Conecte-se conosco

header-top







 

31/08/2026
 

Esporte

Auxílio Esportivo 2025 é concedido a atletas promissores de Canoas

Redação

Publicado

em

Realizado ato de assinatura dos termos de compromisso do Auxílio Esportivo 2025 a promessas canoneses

Atletas e representantes de entidades esportivas participaram, na sexta-feira, 25, do ato de assinatura dos termos de compromisso dos editais do Auxílio Esportivo 2025. A atividade ocorreu no Auditório Sady Schivitz, na Rua Quinze de Janeiro, 11, e simboliza o início de mais uma etapa de incentivo ao esporte canoense. A ação foi promovida pela Prefeitura por meio da Secretaria de Esporte e Lazer.

O Auxílio Esportivo tem como objetivo oportunizar a participação de atletas em competições oficiais, nacionais e internacionais, além de apoiar entidades esportivas na realização de eventos. Por meio dos editais de chamamento público, a iniciativa viabiliza repasses de recursos financeiros para garantir a representação de Canoas em diferentes modalidades e categorias.

O prefeito Airton Souza reforçou o papel estratégico do esporte nas políticas públicas do município.

“Contemplar os atletas com este auxílio é valorizar o talento local. Através da Lei de Incentivo, conseguimos fortalecer ações e garantir o protagonismo de Canoas nas competições. Seguiremos firmes na reestruturação da cidade, com atenção especial à saúde, ao esporte e a todas as áreas que precisam de cuidado.”

A atleta de jiu-jítsu Katryni Mota, campeã da Copa Prime e 3º lugar no Campeonato Brasileiro de 2025, celebrou o apoio recebido.

“Agradeço à minha família, à equipe e ao município por me darem essa oportunidade. Realizei o sonho de ser uma atleta medalhista”, afirmou emocionada.

Também contemplada pelo auxílio, a judoca Joice Panizzi Dombrowski, campeã da Copa São Paulo, lembrou que sua trajetória teve início nas Competições Escolares Canoenses (CECA).

“Se hoje estou aqui, é porque tive uma oportunidade. O incentivo ao esporte transforma vidas e inspira sonhos.”

Representando o esporte inclusivo, o atleta Gabriel Penedo, bicampeão brasileiro e campeão da Copa São Paulo de Futsal, destacou a importância dos recursos para a Associação Gaúcha de Futsal para Cegos (AGAFUG) . “Esse apoio é fundamental para a continuidade dos nossos projetos. A inclusão também precisa de investimento e visibilidade.”

O secretário de Esporte e Lazer, Luciano de Oliveira, ressaltou o simbolismo do momento. “

Hoje estamos entregando, de fato, recursos ao esporte canoense. Depois de um ano sem investimentos, retomamos esse compromisso, ampliando as oportunidades para os nossos atletas. Isso é resultado do trabalho conjunto da nossa equipe, do adjunto Marcinho e de todos da SMEL.”

Esporte

Parajac 2026 começa com 64 atletas nos Jogos Paradesportivos de Canoas e terá novas etapas em outubro e novembro

Avatar

Publicado

em

A primeira etapa do Parajac 2026, os Jogos Paradesportivos de Canoas, reuniu 64 atletas de oito entidades no sábado, 22, no Centro de Esporte e Lazer Estação Cidadania. Promovida pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, a competição contou com disputas de judô e atletismo.

No judô, participaram atletas com deficiência intelectual e visual. Já no atletismo, as provas incluíram 100 e 60 metros, arremesso de peso e salto em distância, com participação de atletas com deficiência física e intelectual.

Ao término das disputas, todos os participantes receberam medalhas, como forma de reconhecimento pela participação na competição.

A primeira etapa contou com representantes do Grêmio Náutico União, Associação Pestalozzi, Instituto Beija-Flor, Projeto Sexto Sentido, Sesc, ACERGS e Talentos do Esporte/Movimenta Canoas.

Para o secretário municipal de Esporte e Lazer, Luciano de Oliveira, o Parajac amplia as oportunidades de participação esportiva e contribui para a inclusão e a descoberta de novos talentos.

“O Parajac de Canoas é uma competição voltada para pessoas com deficiência, promovendo a inclusão, participação social e desenvolvimento através do esporte. O Parajac busca oferecer a atletas com deficiência a oportunidade de competir em diferentes modalidades. Além da prática esportiva, a competição serve também para a revelação de novos talentos”, destaca.

Moradora do bairro Harmonia, a técnica em segurança no trabalho Denise Rosa, 45 anos, acompanhou de perto a participação do filho João, 12 anos, nas disputas de judô. O menino, que tem autismo, participa das oficinas de judô do projeto Talentos do Esporte às terças e quintas-feiras.
Para Denise, a participação no projeto representou uma transformação na vida do filho.

“Há seis anos meu filho era uma criança não verbal, que chupava bico. Desde que começou no judô se desenvolveu muito. Hoje ele conta de 0 a 10 em japonês, assimila comandos para se autorregular. O esporte mudou muito a vida dele. O judô traz para o autista organização, ensina a criança a se autorregular nos momentos de desorganização e auxilia muito as mães atípicas”, conta.

Próximas etapas

O Parajac 2026 terá continuidade nos meses de outubro e novembro. No dia 17 de outubro, serão realizadas as competições de natação paralímpica, tênis de mesa paralímpico, futsal DI e bocha paralímpica. Já no dia 7 de novembro, serão disputadas as modalidades de futebol para cegos e badminton paralímpico.

Continuar a ler

Esporte

Canoense de 15 anos conquista título do MFC 6 por finalização no primeiro round

Avatar

Publicado

em

O lutador Juliano Gavião, de 15 anos, conquistou o título do MFC 6, evento de MMA, após finalizar o adversário ainda no primeiro round. Morador do bairro Mathias Velho, em Canoas, o atleta venceu a disputa utilizando ground and pound e, na sequência, um mata-leão.

Juliano entrou no combate buscando levar a luta para o chão. Durante a disputa, conseguiu controlar o adversário e aplicou golpes no ground and pound. Na tentativa de sair da posição, o oponente cedeu as costas.

O atleta aproveitou a oportunidade e encaixou o mata-leão, encerrando o combate por finalização no primeiro round.

Aos 15 anos, Juliano tem o jiu-jitsu como uma de suas principais bases e também treina MMA. Ele representa a Sombra Team MMA e a Guigo Jiu-Jitsu Canoas.

O treinamento é acompanhado pelo pai, Nilton Gavião, que também é lutador profissional de MMA. A preparação envolve técnicas de luta agarrada e trocação para as competições de MMA.

Com a vitória no MFC 6, Juliano soma mais um resultado à trajetória esportiva iniciada ainda na adolescência. O atleta, que é morador de Canoas, segue participando de competições de jiu-jitsu e MMA.

Continuar a ler

Esporte

2ª Corrida do 15º BPM terá percursos de 3 km, 5 km e 10 km em Canoas

Avatar

Publicado

em

2ª Corrida do 15º Batalhão de Polícia Militar (15º BPM) será realizada no sábado, dia 22 de agosto, em Canoas. A concentração dos participantes está prevista para as 15h, com largada às 16h, na sede do batalhão, localizada na Avenida Santos Ferreira, nº 4321.

A programação terá provas de 3 km, 5 km e 10 km, além da Corrida Kids, destinada às crianças e realizada dentro do quartel.

Os percursos de 3 km e 5 km passarão pela Avenida Santos Ferreira e pela Avenida Dr. Severo da Silva. Já o trajeto de 10 km também incluirá a Rua Dr. Iran Maciel, Rua Açucena e Rua Aurora.

No local, também estão previstas atividades como apresentações da Banda da Brigada Militar e de DJ, além de food trucks, chimarródromo, brinquedos para crianças e espaços de exposição.

Inscrições aqui: https://www.corrida15bpm.com.br/

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques

Merdekawin hokitoto