Conecte-se conosco

header-top







 

01/07/2025
 

Cultura

Centros de Tradições Gaúchas já podem se inscrever no curso sobre captação de recursos públicos de fomento à cultura

Redação

Publicado

em

Centros de Tradições Gaúchas já podem se inscrever no curso sobre captação de recursos públicos de fomento à cultura

Capacitar Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) para elaboração, gestão e prestação de contas de projetos culturais financiados por editais e leis de incentivo é o objetivo do curso “CTGs em movimento: acessando os recursos públicos para fomento à cultura”. A formação será realizada de forma presencial, no próximo sábado, 24, no 35 CTG, em Porto Alegre.

A realização do curso é do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), por meio do Departamento de Projetos, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Departamento de Fomento e da Coordenadoria do Tradicionalismo Gaúcho. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio do formulário de inscrição.

A capacitação abordará as ferramentas e etapas necessárias para inscrição, execução e prestação de contas de projetos financiados por meio de mecanismos públicos de fomento como a Lei de Incentivo à Cultura (LIC), o Fundo de Apoio à Cultura (FAC), a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e a Cultura Viva, respeitando a realidade administrativa e cultural das entidades tradicionalistas gaúchas.

Voltado a coordenadorias regionais do MTG, integrantes e dirigentes de CTGs, e responsáveis pelas áreas culturais, administrativas e de projetos, a carga horária do curso será de oito horas.

O formulário de inscrição também servirá como instrumento de mapeamento do perfil dos participantes, incluindo questões sobre experiências prévias com editais e captação de recursos, a fim de orientar futuras ações do Movimento Tradicionalista.

Programação 

  • das 8h às 8h30: credenciamento
  • das 8h30 às 8h45: abertura oficial
  • das 8h45 às 10h: desvendando os caminhos do fomento cultural – cultura como política pública
    Ministrante: Rafael Balle
    Ementa: apresentação do Sistema Nacional, Estadual e Municipal de Cultura; marco legal do fomento cultural; funcionamento do Pró-Cultura RS; mecanismos diretos e indiretos de financiamento com foco em entidades tradicionalistas
  • das 10h às 10h30: fortalecendo as bases – regularização dos CTGs como proponentes de projetos
    Ministrante: Clóvis Rocha
    Ementa: documentos e exigências legais para habilitação institucional dos CTGs; Cadastro Estadual de Produtor Cultural (CEPC), certidões, estatuto e boas práticas administrativas
  • das 10h30 às 10h45: intervalo
  • das 10h45 às 12h: LIC/RS na prática – passo a passo para projetos bem-sucedidos
    Ministrante: Alessandro Gomes
    Ementa: elaboração, tramitação e captação de projetos via LIC/RS; estrutura do projeto; contrapartidas; parcerias com empresas; cases de sucesso no meio tradicionalista
  • das 12h às 13h30: intervalo para almoço
  • das 14h às 15h30: oportunidades diretas – FAC/RS como financiamento à cultura gaúcha
    Ministrante: Igor Fattori
    Ementa: compreensão de editais do FAC/RS; critérios, rubricas, execução e prestação de contas; especificidades para cultura popular e CTGs; leitura crítica de editais
  • das 15h30 às 15h45: intervalo
  • das 15h45 às 17h: novos horizontes – Cultura Viva e PNAB para o tradicionalismo gaúcho
    Ministrante: Adriane Minervino
    Ementa: PNAB e Política Nacional Cultura Viva; como CTGs podem acessar esses mecanismos; análise de editais federais e relatos de experiências
  • das 17h às 18h: encerramento e rodada de dúvidas

Cultura

Sesc Canoas recebe espetáculos de grupos teatrais gaúchos com foco em negritude

Redação

Publicado

em

Sesc Canoas recebe espetáculos de grupos teatrais gaúchos com foco em negritude

Duas das mais importantes companhias teatrais do Rio Grande do Sul, UTA e Pretagô se reúnem em um projeto inédito de circulação por quatro cidades gaúchas.

Nos dias 27 e 28 de junho, o Sesc Canoas recebe a estreia do projeto “Encontro e Circulação de Temáticas Negras”, com a apresentação dos espetáculos “Mesa Farta”, do grupo Pretagô, e “Zaze-Zaze: uma festa para Vavó”, do grupo UTA, além de uma oficina voltada a estudantes, professores e artistas das artes cênicas.

A proposta valoriza e amplia o acesso a obras que exploram, por diferentes caminhos estéticos, temas relacionados à negritude no Brasil. “Em Mesa Farta”, o grupo Pretagô lança mão da metáfora da mesa como espaço de convívio e poder para abordar experiências negras contemporâneas, com dramaturgia construída a partir de relatos pessoais e trechos de obras clássicas da literatura dramática.

Já “Zaze-Zaze: uma festa para Vavó”, inspirado em texto de Hermes Mancilha, presta homenagem às memórias e à resistência da mulher negra brasileira por meio de um espetáculo de rua que mescla comicidade, lirismo e elementos rituais.

A programação, totalmente gratuita, começa no dia 27 de junho, sexta-feira, às 19h30, com a apresentação de “Mesa Farta” no Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340). Não é preciso retirar antecipadamente os ingressos. No dia seguinte, às 10h, ocorre uma oficina voltada à formação de professores, estudantes e artistas da cena, e, às 16h, o público poderá conferir “Zaze-Zaze: uma festa para Vavó” no Calçadão de Canoas (Rua Tiradentes).

“Acreditamos que esse encontro entre os grupos se justifica tanto pela troca artística proporcionada, quanto pela possibilidade de o público acessar diferentes estéticas, ainda que com pontos de contato em torno da temática negra”, explica Thiago Pirajira, professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e integrante dos dois coletivos.

Segundo ele, o projeto também atua como ferramenta de formação e enfrentamento das lacunas ainda existentes na formação de artistas e educadores para o ensino da cultura e da história negra. Além de Canoas, a circulação passará por Pelotas, Porto Alegre e Santa Maria, com apresentações de cada espetáculo e oficinas ao longo da programação.]

UTA e Pretagô: Encontro e Circulação de Temáticas Negras – Sesc Canoas

Data: De 27/06 (sexta-feira) a 28/06 (sábado)
Ingressos: Gratuitos, sem necessidade de retirada antecipada
Informações: Pelos telefones (51) 3456-2013, (51) 3464-6909, (51) 3463-6756 e (51) 3463-6733 ou pelo Whatsapp (51) 3456-2013

27/06 (sexta-feira)
“Mesa Farta”
Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)
Horário: 19h30

28/06 (sábado)
Oficina Formativa
Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340).  Inscrições diretamente no local.
Horário: 10h
Inscrições: No local, antes do início
“Zaze-Zaze: uma festa para Vavó”
Local: Calçadão de Canoas (Rua Tiradentes)
Horário: 16h

*No caso de chuva, o espetáculo será transferido para o Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)

Continuar a ler

Cultura

Turma do Pagode retorna a Canoas com novo show no Clube Tradição, dia 27 de junho

Redação

Publicado

em

Turma do Pagode retorna a Canoas com novo show no Clube Tradição, dia 27 de junho
A Turma do Pagode volta ao palco do Clube Tradição, em Canoas, no dia 27 de junho (sexta-feira) prometendo uma noite inesquecível de muito samba, romance e alegria. Os ingressos estão à venda online pelo site Next Ingresso e também na bilheteria do Clube Tradição.
Após lotar a casa em 2023, o grupo retorna com novo show, trazendo os grandes sucessos que marcaram sua trajetória e os mais recentes hits lançados. No repertório, não vão faltar clássicos como “Lancinho”, “Sua Mãe Vai Me Amar”, “Bebe e Vem Me Procurar” e “Deixa em Off”, além de novidades como “Duvido” e outras surpresas.
Com mais de 2 décadas de história, a Turma do Pagode é um dos principais nomes do pagode nacional, atravessando gerações com seu estilo contagiante e letras que falam de amor, da vida e da celebração.
Nas plataformas digitais, o sucesso também é estrondoso: são 10 milhões de seguidores nas redes sociais, mais de 6 milhões de ouvintes mensais no Spotify e mais de 2 bilhões de visualizações no YouTube, além de bilhões de streams em outros canais.
Turma do Pagode em Canoas – RS
27 de junho (sexta-feira)
Local: Clube Tradição (Av. Boqueirão, 801)
Horário: abertura da casa 22h
Show de abertura com Grupo CDP: 0h
Show principal com Turma do Pagode: 2h30
Ingressos: a partir de R$ 50,00

Pontos de venda:

  • Online (com taxa): https://nextingresso.com.br
  • Ponto físico: Clube Tradição
    • Pagamento em dinheiro: sem taxa
    • Pagamento via cartão ou Pix: taxa de 10%

Horários de atendimento na bilheteria:

  • Terça-feira: das 20h à 1h
  • Sextas e sábados: das 17h às 4h

Informações

WhatsApp: (51) 98403-1952
Continuar a ler

Cultura

Espetáculo COMA estreia em setembro em Canoas e convida o público para jornada sensorial profunda

Redação

Publicado

em

Espetáculo COMA estreia em setembro em Canoas e convida o público para jornada sensorial profunda

O espetáculo COMA, com dramaturgia de Marco Marchessano (Artista e performer radicado em Canoas) e Leandro Silva (Artista bonequeiro filiado à ABTB / Centro UNIMA, diretor teatral e pesquisador), estreia em setembro, na cidade de Canoas, como uma experiência cênica que funde teatro visual, animação e tecnologias poéticas.

Ambientado entre os limites da consciência e da inconsciência, o espetáculo propõe uma imersão sensorial e emocional no universo de um homem em estado de coma, refletindo sobre a fragilidade da vida, a espiritualidade e os dilemas éticos que envolvem sua permanência ou fim.

A narrativa se constrói a partir de imagens, sons, marionete em escala real e projeções oníricas que substituem a linearidade tradicional por uma dramaturgia do sensível. O espectador é conduzido por atmosferas que transmutam uma UTI em um espaço metafísico, onde a figura do Homem em Coma flutua entre memórias, traumas e possibilidades de retorno ou partida.

A cada imagem, luz e som, o espetáculo se funde e mexe com todos os nossos sentidos, a trilha sonora pulsa como o próprio corpo em suspenso, vozes distantes, murmúrios e silêncio compõem o tecido sonoro que sustenta a jornada. Elementos visuais como projeções holográficas, animações fragmentadas e luzes líquidas criam uma atmosfera entre o concreto e o abstrato, onde o tempo se dobra e a percepção se altera.

Mais do que um espetáculo, COMA é uma travessia poética sobre a condição humana diante do limite, com poesia e silêncio, reflexões sobre a bioética dos limites da vida, a espiritualidade em estado de suspensão e a presença do afeto mesmo na ausência do corpo consciente.

Serviço:

  • Espetáculo COMA
  • Dramaturgia: Marco Marchessano e Leandro Silva
  • Gênero: Teatro Visual, Teatro de Animação, Poéticas Tecnológicas
  • Classificação: 16 anos
  • Duração: 60 minutos
  • Estreia: Setembro de 2025
  • Cidade: Canoas (RS)
  • Local, datas e ingressos: a serem divulgados em breve
  • instagram @projeto.coma
  • Informações: projetocoma2018@gmail.com | Marco Marchessano

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques