Conecte-se conosco

header-top







 

14/08/2026
 

Inclusão

Comissão de Educação realiza oitiva do Instituto Social do Autismo em Gravataí

Redação

Publicado

em

Foto: Celso Bender

A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, presidida pela deputada Patrícia Alba (MDB), realizou na manhã desta terça-feira, 31, uma oitiva com representantes do Instituto Social do Autismo, de Gravataí. A atividade ocorreu em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Durante a reunião, também foi aprovado um requerimento que solicita a criação de um Grupo Institucional voltado à promoção de ações preventivas contra a violência às mulheres, com foco nos casos de feminicídio, tanto em escolas públicas quanto privadas.

Sem quórum para votação na Ordem do Dia, os dez requerimentos previstos na pauta devem ser analisados na próxima semana.

No período de Assuntos Gerais, a deputada Patrícia Alba conduziu a oitiva com dirigentes do Instituto Social do Autismo, que apresentaram as ações desenvolvidas no município de Gravataí.

Conforme Silvio Fernandes, que preside o Instituto e é pai atípico, a causa do autismo se tornou propósito da vida familiar e, nesse sentido, a entidade objetiva promover o diálogo sobre a inclusão, com atendimento especializado e fortalecimento de políticas públicas para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Contou que o Instituto surgiu a partir da constatação de que a maioria das famílias não dispõe de orientação a respeito da situação, o que impacta o padrão familiar em aspectos como o nível socioeconômico e a rejeição ao problema, além de outras dificuldades.

Nesse sentido, o projeto foi desenvolvido com o foco em atendimento terapêutico e oficina para as famílias.

“É indiscutível que o município e o estado precisam de políticas públicas para enfrentar o tema com urgência”, afirmou, ao mostrar que em Gravataí, com 29 mil alunos na rede de ensino, 2.700 são neurodivergentes e 1.700 tem diagnóstico de autismo. “Falamos da formação de uma nova sociedade; essas crianças serão adolescentes e depois adultos e nossa preocupação é com toda a jornada desse grupo, preparando para a vida familiar, escolar e adulta”, e apontou para problemas como a falta de monitores nas salas de aula, o que sobrecarrega os professores e fragiliza os alunos.

Como diretora técnica do Instituto Social do Autismo, Aline Vieira, esposa de Fernandes e mãe atípica, migrou de sua formação como farmacêutica e direcionou-se profissionalmente para as questões relacionadas com o autismo, e desenvolve suas atividades no Instituto.

A partir da experiência familiar, a ideia é que outras famílias tenham a oportunidade de acompanhar a evolução dos filhos, “com a certeza de que estão acertando, o que é motivador”.

Além disso, a partir de vínculo com o poder municipal, levar também aos órgãos de saúde e educação as orientações necessárias para a interação entre as áreas. E também à entidades privadas, no direcionamento de ações no ambiente escolar e na área de saúde, assim como outros ambientes públicos.

Desde dezembro do ano passado, o Instituto está localizado em área do município de Gravataí, e oferece diversas terapias semanais às famílias.

Patrícia Alba, que contribuiu com emenda parlamentar para a entidade, observou as dificuldades do poder público para enfrentar essa situação e, nesse sentido, a atuação das famílias é fundamental. Referiu o programa TeAcolhe, do governo do estado, e a necessidade de programas especiais direcionados para os professores da rede pública estadual e municipal.

Prevenção à violência contra a mulher na rede de ensino

A comissão aprovou, ainda, requerimento da deputada Patrícia Alba que solicita criação de Grupo Interinstitucional, no âmbito educacional, com participação do poder público e da sociedade civil, para discutir e propor ações de prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres, com foco nos feminicídios, nas escolas públicas e privadas. “A iniciativa justifica-se diante da necessidade de ampliar ações de conscientização, prevenção e identificação precoce de situações de violência, reconhecendo o papel fundamental da escola na formação de uma cultura de respeito, igualdade e proteção às mulheres”, argumenta a parlamentar.

Tramitações

Tramita na comissão, para emendas, o PL 274/2024, do deputado Jeferson Fernandes (PT), que trata de eventos e datas estaduais no Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas do RS. Para relatoria, o PL 405/2023 (torna a disciplina de educação física componente curricular obrigatório de todas as etapas do ensino fundamental e médio no estado, em escolas públicas e particulares a ser ministrada, exclusivamente, por professor habilitado em curso de licenciatura em Educação Física) foi distribuído para relatoria da deputada Adriana Lara (PL) e, o PL 213/2023 (reconhece no RS a Educação por Alternância como regime regular presencial de ensino e aprendizagem, para relatoria do deputado Kaká D´Ávila (PODEMOS).

Presenças

Registraram presença, além da presidente, deputada Patrícia Alba (MDB), as deputadas Sofia Cavedon (PT) e Silvana Covatti (PP), e os deputados Leonel Radde (PT), Vilmar Zanchin (MDB), e Kaká D’Avila (PODEMOS).

Inclusão

Saiba como emitir a credencial eletrônica de estacionamento para idosos e PCDs em Canoas

Avatar

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas, desde o dia 1º de junho, passou a emitir credenciais de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência (PCDs) por meio de um novo sistema eletrônico. Segundo a administração municipal, 120 documentos já foram emitidos desde a implantação da medida.

As credenciais podem ser solicitadas pelo e-mail atendimento.cidadao@canoas.rs.gov.br ou presencialmente no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC). No caso das credenciais para idosos, o atendimento também é realizado na Diretoria da Pessoa Idosa.

De acordo com a Prefeitura, o documento é emitido pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e enviado ao e-mail informado pelo cidadão. Para idosos que não possuem endereço eletrônico, a credencial pode ser ser retirada impressa no CAC ou na Diretoria da Pessoa Idosa.

As credenciais emitidas contam com QR Code vinculado à assinatura eletrônica da Diretoria de Trânsito, permitindo a verificação da autenticidade do documento.

Continuar a ler

Inclusão

APAE de Canoas realiza 3ª edição do Brechó Solidário no dia 6 de junho

Redação

Publicado

em

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Canoas e a filial de Nova Santa Rita realizam, no dia 6 de junho, a 3ª edição do Brechó Solidário. O evento ocorre das 10h às 18h, no Brechó Peça Rara Canoas, localizado na Av. Dr. Sezefredo Azambuja Vieira, 52, no bairro Marechal Rondon, em Canoas.

Serão comercializadas roupas, calçados e acessórios, com preços a partir de R$ 5. A renda obtida com as vendas será destinada aos atendimentos e às atividades desenvolvidas pelas unidades da APAE.

Continuar a ler

Inclusão

ACADEF celebra 42 anos em Canoas e anuncia caminhada comemorativa

Redação

Publicado

em

A Associação Canoense de Deficientes Físicos (ACADEF) comemora 42 anos de atuação em Canoas, consolidando sua trajetória como referência regional em reabilitação e inclusão de pessoas com deficiência. A data foi marcada por atividades internas e ações comemorativas com usuários, colaboradores e parceiros da instituição.

Fundada como entidade sem fins lucrativos, a ACADEF desenvolve serviços nas áreas de reabilitação física, intelectual e auditiva, com atendimentos multiprofissionais que incluem fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e psicologia. A instituição também mantém projetos voltados à inclusão social, cidadania e inserção no mercado de trabalho.
Ao longo de sua trajetória, a entidade ampliou sua atuação por meio de parcerias e convênios, incluindo atendimentos vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS), o que permite o acesso de usuários de diferentes regiões aos serviços oferecidos.

De acordo com os coordenadores da associação, uma série de ações serão promovidas pela instituição ao longo do ano, buscando ampliar a visibilidade das pautas relacionadas à acessibilidade, inclusão e reabilitação, além de fortalecer o vínculo com a comunidade local.

Com 42 anos de atuação, a ACADEF segue como uma das instituições de referência em Canoas no atendimento e na promoção de autonomia para pessoas com deficiência, mantendo sua atuação baseada em cuidado multidisciplinar e participação comunitária.

Parceria com o Corre Canoas

Como parte da programação comemorativa, está prevista para o dia 23 uma caminhada em celebração ao aniversário da instituição. A atividade será realizada em parceria com o Corre Canoas e deve reunir usuários, profissionais, apoiadores e comunidade em geral, reforçando a proposta de integração social e incentivo à prática de atividades físicas.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques