Cultura
Canoas recebe a 6ª edição do Dia Internacional da Animação entre os dias 25 e 28 de outubro

Canoas será novamente palco do Dia Internacional da Animação (DIA), que chega à sua 6ª edição na cidade. A mostra, que em 2025 celebra 22 anos de realização no Brasil, acontece simultaneamente em centenas de cidades do país, reunindo curtas-metragens de animação nacionais e internacionais em sessões gratuitas e abertas ao público.
A programação local inclui a tradicional Mostra Oficial, exibida no dia 28 de outubro (terça-feira), às 19h, no auditório Ir. Bruno Ruedell, no prédio 6 da Universidade LaSalle Canoas (Av. Victor Barreto, 2288- Centro). A sessão traz uma seleção de curtas voltados ao público geral.
Além disso, haverá uma Mostra Paralela dedicada às crianças, que acontece no sábado, 25 de outubro, às 16h, na Associação Beneficente Recreativa Cultural ( Escola de Samba Unidos do Guajuviras – Ponto de Cultura Nacional (UGUA) (Av. 17 De Abril N° 81- Guajuviras). Esta sessão apresenta curtas brasileiros com classificação livre, com foco na formação de novos públicos para o cinema de animação. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade.
Coordenado localmente pela produtora e jornalista Monique Leotte Mendes, o evento integra a rede nacional do Dia Internacional da Animação. Desde sua primeira edição, em 2004, no SESC Vila Mariana, em São Paulo, o evento cresceu e hoje é exibido em mais de 200 cidades em todas as regiões do país.
“A Mostra é uma oportunidade de democratizar o acesso ao cinema de animação e valorizar produções que muitas vezes não chegam ao grande público. É um evento pensado para encantar e também formar novas plateias”, afirma Monique.
A edição conta, pelo segundo ano consecutivo, com o apoio da Universidade LaSalle Canoas, fundamental para a realização da mostra no município.
“Ter o acolhimento e a parceria da Universidade LaSalle é muito significativo para nós. Poder contar também com a gestora cultural, Leila Silveira, o cineasta, Alexandre Moraes e o apoio nesta edição da Associação Beneficente Recreativa Cultural ( Escola de Samba Unidos do Guajuviras), em abraçar a proposta cultural do evento mostra o quanto é importante unir educação, arte e acesso à cultura”, destaca a coordenadora.
No Brasil, a mostra é organizada com a exibição de curtas-metragens brasileiros e internacionais, além da Mostra Infantil, que compõe a programação paralela durante a semana do evento.
Celebração mundial da animação
O evento faz parte de uma rede internacional coordenada pela ASIFA (Associação Internacional do Filme de Animação), que escolheu o dia 28 de outubro para celebrar o marco histórico da primeira exibição pública de imagens animadas do mundo, realizada em 1892 pelo francês Charles-Émile Reynaud, em Paris.
No Brasil, o DIA completa 22 anos de exibições em 2025, desde sua primeira edição em São Paulo. Desde então, a mostra ganhou força, ampliando sua presença para mais de 200 cidades brasileiras, levando gratuitamente a magia do cinema de animação a públicos de todas as idades.
Cultura para todos, com entrada gratuita
Com o objetivo de democratizar o acesso ao cinema de animação e valorizar produções independentes, o evento é totalmente gratuito e aberto à comunidade. A iniciativa oferece uma experiência única de contato com diferentes estilos e técnicas de animação, além de promover o intercâmbio cultural entre países e regiões.
Mostra Infantil (Paralela)
Data: 25 de outubro (sábado)
Horário: 16h
Público: Infantil
Local: Associação Beneficente Recreativa Cultural ( Escola de Samba Unidos do Guajuviras – Ponto de Cultura Nacional (UGUA) (Av. 17 De Abril N° 81- Guajuviras)
Classificação: Livre
Mostra Oficial (Nacional e Internacional)
Data: 28 de outubro (terça-feira)
Horário: 19h
Público: Comunidade geral
Local: Universidade LaSalle Canoas (Auditório Ir. Bruno Ruedell, prédio 6, na Av. Victor Barreto, 2288 – Centro)
Classificação indicativa:
Mostra Nacional: Não recomendado para menores de 14 anos
Mostra Internacional: Não recomendado para menores de 12 anos
Mais informações:
Instagram: @diadaanimacao.canoas
Facebook: www.facebook.com/diainternacionaldaanimacaocanoas
Site oficial: www.diadaanimacao.com.br
Cultura
Vitor Kley, Cachorro Grande e Ultramen comandam o St. Patrick’s Day em Canoas

Neste sábado e domingo, dias 21 e 22, o ParkShopping Canoas promove a 2ª edição do Festival St. Patrick’s Day, com dois dias de música ao vivo, gastronomia e entrada gratuita. Promovido em parceria com o Capim Burguer, o evento acontece das 14h às 22h, no Multiplan Hall, em área interna do shopping, com acesso sujeito à lotação do espaço.
Entre os destaques da programação estão o cantor e compositor Vitor Kley, fenômeno do pop nacional conhecido por sucessos como “O Sol” e “Morena”, e a banda Cachorro Grande, referência do rock brasileiro dos anos 2000. Também sobem ao palco a Ultramen, com sua mistura de rock, rap e reggae, além de Carlinhos Carneiro, Dudu Cardoso, Kupinshas e os DJs Cabral e Roger.
Inspirado na tradicional celebração irlandesa do dia 17 de março, o St. Patrick’s Day se popularizou no Brasil nos últimos anos e passou a integrar o calendário cultural de grandes cidades, reunindo público em torno da música, do chope e do clima festivo marcado pela cor verde.
Programação:
Sábado (21/03)
14h – DJ Cabral
16h – Dudu Cardoso
19h – Carlinhos Carneiro
21h – Vitor Kley
Domingo (22/03)
14h – DJ Roger
16h – Kupinshas
18h – Ultramen
20h – Cachorro Grande

banda Cachorro Grande

banda Ultramen
Cultura
Feira da Vivi de economia solidária feminina tem nova edição no sábado, 21, em Porto Alegre

A Feira da Vivi realiza mais uma edição no próximo sábado, 21, das 10h às 18h, na Praça do Tambor, localizada na Rua dos Andradas, no Centro de Porto Alegre. Promovido pelo SindBancários, o evento integra a programação do Mês da Mulher.
A iniciativa busca incentivar a autonomia feminina por meio da economia solidária, reunindo exposição e comercialização de produtos artesanais produzidos por mulheres. Entre os itens disponíveis estarão peças em crochê, pinturas, cosméticos naturais, roupas e acessórios feitos à mão.
Além da feira, a programação contará com atividades culturais e de integração, como roda de conversa, apresentações de slam e dança. O evento também terá shows musicais com Roberta Moura, Trio Mandê e Preta Guedes, além de discotecagem com DJ convidada.
A estrutura inclui ainda venda de alimentos, bebidas e espaço voltado ao público infantil, com atividades para crianças. A entrada é gratuita.
Confira a programação:
10h – Abertura
11h – Roda de conversa
12h – Banco Vermelho
14h30 – Show com Roberta Moura e Trio Mandê
16h – Slam e Dança
17h – Show com Preta Guedes
10h às 18h – Exposição e venda de artigos da Economia Solidária
Homenagem e legado de Vivi
A Feira da Vivi é realizada anualmente desde 2023 e homenageia a ex-diretora Virginia Farias, a Vivi, que faleceu em decorrência da covid-19. Mais do que uma atividade cultural, o evento é um tributo ao seu legado de luta e compromisso com as mulheres.
Ao fortalecer redes, incentivar a geração de renda e criar espaços de escuta e expressão, o SindBancários mantém viva a memória de Vivi e reafirma que a organização coletiva é o caminho para transformar realidades.
Ao promover atividades como essa, o Sindicato também reafirma que cultura e economia não são neutras: são territórios de disputa. E as mulheres precisam estar no centro dessas construções.
Valorizar a produção das mulheres é fortalecer a luta por igualdade, dignidade e justiça social. Apoiar a economia solidária feminina é um ato político. Participe!
Acompanhe as atualizações da Feira da Vivi em www.instagram.com/feiradavivi.
Cultura
Esquenta Carnaval 2026 percorre bairros de Canoas e se prepara para desfile do dia 28 de março

As ruas de Canoas receberam, na tarde deste sábado, 14, o primeiro Esquenta Carnaval 2026. A programação serviu como preparação para o desfile participativo marcado para o dia 28 de março, no Parque Eduardo Gomes.
Por volta das 17h, um trio elétrico saiu da quadra da Escola de Samba Unidos do Guajuviras e percorreu diferentes bairros da cidade. O cortejo contou com integrantes da bateria da escola e também da Aquarela do Samba, passando ainda pelos bairros Mathias Velho e Niterói.
Durante a atividade, representantes do evento destacaram a retomada das ações relacionadas ao Carnaval no município.
“Juntos, unidos, sem soltar a mão de ninguém, vamos chegar no nosso objetivo que é colocar o Carnaval de Canoas no lugar que ele nunca deveria ter saído”, destaca o secretário-adjunto de Cultura, Jéferson Xavier, o Chico.
Coordenador do Carnaval 2026 e presidente da Escola de Samba Unidos do Guajuviras, Márcio Rodrigues explicou que o esquenta teve como proposta apresentar ao público um pouco do que as escolas devem levar para o desfile.
“Passamos por muitas dificuldades no nosso Município, mas agora estamos retomando com o Carnaval não competitivo, o nosso Carnaval da reconstrução. Hoje estamos aqui para fazer uma belíssima participação das nossas escolas na divulgação da nossa cultura popular e do nosso Carnaval”, diz.
A primeira vice Miss Trans Diversidade RS, Luka Keller, também participou da programação e ressaltou o significado social do evento.
“A gente sabe que o Carnaval é celebração, é festa, mas aqui em Canoas vai muito além disso. A gente fala sobre políticas públicas, sobre o combate à transfobia, ao feminicídio, ao racismo e à intolerância religiosa”, destaca.

Social1 semana atrásCanoas promove evento “Reconstruir para Prosperar” com cursos gratuitos e apoio a famílias do Aluguel Social

Educação1 semana atrásDiretores e vice-diretores eleitos das escolas municipais tomam posse nesta quarta-feira, 11, em Canoas

Saúde1 semana atrásLiga Feminina de Combate ao Câncer de Canoas lança projeto “Tempo de Cuidar” para pacientes oncológicos

Social1 semana atrásCanoas inicia programação “Cuidar de Quem Cuida” para mulheres atendidas pelos CRAS no mês da mulher

Geral1 semana atrásSábado Solidário mobiliza Canoas para arrecadar alimentos; saiba os pontos de coleta
Política2 dias atrásVereadores fixam novos horários para as sessões ordinárias a partir de hoje

Emprego1 semana atrásCaravana de Empregos será realizada nesta quarta-feira, 11, no Conjunto Comercial, em Canoas

Política1 semana atrásJair Bolsonaro é internado em UTI em Brasília com broncopneumonia bacteriana



























































