Conecte-se conosco

header-top







 

01/04/2026
 

Comunidade

Vila de Passagem se torna Vila dos Esquecidos

No loteamento falta infraestrutura e esperança de reassentamento a famílias

Avatar

Publicado

em

Vila de Passagem está mais esquecida ainda. Foto: Bruno Lara/OT

Vila de Passagem está mais esquecida ainda. Foto: Bruno Lara/OT

Texto: Émerson Vasconcelos
Fotos: Bruno Lara

 

Na última semana a equipe de reportagem de O Timoneiro voltou à Vila de Passagem. O que encontramos lá foi um cenário de total abandono, com dezenas de famílias vivendo em casas de chapas de compensado praticamente destruídas pela umidade. Além disso, a maior parte da infraestrutura da vila não recebeu manutenção ou foi totalmente desmontada.

Cenário caótico

A Vila de Passagem certamente não poderia mais ser chamada por este nome. É fato que muitas das pessoas que foram levadas para lá pela Prefeitura já receberam suas casas definitivas, mas, à medida que umas iam saindo, a administração municipal ia colocando outras lá. Atualmente, a maioria dos que lá residem alegam que não foram levados para casas definitivas porque tiveram algum problema de documentação. Por outro lado, várias casas estão ocupadas por famílias que aproveitaram a situação de abandono da vila para se mudarem para lá de forma irregular.

O início

O assentamento, situado próximo ao loteamento Prata, foi montado para que as famílias residentes nas vilas localizadas nos diques da cidade fossem transferidas provisoriamente em 2011. Na época, a Prefeitura explicou que a medida era necessária para liberar o caminho para a construção da BR-448, uma vez que as vilas dos diques estavam na área onde ocorreria a construção.

Quando foi inaugurada, a vila tinha ares de campo de concentração. Quando nossa equipe visitou o local pela primeira vez, em 2011, os guardas do local exigiram que os repórteres se retirassem, assim que perceberam se tratar de profissionais de imprensa. As visitas só podiam acontecer de forma guiada pela Prefeitura.

Deterioração

Com o passar do tempo, a vigilância foi ficando cada vez menos rígida, mas isso não foi algo bom. Não apenas a imprensa parou de ser barrada, mas a guarita onde estava o guarda que protegeria os moradores foi demolida e atualmente não passa de escombros.

Da mesma forma, deixaram de existir o canil, a horta comunitária e a brinquedoteca. O estábulo, onde ficavam os cavalos dos moradores que trabalham com carroças, está em ruínas e oferece risco a qualquer animal que for deixado ali.

A pavimentação das ruas, a manutenção inicial realizada na rede de esgoto, a promessa de casas duradouras e de cuidados com animais se provaram, ainda em 2011, uma maquiagem de má qualidade. O asfalto colocado nas ruas da vila para a inauguração se despedaçou poucos meses depois, e, agora, em 2016, não existe mais nem em forma de cacos. Restam buracos, areia e brita constantemente molhados pelo esgoto que transborda a todo momento. No meio do lodo formado por esta mistura insalubre, crianças brincam e ficam expostas a possíveis doenças. E este cenário não é novo, verificamos este problema de saneamento desde nossa primeira visita.

O compensado utilizado para a construção das casas, e que, segundo a Prefeitura afirmou em 2011, deveria durar cinco anos começou a mostrar claras marcas de deterioração em 2013 e hoje está completamente tomado pela umidade.

Na ocasião da nossa visita, percebemos também que várias casas estão destelhadas. Segundo um morador, que preferiu não se identificar, a Prefeitura se negou a fornecer telhas para as famílias que ocuparam irregularmente o local, deixando aquelas famílias ao relento. O mesmo morador desabafou para a nossa equipe que tem medo das condições de segurança atuais da vila e que sequer deixa seus filhos pequenos brincarem fora do pátio. Ele ressaltou, ainda, que se sente abandonado pelo poder público. “Não sou só eu, várias famílias estão aqui há mais de dois anos e não recebemos nem previsão pra sair. Agora dizem que é por documentação, mas sempre tem uma desculpa”, lamentou.

Vila de Passagem continua oferecendo um estado degradante para os moradores. Foto: Bruno Lara/OT.

Vila de Passagem continua oferecendo um estado degradante para os moradores. Foto: Bruno Lara/OT.

O que diz a Prefeitura

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SMDUH) informou que “Do total de 599 famílias, a Prefeitura já reassentou 431. Esta semana foram reassentadas mais 16 famílias e, a cada mês, serão reassentadas mais 16. O motivo da realocação da comunidade foi a construção da BR-448, obra que serviu para desafogar a BR-116”.

Informou que, em função da transferência para unidades definitivas, “a cada mudança, os módulos estão sendo desfeitos”. Ressaltou que a SMDUH “criou um grupo de trabalho, a fim de promover não apenas a limpeza e revitalização das áreas, mas também abordar a questão da educação ambiental e do combate às pragas e endemias”.


 

 

In loco: repórteres relatam sua experiência ao visitar a Vila de Passagem

Émerson

Condições mais desumanas que nos diques   

Por Émerson Vasconcelos   

 

Quando voltei à Vila de Passagem, esperava encontrar uma situação pior do que tinha visto na minha última visita. Isso era óbvio, considerando a degradação gradual das casas. Só que eu confesso que não estava preparado para ver as coisas no estado em que encontrei. Não faz sentido algum que o governo abandone uma área lotada de pessoas jogadas por ele mesmo. Lembro de que na minha primeira visita, em 2011, contestei a Prefeitura sobre a deterioração rápida da infraestrutura e uma pessoa me disse por telefone, antes de me enviar a resposta oficial por email: “Olha Émerson, não entendo do que O Timoneiro está reclamando. Essas pessoas viviam no dique, em condições desumanas e agora têm até brinquedoteca para as crianças”. Passados quase cinco anos, posso garantir que as condições de vida destas pessoas estão ainda mais desumanas do que eram nos diques ou em qualquer outra vila que já visitei. Afinal, a maioria não escolhi viver neste campo de concentração desativado, foram jogados ali. Aliás, desta última não vi nem sinal da tal brinquedoteca que tanto orgulhava a Prefeitura.


 

 

BrunoUm cenário pós-guerra  

Por Bruno Lara

 

 

Ao longe o cenário era de guerrilha.Destroços dominavam a maioria da paisagem. Alguns sobreviventes ao longe, sentados, descansando. No gramado que servia para o pasto dos cavalos, as crianças jogavam futebol. Nada diferente das grandes guerras.
Mais distante ainda, prétios enfeitam a paisagem. Uma dualidade que salta aos olhos. Uma esperança dos moradores de sairem de onde estão para quem sabe, um dia, contarem com as mesmas oportunidades daqueles que estão cercados de cimento e areia, com telhas de zinco.
A primeira imagem foi assim. Um sentimento de desrespeito, de falta de oportunidades. Pessoas que lá foram jogadas para que outras pudessem viver mais confortavelmente. Seres humanos abandonados.

 

 

FOTOS:

 

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade

Prefeitura na Tua Casa leva serviços públicos ao bairro Rio Branco neste sábado

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas promove neste sábado, 7, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa, com oferta de diversos serviços públicos para moradores do bairro Rio Branco.  

A atividade ocorre das 9h às 12h, na EMEF Nelson Paim Terra, localizada na Rua Primavera, 1676.  

Durante a ação, a população poderá acessar atendimentos em áreas como saúde, assistência social, emprego e habitação. Também estarão disponíveis serviços relacionados ao bem-estar animal, orientações do Procon e emissão de documentos de identidade. Além disso, a programação inclui a doação de mudas de plantas e atividades voltadas para crianças.  

A iniciativa busca aproximar os serviços da administração municipal da comunidade e facilitar o acesso da população a atendimentos públicos. De acordo com a prefeitura, o evento será cancelado em caso de chuva. 

Continuar a ler

Comunidade

Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 21 de fevereiro, no bairro Mathias Velho

Redação

Publicado

em

Foto: Bruno Ourique/PMC

A Prefeitura de Canoas realiza neste sábado, 21, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa no bairro Mathias Velho. A ação acontece das 9h às 12h, na EMEF Prof. Thiago Würth, localizada na Avenida Rio Grande do Sul, 4240.

Entre os serviços disponibilizados ao público estão habitação, saúde, vacinação, orientação de testes rápidos, ouvidoria e atendimentos de assistência social. Também haverá suporte para regularização fundiária e orientações de diversas áreas da administração municipal.

A programação contará ainda com doações e recebimentos de roupas, Orientação e encaminhamento para confecção das carteiras CIPTEA e CIPFIBRO, doação de mudas, banco de oportunidades, coleta de recicláveis, doação de livros, banco de oportunidades. Diversos outros serviços estarão à disposição da comunidade ao longo da manhã.

Continuar a ler

Comunidade

Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 24 de janeiro, no bairro Niterói

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas realiza neste sábado, 24, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa no bairro Niterói. O atendimento ao público ocorrerá das 9h às 12h, na Rua Itamar Mattos de Maia, em frente ao número 323.

O evento contará com serviços voltados à comunidade, como orientações de saúde, vacinação, atividades culturais, espaço para crianças, ações ambientais, apoio ao empreendedor e oportunidades de emprego. Também serão oferecidos encaminhamentos relacionados a demandas locais.

O programa tem a finalidade de disponibilizar atendimentos diretos em diferentes regiões da cidade.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques