Conecte-se conosco

header-top







 

29/09/2025
 

Educação

IFRS-Campus Canoas dá início às primeiras turmas do Programa Autonomia e Renda Petrobras

Redação

Publicado

em

IFRS-Campus Canoas dá início às primeiras turmas do Programa Autonomia e Renda Petrobras

As primeiras qualificações profissionais do Programa Autonomia e Renda Petrobras oferecidas no Campus Canoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) tiveram início nesta segunda-feira, 04 de agosto. Aproximadamente cem estudantes dos cursos de “Auxiliar de Serviços Diversos”, “Pintor Industrial” e “Isolador de Tubulações” foram recepcionados com atividades especiais durante a manhã.

Reunidos no auditório da unidade, eles receberam o kit do estudante, com mochila, caderno, estojo e camiseta; assistiram a apresentações sobre o Programa, o IFRS e o Campus Canoas; e ouviram falas de acolhida e incentivo de gestores e da equipe.

Os três cursos são de Formação Inicial e Continuada (FIC) e terão duração de quatro a cinco meses, incluindo atividades teóricas e práticas. Os estudantes são prioritariamente moradores de Canoas e Esteio, atualmente em condição de vulnerabilidade socioeconômica, e receberão bolsas-auxílio mensais.

A pró-reitora de extensão do Instituto, Marlova Benedetti, e a diretora-geral da unidade, Patrícia Nogueira Hübler, deram as boas-vindas. Marlova lembrou que o programa surgiu a partir de uma iniciativa da Petrobras e foi planejado com todo o cuidado para oferecer educação de qualidade em um formato que atenda as demandas dos públicos prioritários.

“Sabemos que não é fácil deixar as suas casas e famílias e estar aqui todas as manhãs para as aulas. Mas estamos muito felizes de receber vocês. O IFRS está de portas abertas para acolhê-los.”

A diretora Patrícia destacou que os alunos do programa agora são parte do campus e podem identificar outras oportunidades de estudos para si e seus familiares.

Os estudantes também conheceram os coordenadores de curso, professores e técnicos do programa. Demonstraram curiosidade e expectativas pela etapa que se inicia. Para Ixandra Josefina Morillo, da turma de Pintor Industrial, fazer o curso representa uma possibilidade de conquistar um emprego formal e conseguir auxiliar financeiramente a família, hoje fisicamente distante.

Ixandra tem 29 anos e veio da Venezuela para o Rio Grande do Sul em 2024 em busca de melhores condições de vida. Desde então, tem atuado como diarista. “Para conseguir um bom trabalho, preciso ter o curso, e quando eu puder, pretendo ajudar a minha mãe e a minha avó, que ficaram na Venezuela”, conta.

A coordenadora do programa no IFRS, Leila Schwarz, avalia que o clima de acolhimento e alegria no primeiro dia de aula demonstrou às turmas o envolvimento da equipe para uma jornada de qualificação realmente significativa, “num espaço para aprender e ensinar, construir conhecimentos e buscar novas oportunidades no mundo do trabalho”.

“O Programa Autonomia e Renda representa a todos os envolvidos uma possibilidade de transformação social através da educação”, aponta.

As turmas fizeram ainda um roteiro para conhecer os diferentes espaços do campus, incluindo a biblioteca, cantina e laboratórios. A manhã terminou nas salas de aula, onde os colegas se conheceram melhor, esclareceram dúvidas sobre o formato das aulas e os conteúdos que irão aprender.

Sobre o Programa

O Programa Autonomia e Renda Petrobras tem como principal objetivo qualificar pessoas que residem nas áreas de abrangência das operações da Petrobras, oferecendo cursos gratuitos e ampliando as chances de ingresso no mercado de trabalho.

Lançado em junho de 2024, é uma parceria entre a Petrobras, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), a Fundação de Apoio ao IFSul (FaifSul) e a Firjan/Senai/Sesi SENAI SESI. O IFRS é um dos parceiros desde as primeiras iniciativas.

No ano passado, realizou uma turma de Auxiliar de Serviços em Porto Alegre e uma de Pintor Industrial em Alvorada. Neste ano, ocorrem essas três turmas no Campus Canoas.

Para saber mais e acompanhar as novidades, acesse o site autonomiaerenda.com.br e as redes sociais @IFRSCanoas.

Educação

Concurso Público da Educação tem inscrições abertas em Canoas

Redação

Publicado

em

Concurso Público da Educação tem inscrições abertas em Canoas

Estão abertas as inscrições para o Concurso Público n.º 240/2025, destinado ao preenchimento de cargos efetivos no Quadro de Profissionais da Educação Básica Municipal de Canoas. O processo, realizado sob regime estatutário, é organizado pela Objetiva Concursos e conta com a fiscalização da Comissão Executiva de Concursos Públicos (CECP) do Município.

As oportunidades são para candidatos com escolaridade de Ensino Médio e Ensino Superior. As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de outubro, pelo site https://www.objetivas.com.br/home

A prova objetiva está prevista para o dia 2 de novembro. O edital completo está disponível neste link: https://www.canoas.rs.gov.br/noticias/inscricoes-abertas-para-o-concurso-publico-da-educacao/

Continuar a ler

Educação

Lista atualizada de classificados do 4º sorteio para a etapa creche de Canoas é divulgada

Redação

Publicado

em

Lista atualizada de classificados do 4º sorteio para a etapa creche de Canoas é divulgada

A Prefeitura de Canoas publicou no Diário Oficial do Município (DOM), nesta sexta-feira, 19, a relação atualizada das crianças contempladas no 4º sorteio das vagas para a etapa creche, realizado no dia 9 de setembro. Conforme a Secretaria Municipal de Educação (SME), a classificação não garante a vaga, pois as convocações para matrícula ocorrerão conforme disponibilidade de vagas nas escolas municipais e escolas credenciadas.

De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/2018 (LGPD), os nomes das crianças serão publicados apenas com as suas iniciais. Os responsáveis pelas crianças classificadas devem acompanhar os chamamentos para matrícula através do Diário Oficial do Município e site da Prefeitura. Os convocados através do chamamento serão comunicados pelo e-mail ou WhatsApp cadastrado no ato da inscrição.

A nova lista de classificados é composta pelos remanescentes do 3º sorteio, os quais ainda não foram convocados para a matrícula e acrescida pelas crianças sorteadas neste mês de setembro.

Dúvidas podem ser encaminhadas através do e-mail: sorteiocentraldevagas@gmail.com. Confira aqui o edital com a lista: https://sistemas.canoas.rs.gov.br/domc/api/publication-file/131204

Continuar a ler

Educação

Guarda Municipal de Canoas realiza palestras sobre bullying nas escolas

Redação

Publicado

em

Guarda Municipal de Canoas realiza palestras sobre bullying nas escolas

A Guarda Municipal de Canoas (GMC) está promovendo palestras educativas nas escolas municipais com o objetivo de conscientizar alunos e educadores sobre bullying. Durante os encontros, estão abordando as diversas formas de manifestação e as consequências danosas dessa prática de intimidação.

A palestra destaca que, nos dias atuais, o bullying tem gerado um aumento significativo de traumas e na procura por atendimento psicológico, especialmente entre crianças e adolescentes. Além disso, foram mencionados casos graves ocorridos em outras regiões, onde situações de bullying culminaram em atos extremos, incluindo invasões escolares.

A ação faz parte de um esforço preventivo para promover um ambiente escolar mais seguro e acolhedor, além de incentivar o respeito mútuo e o diálogo entre os estudantes.

Para o secretário de Segurança Pública de Canoas, Alberto Rocha, o primeiro passo para garantir uma sociedade segura é quebrar a evasão escolar. A pasta tem programas específicos que visam ao atendimento a jovens em situação de risco.

Ele explica que os Centros de Acesso a Direitos (CADs) fazem a busca ativa, em conjunto com a secretaria de Educação, dos jovens que estão em risco de evasão escolar e dão apoio em medidas socioeducativas. “Com ações desse tipo, o índice de inibição dos casos de entrada no crime dos jovens é de 90%”, avalia.

Eder Martini, inspetor da Guarda Municipal, explica que a ronda escolar é uma forma de estarem próximos da comunidade das escolas.

“Nós fazemos a ronda escolar que é solicitada, quando tem ameaça de brigas na saída. A gente faz a ronda ordinária do dia a dia, em torno das escolas. Ficamos o dia inteiro fazendo ronda em volta delas. Entramos e conversamos com os alunos. Quando tem reunião sobre algum tipo de violência, nós atendemos. Então é uma ronda mais qualificada dentro das escolas”, explica.

Martini esclarece que a GMC age em casos de mediação de conflito dentro e fora da escola, em ocorrências de tráfico e outras. São três equipes, com dois guardas cada uma, mais o chefe da ronda escolar, no total são sete pessoas que trabalham só com as escolas.

Denúncias, ou agendamento de palestras podem ser feitas ligando para o número *153*, ou pelo whats do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC): 99301-4751.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques