Conecte-se conosco

header-top







 

20/04/2026
 

Transporte

Empresa Fátima assume linhas de ônibus em Nova Santa Rita e substitui cartão TEU!

Redação

Publicado

em

Empresa Fátima assume linhas de ônibus em Nova Santa Rita e substitui cartão TEU!

A partir de segunda-feira, 9 de junho, o transporte público municipal de Nova Santa Rita inicia uma nova etapa. A operação das linhas será assumida de forma emergencial pela Empresa Fátima, que também implantará um sistema próprio de bilhetagem, substituindo o atual cartão TEU!.

Atualmente, o transporte conta com 79 horários diários, operando das 5h20 às 23h, com uma média mensal de 54 mil passageiros. Mesmo com o crescimento da demanda, a Prefeitura mantém o compromisso de subsidiar o custo da tarifa, que não sofre reajuste desde 2021.

Segundo a administração municipal, os cartões TEU! serão aceitos até o dia 8 de junho. A partir do dia seguinte, usuários que utilizavam exclusivamente as linhas municipais poderão solicitar a restituição dos créditos remanescentes. Já os estudantes que receberam o cartão TEU! Escolar pela Prefeitura devem devolvê-lo nas escolas entre 9 e 13 de junho.

Para facilitar o processo, dois pontos de atendimento estarão disponíveis: um na Estação Berto Círio (Av. Getúlio Vargas, 40) e outro na Rua Hélio Fraga, 242, em frente ao Cartório de Registro. O suporte também estará disponível pelo SAC (51) 3214-0404 ou pelo site www.teubilhete.com.br.

Prefeito Rodrigo Battistella destaca importância da mudança.

“Essa nova etapa representa mais um avanço na gestão pública da mobilidade urbana. Estamos trazendo um sistema mais moderno, com controle local e mais acessibilidade ao cidadão. E o mais importante: mantemos o compromisso de não repassar aumentos à população. O transporte continuará sendo subsidiado pela Prefeitura, garantindo qualidade e economia para quem depende dele todos os dias”, afirmou o prefeito.

Transporte

Comitiva da Câmara de Santa Maria visita Canoas para conhecer modelo do Passe Livre

Redação

Publicado

em

Canoas recebeu, na quinta-feira, 16, a visita de uma comissão da Câmara de Vereadores de Santa Maria interessada em conhecer o funcionamento do Passe Livre no município.

A comitiva foi formada pelos vereadores Tony Oliveira, presidente do Legislativo, Guilherme Badke, vice-presidente, e Adelar Vargas, relator, além do procurador-geral da Câmara de Santa Maria, Lucas Saccol Meyne.

A agenda começou na Prefeitura, onde o grupo foi recebido pelo secretário de Mobilidade Urbana, Marcos Melchior, e pelo secretário-adjunto, Leandro Machado. Durante o encontro, foram apresentadas informações sobre a estrutura do transporte público de Canoas, com foco no Passe Livre, incluindo detalhes sobre a organização e a operação do sistema.

Na sequência, os visitantes estiveram na Secretaria de Mobilidade Urbana, onde acompanharam o funcionamento da pasta e as diferentes áreas envolvidas na gestão do transporte público, como planejamento, regulação e operação.

A visita teve como objetivo analisar o modelo adotado em Canoas e reunir informações sobre a experiência do município na oferta do Passe Livre.

Continuar a ler

Transporte

Trensurb amplia operação emergencial com trens e ônibus após interrupção na linha

Redação

Publicado

em

Foto: Divulgação PRF

A Trensurb anunciou medidas emergenciais para manter o atendimento aos passageiros após a interrupção de parte da linha, causada pelo acidente com caminhão na BR-116.

De acordo com a empresa, cinco trens foram disponibilizados para operar no trecho entre as estações Unisinos e Novo Hamburgo, em ambos os sentidos, garantindo a circulação na região.

Além disso, foi confirmada a oferta de uma frota de ônibus para atender o trajeto entre as estações Mathias Velho e Unisinos. O percurso inclui paradas nas estações São Luís, Petrobras, Esteio, Luiz Pasteur e Sapucaia. O serviço deve iniciar entre 11h e 11h30 e segue até as 23h.

A Trensurb informou ainda que equipes de manutenção, engenharia e operação seguem mobilizadas para avaliar a extensão dos danos e definir as estratégias de recuperação. Segundo a empresa, os trabalhos ocorrem de forma contínua, com prioridade para a segurança dos usuários e funcionários.

Até o momento, não há previsão para a normalização completa da operação.

Continuar a ler

Transporte

Trensurb funcionando somente entre Canoas e Porto Alegre em manhã de trânsito difícil

Redação

Publicado

em

Passagens de ônibus e trem sobem na Região Metropolitana neste mês de julho

Um caminhão tombou no km 259 da BR-116, no limite entre Canoas e Esteio, no fim da noite de domingo, 12. Parte da carga, composta por placas de concreto, caiu sobre os trilhos e afetou a circulação dos trens.

Na manhã desta segunda-feira, 13, 12 estações da Trensurb estão com o serviço interrompido em razão do acidente. Equipes atuam na remoção do material e na liberação da via.

No momento, os trens operam apenas no trecho entre as estações Mercado Público, em Porto Alegre, e Mathias Velho, em Canoas. Ainda não há previsão oficial para a normalização total do serviço.

 

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques