Conecte-se conosco

header-top







 

24/05/2026
 

Geral

7ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Canoas tem data alterada

Redação

Publicado

em

7ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Canoas tem data alterada

A 7ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Canoas, foi adiada para o dia 16 de junho. O horário continua das 13h às 17h, no Salão de Atos da Universidade La Salle, com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”.

Ao longo do mês de maio ocorreram três pré-conferências com idosos, trabalhadores do SUS, das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), entidades que atendem pessoas idosas e demais interessados no assunto. As pré-conferências desempenharam um papel essencial na organização, mobilização e qualificação das discussões sobre políticas públicas.

Nos três encontros foram mobilizados 255 participantes e nesses momentos foram vivenciados espaço de escuta e participação, identificação de demandas locais, qualificação dos debates, fortalecimento das políticas públicas, escolha de delegados e integração intersetorial.

A Conferência Municipal pretende identificar e avaliar as ações desenvolvidas no município e acerca da promoção, proteção e defesa dos direitos dos idosos, reafirmar as competências, compromissos e corresponsabilidades dos órgãos governamentais, propor prioridades de atuação e identificar as diversas faces da velhice e o perfil do envelhecimento em Canoas.

Evento: 7ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa
Data: 16/06
Horário: 13h às 17h
Local: Avenida Victor Barreto, 2288, Centro – Canoas

Geral

Governo do Estado assina portarias sobre mineração no Lago Guaíba e uso de areia de dragagens no RS

Redação

Publicado

em

O governador Eduardo Leite assina na próxima segunda-feira, 25, duas portarias relacionadas à atividade minerária no Lago Guaíba e ao aproveitamento da areia retirada em dragagens de manutenção das hidrovias do Rio Grande do Sul.

A cerimônia está marcada para as 15h, no Salão Alberto Pasqualini, no Palácio Piratini, em Porto Alegre.

As portarias tratam da regulamentação ambiental da mineração no Lago Guaíba e do uso econômico da areia removida durante serviços de dragagem nas hidrovias gaúchas.

Também devem participar do ato a secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, e o presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Renato Chagas.

Continuar a ler

Policial

Idosa de 72 anos é encontrada morta em casa em Porto Alegre e neto é preso após confessar o crime

Redação

Publicado

em

Uma idosa de 72 anos foi encontrada morta dentro de casa na manhã desta sexta-feira, 22, na Rua Sete, no bairro Bom Jesus, zona leste de Porto Alegre. A vítima foi identificada como Cecilia Zonta de Castro.

De acordo com a Brigada Militar, o neto da vítima procurou o 11º Batalhão e confessou ter cometido o crime. Em seguida, ele levou os policiais até a residência da família, onde a idosa foi encontrada morta na cama. O homem, que não teve a identidade divulgada, foi preso em flagrante.

Ainda conforme o relato do suspeito aos policiais militares, ele seria responsável pelos cuidados da avó e afirmou que ela teria passado a madrugada agitada, o que teria impedido o seu descanso.

A suspeita inicial é de que a vítima tenha sido morta por asfixia. O Instituto-Geral de Perícias (IGP) foi acionado e irá determinar a causa da morte.

A Polícia Civil informou que o caso está sendo investigado como feminicídio, por se tratar de um contexto de conflito familiar.

Continuar a ler

Policial

Operação Mercato prende três suspeitos de integrar rede de tráfico em São Leopoldo

Redação

Publicado

em

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quinta-feira, 21, a Operação Mercato contra um grupo investigado por tráfico de drogas em São Leopoldo. A ação foi coordenada pela 1ª Delegacia de Polícia do município, com apoio de agentes da 3ª Região Metropolitana.

Cerca de 35 policiais civis cumpriram três mandados de prisão preventiva e cinco mandados de busca e apreensão nos bairros Campestre, Cohab, Duque e Rio Branco. As ordens judiciais foram expedidas pela 4ª Vara Criminal de São Leopoldo.

Segundo a investigação, os alvos integravam uma rede de tráfico de drogas com atuação concentrada no bairro Jardim América. Três pessoas foram presas durante a operação.

De acordo com a Polícia Civil, dois suspeitos atuavam na entrega de entorpecentes na região, enquanto um homem de 30 anos seria responsável por facilitar a movimentação financeira do esquema. As investigações apontam ainda que os entregadores abasteciam um ponto de venda de drogas em via pública próximo a um mercado, enquanto o proprietário do estabelecimento armazenava diariamente o dinheiro arrecadado com a comercialização dos entorpecentes.

Os presos possuem antecedentes policiais por crimes como tráfico de drogas, homicídio doloso, roubo, furto, porte ilegal de arma de fogo e lesão corporal.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques