Esporte
Copa Integração de Futsal reuniu 12 equipes nas categorias Feminino e Masculino em Canoas

Canoas sediou, no sábado, 26, e domingo, 27, a Copa Integração de Futsal. Organizado pela Federação Gaúcha de Futsal, o torneio reuniu 12 equipes nas categorias Feminino e Masculino. Ao final do torneio, um jogo festivo colocou frente a frente a Seleção Gaúcha de Masters e a Seleção Canoense de Masters.
Na categoria Feminino, a equipe campeã foi a FacSogipa, de Porto Alegre, e Imigrantes, de Bento Gonçalves, foi o time vice-campeão. No Masculino, o time vencedor foi o combinado Los Bravos / Alaf, de Triunfo e Lajeado, e os canoenses do 7 de Outubro foram os vice-campeões.
O presidente da Federação Gaúcha de Futsal (FGFS), Ivan Rodrigues dos Santos, aprovou a organização e o andamento do torneio em Canoas.
“Esta foi a primeira de muitas competições deste tipo que vamos fazer”, disse o presidente. “A Copa Integração de Futsal foi importante para as pessoas conhecerem cada vez mais a nossa cidade e ver que Canoas é referência em esporte e tem muito para crescer”, comentou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Luciano de Oliveira.
Após o final da Copa Integração de Futsal foi realizado um jogo festivo entre a Seleção Gaúcha de Masters e a Seleção Canoense de Masters. A seleção gaúcha contou com a participação de atletas de destaque no esporte, como Jorginho, eleito melhor jogador do mundo em 1992, e Índio.
“Fiquei muito feliz com o convite”, disse Jorginho. “Foi muito legal poder mostrar um pouco da nossa história.” O selecionado canoense para a partida festiva foi formado por secretários municipais, vereadores e servidores municipais. O jogo terminou com vitória da seleção gaúcha por 2 a 0 sobre os canoenses.
Esporte
Auxílio Esportivo 2025 é concedido a atletas promissores de Canoas

Atletas e representantes de entidades esportivas participaram, na sexta-feira, 25, do ato de assinatura dos termos de compromisso dos editais do Auxílio Esportivo 2025. A atividade ocorreu no Auditório Sady Schivitz, na Rua Quinze de Janeiro, 11, e simboliza o início de mais uma etapa de incentivo ao esporte canoense. A ação foi promovida pela Prefeitura por meio da Secretaria de Esporte e Lazer.
O Auxílio Esportivo tem como objetivo oportunizar a participação de atletas em competições oficiais, nacionais e internacionais, além de apoiar entidades esportivas na realização de eventos. Por meio dos editais de chamamento público, a iniciativa viabiliza repasses de recursos financeiros para garantir a representação de Canoas em diferentes modalidades e categorias.
O prefeito Airton Souza reforçou o papel estratégico do esporte nas políticas públicas do município.
“Contemplar os atletas com este auxílio é valorizar o talento local. Através da Lei de Incentivo, conseguimos fortalecer ações e garantir o protagonismo de Canoas nas competições. Seguiremos firmes na reestruturação da cidade, com atenção especial à saúde, ao esporte e a todas as áreas que precisam de cuidado.”
A atleta de jiu-jítsu Katryni Mota, campeã da Copa Prime e 3º lugar no Campeonato Brasileiro de 2025, celebrou o apoio recebido.
“Agradeço à minha família, à equipe e ao município por me darem essa oportunidade. Realizei o sonho de ser uma atleta medalhista”, afirmou emocionada.
Também contemplada pelo auxílio, a judoca Joice Panizzi Dombrowski, campeã da Copa São Paulo, lembrou que sua trajetória teve início nas Competições Escolares Canoenses (CECA).
“Se hoje estou aqui, é porque tive uma oportunidade. O incentivo ao esporte transforma vidas e inspira sonhos.”
Representando o esporte inclusivo, o atleta Gabriel Penedo, bicampeão brasileiro e campeão da Copa São Paulo de Futsal, destacou a importância dos recursos para a Associação Gaúcha de Futsal para Cegos (AGAFUG) . “Esse apoio é fundamental para a continuidade dos nossos projetos. A inclusão também precisa de investimento e visibilidade.”
O secretário de Esporte e Lazer, Luciano de Oliveira, ressaltou o simbolismo do momento. “
Hoje estamos entregando, de fato, recursos ao esporte canoense. Depois de um ano sem investimentos, retomamos esse compromisso, ampliando as oportunidades para os nossos atletas. Isso é resultado do trabalho conjunto da nossa equipe, do adjunto Marcinho e de todos da SMEL.”
Esporte
Projeto em Canoas oferece aulas gratuitas de boxe a jovens no contraturno escolar

A Praça da Juventude Nelson Mandela, localizada na Rua Maria Faustino Corrêa, 618, no bairro Guajuviras, recebe todas as terças e quintas-feiras aulas gratuitas de boxe voltadas para jovens entre 13 e 18 anos. A atividade integra o contraturno do Projeto Talentos do Esporte, promovido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), e também conta com turmas adultas.
A ação, conforme a gestão municipal, visa proporcionar aos estudantes um espaço de prática esportiva, disciplina e integração comunitária fora do horário escolar. As aulas também acontecem no Colégio Paulo Freire, às segundas e quartas-feiras.
Karolina Lucena Dias, aluna do projeto há um mês, destaca a importância de ter acesso gratuito à modalidade. “Fiquei sabendo por um convite do professor José Lima. Estou gostando muito. É uma chance de aprender algo novo e de me manter ativa”, conta.
Outro participante, Elias Carvalho Vargas, ingressou nas aulas há duas semanas após o convite de um colega da escola.
“Achei ótimo que é no contraturno das aulas. Nem sempre temos condição de pagar por um esporte. Isso aqui pode me ajudar a melhorar a disciplina e o foco, além da saúde”, afirma.
Responsável pelas aulas, o professor José Lima ressalta o impacto positivo da prática esportiva na vida dos alunos. “O boxe exige disciplina, concentração e esforço físico. Esses valores acabam sendo levados para a escola e para a vida. Além disso, manter os jovens ocupados no contraturno é fundamental para o desenvolvimento deles”, explica.
Para o secretário de Esporte e Lazer, Luciano de Oliveira, o projeto representa uma porta de entrada para oportunidades.
“O Talentos do Esporte é gratuito, aberto à comunidade e tem como principal objetivo garantir acesso à prática esportiva como ferramenta de inclusão e desenvolvimento social”, afirma.
As inscrições estão sendo realizadas presencialmente na Rua Maria Faustino Corrêa, 618, bairro Guajuviras, contato com professor Zé Lima (51) 9149-8596
Esporte
Divulgada lista provisória com os beneficiários do programa Bolsa-Atleta RS 2025

O governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte e Lazer (SEL), divulgou, nesta quarta-feira, 23, em publicação no Diário Oficial, os primeiros resultados do Bolsa-Atleta RS 2025. Com investimento de R$ 4,5 milhões, o programa, sancionado como lei em 2023 pelo governador Eduardo Leite, visa conceder auxílio financeiro a atletas e técnicos que representam o Rio Grande do Sul nas mais diferentes competições.
Neste momento, estão sendo divulgadas as listas provisórias com atletas e treinadores contemplados na categoria Educacional e os atletas contemplados em Olímpico/Paralímpico. Na categoria rendimento, foram divulgadas as entidades representativas das modalidades.
Estabelece-se um prazo de dez dias a partir da publicação do Diário Oficial para apresentação de recursos por meio do e-mail bolsa-atleta2025@esporte.rs.gov.br. Após esse período, a equipe da SEL divulgará a lista definitiva e os próximos passos para os contemplados seguirem com o processo.
No caso do rendimento, o prazo de recursos também serve para a realização de inscrições de entidades não localizadas e em caso de discordância em relação à legitimidade das entidades apresentadas na ata. Nesta categoria, a seleção dos atletas será, portanto, feita pela respectiva federação, que enviará posteriormente à SEL os nomes contemplados para o benefício.
Destaque ao esporte escolar e ao paradesporto
No total, são até 575 bolsas oferecidas para as categorias esporte educacional, esporte de rendimento e esporte olímpico e paralímpico. Entre os principais pontos do programa, está a prioridade dada ao esporte educacional, com ampliação de 40% de bolsas para esse público em relação à edição de 2024, e ao paradesporto, que receberá 25% de bônus sobre os valores estipulados nas categorias educacional e rendimento.
Os pagamentos mensais se referem ao período de março a dezembro de 2025, sendo retroativos nos primeiros meses. Os editais para seleção dos beneficiários estão previstos para serem expedidos de forma anual. As despesas decorrentes da concessão da Bolsa-Atleta RS serão custeadas com recursos do Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte.
- Economia1 semana atrás
Empresas de Canoas afetadas pela enchente podem receber linha de crédito de até R$ 20 milhões do BNDES
- Empresas & Negócios4 dias atrás
Havan inaugura megaloja em agosto em Canoas
- Geral1 semana atrás
DetranRS divulga lista dos beneficiados para a CNH Social
- Geral4 dias atrás
ATENÇÃO! Simulado de emergência mobilizará 130 voluntários no Mathias Velho no sábado, 26
- Serviços5 dias atrás
Estado lança “Identidade Fácil”, sistema pioneiro no país para agilizar emissão da nova carteira de identidade
- Saúde5 dias atrás
Clínica da Criança reaberta em Canoas fecha por falta de pediatras, denuncia Simers
- Esporte6 dias atrás
Projeto em Canoas oferece aulas gratuitas de boxe a jovens no contraturno escolar
- Saúde4 dias atrás
Sesc Canoas oferece atendimentos nutricionais com foco na saúde integral durante o inverno