Conecte-se conosco

header-top







 

06/02/2026
 

Geral

BRDE integra missão gaúcha na Brazilian Week em Nova York

Redação

Publicado

em

BRDE marcará presença na Mercopar 2025 com foco em fortalecer a sustentabilidade no setor industrial

Liderada pelo governador Eduardo Leite, a comitiva gaúcha que estará em Nova York para acompanhar a Brazilian Week 2025, ao longo da próxima semana, terá a participação do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

O diretor-presidente do banco, Ranolfo Vieira Júnior, e o diretor de Planejamento, Leonardo Busatto, integram a comitiva que estará nos Estados Unidos com o propósito de apresentar a investidores internacionais as potencialidades do Rio Grande do Sul em setores estratégicos como projetos de energias renováveis, agronegócio, inovação e infraestrutura.

Um dos destaques da programação é a realização, na terça-feira, 13, do RS Day. Organizado pela Agência de Investimentos do RS (Invest RS) em parceria com outras instituições, entre elas o BRDE, o evento levará a grandes empresas globais informações sobre oportunidades de investimentos no estado.

“Vivemos um cenário global de transformações aceleradas, em que os investidores estão cada vez mais atentos a projetos com visão de futuro e sustentabilidade. Nosso papel é mostrar que o Rio Grande do Sul está preparado para oferecer boas oportunidades em setores estratégicos”, acredita Ranolfo.

Durante a missão, estão programados encontros da missão gaúcha com empresas de tecnologia reconhecidas, como Salesforce, IBM e OpenAI. O presidente do BRDE e o diretor de Planejamento estarão presentes, também, na apresentação dos projetos prioritários para o Plano de Desenvolvimento do RS e dos projetos de reconstrução que Leite fará para investidores da Alavarez & Marçal, no Fundo de Investimentos Black Rock e no Brazil & Economy 2025, agenda organizada pelo banco BTG Pactual.

Busatto ainda participará, no encerramento da missão, de uma atividade do GRI Brazil Summit. As atividades da missão iniciam na segunda-feira, 12, e seguem até a quinta-feira, 15.

Geral

Prazo é de 90 dias para tirar título, regularizar situação ou transferir domicílio eleitoral

Redação

Publicado

em

Eleitoras e eleitores terão até 6 de maio de 2026 para tirar o título, regularizar a situação eleitoral ou solicitar transferência de domicílio. O prazo foi definido pela Corregedoria Geral da Justiça Eleitoral e consta no Provimento nº 5/2025, publicado na terça-feira, 25 de novembro de 2025, no Diário da Justiça Eletrônico.

A data limite segue o que determina a Lei das Eleições, que prevê o fechamento do cadastro 150 dias antes do primeiro turno. Como a votação está marcada para 4 de outubro de 2026, o sistema será encerrado no início de maio.

Até essa data, qualquer cidadão pode procurar uma unidade da Justiça Eleitoral para fazer alistamento, revisão de dados ou mudança do local de votação. O atendimento nos cartórios e centrais eleitorais vai funcionar conforme os horários definidos pelos Tribunais Regionais Eleitorais de cada estado.

O provimento também garante que todas as pessoas que chegarem aos locais de atendimento dentro do horário de expediente até 6 de maio terão o serviço assegurado.

O documento foi assinado pela ministra Isabel Gallotti, corregedora geral da Justiça Eleitoral, que encerrou seu período como integrante efetiva do Tribunal Superior Eleitoral em 21 de novembro.

Continuar a ler

Geral

Corsan começa troca de hidrômetros em 317 municípios do RS a partir de fevereiro

Redação

Publicado

em

A partir de fevereiro, a Corsan inicia uma nova fase de troca dos equipamentos que registram o consumo mensal de água em casas e estabelecimentos comerciais nos 317 municípios atendidos no Rio Grande do Sul. Até julho de 2026, mais de 222 mil hidrômetros antigos serão substituídos por modelos mais modernos e tecnológicos. A companhia destaca que o procedimento não gera nenhum custo extra para os consumidores.

O investimento no processo de renovação chega a cerca de R$ 52 milhões e segue as regras do Inmetro. Segundo as orientações dos órgãos reguladores, esses aparelhos devem passar por manutenção e não podem ultrapassar sete anos de uso, dependendo do modelo.

A engenheira civil responsável pelo Laboratório de Hidrometria da Corsan, Helena Bencke, destaca que a troca é fundamental para manter os aparelhos em boas condições.

“A substituição garante que os hidrômetros informem com precisão a quantidade de água utilizada e permite que o cliente tenha o controle exato de seu consumo”, explica.

Todos os equipamentos instalados são aprovados pelo Inmetro e verificados antes de chegarem às residências. Eles recebem um lacre de segurança para evitar violação e assegurar a confiabilidade das medições. Caso o lacre seja rompido, o responsável pode sofrer penalidades, incluindo cobrança de taxas ou multas definidas pela agência reguladora.

As substituições serão feitas por equipes treinadas e devidamente identificadas. A Corsan recomenda que os moradores peçam a credencial dos profissionais antes de permitir o acesso ao medidor. Para dúvidas ou mais detalhes, os clientes podem usar o aplicativo da Corsan, a Agência Virtual no site da empresa, ou entrar em contato pelos números gratuitos 0800 646 6444, tanto por ligação quanto por WhatsApp.

Continuar a ler

Geral

Atualização anual do DAS do MEI já está em vigor e altera valor da contribuição mensal

Redação

Publicado

em

Atualização anual do DAS do MEI já está em vigor e altera valor da contribuição mensal

Já está valendo a atualização anual do valor do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) para os Microempreendedores Individuais (MEIs). O reajuste é decorrente da alteração do salário-mínimo nacional, fixado em R$ 1.621,00, e impacta o valor da contribuição mensal obrigatória, cuja próxima guia vence no dia 20 de fevereiro.

A quitação do DAS dentro do prazo é necessária para a manutenção do acesso a benefícios previdenciários, como aposentadoria, auxílio-doença e salário-maternidade. A regularidade também evita a geração de débitos, aplicação de multas e possíveis restrições ao exercício da atividade econômica.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI) informa que o Escritório do Empreendedor, por meio da Sala do MEI, disponibiliza atendimento gratuito para esclarecimentos sobre os valores atualizados, emissão de guias, opções de parcelamento e regularização de pendências.

O serviço é oferecido presencialmente na Rua Dr. Barcelos, nº 969, no Centro, e também por meio do WhatsApp, pelo número (51) 98255-0914. No espaço, os MEIs têm acesso a suporte técnico para a formalização e a continuidade de suas atividades.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques