Serviços
Canais de denúncia funcionam 24h para casos de violência contra a mulher durante as festas de fim de ano

Durante as festas de fim de ano, período marcado por confraternizações familiares, as autoridades de segurança pública alertam para o aumento nos casos de violência doméstica em todo o país. Entre os principais fatores que contribuem para esse cenário estão o consumo excessivo de álcool, o maior tempo de convivência entre agressores e vítimas e o estresse financeiro, comuns nesta época do ano.
Diante desse contexto, a Secretaria Municipal da Mulher, Cidadania e Inclusão reforça a divulgação dos canais de denúncia que estarão em funcionamento durante os feriados de Natal e Ano-Novo, com o objetivo de prevenir novos casos e garantir atendimento às vítimas.
Entre os canais oficiais disponíveis estão a Brigada Militar, pelo telefone 190; a Guarda Civil Municipal, pelo número 153; e a Central de Atendimento à Mulher, no 180. No município, também funciona o Disque Mulher Canoas, pelo telefone (51) 99275-8146. Já a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) mantém plantão pelo número (51) 99859-0943, enquanto a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) atende 24 horas por dia, pelo telefone 3425-9000.
Dados da Secretaria Municipal da Mulher apontam que, entre janeiro e novembro de 2025, 1.334 mulheres e adolescentes foram atendidas no Centro de Referência para Mulheres Patrícia Esber. No mesmo período, 59 mulheres e seus dependentes foram encaminhados para abrigamento. Ainda conforme a Secretaria Municipal de Segurança Pública, o município registrou um caso de feminicídio em 2025, ocorrido no primeiro trimestre do ano.
Segundo a secretária municipal da Mulher, Cidadania e Inclusão, Maria Beatris Arruda, a rede de proteção está mobilizada para atender as demandas durante o período festivo.
“A Secretaria Municipal da Mulher, Cidadania e Inclusão, em conjunto com a Rede de Proteção às Vítimas de Violência contra a Mulher de Canoas, está mobilizada para o atendimento e encaminhamento das denúncias neste período de festas de fim de ano, considerando o aumento dos índices registrados nesta época”, destacou.
Tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha
A Lei Maria da Penha, em vigor há 19 anos no Brasil, reconhece cinco tipos de violência contra a mulher:
Violência física: qualquer conduta que ofenda a integridade ou a saúde corporal da mulher, como agressões físicas, estrangulamento, queimaduras ou lesões.
Violência psicológica: ações que causem dano emocional, diminuam a autoestima ou controlem comportamentos, incluindo ameaças, humilhações, perseguição e isolamento.
Violência sexual: condutas que forcem ou constranjam a mulher a manter relações sexuais não desejadas ou que impeçam o uso de métodos contraceptivos.
Violência patrimonial: retenção, subtração ou destruição de bens, documentos, recursos financeiros ou objetos pessoais.
Violência moral: práticas que configurem calúnia, difamação ou injúria, atingindo a honra e a reputação da mulher.
Canais de denúncia
Brigada Militar – 190
Guarda Civil Municipal – 153
Central de Atendimento à Mulher – 180
Disque Mulher Canoas – (51) 99275-8146
Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) – plantão: (51) 99859-0943
Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) – 3425-9000 (atendimento 24 horas)
Serviços
Centros de Acesso a Direitos de Canoas estarão fechados nesta sexta-feira, 19

Os Centros de Acesso a Direitos (CADs) de Canoas estarão fechados nesta sexta-feira, 19, devido a uma reunião geral de planejamento das equipes, informou a Prefeitura, por meio da Secretaria da Segurança Pública.
Os atendimentos nos espaços localizados nos bairros Guajuviras, Niterói e Mathias Velho serão retomados na segunda-feira, 22. A Secretaria ressalta, entretanto, que na unidade do bairro Niterói, os serviços do Instituto-Geral de Perícias (IGP) funcionarão normalmente.
Os CADs oferecem programas voltados ao atendimento da população, com foco em prevenção à violência intrafamiliar e apoio socioemocional, incluindo mediação de conflitos.
As unidades estão localizadas nos seguintes endereços: Avenida 17 de Abril, 1110, Guajuviras; Avenida Santa Catarina, 3420, Mathias Velho; e Rua Barão do Rio Branco, 91, Niterói.
Serviços
Furto de cabos de energia afeta o abastecimento de água em quatro bairros de Canoas

O furto de cabos de energia na Estação de Bombeamento de Água (EBA), localizada na Rua Três, no bairro Guajuviras, provocou a interrupção do fornecimento de água e instabilidade no sistema de abastecimento em Canoas, na manhã desta segunda-feira, 8. A ocorrência causou a falta de energia elétrica no local, comprometendo o funcionamento da unidade.
De acordo com a Corsan, o problema afeta diretamente o sistema de bombeamento, impactando os bairros Guajuviras e Igara, além de áreas dos bairros Estância Velha e São José. Até o momento, não há previsão para a normalização total do abastecimento, que depende da recomposição da rede elétrica e da posterior estabilização operacional da estação.
A Companhia informou que as autoridades competentes já foram acionadas para registrar o furto. Enquanto isso, equipes técnicas atuam para restabelecer o funcionamento do sistema o mais breve possível.
Mais informações podem ser obtidas pelos canais de atendimento da Corsan, disponíveis 24 horas, por meio do aplicativo Corsan, da Agência Virtual (cliente.corsan.com.br), do WhatsApp (51) 99704-6644 ou pelo telefone 0800 646 6444.
Serviços
Campanha Zero Dívida oferece descontos de até 80% para clientes da Corsan regularizarem débitos

Clientes da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) podem aderir à campanha Zero Dívida, que segue até 31 de dezembro de 2025, oferecendo condições especiais para a quitação de débitos pendentes. A iniciativa contempla consumidores de 317 municípios do Rio Grande do Sul atendidos pela companhia.
O programa permite descontos de até 80% sobre o valor original de faturas vencidas, além de facilidades no parcelamento das dívidas. Podem participar clientes das categorias residencial, comercial e industrial, com exceção de imóveis públicos, que possuam contas em atraso referentes aos serviços de água e esgoto.
Entre as formas de pagamento disponíveis estão a quitação à vista via Pix, o pagamento por cartão de crédito em até 12 vezes e o parcelamento em até 60 prestações, incorporadas às faturas mensais subsequentes.
As negociações podem ser realizadas presencialmente, nas lojas físicas da Corsan, ou pelo call center 0800 646 6444, com ligação gratuita.
De acordo com o diretor Comercial da Corsan, Luiz Nóbrega, a campanha busca atender clientes que não conseguiram participar do Feirão Farroupilha.
“Queremos oportunizar aos nossos clientes que têm interesse em regularizar seus débitos, mas não conseguiram aderir ao Feirão Farroupilha, uma nova possibilidade para encerrar o ano sem dívidas com a Companhia. Ao facilitar a quitação, também contribuímos para a adimplência desses consumidores”, destacou.

Oportunidade1 semana atrásBanrisul abre processo seletivo de estágio com inscrições gratuitas e salários de até R$ 2.588,72

Geral1 semana atrásDeise Nunes Lopes assume a presidência da CDL Canoas no biênio 2026/2027

Serviços6 dias atrásCentros de Acesso a Direitos de Canoas estarão fechados nesta sexta-feira, 19

Geral7 dias atrásAcadef de Canoas recebe equipamentos do SUS e amplia atendimentos na região

Política5 dias atrásCanoas apresenta programa Acelera Canoas e sanciona lei que cria o Dia S

Saúde7 dias atrásIPE Saúde e OAB/RS firmam contrato para prestação de serviços médicos a advogados e dependentes

Segurança6 dias atrásCanoas prorroga prazo para doação de coletes refletivos a motoboys e motofretistas até domingo, 21

Geral6 dias atrásHoje: CDL Canoas realiza ação de Natal no Calçadão nesta quinta-feira, 18



























































