Educação
Canoas suspende aulas do turno da manhã desta quarta-feira, 10, por alerta de fortes rajadas de vento e chuva intensa

A Prefeitura de Canoas suspendeu as aulas da rede municipal no turno da manhã desta quarta-feira, 10, como medida preventiva de segurança. A decisão foi tomada em razão da previsão de temporal com possibilidade de ciclone, que deve atingir a região entre terça e quarta-feira. O anuncio foi feito pelo Prefeito Airton Souza em suas redes sociais.
A medida tem como objetivo preservar a segurança de alunos, famílias, professores e demais profissionais da educação, diante do risco de chuva intensa, rajadas fortes de vento e possíveis transtornos na mobilidade urbana.
De acordo com a Administração Municipal, o monitoramento das condições meteorológicas segue de forma contínua, em conjunto com a Defesa Civil. A definição sobre o funcionamento das escolas nos demais turnos será avaliada conforme a evolução do cenário climático.
A orientação é que a população acompanhe os canais oficiais para atualizações e reforçar a importância de evitar deslocamentos desnecessários durante períodos de instabilidade severa.
Educação
Alunas de Canoas são premiadas em feira de ciências no Pará e garantem credenciamento para evento nos Estados Unidos

As estudantes Caroline Grzewinski e Manuela Quevedo, do 9º ano da EMEF Prefeito Edgar Fontoura, de Canoas, conquistaram o primeiro lugar em sua categoria na XVI Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto Açaí, realizada em Belém do Pará. Com o resultado, as alunas receberam credenciamento para participar da Genius Olympiad, programada para junho de 2026, nos Estados Unidos.
O projeto de Caroline e Manuela é intitulado “Gêmeos: separando a ciência da crença”, realizado sob orientação da Profª Drª Evelise Ferreira Pereira. Para irem à Belém, as estudantes levantaram recursos por meio de doações e de ação entre amigos. As mães Priscila Grzewinski e Aline Mack acompanharam as estudantes na viagem.
Contando com essa, a EMEF Prefeito Edgar Fontoura recebeu oito premiações em feiras de ciências regionais e nacionais no ano de 2025. Esse resultado é fruto de um investimento continuado da escola em iniciação científica, sempre com apoio das famílias e do poder público.
Educação
Ulbra lança Ultec School graduação voltada a empreendedorismo

A Ulbra anunciou, na noite de segunda-feira, 1, a criação da Ultec School, sua nova escola de graduação voltada ao empreendedorismo. O curso oferecerá bacharelados em Administração, Ciência da Computação, Comunicação Social (Marketing) e Jornalismo.
Durante a cerimônia realizada no campus Canoas, a instituição informou que haverá um aporte de até R$ 1 milhão destinado à primeira turma, para apoiar a startup considerada mais promissora ao final do curso. O investimento terá acompanhamento e suporte da universidade.
O vice-presidente da Ulbra e cofundador da Ultec School, Tárik Deus, conduziu a apresentação para um público de aproximadamente 800 pessoas, incluindo autoridades, empresários e representantes da sociedade civil. Segundo ele, o modelo da escola foi inspirado em estudos realizados em universidades como Stanford, Columbia, USC, NYU, Manhattan University, Tokyo University e Korea University, e busca aplicar metodologias ativas e projetos práticos desde o início da formação.
Tárik destacou que a concepção da Ultec School é resultado de estudos e imersões acadêmicas realizadas em algumas das principais universidades do mundo, como Stanford, Columbia, USC, NYU, Manhattan University, Tokyo University e Korea University.
“Quando observamos instituições de alto desempenho global, percebemos práticas comuns e muito claras: metodologias ativas, turmas mais enxutas, projetos reais, integração com empresas e foco na experiência concreta como motor de aprendizagem”, afirmou.
Inspirada nessas referências, a Ultec School nasce com prática imersa desde o primeiro semestre usando método Learning by Doing e Learning by Project e uma proposta baseada em quatro trilhas formativas (Hands On, Technology, Business e People Skills) que colocam o estudante como protagonista do processo. O formato busca aproximar o ensino superior das demandas reais do mercado, combinando prática intensiva, tecnologia aplicada e desenvolvimento de habilidades humanas e gerenciais.
Outro diferencial anunciado é a forte conexão com o ambiente empresarial. A escola prevê participação ativa de empresas no processo de aprendizagem e a criação de conselhos de cursos formados por profissionais de destaque nas áreas contempladas: Administração, Ciência da Computação, Comunicação Social (Marketing) e Jornalismo. Esses grupos deverão orientar rumos dos cursos, validar competências essenciais e abrir caminhos para projetos integrados com o setor produtivo.
“É um modelo que oferece um novo caminho que a educação gaúcha pode trilhar. Um projeto acadêmico que incorpora metodologias participativas, vínculo constante com o mercado e orientação para resultados, preparando melhor os estudantes para as exigências atuais”, destacou Tárik.
O lançamento ocorreu durante o Prêmio Mérito Ulbra, evento que reconhece pessoas e instituições que contribuem para o desenvolvimento humano e social no Rio Grande do Sul. Para a instituição, o anúncio da Ultec School simboliza um passo estratégico rumo a uma formação de alta performance, conectada a práticas internacionais e alinhada às transformações que moldam o futuro do trabalho.
Ulbra lança escola de graduação inovadora focada em tecnologia, empreendedorismo e comunicação
A Ultec School, lançada pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) em 17 de novembro, é uma nova escola de graduação baseada em três pilares, Tecnologia, Empreendedorismo e Comunicação que dão nome ao projeto. Com cursos de Administração, Ciência da Computação, Jornalismo e Marketing, a Ultec aposta em um ensino prático e inovador, com turmas reduzidas, metodologias ativas, mentorias, experiências internacionais e contato direto com o mercado, além de desenvolver habilidades socioemocionais essenciais para formar líderes preparados para transformar a sociedade
Educação
Estudantes de Direito da Unilasalle realizam visita técnica a Brasília

Entre os dias 6 e 8 de novembro, um grupo formado por 38 estudantes e cinco professores do curso de Direito da Universidade La Salle participou de uma visita técnica a Brasília (DF).

Professores e alunos da embaixada da Suíça
A atividade foi organizada pelo Centro Acadêmico de Direito (CAJURIS) com o apoio da Coordenação do curso e teve como objetivo proporcionar aos participantes uma imersão prática nas principais instituições do sistema jurídico e político brasileiro. A comitiva foi liderada pelos professores Alexsandro Linck e Guilherme Barth, respectivamente coordenador e coordenador adjunto do curso, e contou ainda com a participação dos docentes Evandro Dias Gomes, Miguel Costa e Mártin Haeberlin. Representando o CAJURIS, as acadêmicas Maria Eduarda Dalpiaz e Patrícia Silveira foram responsáveis pela condução das atividades durante a viagem. O roteiro incluiu visitas a órgãos e instituições de destaque, como o Supremo Tribunal Federal (STF), onde os participantes acompanharam o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO) 55, que tratou do Imposto sobre Grandes Fortunas (IGF).

Professores com o embaixador da Suíça
O grupo também foi recebido na Embaixada da Suíça pelo embaixador Hanspeter Mock, que compartilhou experiências sobre a atuação diplomática e o papel do Direito nas relações internacionais. A programação contemplou ainda visitas ao Palácio do Itamaraty, ao Congresso Nacional, nas duas casas legislativas, Câmara dos Deputados e Senado Federal, e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Professores e alunos no Congresso Federal
Os estudantes conheceram também pontos históricos e culturais da capital federal, como o Memorial JK e a Catedral de Brasília. De acordo com o coordenador do curso de Direito, professor doutor Alexsandro Linck, a viagem representou uma oportunidade de aprendizado prático e de ampliação da visão cidadã dos estudantes. Já a acadêmica Patrícia Silveira destacou que a experiência contribuiu para compreender de forma mais concreta o funcionamento das instituições jurídicas e políticas do país.

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