. A programação também inclui convidados de Moçambique, uma homenagem à cidade de São Leopoldo e apresentação da Orquestra Sacra Harmônica.
Ao longo dos oito dias, o público poderá participar de atividades relacionadas ao universo literário, além de acompanhar encontros entre autores e leitores. A programação busca ampliar o acesso aos livros e aproximar diferentes gerações da literatura.
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Caio Flávio, destaca a importância da feira para a formação de leitores e para a valorização da cultura no Município.
“A Feira do Livro é um dos momentos mais importantes para aproximar a literatura da comunidade e mostrar que a leitura pode fazer parte da vida de pessoas de todas as idades. Além de valorizar escritores e livreiros, o evento proporciona o encontro entre leitores, estimula a imaginação e amplia o acesso ao conhecimento. Queremos que as famílias ocupem esse espaço, descubram novos livros e cultivem o hábito da leitura, fortalecendo a cultura em Canoas”, ressalta.
Patrono da 41ª Feira do Livro, o músico e escritor Vitor Ramil celebrou o convite e ressaltou a influência da literatura em sua trajetória pessoal e familiar. Leitor desde a infância, ele destacou a importância das feiras literárias na formação de novos leitores e na construção de memórias afetivas.
“Estou muito feliz por estar em Canoas como patrono da Feira do Livro. A leitura é fundamental na minha história: sou leitor a vida inteira, escrevo ficção e ensaios, e os livros sempre foram meus grandes companheiros. A gente cria vínculos com determinadas obras, que nos acompanham por muitos anos. Lembro que alguns dos primeiros livros importantes que comprei foram na Feira do Livro de Pelotas. Por isso, tenho uma relação muito forte com essas feiras das cidades do interior, que são fundamentais para a nossa formação. Essa experiência marcou a minha vida e a da minha família, então estar aqui é muito especial. Agradeço muito pelo carinho e pelo convite”, afirma.
Moradora do bairro Harmonia, a analista financeira Daiane Peter de Oliveira, 35, visitou a feira acompanhada do filho Heitor, de 6 anos. A família participa do evento todos os anos, aproveitando a oportunidade para escolher livros e estimular o contato da criança com a leitura.
“Viemos todos os anos para escolher algum livro para ele, seja de histórias ou de colorir. Ele já demonstra bastante interesse pelos livros, e procuramos incentivar esse contato desde cedo. É uma forma de estimular a imaginação, despertar a curiosidade e fazer com que a leitura se torne um hábito desde a infância”, conta.
Programação deste domingo (18/10)
14h – Sessões de autógrafos com escritores convidados, no Espaço do Escritor.
14h30 – Contação de histórias no Auditório Mário Quintana.
15h – Espetáculo O Lançador de Foguetes, com o grupo De Pernas pro Ar, na Praça.
16h – Encontro com a escritora Taís Fagundes.
16h – Contação de histórias na Bebeteca e sessões de autógrafos no Espaço do Escritor.

Transporte4 dias atrásTrensurb interrompe circulação em 12 estações entre Canoas e Novo Hamburgo no domingo, 18

Dia das Crianças6 dias atrás36ª Expoaer reúne cerca de 55 mil pessoas e celebra o Dia das Crianças em Canoas

Política6 dias atrásEduardo Leite e Zucco iniciam transição de governo no RS com instalação de escritório

Habitação4 dias atrásBOLD Incorporadora projeta R$ 1 bilhão em novos empreendimentos e prevê quatro projetos em Canoas

Segurança Pública4 dias atrásGuarda Municipal e Brigada Militar realizam operação conjunta em bairros de Canoas

Policial6 dias atrásPastor de 53 anos é morto a tiros dentro de igreja em São Leopoldo

Serviços4 dias atrásNova Santa Rita inaugura primeiro Procon Municipal na próxima segunda-feira, 19

Feira do Livro 20264 dias atrás41ª Feira do Livro de Canoas começa neste sábado com programação gratuita na Praça da Bandeira
























































