Serviços
Defesa Civil atualiza protocolos de comunicação de alertas à população

A Defesa Civil do Estado adotará, a partir desta terça-feira, 6, um novo formato de comunicação de alertas à população. As informações sobre o grau de severidade de cada situação passarão a ser apresentadas a partir de uma escala de cores, associadas a uma orientação sobre o comportamento que a população pode ou deve adotar para se proteger.
As informações foram detalhadas durante um evento voltado a profissionais de imprensa na manhã desta terça, quando a equipe da Defesa Civil apresentou ainda um panorama sobre os desafios para o futuro e os projetos estruturantes do Plano Rio Grande. A agenda está atrelada aos eventos em alusão a um ano das enchentes de 2024.
O Plano Rio Grande é um programa de Estado criado para reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro.
Na abertura da coletiva, o chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Boeira, falou sobre o processo para chegar aos novos protocolos apresentados.
“A partir de projetos apresentados dentro do Plano Rio Grande, conseguimos colocar a Defesa Civil em outro patamar. Avançamos ainda na ampliação do nosso corpo técnico, que dará um suporte em todo o nosso ciclo de proteção em defesa civil”, comentou Boeira.
“Nos últimos meses, tivemos também evoluções nos protocolos, identificamos que era preciso refinar a informação, identificamos necessidades por meio do nosso monitoramento. Trabalhamos com a necessidade da mudança cultural e ao conhecer outras realidades, fizemos uma abordagem nesse sentido”, concluiu.
Os novos alertas serão divulgados nas seguintes cores, representando sua gravidade:
- Verde para situações de normalidade;
- Amarelo para alerta moderado;
- Laranja para alerta alto;
- Vermelho para alerta muito alto;
- Roxo para alertas de ação imediata.
O esquema visual é acompanhado de uma lista de orientações objetivas sobre o que a população pode e deve fazer a partir do recebimento de um alerta para sua área.
A revisão de protocolos e procedimentos que estabeleceu os novos modelos fazem parte do trabalho de aprimoramento contínuo da Defesa Civil e são, também, uma resposta colaborativa aos anseios dos cidadãos quanto às informações apresentadas por SMS e nos canais oficiais da instituição.
Novos modelos
Os alertas SMS passarão a contar com os seguintes textos:
- “DEFESA CIVIL: Alerta AMARELO: Condicao de ATENCAO p/ chuva isolada, raios, granizo. Risco MODERADO de alagamentos pontuais. Val ate 00h. Fique atento”
- “DEFESA CIVIL: Alerta LARANJA: Condicao de ALERTA p/ pancadas isoladas moderada a forte. Risco ALTO de destelhamento. Val ate 00h. Emerg ligue 190/193″
- “DEFESA CIVIL: Alerta VERMELHO: Condicao SEVERA p/ temporais, raios, queda de granizo. Risco MUITO ALTO de enxurrada. Val ate 00h. Mantenha-se seguro”
- “DEFESA CIVIL: Alerta ROXO: Condicao EXTREMA p/ chuva persistente. Risco EXTREMO de enxurrada. Val ate 00h. Busque abrigo”
Confira os comportamentos esperados para cada situação:
Esteja atento – Alerta Amarelo
- Acompanhe sempre as informações nos canais oficiais da Defesa Civil Estadual e da sua cidade;
- Verifique com a Defesa Civil da sua cidade se o status do risco é direcionado para a área onde você mora ou transita;
- Informe-se sobre histórico de alagamentos/inundações/deslizamentos de terra na sua região;
- Adote medidas de prevenção como verificar condições de telhados e árvores, em caso de previsão de ventos e temporais;
- Acione a Defesa Civil municipal se você identificar bueiros entupidos ou com a tampa danificada;
- Antes da época de chuvas, mantenha em dia a manutenção de calhas e ralos da sua casa;
- Conheça o Plano de Contingência da sua cidade e os riscos aos quais você pode estar exposto, bem como as orientações sobre locais seguros e como agir.
Riscos identificados a partir dos fenômenos mais comuns no RS: chuvas intensas, alagamentos, inundações, enxurradas, vendaval, granizo, movimentos de massa.
Esteja preparado – Alerta Laranja
- Considere ajustar sua rotina para evitar estar exposto durante os fenômenos;
- Caso vá sair, feche sua casa e informe-se sobre as condições dos trajetos que geralmente utiliza;
- Abrigue e/ou solte guias e correntes dos animais domésticos antes de sair de casa, mantendo-os no pátio;
- Avalie o local onde irá estacionar seu veículo (presença de placas, árvores e postes);
- Mantenha lanternas e pilhas em local acessível e em condições de uso;
- Tenha preparado um kit (documentos, muda de roupas, medicamentos, garrafa de água etc.) para sair imediatamente, caso necessário;
- Se você mora em locais com histórico de alagamentos ou inundações, verifique com a Defesa Civil municipal a necessidade da retirada de móveis e outros objetos;
- Se você mora em locais com histórico de alagamentos/inundações/deslizamentos de terra, informe-se com a Defesa Civil municipal se é necessário sair dessas áreas de risco;
- Busque informações sobre o Plano de Contingência da sua cidade e os riscos aos quais você pode estar exposto, e siga as orientações locais sobre como agir.
Riscos identificados a partir dos fenômenos mais comuns no RS: chuvas intensas, alagamentos, inundações, enxurradas, vendaval, granizo, movimentos de massa.
Tome uma atitude – Alerta Vermelho
- Mantenha-se informado sobre a evolução do evento, inclusive durante a noite;
- Se observar quaisquer sinais de deslizamentos de terra (tais como rachaduras no terreno ou nas paredes; inclinação em postes e árvores; barulhos ou vibrações nas paredes, no piso ou no teto), saia imediatamente;
- Comunique às autoridades (Defesa Civil municipal, Corpo de Bombeiros) sobre os sinais constatados a respeito de deslizamento de terra;
- Esteja pronto para sair ou saia de locais com riscos de alagamentos, inundações, enxurradas, deslizamentos de terra;
- Não atravesse áreas inundadas ou alagadas (a pé ou de carro);
- Busque abrigo ou permaneça em locais de segurança até cessarem as fontes de risco;
- Não exponha a si mesmo e seus familiares a riscos;
- Colabore com as pessoas com dificuldade de mobilidade, como crianças e idosos, caso precisem sair rapidamente;
- Se possível, compartilhe informações com moradores próximos;
- Obedeça às orientações do Plano de Contingência da sua cidade e as informações locais sobre como agir;
- Se precisar sair rapidamente, garanta a segurança dos animais domésticos levando-os consigo ou deixando-os soltos de guias, coleiras e gaiolas;
- Não retorne para as áreas que foram evacuadas até que os órgãos oficiais informem que o local é seguro.
Riscos identificados a partir dos fenômenos mais comuns no RS: chuvas intensas, alagamentos, inundações, enxurradas, vendaval, granizo, movimentos de massa.
Ação imediata – Alerta Roxo
- Saia imediatamente de locais da área identificada como área de risco;
- Se estiver em local seguro, permaneça até cessarem os fenômenos;
- Não transite em áreas alagadas ou inundadas (a pé ou de carro);
- Saia imediatamente de locais com risco de deslizamento de terra;
- Apoie a saída de pessoas com problemas de mobilidade e vulneráveis sob seus cuidados;
- Siga as orientações da Defesa Civil da sua cidade;
- Não retorne para as áreas que foram evacuadas até que os órgãos oficiais informem que o local é seguro;
- Se possível, compartilhe informações com moradores próximos.
Riscos identificados a partir dos fenômenos mais comuns no RS: chuvas intensas, alagamentos, inundações, enxurradas, vendaval, granizo, movimentos de massa.
Serviços
Corsan oferece facilidades para regularização de contas em atraso

A partir da próxima segunda feira, 15, a Corsan realiza o “Feirão de Negociação Farroupilha”, onde serão oferecidas condições especiais para clientes regularizarem débitos dos serviços de água e esgoto.
Os descontos podem chegar a 60% do valor original de faturas vencidas, além da possibilidade de parcelamento em até 60 vezes. Estão aptos a aderir clientes das categorias residencial, comercial e industrial – com exceção de imóveis públicos – que tenham dívidas em atraso há mais de 30 dias. A feira de negociação se estende até o dia 30 de setembro.
Os pagamentos podem ser feitos à vista, via Pix; no cartão de crédito (em até 12 vezes); ou parcelado diretamente nas próximas faturas mensais, em até 60 parcelas.
“Buscamos permanentemente alternativas que auxiliem nossos clientes a quitarem seus débitos, sejam eles mais antigos ou recentes. Ao oferecermos condições diferenciadas, entendemos que também ajudamos a evitar o acúmulo de dívidas futuras”, destaca o diretor Comercial da Corsan, Luiz Nóbrega.
Para participar, os consumidores devem procurar atendimento nas lojas físicas da Corsan ou entrar em contato pelo call center 0800.646.6444 (ligação gratuita).
Serviços
Corsan moderniza tratamento de água para maior segurança no trabalho e benefício ambiental

A Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Branco, em Canoas, está usando geradores de hipoclorito de sódio para o tratamento da água, em substituição ao gás cloro. Esta alternativa, desenvolvida na própria estação, mantém a eficácia de desinfecção e oferece um ambiente de trabalho mais seguro, sem os riscos operacionais associados a outros métodos de utilizados em saneamento.
“É um processo limpo e sem emissões tóxicas ao meio ambiente”, destaca o coordenador de qualidade da Corsan, Stiven Lusani.
A mudança faz parte do programa implementada gradualmente pela Corsan em 132 estações de tratamento de água do Rio Grande do Sul. Com investimento de R$ 40 milhões, a mudança beneficia diretamente a rotina dos técnicos, que agora trabalham com produto livre de toxicidade e que favorece também a proteção da natureza.
Lusani explica que o hipoclorito de sódio, diferentemente do gás cloro, não oferece risco no manuseio. “O ambiente de trabalho fica mais seguro. É uma transformação que traz mais confiança e tranquilidade no dia a dia”, diz ele.
O supervisor destaca, ainda, que o hipoclorito traz sustentabilidade, economia e autonomia operacional. “Ao mesmo tempo em que garante para a comunidade uma água tratada com mais confiabilidade, menor risco ambiental e regularidade no abastecimento”, completa.
Como funciona o tratamento
A Corsan produz hipoclorito de sódio de baixa concentração para ser utilizado para desinfecção da água. O processo ocorre por eletrólise, a partir da aplicação de corrente elétrica sobre uma solução de água e sal (cloreto de sódio). O resultado é uma solução de hipoclorito pronta para dosagem.
Outro benefício é a possibilidade de produzir o hipoclorito sob demanda, sem depender de fornecedores externos ou transporte de produtos perigosos.
Serviços
Tudo Fácil do Canoas Shopping terá aproximadamente 365m² e mais de 300 atendimentos diários

Até o final de 2025, Canoas contará com uma nova unidade do Tudo Fácil, espaço que concentra em um único local os serviços públicos estaduais mais procurados pelos cidadãos. Ele ficará localizado em um espaço de aproximadamente 365m², no segundo andar do Canoas Shopping. A expectativa é que ocorram um média de 380 atendimentos diários.
Serão oferecidos mais de 50 serviços presenciais e outros 750 online, entre eles:
Confecção de carteira de identidade
Serviços do Detran
IPE Saúde
IPE Previdência
Passe livre intermunicipal para pessoas de baixa renda portadoras de deficiência
Serviços do rs.gov.br.
Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea)
O atendimento presencial será realizado por profissionais treinados e também estará disponível o autoatendimento em estações dotadas de computadores para acesso à Internet e rs.gov.br.
“Acreditamos que o Shopping deve ser um espaço onde as pessoas possam usufruir de serviços, resolver questões do dia a dia, acessar lazer e gastronomia de qualidade e encontrar produtos que estão precisando. O Tudo Fácil será mais um componente nesse processo que está transformando o Canoas Shopping”, destaca o Gerente Geral do Empreendimento, Rodrigo Miranda.
- Cultura2 dias atrás
31ª Semana Farroupilha inicia programação no Parque Eduardo Gomes a partir desta sexta; confira programação
- Justiça5 dias atrás
2ª Turma do STF forma maioria a favor de Airton Souza em recurso contra condenação de improbidade administrativa
- Eventos3 dias atrás
Semana Farroupilha terá programação especial no Parque Eduardo Gomes
- Serviços1 semana atrás
Corsan moderniza tratamento de água para maior segurança no trabalho e benefício ambiental
- Oportunidade4 dias atrás
Inscrições para concurso do BRDE com salário inicial de R$ 10,1 mil para nível superior terminam quinta-feira, 11
- Oportunidade1 semana atrás
Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul abre inscrições para Processo Seletivo
- Tecnologia1 semana atrás
Canoas participa do Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região Metropolitana
- Eventos1 semana atrás
EXPOINTER: Vencedores do Freio de Ouro serão conhecidos no sábado, 6