Educação
ESTEIO: Aprimora oferece qualificação inicial para servidores públicos

Os servidores que ingressaram recentemente ou que vão ingressar a partir de agora no quadro da Administração Municipal de Esteio terão que passar por um curso que tem como objetivo oferecer uma formação introdutória, abordando conteúdos fundamentais para o desempenho ético, eficiente e responsável das funções públicas.
Batizada de Aprimora, a qualificação online com carga horária de 30 horas será oferecida pela Escola de Gestão Pública, serviço vinculado à Secretaria Municipal de Governança e Gestão (SMGG), através da plataforma Moodle.
Entre os temas abordados, destacam-se conteúdos como ética no serviço público, princípios constitucionais da Administração Pública, atribuições e responsabilidades do servidor, direitos e deveres previstos no Estatuto do Servidor e utilização das plataformas e sistemas institucionais, entre outros (veja relação completa abaixo).
Aberto também a quem já está no quadro
A participação no curso é obrigatória e faz parte do processo de integração e capacitação inicial. Embora seja direcionado para ingressantes, todos os servidores interessados podem ter acesso ao curso.
Os interessados devem enviar solicitação de inscrição na plataforma para o e-mail egp@eteio.rs.gov.br ou através de memorando para Janice Izabel de Oliveira, informando matrícula, nome completo, CPF e e-mail.
Todo o material legislativo está disponível na íntegra na plataforma, permitindo o aprofundamento dos estudos conforme o interesse de cada participante. Contudo, por se tratar de um curso EAD, a realização das atividades pode ser feita conforme a disponibilidade de tempo de cada estudante.
Além disso, não há prazo limite para a conclusão do curso. As atividades podem ser realizadas conforme a disponibilidade de horário de cada servidor, respeitando as demandas do setor. Não é necessário realizar as atividades fora do horário de expediente, tampouco priorizar o curso em detrimento das atividades regulares do setor. Para isso, a recomendação é que o servidor alinhe com sua coordenação a melhor forma de organizar sua carga horária para participação nas atividades.
A emissão do certificado é automática após a realização da avaliação, não sendo necessário o envio de aviso de conclusão.
A EGP
Vinculada à SMGG, a Escola de Gestão Pública, instituída pela Lei Municipal 6957/2018, tem como objetivo capacitar os servidores através de atividades de formação e de qualificação profissional que visam desenvolver competências técnicas e comportamentais.
As formações, que podem ser presenciais ou a distância (EAD) e fornecem certificado, têm como público-alvo os servidores públicos ativos da Administração Direta, cargos em comissão, estagiários e contratos emergenciais da Prefeitura, mas também podem ser abertas ao público externo. A EGP pode trabalhar com educadores externos, por meio de parcerias e convênios com instituições de ensino, ONGs e órgãos públicos, e internos, com servidores municipais devidamente capacitados no curso de Formação de Educadores, que será fornecido pela EGP.
A previsão da EGP é oferecer mais de 160 horas de capacitações em 2025, o dobro da meta estipulada para o ano e quase o dobro das realizadas em 2024 (83 horas).
Quando da oferta de novas atividades, os servidores recebem um memorando informando sobre a atividade e orientações de como fazer as inscrições. Algumas capacitações a distância estão sempre disponíveis para os funcionários municipais através de portal interno.
Aprimora – Curso Preparatório para Servidores Públicos
Conteúdos
Introdução ao Serviço Público Municipal
História e Função do Serviço Público Municipal
Estrutura Administrativa do Município
Princípios Constitucionais do Serviço Público
As Atribuições e Responsabilidades do Servidor Público
A Importância da Gestão Pública no Desenvolvimento Municipal
Legislação e Normas do Serviço Público Municipal
Constituição Federal e Lei Orgânica do Município
Lei de Responsabilidade Fiscal
Estatuto dos Servidores Municipais de Esteio
Lei de Acesso à Informação
Ética e Conduta Profissional no Serviço Público
Definição de ética no Serviço Público
Código de ética dos servidores municipais de Esteio
Conduta profissional e imagem institucional
Relações de trabalho e convivência no ambiente público
Atendimento ao Cidadão e Gestão de Serviços
A Importância do Atendimento ao Cidadão
Comunicação Eficiente no Serviço Público
Ouvidoria
Gestão e Planejamento
Estrutura administrativa municipal
Planejamento estratégico no serviço público
Gestão de recursos públicos e orçamento municipal
Tecnologia e Inovação no Serviço Público
Uso de sistemas e plataformas da Prefeitura Municipal de Esteio
Inovação no atendimento público e soluções
Tecnológicas
Segurança da Informação
Avaliação
Avaliação de conhecimentos
Feedback sobre o curso
Educação
Abertura do ano letivo em Canoas reúne mais de 2 mil profissionais da rede municipal

Prefeitura de Canoas realizou, nesta quarta-feira, 25, a cerimônia oficial de abertura do ano letivo da Rede Municipal de Ensino. O encontro reuniu mais de 2 mil pessoas e marcou o início das atividades escolares com o tema “É tempo de humanizar para educar: diálogos que fortalecem a escola”. A proposta central foi reforçar o acolhimento, a empatia e o cuidado como bases do processo de ensino e aprendizagem.
A programação contou com a presença de professores, equipes diretivas, servidores e autoridades do município. Durante o evento, foram realizadas palestras voltadas à valorização da educação humanizada, ao fortalecimento dos vínculos dentro das escolas e à construção de um ambiente mais seguro e inclusivo para os alunos. Participaram como palestrantes o professor Saulo Chielle e o influenciador e exemplo de superação Thiago Linck.
Outro destaque foi o lançamento da campanha Combata Monstros, desenvolvida em parceria pelas secretarias municipais de Comunicação e de Educação. A iniciativa amplia as ações de prevenção e combate ao abuso sexual de crianças na cidade. A campanha busca conscientizar a comunidade, orientar educadores e famílias e fortalecer a rede de proteção, reforçando o papel das escolas como espaços de informação e acolhimento.
Cumprindo agenda em Brasília, o prefeito Airton Souza participou por meio de mensagem em vídeo.
“A educação é a nossa principal bandeira. Queremos que nossos profissionais tenham cada dia mais orgulho de trabalhar na nossa cidade. Por isso, buscamos a valorização dos nossos professores, das nossas escolas. Quero que todos vocês façam um bom ano letivo, contem com a gente. Com todo mundo trabalhando de mãos dadas nós faremos a nossa cidade ser grande de verdade”, destaca.
O vice-prefeito Rodrigo Busato também esteve presente no ato e desejou um ano produtivo à comunidade escolar.
“Quero desejar que seja um 2026 abençoado para todos nós. Os desafios são tão grandes quanto a nossa vontade. Depois de tudo o que a nossa cidade passou, sabemos como é importante tratar deste tema da saúde mental, do cuidado, especialmente com nossos profissionais da Educação e nossos estudantes. Quando a gente visita as escolas, mesmo nos maiores desafios, a gente vê todo o trabalho desenvolvido pelas equipes, o capricho e a paixão com que cada um de vocês fala sobre o que faz”, destaca.
A secretária municipal de Educação, Beth Colombo, reforçou a relevância do tema escolhido para marcar o início do calendário escolar.
“Queremos a partir daqui iniciar uma jornada dentro da Secretaria de Educação, dentro da nossa rede de ensino, de um ensino humanizado. Humanizar tem a ver com todas as dores que nossas equipes, nossos professores, nossa comunidade passou durante a enchente. O retorno em 2025 e hoje, que estamos retomando com as escolas preparadas, com material escolar e uniforme chegando na rede. Queremos dizer aos nossos professores a importância que eles têm na nossa rede. Vamos humanizar, vamos nos aproximar. O que incomoda lá dentro da escola incomoda também a nós e queremos estar juntos. E é por isso que hoje reunimos todos aqui para este grande evento”, diz.
Educação
Prefeitura de Nova Santa Rita começa a distribuir kits escolares para toda a rede municipal

A Prefeitura de Nova Santa Rita começou a entregar os kits escolares aos estudantes da rede municipal, seguindo o cronograma definido por cada escola. A ação atende alunos da Pré-Escola, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com materiais adequados a cada etapa da educação básica.
O prefeito Rodrigo Battistella comentou sobre a iniciativa:
“Estamos trabalhando para oferecer uma educação cada vez mais qualificada. A entrega dos kits representa organização, planejamento e respeito com nossos estudantes e suas famílias. Investir em educação é investir diretamente no futuro de Nova Santa Rita.”
A secretária municipal de Educação, Margarete Ferretti, também destacou a importância da ação:
“Cada item foi pensado com atenção, respeitando as necessidades pedagógicas de cada etapa. Nosso compromisso é garantir que os estudantes tenham condições adequadas para desenvolver suas atividades e que as famílias se sintam apoiadas no início do ano letivo.”
Os kits estão organizados da seguinte forma:
Pré-Escola (Pré 1 e Pré 2):
Agenda, apontador, cola, borracha, caderno de desenho, lápis de cor, lápis preto, massinha de modelar, pastinha, tinta guache, giz de cera, pincel, mochila e estojo.
Ensino Fundamental 1 (1º ao 5º ano):
Apontador, borracha, caderno, caderno de desenho, canetinha, cola, lápis de cor, lápis preto, pastinha, tesoura e giz de cera.
Ensino Fundamental 2 e EJA (6º ano em diante):
Régua, apontador, borracha, caderno, cola, canetas azul, preta e vermelha, pastinha, tesoura, lápis de cor e lápis preto.

Crédito: Divulgação/PMNSR
A prefeitura reforça que a entrega dos kits busca garantir que todos os alunos tenham os materiais necessários para acompanhar as atividades escolares durante o ano letivo.
Educação
Universidade La Salle inicia 2026 com plano de expansão e fortalecimento do EAD

A Universidade La Salle inicia o ano letivo de 2026 com foco na expansão sustentável e no fortalecimento da Educação a Distância (EAD). Ricardo Deibler Zambrano Júnior assume direção da modalidade, com a proposta de ampliar a atuação em todo o país de forma planejada, aliando crescimento e qualidade acadêmica.
Com mais de 20 anos de experiência na gestão educacional, o novo diretor já atuou em instituições de diferentes regiões, coordenando projetos de expansão universitária, credenciamento de polos e ampliação de portfólio acadêmico. Natural de Laguna, em Santa Catarina, é mestre em Gestão do Conhecimento nas Organizações e formado em Administração e Marketing, além de possuir especializações em planejamento e gestão estratégica.
Atualmente, as modalidades EAD e semipresencial da universidade somam mais de 10 mil estudantes distribuídos em cerca de 70 polos ativos no Brasil. Para 2026, o plano de gestão prevê a ampliação qualificada da rede, o aprimoramento de processos internos, a implementação de indicadores de desempenho e o fortalecimento da conformidade regulatória junto ao Ministério da Educação. Também está prevista a expansão do portfólio digital de cursos de graduação e pós graduação, alinhados às demandas do mercado de trabalho, além da atualização das metodologias pedagógicas.
“Minha missão na Unilasalle é integrar excelência educacional e tecnologia à filosofia lassalista, garantindo que o ensino digital seja uma ferramenta poderosa de transformação social e desenvolvimento sustentável, assegurando resultados econômicos e sociais para a Rede”, afirma Ricardo Deibler Zambrano Júnior.

Serviços6 dias atrásTudo Fácil inaugura nova unidade no Canoas Shopping nesta sexta-feira, 27

Transporte3 dias atrásPrefeito de Canoas anuncia Passe Livre definitivo nos coletivos municipais

Canoas4 dias atrásCorsan promove reunião com moradores do bairro Nossa Senhora das Graças para esclarecer implantação da rede de esgoto

Policial4 dias atrásEx-prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo é preso em operação da Polícia Federal por suspeita de desvio de recursos das enchentes

Esporte1 semana atrásCorre Canoas realiza 1º treinão do Circuito Park em Movimento em 8 de março

Educação4 dias atrásAbertura do ano letivo em Canoas reúne mais de 2 mil profissionais da rede municipal
Economia5 dias atrásNota Fiscal Gaúcha tem R$ 23 mil em prêmios aguardando resgate

Mobilidade1 semana atrásMotorista sem CNH é preso após avançar sinal vermelho e causar acidente em Canoas



























































