Conecte-se conosco

header-top







 

13/11/2025
 

Canoas

Canoas firma parceria com Unisinos e Petrobras para projetos educacionais e socioambientais

Redação

Publicado

em

Canoas firma parceria com Unisinos e Petrobras para projetos educacionais e socioambientais

A Prefeitura de Canoas firmou um Acordo de Cooperação com a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) para a implementação de projetos voltados à educação, direitos humanos e sustentabilidade. A iniciativa conta com apoio financeiro da Petrobras, que investirá R$ 8.498.295,57 no município entre março de 2025 e fevereiro de 2028.

O projeto contempla três eixos principais: Educação Infantil – Parque Naturalizado, Agroflorestas e Educação, Direitos Humanos e Justiça Socioambiental. As ações serão desenvolvidas em diferentes regiões da cidade e terão impacto direto sobre escolas da rede pública, professores, estudantes e comunidades locais.

Entre as medidas previstas está a construção de um Parque Naturalizado no bairro São José, ao lado da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Leonel Brizola. O espaço será destinado a atividades de educação ambiental e recreação ao ar livre.

O projeto arquitetônico será elaborado com a participação da comunidade escolar, moradores do bairro e a Prefeitura. Além disso, cerca de 300 pessoas, entre professores, estudantes e membros da comunidade, participarão de workshops e capacitações, com os resultados pedagógicos sendo compilados em um relatório impresso e digital.

Outra frente de atuação será a implantação de Agroflorestas nas EMEFs Nancy Pansera e Paulo Freire. As ações incluem a criação de estufas para a produção de alimentos com a participação de alunos e professores, distribuição de 12 mil mudas de espécies nativas, hortaliças e frutíferas, além da realização de oficinas, palestras e o desenvolvimento de um aplicativo voltado aos Sistemas Agroflorestais (SAFs).

O terceiro eixo do acordo envolve ações nas áreas de educação, direitos humanos e justiça socioambiental. As atividades previstas incluem programas de inserção de jovens e mulheres no mercado de trabalho, combate ao racismo, valorização da diversidade, apoio a migrantes e o fortalecimento das competências de leitura e escrita entre estudantes da rede municipal.

Canoas

Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 15 de novembro no bairro Mato Grande

Redação

Publicado

em

Foto: Vinicius Thormann / PMC

A Prefeitura de Canoas realiza, neste sábado, 15, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa, que desta vez chega ao bairro Mato Grande. O evento acontece das 9h às 12h, na Rua República, 750, e oferece uma manhã inteira de serviços e atendimentos gratuitos à comunidade.

Moradores poderão apresentar demandas, esclarecer dúvidas e encaminhar solicitações diretamente às equipes da administração municipal. O projeto tem como objetivo aproximar a gestão pública da população, levando serviços e atendimentos aos diferentes bairros da cidade.

 

Continuar a ler

Canoas

Corsan informa situação do abastecimento em São José e Brigadeira

Redação

Publicado

em

O fornecimento de água nos bairros São José e Brigadeira, em Canoas, está sendo restabelecido de forma gradual nesta terça-feira, 11. De acordo com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), os reservatórios do sistema já apresentam recuperação dos níveis e a distribuição foi retomada. As equipes seguem acompanhando a pressão nas redes para evitar novos danos durante o retorno do abastecimento.

O problema teve início na segunda-feira, 10, após o rompimento de uma adutora de grande porte que transporta água tratada. O incidente ocorreu durante obras da Prefeitura de Canoas na Rua Bolívia, esquina com a BR-116, no bairro São José. Em razão da complexidade do reparo, o serviço demandou mais tempo para ser finalizado e o sistema normalizado.

A Corsan orienta que dúvidas e solicitações sejam encaminhadas por meio dos canais oficiais de atendimento: aplicativo Corsan, site cliente.corsan.com.br, WhatsApp (51) 99704-6644 ou telefone 0800 646 6444.

Continuar a ler

Canoas

Canoas inicia turno único na Prefeitura a partir desta segunda, 3 de novembro

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas entra em vigor hoje, 3 de novembro, com o turno único de atendimento. Até 28 de fevereiro de 2026, o expediente da Administração Pública Direta e Indireta será de segunda a quinta-feira, das 12h30 às 18h30, e nas sextas-feiras, das 8h às 14h.

De acordo com a prefeitura, a medida não afeta serviços considerados essenciais, que manterão seus horários regulares conforme o Decreto nº 270, de 5 de abril de 2010. Entre eles estão a Central de Atendimento ao Cidadão, escolas municipais, unidades de saúde de todos os níveis de atenção e o PROCON municipal.

O turno único é justificado pela administração como uma forma de reduzir gastos com energia, água e outros insumos, estimando economia de aproximadamente R$ 1 milhão por mês.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques