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21/10/2025
 

Educação

XII Congresso de Educação Infantil de Canoas destacou a importância do protagonismo infantil

Redação

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XII Congresso de Educação Infantil de Canoas destacou a importância do protagonismo infantil

O XII Congresso de Educação Infantil de Canoas ocorreu nesta quarta-feira, 27, reunindo educadores, especialistas e comunidade escolar para debater o tema “Intencionalidade Pedagógica e olhar sensível: Tramas necessárias ao protagonismo infantil”.

Pela manhã, o encontro aconteceu no Clube Fênix, com palestras e debates. A palestrante principal foi Adriana Friedmann, que trouxe reflexões sobre práticas pedagógicas voltadas ao desenvolvimento integral das crianças.

A mesa de debate contou com a participação de Daniela Martinazzo e Andreia de Souza, que discutiram a importância de um olhar intencional e sensível na construção de ambientes de aprendizagem que fortaleçam o protagonismo infantil. Já no período da tarde, a programação se espalhou por 15 escolas municipais de Educação Infantil, onde servidores inscritos compartilharam experiências e práticas pedagógicas do dia a dia.

O vice-prefeito Rodrigo Busato reforçou a importância do evento e da dedicação dos educadores:

“Não vou falar de ação, vou falar do coração, porque esse é um assunto que me toca muito. Infelizmente, no serviço público as coisas não andam na velocidade que gostaríamos, mas não podemos nos abalar com as críticas nem sossegar com os elogios. Temos a missão de pacificar a cidade, ouvir ideias e construir soluções em conjunto. Quem quiser contribuir será bem-vindo”, destacou.

A secretária de Educação, Beth Colombo, destacou a relevância da retomada após os desafios enfrentados em 2024:

“É um momento nosso de encontro e confraternização. O 12º congresso marca a nossa trajetória na educação infantil. Parece que, quando falamos das dificuldades para reagir a uma enchente, repetimos sempre as mesmas coisas, mas precisamos reconhecer que ainda vivemos as marcas de uma grande catástrofe climática. Canoas foi uma das cidades mais atingidas e seguimos na luta pela reconstrução estrutural e pela recomposição de tudo o que foi perdido. Quero agradecer a todos que estão na ponta, superando dificuldades diariamente, porque, no futuro, será lembrado que tivemos professores e educadores que reagiram e transformaram esse cenário. Não vamos descansar até repor todos os recursos”, afirmou.

O Congresso reafirmou o compromisso da rede municipal de Educação Infantil em Canoas com a qualidade do ensino e com o fortalecimento do papel dos educadores como agentes de transformação social.

Educação

Canoas lança chamamento público para gestão de monitores e supervisores de inclusão na educação municipal

Redação

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Canoas lança chamamento público para gestão de monitores e supervisores de inclusão na educação municipal

A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), publicou o Edital nº 281/2025, que trata do chamamento público para celebração de parceria com uma organização da sociedade civil (OSC), sem fins lucrativos, com experiência comprovada na gestão de profissionais da educação.

O objetivo, segundo a administração municipal, é selecionar uma instituição responsável pela contratação e gerenciamento de monitores de inclusão, supervisores e equipe de apoio, que atuarão no atendimento das demandas da educação inclusiva nas escolas da rede municipal.

Ao todo, o plano prevê a contratação de 526 profissionais, sendo 500 monitores de inclusão, 20 monitores volantes, 1 coordenador de projeto, 1 assistente de coordenação e 4 auxiliares administrativos. Esses profissionais prestarão suporte direto aos estudantes público-alvo da educação especial, garantindo o acesso, a permanência e a aprendizagem de forma inclusiva, segura e acolhedora.

A OSC selecionada também será responsável pela capacitação dos profissionais, fornecimento de uniformes e equipamentos de proteção individual, além da prestação de contas e acompanhamento técnico-pedagógico das equipes. O valor total anual previsto para execução do serviço é de R$ 35.957.113,56, com repasses condicionados ao cumprimento de metas e resultados.

As OSCs interessadas devem enviar a documentação exigida no edital entre terça-feira, 21, e 30 de novembro, exclusivamente pelo e-mail licitacaosme@canoas.rs.gov.br

O chamamento público tem como foco fortalecer as políticas de inclusão da rede municipal e assegurar atendimento especializado de qualidade às crianças e estudantes da educação infantil e do ensino fundamental em todas as EMEIs e EMEFs de Canoas.

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Educação

Canoas homenageia professores com o 1º Prêmio Professor Destaque

Redação

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A valorização da prática pedagógica foi o foco da 1ª Edição do Prêmio Professor Destaque, realizada nesta sexta-feira 17, no Sesc Canoas. O evento celebrou o trabalho de educadores da rede municipal que se destacaram por experiências inovadoras em sala de aula, reafirmando o compromisso com uma educação pública de qualidade.

Destinado a professores da carreira do magistério em atuação nas escolas municipais, o concurso teve como objetivo reconhecer práticas educacionais relevantes, estimular a troca de experiências e reforçar o papel essencial do professor no desenvolvimento dos estudantes. Ao todo, 118 educadores se inscreveram, e 15 foram selecionados para serem homenageados na cerimônia.

Em nome dos professores premiados, Andreia Teixeira, da EMEF Professora Nancy Pansera, destacou o significado do reconhecimento.

“Receber esse prêmio é acreditar que a educação é a base de tudo”, afirmou.

Na ocasião secretária de Educação, Beth Colombo, ressaltou a importância da valorização docente.

“Esse prêmio foi idealizado em novembro de 2024 e hoje celebramos sua primeira edição com muito orgulho. Agradeço aos 118 professores inscritos. Vivemos tempos difíceis, mas agradecemos por vocês não desistirem da educação”, declarou.

Durante a cerimônia, o prefeito Airton Souza destacou o papel fundamental dos educadores na reconstrução da cidade.

“Nós, canoenses, temos sido desafiados todos os dias. O papel do professor nesse processo é essencial. Em sala de aula, nossos educadores ensinam, orientam e ajudam a construir uma cidade melhor”, afirmou.

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Educação

Estudante da Ulbra representará o Brasil em Congresso Internacional de Neurologia nos EUA

Redação

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A estudante de Medicina da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Anna Carolina Silveira, foi selecionada para apresentar seu trabalho, que tem como coautora a também estudante da Ulbra Júlia Oriques Bersch, no Congresso Internacional de Neurologia e Neurociência, em novembro, na Flórida (EUA). Ela será a única brasileira e também a única estudante de Medicina entre os palestrantes do evento.

O estudo foi desenvolvido sob orientação do neurologista e professor da Ulbra William Alves Martins e teve origem no acompanhamento de um caso raro atendido no Centro de Especialidades da Universidade, em Canoas. Durante o estágio curricular em Pediatria, Anna Carolina acompanhou uma criança diagnosticada com a síndrome do cromossomo 14 em anel, condição genética descrita pela primeira vez em 1971 e com pouco mais de 80 registros relatados mundialmente até hoje.

O trabalho foi desenvolvido em parceria pelas estudantes Anna e Júlia. As duas realizaram um amplo levantamento na literatura científica, analisando os 13 artigos existentes até o momento sobre o assunto, que serviram de base para a pesquisa. Júlia ficou encarregada da leitura e do resumo desses estudos, compondo a fundamentação teórica, enquanto Anna assumiu a redação e o relato do caso, tornando-se a autora principal e responsável por apresentar o trabalho no congresso.

Síndrome do cromossomo 14 em anel

 De acordo com publicações científicas internacionais, a síndrome pode causar epilepsia de difícil controle, deficiência intelectual, traços de autismo, alterações imunológicas e infecções de repetição. Outros sintomas descritos são atraso no desenvolvimento, hipotonia e problemas oculares.

Por sua raridade, cada novo relato clínico é considerado valioso, pois contribui para ampliar o conhecimento médico e orientar futuros diagnósticos e tratamentos.“Durante meu estágio curricular obrigatório em Pediatria, acompanhei o caso de uma criança com essa condição rara. Esse envolvimento me motivou a aprofundar o tema e desenvolver um trabalho científico em forma de relato de caso associado a revisão de literatura. Cada descrição clínica contribui para acrescentar uma nova peça no quebra-cabeça da doença”, contou Anna Carolina.

Relevância internacional

Para o professor e neurologista William Alves Martins, orientador da pesquisa, a participação da estudante representa muito mais do que uma conquista pessoal. “No caso da síndrome do cromossomo 14 em anel, compartilhar observações clínicas, como a epilepsia grave, e genéticas não apenas amplia a compreensão global sobre esse distúrbio, mas também instiga novas perguntas: há padrões que possam orientar diagnóstico precoce ou manejo terapêutico? A cirurgia da epilepsia pode ser uma opção?”, relatou.

Ele ainda destaca que “quando estudantes mergulham em pesquisas clínicas, exercitam sua curiosidade como motor da aprendizagem e também uma postura investigativa crítica, essencial ao bom médico e cientista. Para a ciência, esse olhar fresco e curioso dos estudantes é muitíssimo valioso, pois ideias inovadoras muitas vezes surgem da inquietação de quem ainda não está preso a paradigmas e dogmas.”

A conquista também leva a Universidade, junto da estudante, para um um cenário de relevância internacional. De acordo com o professor, “é o reflexo de uma cultura acadêmica que valoriza a curiosidade investigativa como alicerce do ensino e da ciência. Para a Ulbra, é a confirmação de que estimular o olhar questionador dos estudantes gera frutos que alcançam o cenário global.”

Congressos internacionais de neurologia reúnem especialistas de todo o mundo para compartilhar descobertas recentes, debater diagnósticos complexos e discutir terapias inovadoras. Mais informações sobre o congresso estão no link: https://neurologyconference2025.com

Trajetória acadêmica

 Anna Carolina Santos da Silveira é estudante no penúltimo ano do curso de Medicina na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas (RS). Tem forte interesse em Neurologia e dedicação à pesquisa científica. Já contribuiu com mais de 120 publicações em congressos, periódicos e capítulos de livros, tanto no Brasil quanto no exterior.

Além disso, atua em grupos de pesquisa e desenvolve projetos relacionados à Neurologia e áreas correlatas.

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