Clima
Defesa Civil alerta para chuvas fortes no Rio Grande do Sul até quinta-feira, 19

A Defesa Civil estadual alerta a população para a previsão de chuvas fortes, volumosas e persistentes ao longo de quase toda a semana no Rio Grande do Sul. Entre a tarde desta segunda, 16, e a quinta-feira, 19, deve haver instabilidades na maioria das regiões do Estado. As precipitações virão acompanhadas de raios, temporais isolados, queda de granizo e rajadas de vento.
Diante das previsões para os próximos dias, a Defesa Civil realizou, nesta segunda, uma reunião preparatória com seu efetivo e as forças de resposta. Além disso, está trabalhando na articulação com os municípios onde há riscos de alagamentos e inundações para que acionem seus Planos de Contingência e estabeleçam medidas de prevenção. Os últimos avisos e alertas da Defesa Civil podem ser conferidos no site do órgão.
Dede a tarde desta segunda, a atuação de uma região de baixa pressão aliada ao fluxo de umidade vindo do norte do país favorece chuva moderada a forte, acompanhada de raios e temporais isolados com queda de granizo no Oeste, nas Missões, na Campanha e em parte do Centro.
Nessas regiões, os acumulados de chuva devem variar entre 40 e 90 mm/dia, enquanto na Costa Doce e Sul devem ficar abaixo de 40 mm/dia. As rajadas de vento variam entre 60 e 80 km/h na metade norte do Estado, ocorrendo antes das instabilidades.
Durante a terça-feira, 17, devem acontecer chuvas fortes a intensas em grande parte do RS, com raios e temporais acompanhados de queda de granizo. Esse cenário será causado pelo aprofundamento do sistema de baixa pressão aliado ao fluxo de umidade proveniente do norte do país.
Os volumes devem variar entre 40 e 80 mm/dia no Sul, na Costa Doce, nos Vales, na Região Metropolitana, no Litoral Médio e na Campanha, podendo atingir 90 mm/dia na região das Missões, em parte do Oeste, no Centro, no Noroeste e no Vale do Rio Pardo. As rajadas de vento ficarão entre 60 e 80 km/h em áreas da metade norte, na Campanha e na Costa Doce, podendo, isoladamente, ultrapassar os 90 km/h antes e durante as instabilidades.
Na quarta, 18, a chuva intensa e persistente continuará, acompanhada de raios, temporais isolados e rajadas de vento de 50 a 80 km/h, associadas às instabilidades. Os acumulados devem variar entre 40 e 90 mm/dia na Costa Doce, no Centro, na Região Metropolitana, no Litoral Médio e no Litoral Norte, podendo atingir os 120 mm/dia no Noroeste, nas Missões, em parte do Centro e no Vale do Rio Pardo. Nas demais regiões, os acumulados ficam abaixo de 40 mm/dia.
Na quinta, 19, o tempo permanecerá instável na maioria das regiões, com acumulados abaixo dos 30 mm/dia. Na região Norte, a chuva forte e contínua, acompanhada de raios, favorecerá volumes de 60 a 90 mm/dia, podendo atingir isoladamente os 100 mm/dia.
A tendência é que, na sexta-feira, 20, as chuvas sigam no Estado, com volumes entre 30 e 50 mm/dia na Campanha, no Sul, no Norte e na Serra.
Riscos de alagamentos e inundações
Ao final desse período, os acumulados de precipitação deverão variar entre 160 e 250 mm no Oeste, nas Missões, no Noroeste, no Centro, na Campanha e no Sudeste. Já na Costa Doce, no Litoral Médio e em parte dos Vales e da Região Metropolitana, ficarão entre 100 e 150 mm. Nas áreas de fronteira com o Uruguai, Sul e Nordeste, os acumulados deverão variar entre 40 e 100 mm.
Em função da previsão de altos volumes de chuva nos próximos dias, principalmente na faixa Central do Estado, no Oeste, no Noroeste e na Costa Doce, há risco de ocorrências de alagamentos em perímetros urbanos e enxurradas, cheias e inundações de arroios e pequenos rios que não possuem monitoramento, além de elevação em rios maiores, que devem variar entre limiares de normalidade e atenção para inundação.
A partir de quarta, há risco de inundação para os rios Ibirapuitã (em Alegrete), Santa Maria (em Rosário do Sul) e Jacuí (em Cachoeira do Sul).
Confira os comportamentos esperados para cada situação
Os alertas da Defesa Civil têm as seguintes cores, representando sua gravidade:
- Verde para situações de normalidade;
- Amarelo para alerta moderado;
- Laranja para alerta alto;
- Vermelho para alerta muito alto;
- Roxo para alertas de ação imediata.
Esteja atento – Alerta Amarelo
- Acompanhe sempre as informações nos canais oficiais da Defesa Civil Estadual e da sua cidade;
- Verifique com a Defesa Civil da sua cidade se o status do risco é direcionado para a área onde você mora ou transita;
- Informe-se sobre histórico de alagamentos/inundações/deslizamentos de terra na sua região;
- Adote medidas de prevenção como verificar condições de telhados e árvores, em caso de previsão de ventos e temporais;
- Acione a Defesa Civil municipal se você identificar bueiros entupidos ou com a tampa danificada;
- Antes da época de chuvas, mantenha em dia a manutenção de calhas e ralos da sua casa;
- Conheça o Plano de Contingência da sua cidade e os riscos aos quais você pode estar exposto, bem como as orientações sobre locais seguros e como agir.
Esteja preparado – Alerta Laranja
- Considere ajustar sua rotina para evitar estar exposto durante os fenômenos;
- Caso vá sair, feche sua casa e informe-se sobre as condições dos trajetos que geralmente utiliza;
- Abrigue e/ou solte guias e correntes dos animais domésticos antes de sair de casa, mantendo-os no pátio;
- Avalie o local onde irá estacionar seu veículo (presença de placas, árvores e postes);
- Mantenha lanternas e pilhas em local acessível e em condições de uso;
- Tenha preparado um kit (documentos, muda de roupas, medicamentos, garrafa de água etc.) para sair imediatamente, caso necessário;
- Se você mora em locais com histórico de alagamentos ou inundações, verifique com a Defesa Civil municipal a necessidade da retirada de móveis e outros objetos;
- Se você mora em locais com histórico de alagamentos/inundações/deslizamentos de terra, informe-se com a Defesa Civil municipal se é necessário sair dessas áreas de risco;
- Busque informações sobre o Plano de Contingência da sua cidade e os riscos aos quais você pode estar exposto, e siga as orientações locais sobre como agir.
Tome uma atitude – Alerta Vermelho
- Mantenha-se informado sobre a evolução do evento, inclusive durante a noite;
- Se observar quaisquer sinais de deslizamentos de terra (tais como rachaduras no terreno ou nas paredes; inclinação em postes e árvores; barulhos ou vibrações nas paredes, no piso ou no teto), saia imediatamente;
- Comunique às autoridades (Defesa Civil municipal, Corpo de Bombeiros) sobre os sinais constatados a respeito de deslizamento de terra;
- Esteja pronto para sair ou saia de locais com riscos de alagamentos, inundações, enxurradas, deslizamentos de terra;
- Não atravesse áreas inundadas ou alagadas (a pé ou de carro);
- Busque abrigo ou permaneça em locais de segurança até cessarem as fontes de risco;
- Não exponha a si mesmo e seus familiares a riscos;
- Colabore com as pessoas com dificuldade de mobilidade, como crianças e idosos, caso precisem sair rapidamente;
- Se possível, compartilhe informações com moradores próximos;
- Obedeça às orientações do Plano de Contingência da sua cidade e as informações locais sobre como agir;
- Se precisar sair rapidamente, garanta a segurança dos animais domésticos levando-os consigo ou deixando-os soltos de guias, coleiras e gaiolas;
- Não retorne para as áreas que foram evacuadas até que os órgãos oficiais informem que o local é seguro.
Ação imediata – Alerta Roxo
- Saia imediatamente de locais da área identificada como área de risco;
- Se estiver em local seguro, permaneça até cessarem os fenômenos;
- Não transite em áreas alagadas ou inundadas (a pé ou de carro);
- Saia imediatamente de locais com risco de deslizamento de terra;
- Apoie a saída de pessoas com problemas de mobilidade e vulneráveis sob seus cuidados;
- Siga as orientações da Defesa Civil da sua cidade;
- Não retorne para as áreas que foram evacuadas até que os órgãos oficiais informem que o local é seguro;
- Se possível, compartilhe informações com moradores próximos.
Riscos identificados a partir dos fenômenos mais comuns no RS: chuvas intensas, alagamentos, inundações, enxurradas, vendaval, granizo, movimentos de massa.
Clima
Canoas participa de missão internacional na Holanda para fortalecer ações de resiliência climática

Representantes de Canoas participam de uma missão internacional na Holanda voltada ao fortalecimento de estratégias de resiliência climática e gestão de riscos ambientais. A iniciativa é organizada pela Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos e reúne gestores públicos brasileiros em uma agenda técnica com especialistas e instituições de referência global.
Integram a comitiva do município a secretária de Projetos, Captação de Recursos e PPPs, Daniela Fontoura; a secretária adjunta de Projetos, arquiteta e urbanista Jerusa Mattos; a assessora superior do Gabinete do Prefeito, Daniele Ilha; e o assessor superior do gabinete do vice-prefeito, Wagner Figueiredo.
A programação inclui a troca de experiências com representantes de outras cidades brasileiras, como Juiz de Fora (MG), Niterói (RJ), Maringá (PR), São Carlos (SP) e Alvorada (RS), além da participação de lideranças municipais e instituições ligadas à pauta ambiental. O foco é o compartilhamento de soluções para desafios comuns relacionados às mudanças climáticas.
A escolha da Holanda como destino ocorre em razão da experiência do país em gestão hídrica e adaptação urbana. Cerca de 26% do território holandês está abaixo do nível do mar, o que levou ao desenvolvimento de tecnologias e políticas voltadas à prevenção de enchentes e convivência com a água.
De acordo com as informações divulgadas, a participação da comitiva de Canoas ocorre sem custos para o município, e os assessores não recebem diárias durante a missão.
Durante a agenda em Delft, a secretária Daniela Fontoura destacou os aprendizados adquiridos:
“Hoje foi um dia de muito aprendizado. Visitamos o The Green Village, um laboratório vivo onde soluções sustentáveis são testadas em escala real, integrando arquitetura, urbanismo e tecnologia. Na Universidade Técnica de Delft, participamos de uma sessão técnica que reforçou a importância do planejamento integrado e de longo prazo para cidades mais resilientes, com foco em soluções baseadas na natureza. Também conhecemos, na prática, modelos de mobilidade que priorizam pedestres, ciclistas e o transporte público com segurança e eficiência. À tarde, estivemos no Instituto Deltares, referência mundial em gestão hídrica, conhecendo tecnologias avançadas para prevenção de cheias e adaptação climática”.
A assessora superior do Gabinete do Prefeito, Daniele Ilha, também ressaltou a importância da experiência internacional:
“A gestão e governança integrada constitui o alicerce estratégico para a transformação de cidades resilientes, transcendendo a visão fragmentada das secretarias isoladas para atuar sob uma lógica de ecossistema institucional. Em Canoas, isso significa que o enfrentamento de crises climáticas não é uma tarefa exclusiva de um ente da estrutura administrativa, mas o resultado de uma coordenação transversal que alinha planejamento urbano, gestão ambiental e política publica sob uma diretriz única de Estado. Essa governança assegura que as Soluções Baseadas na Natureza e os investimentos em infraestrutura não sejam ações sazonais, mas componentes de um plano de longo prazo que garante a continuidade das metas de segurança hídrica, promovendo uma utilização mais eficiente dos recursos públicos e uma resposta ágil à sociedade”
Clima
Ciclone extratropical e frente fria provocam temporais no RS, SC e Paraná nesta semana

A formação de um ciclone extratropical, aliada ao avanço de uma frente fria, deve provocar uma sequência de tempestades no Rio Grande do Sul entre segunda-feira, 6, e quarta-feira, 8. Há previsão de rajadas de vento que podem superar os 90 km/h, além de chuva intensa em pontos isolados e possibilidade de granizo.
Com o deslocamento do sistema em direção ao oceano, a frente fria deve avançar pelo Sul do país e espalhar temporais também por Santa Catarina e pelo Paraná, segundo meteorologistas.
Na segunda-feira, 6, as instabilidades atingem praticamente todo o Estado, incluindo as regiões Oeste, Missões, Noroeste, Norte, Campanha, Sul, Vales, Serra, Centro e Região Metropolitana de Porto Alegre. O risco aumenta ao longo da noite, quando as tempestades avançam do Oeste em direção ao Centro. Os volumes de chuva devem variar entre 10 e 50 milímetros por dia, com acumulados pontuais que podem chegar a 90 milímetros em áreas do Oeste, Centro e Campanha. O mar fica agitado, com condição de ressaca.
Na terça-feira, 7, o cenário de instabilidade persiste em grande parte do Estado. As tempestades devem ocorrer desde a madrugada nas regiões das Missões e Centro, avançando ao longo do dia para outras áreas, como Região Metropolitana, Vales, Noroeste, Norte, Serra e Litoral Norte.
Com o avanço da frente fria associado ao ciclone em alto-mar, os temporais também se espalham por áreas de Santa Catarina e do Paraná.
Há previsão de chuva forte em curto período, com acumulados entre 10 e 60 milímetros por dia e pontos que podem atingir até 120 milímetros, especialmente no Oeste, Missões, Noroeste e Centro. As rajadas de vento seguem intensas e o mar permanece agitado.
Para a quarta-feira, 8, a tendência é de diminuição gradual da instabilidade no Rio Grande do Sul. Ainda há previsão de chuva moderada a forte, com raios, durante a madrugada em áreas do Norte, Nordeste, Serra e Litoral Norte. Ao mesmo tempo, a frente fria segue avançando pelo Sul do país, mantendo condição para temporais entre Santa Catarina e o Paraná.
No decorrer do dia, podem ocorrer chuviscos e variação de nuvens em todo o Estado. Na faixa Leste, as rajadas de vento devem variar entre 60 e 80 km/h, com pontos isolados chegando a 90 km/h, principalmente no Litoral. O mar continua agitado, com ressaca.
Clima
INMET emite alerta vermelho para o RS até as 22h desta segunda-feira

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu, na manhã desta segunda-feira, 23, um alerta vermelho, classificado como “Grande Perigo”, para o Rio Grande do Sul. O aviso teve início às 9h10 e segue válido até as 22h.
De acordo com o INMET, há previsão de chuvas intensas, com volumes superiores a 60 mm por hora ou podendo ultrapassar 100 mm no dia, além de ventos que podem superar os 100 km/h e possibilidade de queda de granizo.
O órgão alerta para riscos de danos em edificações, interrupção no fornecimento de energia elétrica, prejuízos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.

Política5 dias atrásArtur Lemos e Ranolfo Vieira Júnior são empossados em novas funções no governo do RS
Educação1 semana atrásProfissionais da rede municipal de Educação de Canoas aprovam paralisação na próxima terça-feira, 14

Política1 semana atrásCachoeirinha terá nova eleição no próximo domingo após cassação de prefeito e vice

Desenvolvimento3 dias atrásAcelerando Negócios chega à 4ª edição em Canoas com foco em atendimento ao cliente
Transporte6 dias atrásTrensurb amplia operação emergencial com trens e ônibus após interrupção na linha

Desenvolvimento3 dias atrásFeira do Trem abre inscrições para expositores em Canoas

Saúde1 semana atrásCasos graves de influenza quase dobram no Brasil em comparação a 2025

Inclusão1 semana atrásExposição reúne obras de crianças autistas em Canoas neste domingo




























































