Cultura
14º Festival Internacional Sesc de Música tem inscrições abertas para 2026

A partir de 10 de julho estarão abertas as inscrições para a 14ª edição do Festival Internacional Sesc de Música, que acontecerá entre os dias 19 e 30 de janeiro de 2026, na cidade de Pelotas.
Realizado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas e apoio cultural da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Faculdade Senac, Bibliotheca Pelotense, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), Unisinos e Expresso Embaixador, o evento é um dos mais relevantes encontros dedicados à formação e à difusão da música de concerto na América Latina, reunindo talentos do Brasil e do exterior em uma intensa programação de cursos e concertos.
“Para o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac e IFEP, investir na cultura é fortalecer vínculos, ampliar repertórios e contribuir de maneira efetiva para uma sociedade mais sensível, criativa e coesa. O Festival sintetiza essa visão: um espaço de formação e de transformação social pela arte”, comenta o presidente, Luiz Carlos Bohn.
Em seu eixo formativo, o evento reúne professores renomados de 13 países como Alemanha, Argentina, Bulgária e Rússia que conduzem cursos especializados em instrumentos de orquestra, prática de banda sinfônica, música de câmara e choro, além de oferecer experiências coletivas em apresentações.
Voltado a músicos a partir de 14 anos com nível avançado de formação, o Festival oferece bolsas integrais e parciais para aulas de qualificação em violino, viola, violoncelo, contrabaixo, harpa, flauta, oboé, clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone tenor e baixo, tuba, saxofone, eufônio, percussão, canto lírico, piano, composição e choro (violão, sopros, acordeon, bandolim, percussão e cavaquinho).
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site www.sesc-rs.com.br/festival, até o dia 6 de agosto. O processo seletivo exige o envio de currículo artístico e vídeo de apresentação, e a divulgação dos aprovados ocorrerá em duas etapas: uma primeira chamada em 17 de setembro e, no dia 07 de outubro, uma segunda chamada.
Além da formação, o Festival também se destaca pela programação cultural gratuita, que descentraliza o acesso à música de concerto em diferentes espaços públicos e comunitários da cidade, como teatros, escolas, hospitais, comércios locais e na Praia do Laranjal. Na última edição, em 2025, o evento promoveu 63 apresentações que mobilizaram cerca de 45 mil pessoas, consolidando-se como um dos grandes momentos do calendário cultural gaúcho.
“O Festival Internacional Sesc de Música é uma afirmação de identidade cultural e uma oportunidade concreta de formação e transformação. A cada edição, a cidade se torna ponto de convergência para jovens músicos e grandes mestres vindos de todo o Brasil e de diversos países, consolidando-se como um verdadeiro polo da música erudita”, comenta o coordenador de Música do Sesc/RS, Anderson Mueller.
Para ele, essa convivência entre gerações, repertórios e escolas musicais “transforma Pelotas em um espaço privilegiado de intercâmbio entre tradição e renovação”.
Inscrições – 14º Festival Internacional Sesc de Música
- Público-alvo: Maiores de 14 anos que já possuam nível avançado
- Cursos: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, harpa, flauta, oboé, clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone tenor e baixo, tuba, saxofone, eufônio, percussão, canto lírico, piano, composição e choro (violão, sopros, acordeon, bandolim, percussão e cavaquinho)
- Período de Inscrições: 10/07 a 06/08
- Canal para inscrição: www.sesc-rs.com.br/festival
- Divulgação dos Selecionados e Matrícula 1ª Chamada: 17/09 a 30/09
- Divulgação dos Selecionados e Matrícula 2ª Chamada: 07/10 a 21/10
- Data do Festival: 19 a 30/01/2026
Cultura
Mostra Curta FECIC divulga seleção com 17 filmes de estudantes de Canoas

A organização da Mostra Curta FECIC divulgou a lista oficial das obras selecionadas para a atual edição do evento. Ao todo, 17 curtas-metragens integram a programação, reunindo produções desenvolvidas por estudantes de seis instituições de ensino do município.
As obras representam escolas das redes pública, incluindo as esferas municipal, estadual e federal, além da rede privada, reforçando a diversidade de participação no projeto.
Segundo a curadoria, a seleção buscou valorizar diferentes linguagens cinematográficas e as narrativas criadas pelos jovens realizadores. O recorte final inclui nove filmes de ficção, cinco documentários, duas animações e um curta experimental.
A mostra destaca o audiovisual como ferramenta de expressão artística e reflexão dentro do ambiente escolar, evidenciando o envolvimento crescente de estudantes com a produção cinematográfica.
As escolas da rede municipal reúnem a maior parte dos selecionados. A EMEF Arthur Oscar Jochims integra a programação com cinco títulos: “Ainda te acharei”, “Contas da esperança: A Matemática em Números”, “Guerra Russa”, “O Disfarce de 1945” e “Sombras da Guerra”. Da EMEF Prefeito Edgar Fontoura, foram escolhidos “Axé e Amém”, “Entre o passado e o presente: A força dos Quilombos”, “Entre tradição indígena e o mundo contemporâneo” e “Gritos da Resistência”. Já a EMEF Paulo Freire participa com “A pessoa que eu fui”, “Racismo na Escola” e “O protótipo”, enquanto a EMEF Professora Nancy Ferreira Pansera participa com o filme “O dia do Labubus”.
Completam a seleção oficial os curtas “A Arte segundo Cildo Meireles” e “A Cartomante”, produzidos no Instituto Federal; “Daydream”, do Colégio IPUC e “Depois do Inverno”, realizado pelos alunos da E.E.E.M André Leão Puente.
Além da exibição inédita das produções estudantis, a Mostra Curta FECIC, que acontece dia 2 de julho, às 14h, no Sesc Canoas, promoverá a entrega de certificados e a seleção oficial das obras que irão concorrer na categoria estudantil do 4º Festival de Cinema de Canoas, que ocorre em setembro.
No mesmo dia, a partir das 18h30min, o Painel Audiovisual e Educação, reunirá educadores, realizadores e especialistas para discutir o uso do audiovisual como instrumento pedagógico, encerrando com uma roda de conversa mediada por profissionais do setor.
O Curta FECIC é financiado pelo PIC 2023, via Secretaria de Cultura e Turismo e Prefeitura de Canoas. A realização é da Prosa Filmes, com gestão cultural e produção executiva da Imago Produtora. O festival conta ainda com o apoio do Sesc Canoas e o apoio institucional do Metropolitano RS, Fundacine e CurtaENEM.
Cultura
Curta Fecic recebe 43 filmes de escolas de Canoas e terá exibições no Sesc em julho

O projeto Curta Fecic, braço estudantil do Festival de Cinema de Canoas (Fecic), encerrou a sua etapa de inscrições com excelente adesão da comunidade escolar. Ao todo, foram recebidos 43 filmes, dos quais 33 curtas-metragens foram validados. As produções representam o talento de alunos e professores de nove escolas locais, abrangendo as redes municipal (6), estadual (1), federal (1) e privada (1).
A partir de agora, os 33 filmes habilitados passarão pela avaliação da comissão organizadora do festival. É essa seletiva que irá eleger e definir os títulos oficiais que vão compor a Mostra Curta Fecic e ganharão a tela do cinema em julho.
Encontros Curta Fecic
O expressivo engajamento é reflexo direto dos Encontros Curta Fecic, maratona itinerante que percorre as escolas municipais desde a primeira edição do Fecic. Coordenadas pelo ator Angelo Sérgio e pelo diretor geral do Fecic, Alexandre Derlam, as atividades promovem exibições de filmes e debates com turmas do Ensino Fundamental, Médio e EJA, plantando a semente da criação audiovisual diretamente nas salas de aula. Até julho, estão previstos mais 3 encontros nas escolas da rede municipal.
Programação do Curta Fecic
O resultado de toda essa produção chega à tela grande no dia 2 de julho, no teatro do Sesc Canoas, com atividades gratuitas e abertas à comunidade:
– 14h às 16h30 – Mostra Curta Fecic: Exibição dos filmes estudantis selecionados, debates com os realizadores e entrega de certificados. As obras escolhidas também concorrerão à categoria estudantil do Fecic, que acontece de 23 à 26 de setembro.
– 18h30 – Painel Audiovisual e Educação: Encontro focado no cinema como ferramenta pedagógica. O debate contará com a presença de André Bozzetti (idealizador do FECEA – Alvorada), Katia Souza Montinelli (coordenadora do CurtaENEM) e de professores locais que compartilham as suas experiências práticas.
O Curta Fecic é financiado pelo PIC 2023, via Secretaria de Cultura e Turismo e Prefeitura de Canoas. A realização é da Prosa Filmes, com gestão cultural e produção executiva da Imago Produtora, apoio do Sesc Canoas e apoio institucional do Metropolitano RS, Fundacine e CurtaENEM.
Serviço
O quê: Projeto Curta Fecic (Mostra Estudantil e Painel Educação)
Quando: 02 de julho, a partir das 14h
Onde: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340 – Centro)
Entrada: Gratuita
Informações: Instagram @festivaldecinemadecanoas
Cultura
Canoas celebra Dia do Trabalhador com programação no Parque Eduardo Gomes

Canoas celebrou o Dia do Trabalhador na sexta-feira, 1º, com uma programação no Parque Eduardo Gomes. Ao longo do dia, o espaço recebeu atividades culturais, serviços e opções de lazer para a comunidade.
A programação contou com feira de artesanato, food trucks, distribuição de mudas, apresentações musicais e atividades educativas voltadas ao público infantil.
Pela manhã, foi realizado o ato de abertura com a presença de autoridades e apresentação da Banda da Base Aérea de Canoas, que executou o hino do município.
O prefeito Airton Souza, destacou a importância da data.
“O dia do trabalhador é todos os dias. Mas hoje, de modo especial, esta data é um momento de reconhecimento e gratidão a cada homem e mulher que, com esforço, dignidade e dedicação, constroem diariamente o desenvolvimento da nossa cidade. É por meio do trabalho que fortalecemos a economia, promovemos a justiça social e abrimos caminhos para novas oportunidades. Neste 1º de maio, reafirmamos nosso compromisso em valorizar o trabalhador, garantir direitos e seguir investindo em políticas públicas que gerem emprego, renda e mais qualidade de vida para todos”, comenta.
O secretário de Cultura e Turismo, Caio Flavio dos Santos, ressaltou a organização do evento, pensado para agradar diferentes públicos.
“Todas as secretarias fizeram muito para que este evento ocorresse. É uma festa de integração, de união, onde a gente pretende fazer com que o cidadão de Canoas confraternize e festeje o Dia do Trabalhador da melhor forma”, diz.
Moradora do bairro Nossa Senhora das Graças, a advogada Camila Oliveira Borges, 46, aproveitou a festa ao lado da filha, Pietra Emanuelly, 7.
“Achei muito legal a programação, que conta com atividades para os adultos e também para as crianças. Gostei muito da feirinha de artesanato e minha filha aproveitou bastante a escolinha de trânsito”, conta.
A dona de casa Sônia Gomes Chaves, 68, também participou do evento.
“Adorei a programação. Cheguei cedo no parque e fiz aula de dança, ganhei uma muda de cereja, que vou plantar junto das plantinhas que eram da minha mãe. Encontrei minhas amigas. Foi muito divertido”, diz.

Canoas 87 anos3 dias atrásProgramação dos 87 anos de Canoas inicia com atrações culturais e show gratuito no Parque Getúlio Vargas

Clima3 dias atrásFrio mais intenso do ano deve atingir o Rio Grande do Sul com temperaturas próximas de 3°C

Defesa Civil4 dias atrásDefesa Civil de Canoas participa de programa estadual de preparação para eventos extremos

Clima4 dias atrásGoverno do Estado lança portal com informações sobre prevenção a eventos climáticos extremos

Mobilidade3 dias atrásPrefeitura de Canoas apresenta novo estacionamento rotativo com mais vagas e pagamento digital

Clima6 dias atrásGoverno do RS lança programa de preparação para possíveis impactos do El Niño 2026/2027

Esporte1 semana atrásInscrições para corrida em comemoração ao aniversário de Canoas estão abertas

Comunidade3 dias atrásCPI da Corsan divulga vídeo de possível irregularidade ambiental; empresa diz que está apurando caso

























































