Conecte-se conosco

header-top







 

07/05/2026
 

Cultura

14º Festival Internacional Sesc de Música tem inscrições abertas para 2026

Redação

Publicado

em

14º Festival Internacional Sesc de Música tem inscrições abertas para 2026

A partir de 10 de julho estarão abertas as inscrições para a 14ª edição do Festival Internacional Sesc de Música, que acontecerá entre os dias 19 e 30 de janeiro de 2026, na cidade de Pelotas.

Realizado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas e apoio cultural da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Faculdade Senac, Bibliotheca Pelotense, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), Unisinos e Expresso Embaixador, o evento é um dos mais relevantes encontros dedicados à formação e à difusão da música de concerto na América Latina, reunindo talentos do Brasil e do exterior em uma intensa programação de cursos e concertos.

“Para o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac e IFEP, investir na cultura é fortalecer vínculos, ampliar repertórios e contribuir de maneira efetiva para uma sociedade mais sensível, criativa e coesa. O Festival sintetiza essa visão: um espaço de formação e de transformação social pela arte”, comenta o presidente, Luiz Carlos Bohn.

Em seu eixo formativo, o evento reúne professores renomados de 13 países como Alemanha, Argentina, Bulgária e Rússia que conduzem cursos especializados em instrumentos de orquestra, prática de banda sinfônica, música de câmara e choro, além de oferecer experiências coletivas em apresentações.

Voltado a músicos a partir de 14 anos com nível avançado de formação, o Festival oferece bolsas integrais e parciais para aulas de qualificação em violino, viola, violoncelo, contrabaixo, harpa, flauta, oboé, clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone tenor e baixo, tuba, saxofone, eufônio, percussão, canto lírico, piano, composição e choro (violão, sopros, acordeon, bandolim, percussão e cavaquinho).

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site www.sesc-rs.com.br/festival, até o dia 6 de agosto. O processo seletivo exige o envio de currículo artístico e vídeo de apresentação, e a divulgação dos aprovados ocorrerá em duas etapas: uma primeira chamada em 17 de setembro e, no dia 07 de outubro, uma segunda chamada.

Além da formação, o Festival também se destaca pela programação cultural gratuita, que descentraliza o acesso à música de concerto em diferentes espaços públicos e comunitários da cidade, como teatros, escolas, hospitais, comércios locais e na Praia do Laranjal. Na última edição, em 2025, o evento promoveu 63 apresentações que mobilizaram cerca de 45 mil pessoas, consolidando-se como um dos grandes momentos do calendário cultural gaúcho.

“O Festival Internacional Sesc de Música é uma afirmação de identidade cultural e uma oportunidade concreta de formação e transformação. A cada edição, a cidade se torna ponto de convergência para jovens músicos e grandes mestres vindos de todo o Brasil e de diversos países, consolidando-se como um verdadeiro polo da música erudita”, comenta o coordenador de Música do Sesc/RS, Anderson Mueller.

Para ele, essa convivência entre gerações, repertórios e escolas musicais “transforma Pelotas em um espaço privilegiado de intercâmbio entre tradição e renovação”.

Inscrições – 14º Festival Internacional Sesc de Música

  • Público-alvo: Maiores de 14 anos que já possuam nível avançado
  • Cursos: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, harpa, flauta, oboé, clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone tenor e baixo, tuba, saxofone, eufônio, percussão, canto lírico, piano, composição e choro (violão, sopros, acordeon, bandolim, percussão e cavaquinho)
  • Período de Inscrições: 10/07 a 06/08
  • Canal para inscrição: www.sesc-rs.com.br/festival
  • Divulgação dos Selecionados e Matrícula 1ª Chamada: 17/09 a 30/09
  • Divulgação dos Selecionados e Matrícula 2ª Chamada: 07/10 a 21/10
  • Data do Festival: 19 a 30/01/2026

Cultura

Canoas celebra Dia do Trabalhador com programação no Parque Eduardo Gomes

Redação

Publicado

em

Foto: Vinícius Medeiros/ PMC

Canoas celebrou o Dia do Trabalhador na sexta-feira, 1º, com uma programação no Parque Eduardo Gomes. Ao longo do dia, o espaço recebeu atividades culturais, serviços e opções de lazer para a comunidade.

A programação contou com feira de artesanato, food trucks, distribuição de mudas, apresentações musicais e atividades educativas voltadas ao público infantil.

Pela manhã, foi realizado o ato de abertura com a presença de autoridades e apresentação da Banda da Base Aérea de Canoas, que executou o hino do município.

O prefeito Airton Souza, destacou a importância da data.

“O dia do trabalhador é todos os dias. Mas hoje, de modo especial, esta data é um momento de reconhecimento e gratidão a cada homem e mulher que, com esforço, dignidade e dedicação, constroem diariamente o desenvolvimento da nossa cidade. É por meio do trabalho que fortalecemos a economia, promovemos a justiça social e abrimos caminhos para novas oportunidades. Neste 1º de maio, reafirmamos nosso compromisso em valorizar o trabalhador, garantir direitos e seguir investindo em políticas públicas que gerem emprego, renda e mais qualidade de vida para todos”, comenta.

O secretário de Cultura e Turismo, Caio Flavio dos Santos, ressaltou a organização do evento, pensado para agradar diferentes públicos.

“Todas as secretarias fizeram muito para que este evento ocorresse. É uma festa de integração, de união, onde a gente pretende fazer com que o cidadão de Canoas confraternize e festeje o Dia do Trabalhador da melhor forma”, diz.

Moradora do bairro Nossa Senhora das Graças, a advogada Camila Oliveira Borges, 46, aproveitou a festa ao lado da filha, Pietra Emanuelly, 7.

“Achei muito legal a programação, que conta com atividades para os adultos e também para as crianças. Gostei muito da feirinha de artesanato e minha filha aproveitou bastante a escolinha de trânsito”, conta.

A dona de casa Sônia Gomes Chaves, 68, também participou do evento.

“Adorei a programação. Cheguei cedo no parque e fiz aula de dança, ganhei uma muda de cereja, que vou plantar junto das plantinhas que eram da minha mãe. Encontrei minhas amigas. Foi muito divertido”, diz.

Continuar a ler

Cultura

Canoas realiza festa do Dia do Trabalhador no Parque Eduardo Gomes

Redação

Publicado

em

Créditos da foto: Gustavo Garbino

Canoas promove, no dia 1º de maio, a festa do Dia do Trabalhador no Parque Eduardo Gomes, no bairro Fátima. O evento começa às 10h e reúne serviços públicos, atividades culturais e ações voltadas à comunidade.

A programação é organizada pela Prefeitura de Canoas, com participação de secretarias municipais e instituições parceiras. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) participa da organização e apoio às atividades culturais.

O secretário de Cultura e Turismo, Caio Flávio Santos, destaca o objetivo da iniciativa.

“A proposta é reunir os canoenses em um momento de convivência, com acesso a serviços e atividades que valorizam o trabalhador e fortalecem o vínculo com a cidade”, afirma.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) leva ações de doação de mudas, o projeto Canoas Recicla e coleta de eletrônicos. Já a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI) leva o Banco de Oportunidades e uma feira de artesanato com 40 bancas.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) realiza atividades educativas de trânsito, com exposição de equipamentos como radar e etilômetro, além de ações de conscientização para crianças. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) oferece atendimentos em hospital de campanha, com consultas, vacinação, testes rápidos, serviços odontológicos e distribuição de kits de higiene, com apoio da Aeronáutica.

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) promove atividades esportivas e participa com a chegada da Caminhada Roxa, voltada à conscientização sobre doenças inflamatórias intestinais. A Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal (SMBEA) disponibiliza o Castramóvel para agendamentos, vacinação antirrábica, atendimentos veterinários e ações de adoção.

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania (SMSPC) atua na organização da segurança do evento e do estacionamento, com apoio de unidade móvel. Já a Secretaria Municipal da Cidadania, da Mulher e Inclusão (SMCMI) oferece serviços como confecção de documentos, elaboração de currículos, encaminhamento de título de eleitor, alistamento militar e emissão da carteira do idoso.

O evento também conta com apoio do Senac, com orientação para currículos e área de saúde, e da Ulbra, com divulgação institucional e informações sobre cursos. Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Aeronáutica também participam da estrutura de atendimento e segurança.

Programação

Abertura com a banda da base – 10h
Aulão de ritmos – 10h15min
Apresentação de boxe – 11h
Apresentação Circo do Homem do Gato – 12h
Jogo de kickball – 14h
Banda Furacão – 14h
DJ Endhy Garcia – 15h15min
Décio Azeredo – 15h30min
DJ Endhy Garcia – 16h15min
CDP Grupo do Pagode – 16h45min
DJ Endhy Garcia – 17h45min
Nosso Balanço – 18h15min
DJ Endhy Garcia – 19h15min
Comunidade Nin-Jitsu – 19h45min

Continuar a ler

Cultura

Esteio inaugura Cineclube com programação gratuita nesta terça-feira, 28

Redação

Publicado

em

Esteio inaugura Cineclube com programação gratuita nesta terça-feira, 28

A cidade de Esteio recebe, nesta terça-feira, 28, a abertura do Cineclube Esteio, uma iniciativa construída em parceria entre coletivos culturais, Pontos de Cultura e a Secretaria de Cultura de Esteio. O evento ocorre das 19h às 21h e terá entrada gratuita.

A proposta do cineclube é promover encontros mensais voltados à exibição e ao debate de produções audiovisuais, reunindo profissionais da área para discutir temas como roteiro, fotografia, técnica cinematográfica e os desafios da difusão no setor.

A ação conta com o apoio do Ponto de Cultura Ciranda, que atua em comunidades periféricas da Região Metropolitana com projetos de incentivo à leitura, cinema comunitário e formação cultural.

A programação de estreia inclui a exibição dos documentários Hip-Hop nas Escolas, de Luciano Silva, e Um Pouco de Tonito, de Alexandre Moraes.

A programação de estreia inclui a exibição dos documentários Hip-Hop nas Escolas, dirigido por Luciano Silva, e Um Pouco de Tonito, de Alexandre Moraes.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques