Conecte-se conosco

header-top







 

18/09/2026
 

Canoas

Evento reúne esporte, empreendedorismo e debate sobre violência contra a mulher neste sábado

Redação

Publicado

em

Canoas recebe neste sábado, 21, a partir das 9h, uma série de atividades em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, incluindo esportes, feira de empreendedorismo e debates sobre temas sociais. As ações acontecem no Clube Frigosul, no Bairro Rio Branco, e são organizadas pela ONG Pétala e pela União Brasil Mulher de Canoas.

O destaque do dia será às 14h30, com a abertura oficial do evento “4×4 Mulheres que Transformam” e o lançamento do Movimento Elas Vivas. Durante a cerimônia, os participantes poderão assinar simbolicamente o termo do movimento, reforçando o compromisso coletivo com a proteção e valorização da vida das mulheres.

Um dos momentos mais marcantes será a participação de Barbara Penna, sobrevivente de uma tentativa de feminicídio ocorrida em 2013. Ela comentou:

“Quero compartilhar minha história para dar força a outras mulheres. É possível sobreviver e lutar pela vida, mesmo diante de tragédias inimagináveis.”

O dia terá atividades simultâneas: na Arena da Areia, ocorrerá um campeonato de handebol e o início do Projeto Pé na Areia, da ONG Pétala, voltado ao incentivo ao esporte e à convivência comunitária. No ginásio, o evento “4×4 Mulheres que Transformam” reunirá uma feira de empreendedoras e debates com lideranças convidadas, promovendo a troca de experiências e o fortalecimento do empreendedorismo feminino.

“O objetivo é criar uma rede de apoio e conscientização, para que a vida das mulheres seja sempre protegida e respeitada,” afirmou uma representante da ONG Pétala.

 

Canoas

Parque Fun chega ao ParkShopping Canoas com circuito de aventura para crianças até outubro

Avatar

Publicado

em

Uma estrutura de recreação com atividades de aventura está instalada no ParkShopping Canoas e permanece no local até 12 de outubro. O Parque Fun ocupa uma área de mais de 500 metros quadrados, com seis torres de até 10 metros de altura e diferentes obstáculos distribuídos pelo circuito.

Entre as atividades disponíveis estão duas tirolesas, tobogãs, camas elásticas, piscina de cubos de espuma, balanço de bolas, rampas, túneis de rede e desafios de equilíbrio. A estrutura também conta com versões suspensa e vertical de camas elásticas.

A cenografia do espaço segue uma temática espacial, com iluminação em LED e elementos inspirados no universo futurista. Uma esfera iluminada suspensa sobre a estrutura faz com que a instalação alcance aproximadamente 14 metros de altura.

O acesso é permitido para crianças a partir de 90 centímetros de altura. Entre 90 cm e 120 cm, é obrigatório o acompanhamento de um responsável com mais de 18 anos. A partir de 121 cm, a criança pode utilizar o circuito sem acompanhante, enquanto o responsável deve permanecer nas proximidades.

Crianças com deficiência têm direito a 50% de desconto no ingresso, enquanto o adulto acompanhante não paga entrada.

Continuar a ler

Canoas

Canoas passa a permitir pedido online de licença para eventos em espaços públicos

Avatar

Publicado

em

Responsáveis por eventos realizados em vias, praças e outros espaços públicos de Canoas podem solicitar a Licença Eventual pela internet. O pedido é feito pela plataforma Acelera Canoas, que reúne o serviço entre as opções de alvarás.

A Licença Eventual é uma autorização temporária exigida para a realização de atividades em espaços públicos do município. O processo pode ser iniciado de forma digital, sem a necessidade de deslocamento até os serviços municipais na etapa inicial.

Entre os documentos solicitados estão RG ou CPF e comprovante ou autodeclaração de residência. Para atividades que envolvam a comercialização de alimentos, pode ser exigido também o certificado de curso de boas práticas, conforme o caso.

Dependendo do local e das características do evento, outras autorizações podem ser necessárias. Atividades realizadas em praças e parques, por exemplo, passam por avaliação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA). Já eventos em ginásios dependem de autorização da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL).

Também há exigências específicas para determinados tipos de estrutura. Parques de diversões, por exemplo, podem precisar apresentar laudos técnicos e documentação adicional, de acordo com as características dos equipamentos e do evento.

A recomendação aos organizadores é verificar previamente quais documentos e autorizações são exigidos para cada atividade antes de protocolar o pedido.

A solicitação da Licença Eventual está disponível na plataforma Acelera Canoas: https://canoas.aprova.com.br/.

Continuar a ler

Canoas

Desfile Cívico retorna às ruas de Canoas neste domingo; veja programação

Avatar

Publicado

em

Foto: Bruno Ourique/ PMC- arquivo

Canoas realiza, na manhã deste domingo, 30, o Desfile Cívico Municipal, na Avenida Farroupilha, em frente ao ParkShopping Canoas. Com o tema “Canoas, minha terra, município de valor”, a programação contará com a participação de escolas municipais e particulares, escoteiros, grupos de Desbravadores, atletas de programas municipais de esporte, forças de segurança e representantes da Força Aérea Brasileira (FAB).

A concentração dos participantes está prevista para as 8h, na Rua Aurora. Às 8h30, será realizado o ato oficial, com a chegada do Fogo Simbólico, o acendimento da pira e as manifestações das autoridades. O desfile começa às 9h.

A programação terá início com a Banda da Base Aérea de Canoas, seguida pelos grupamentos da FAB. Na sequência, participarão 83 escolas municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) e de Educação Infantil (EMEIs), quatro escolas particulares, atletas da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, escoteiros, Grupos de Desbravadores e forças de segurança.

A realização do desfile dá continuidade à retomada da programação cívica no município, que voltou a ocorrer em 2025 após 14 anos sem a realização do evento.

Alterações no trânsito

As mudanças no trânsito começam no sábado, 29, com o fechamento, às 5h, do estacionamento da Avenida Farroupilha, no sentido Avenida Dr. Sezefredo Azambuja Vieira, em frente ao ParkShopping Canoas.

Às 21h30, será bloqueada meia pista da Avenida Farroupilha, no trecho entre a Rua Aurora e a Avenida Dr. Sezefredo Azambuja Vieira. A partir das 22h, será realizada a montagem da estrutura do evento, incluindo gradis e testeiras do palco.

No domingo, 30, a partir das 6h, o trânsito será bloqueado em toda a extensão da Avenida Farroupilha, entre a Rua Aurora e a Avenida Dr. Sezefredo Azambuja Vieira, na pista no sentido bairro/Centro.

A orientação é que os motoristas programem os deslocamentos e utilizem rotas alternativas durante o período do desfile.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques

Merdekawin hokitoto