Defesa Civil
Defesa Civil do RS emite alerta vermelho para risco de inundação do Rio dos Sinos em São Leopoldo

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu alerta vermelho para inundação do Rio dos Sinos, com risco considerado muito alto no município de São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O aviso é válido até as 9h do dia 28 de julho.
O órgão orienta a população a evitar áreas sujeitas a alagamentos e inundações, principalmente regiões próximas ao curso do rio e locais com histórico de cheias.
A Defesa Civil reforça que os moradores devem buscar informações junto aos órgãos municipais, conhecer os Planos de Contingência das cidades e estar atentos às orientações sobre os riscos e procedimentos em caso de desastres.
Em situações de emergência, a população pode acionar os serviços pelo 190 (Brigada Militar) ou 193 (Corpo de Bombeiros).
Defesa Civil
Defesa Civil do RS emite alerta de risco muito alto para inundação nas Ilhas de Porto Alegre

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu, nesta sexta-feira, 24, um alerta para risco muito alto de inundação nas Ilhas de Porto Alegre devido à elevação do nível do Guaíba. O aviso é válido até as 8h20 deste sábado, 25.
Segundo a Defesa Civil Estadual, os moradores devem acompanhar as informações divulgadas pelos órgãos oficiais e consultar os Planos de Contingência do município para conhecer os riscos da região e as orientações sobre como agir em caso de emergência.
Em situações de risco, a população deve acionar os serviços de emergência pelos telefones 190, da Brigada Militar, ou 193, do Corpo de Bombeiros.
Defesa Civil
Defesa Civil de Nova Santa Rita acompanha níveis dos rios Caí e dos Sinos e visita áreas ribeirinhas

A Defesa Civil de Nova Santa Rita mantém o monitoramento da situação das chuvas e dos níveis dos rios Caí e dos Sinos. Na noite de quarta-feira, 22, e na manhã desta quinta-feira, 23, equipes realizaram visitas às comunidades ribeirinhas para orientar moradores e verificar a necessidade de apoio em possíveis ações preventivas.
Segundo a Defesa Civil Municipal, as equipes estão à disposição para auxiliar na retirada de famílias ou, inicialmente, apenas na remoção de móveis, eletrodomésticos e outros pertences, caso seja necessário.
Conforme a última atualização da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), divulgada às 5h desta quarta-feira, os dois rios seguem em elevação, mas apresentaram redução no ritmo de subida nas últimas horas. O Rio Caí registrou 4,02 metros, ficando 1,18 metro abaixo da cota de inundação, estabelecida em 5,20 metros. Já o Rio dos Sinos chegou a 1,65 metro, permanecendo 44 centímetros abaixo da cota de inundação, que é de 2,09 metros.
O município informou que mantém estruturas preparadas para atender possíveis ocorrências, incluindo o Centro Humanitário, com capacidade para receber até 300 pessoas, além de veículos e equipes para apoio em ações de remoção e atendimento.
O prefeito Rodrigo Battistella afirmou que o município acompanha a situação e trabalha de forma preventiva.
“Estamos acompanhando a situação em tempo real e trabalhando de forma antecipada. Nossa prioridade é garantir a segurança das famílias, oferecendo toda a estrutura necessária para agir rapidamente, caso seja preciso. Esperamos não precisar utilizar esse aparato, mas é fundamental que ele esteja preparado para proteger a nossa população.”
O coordenador da Defesa Civil de Nova Santa Rita, Tiago Chuaste, informou que as equipes seguem mobilizadas e orientou os moradores a acompanharem os comunicados oficiais.
“Estamos realizando o monitoramento permanente dos rios e mantendo contato direto com as famílias das áreas ribeirinhas. Neste momento, seguimos em estado de atenção e preparados para agir a qualquer instante, caso os níveis avancem. Pedimos que a população acompanhe os comunicados oficiais da Prefeitura e, em caso de necessidade, acione imediatamente a Defesa Civil.”
A Defesa Civil continuará acompanhando as condições climáticas e a evolução dos níveis dos rios, com novos comunicados caso haja alterações. A orientação é para que moradores de áreas ribeirinhas permaneçam atentos às informações oficiais e mantenham medidas preventivas organizadas.
Defesa Civil
Defesa Civil alerta para risco de cheias nas Ilhas, Guarujá e Extremo Sul de Porto Alegre até segunda-feira

A Defesa Civil de Porto Alegre emitiu um alerta para moradores das regiões das Ilhas, Guarujá e Extremo Sul devido à possibilidade de cheias em áreas ribeirinhas. Segundo o órgão, o aviso permanece válido desta quinta-feira, 23, até as 12h de segunda-feira, 27.
De acordo com a Defesa Civil, a elevação gradual dos níveis do Delta do Jacuí e do Lago Guaíba é consequência do grande volume de chuva registrado nos últimos dias nas bacias dos rios afluentes, como Taquari e Caí.
Ainda segundo o órgão, equipes realizam monitoramento contínuo nas regiões mais suscetíveis a alagamentos. Caso seja necessário, dois abrigos emergenciais estão preparados para receber famílias afetadas.
A Defesa Civil orienta que moradores das áreas de risco evitem transitar por locais alagados ou com acúmulo de água e não tentem atravessar ruas, pontes ou passagens inundadas, seja a pé ou de veículo. Também recomenda que moradores de áreas ribeirinhas acompanhem os níveis dos rios e as atualizações dos órgãos oficiais, além de manter documentos, medicamentos e itens essenciais organizados em caso de necessidade de deslocamento.
Em situações de emergência, os contatos disponíveis são:
Defesa Civil: 199
Corpo de Bombeiros: 193
Serviços da Prefeitura: 156
EPTC: 118
Segundo a Defesa Civil, o monitoramento é permanente e as informações poderão ser atualizadas conforme a evolução das condições hidrológicas.

Canoas2 dias atrásLivraria Pandorga celebra 5 anos com sarau e participação de escritores de Canoas

Geral1 semana atrásConsulta Popular 2026 abre votação para definir demandas que entrarão no orçamento estadual do próximo ano

Previsão do tempo5 dias atrásGuaíba volta a subir e deve chegar à cota de alerta entre sexta e sábado

Trânsito5 dias atrásChuvas deixam 18 rodovias estaduais com bloqueios totais ou parciais no Rio Grande do Sul

Curso1 semana atrásCanoas abre inscrições para curso gratuito de NR11 do programa RS Qualificação Recomeçar nesta segunda-feira

Canoas3 dias atrásPlano Diretor de Canoas terá debate sobre infraestrutura e saneamento na próxima segunda-feira, 27

Geral1 semana atrásJairo Jorge é anunciado como superintendente da nova área de Relações Governamentais da ULBRA

Educação1 semana atrásUniforme escolar passa a ser obrigatório nas escolas estaduais a partir de 2026























































