Defesa Civil
Defesa Civil do RS emite alerta de risco muito alto para inundação nas Ilhas de Porto Alegre

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu, nesta sexta-feira, 24, um alerta para risco muito alto de inundação nas Ilhas de Porto Alegre devido à elevação do nível do Guaíba. O aviso é válido até as 8h20 deste sábado, 25.
Segundo a Defesa Civil Estadual, os moradores devem acompanhar as informações divulgadas pelos órgãos oficiais e consultar os Planos de Contingência do município para conhecer os riscos da região e as orientações sobre como agir em caso de emergência.
Em situações de risco, a população deve acionar os serviços de emergência pelos telefones 190, da Brigada Militar, ou 193, do Corpo de Bombeiros.
Defesa Civil
Defesa Civil do Estado emite alerta para temporais e risco de inundação a partir desta quinta-feira

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul iniciou protocolos de preparação para possíveis eventos meteorológicos severos previstos entre quinta-feira, 27, e segunda-feira, 31. O cenário inclui chuva forte a intensa, tempestades, granizo, rajadas de vento que podem superar 90 km/h e risco de inundação em algumas regiões.
Na tarde de quarta-feira, 26, os dez coordenadores regionais da Defesa Civil participaram de uma reunião para alinhar medidas preventivas e ações junto aos municípios. Também participaram representantes do Gabinete Integrado de Gerenciamento de Desastres (Giged), que reúne órgãos estaduais envolvidos na gestão de riscos e representantes de concessionárias de energia e abastecimento de água.
Nos vales do Caí e do Taquari, serão organizados gabinetes regionalizados para acompanhar eventuais ocorrências. A área de logística da Defesa Civil também foi mobilizada para deixar disponíveis materiais como lonas, telhas, geradores, internet via satélite, alimentos, água e kits de higiene.
O monitoramento das condições meteorológicas e dos níveis dos rios será mantido durante todo o período, com atualização das informações e articulação entre os órgãos envolvidos.
Previsão de chuva e risco de cheias
O Aviso Hidrometeorológico 15/2026, emitido pelo Centro de Monitoramento da Defesa Civil (Cmdec), aponta diferentes áreas de atenção ao longo dos próximos dias.
Na quinta-feira, 27, as instabilidades devem atingir principalmente o Sul do Estado. Na sexta-feira, 28, a chuva avança para a metade Norte, com previsão de rajadas entre 60 e 80 km/h.
Para sábado, 29, e domingo, 30, a previsão indica chuva intensa e volumosa, principalmente nos Vales e no Nordeste, além da possibilidade de tempestades severas na metade Norte.
No Sul, os maiores níveis de atenção hidrológica estão relacionados ao rio Jaguarão, que atingiu a cota de inundação na quarta-feira. Também há possibilidade de elevação dos rios e inundações nas áreas mais baixas das bacias do Taquari, a partir de Encantado, e do Caí, a partir de São Sebastião do Caí.
O cenário previsto inclui ainda possibilidade de cheias com extravasamento de rios, enxurradas e alagamentos urbanos.
Defesa Civil
Defesa Civil do Estado alerta para chuva intensa, granizo e elevação de rios nos próximos dias no RS

O Centro de Monitoramento da Defesa Civil do Rio Grande do Sul alerta para a ocorrência de chuva intensa e temporais isolados, com possibilidade de queda de granizo, nesta quarta-feira, 12, e quinta-feira, 13.
Nesta quarta, 12, os acumulados de chuva devem variar entre 10 mm e 60 mm por dia, com pontos que podem chegar a 100 mm/dia. O alerta abrange as regiões Oeste, Missões, Noroeste, Centro, Vales, Região Metropolitana, Serra, Nordeste e Litoral Norte.
Na quinta-feira, 13, a condição para chuva intensa e temporais isolados permanece, também com possibilidade de granizo. O alerta inclui as regiões Norte, Noroeste, Missões, Nordeste, Centro, Região Metropolitana, Serra, Vales e Litoral Norte.
Risco de elevação dos rios
A Defesa Civil também aponta possibilidade de elevação do nível dos rios nas áreas atingidas pela chuva. Entre os cursos d’água sob atenção estão os rios Taquari e afluentes, Caí, Paranhana, Sinos, Gravataí, Uruguai, Várzea, Passo Fundo, Maquiné e Três Forquilhas.
A população pode acompanhar os alertas e avisos vigentes da Defesa Civil estadual, além de informações sobre condições das estradas, níveis dos rios, imagens de radar meteorológico e dados da rede de monitoramento hidrometeorológico no portal prepara.rs.gov.br/elnino.
Defesa Civil
Temporal deixa casas destelhadas, árvores e postes caídos em Nova Santa Rita

O temporal que atingiu a Região Metropolitana na noite desta quinta-feira, 7, também provocou estragos em Nova Santa Rita. Segundo a Defesa Civil, a rajada de vento de maior intensidade registrada no município ultrapassou 70 km/h.
Até o momento, foram contabilizadas 38 árvores caídas, 40 residências com destelhamento parcial, dois estabelecimentos comerciais com destelhamento total, 16 solicitações de lonas e três postes de energia elétrica derrubados.
As equipes da Defesa Civil começaram os atendimentos ainda durante a noite, com os trabalhos intensificados após as 21h. Nesta sexta-feira, 8, as equipes permanecem em campo para levantar os danos e atender às ocorrências.
Apesar dos estragos, não há, até o momento, ruas bloqueadas em razão do temporal. Também não houve registro de moradores que precisaram deixar suas residências por causa dos danos.
O prefeito Rodrigo Battistella comentou a atuação das equipes durante o temporal.
“Desde o início do temporal, nossas equipes estão mobilizadas para atender as ocorrências e prestar apoio às famílias. Sabemos que os estragos foram significativos em alguns pontos, mas estamos trabalhando para que todos os chamados sejam atendidos o mais rapidamente possível. A prioridade neste momento é garantir a segurança da população e restabelecer a normalidade nas áreas atingidas.”
O coordenador da Defesa Civil de Nova Santa Rita, Tiago Chuaste, afirmou que os atendimentos seguem conforme a prioridade de cada ocorrência.
“Nossas equipes estão trabalhando desde a noite de ontem e permanecem mobilizadas nesta sexta-feira. Estamos realizando o levantamento dos danos, auxiliando os moradores e atendendo às ocorrências conforme a prioridade. Neste momento, não temos vias bloqueadas nem pessoas fora de suas casas por causa dos estragos, mas continuamos em alerta.”
O Centro Humanitário permanece preparado para receber moradores que eventualmente precisem deixar suas residências. A Defesa Civil também segue acompanhando as condições meteorológicas e os possíveis impactos do temporal no município.

Educação5 dias atrásUnilasalle oferece 400 bolsas integrais para graduação; veja como se inscrever

Canoas1 semana atrásDesfile Cívico retorna às ruas de Canoas neste domingo; veja programação

Transporte1 semana atrásTrensurb terá operação especial durante a Expointer 2026; confira as mudanças
Sem categoria1 semana atrásUnidade móvel do Tudo Fácil oferece emissão da CIN e outros serviços na Expointer

Policial1 semana atrásHomem é morto a tiros no bairro Mato Grande, em Canoas

Semana Farroupilha6 dias atrásSemana Farroupilha de Canoas começa nesta sexta com programação até 20 de setembro

Geral1 dia atrásInscrições para Feira de Artesanato em Canoas terminam nesta segunda-feira, 7
Fazenda1 dia atrásSimples Nacional terá novo prazo para 2027; veja até quando as empresas podem solicitar




















































