Cultura
Educação de mãos dadas com a dança: Cultura para o Mundo vai reunir apresentações, oficinas e bate-papo

Canoas mais uma vez vai ser palco da dança com participações nacionais e convidado internacional. Vem aí o projeto Cultura para o Mundo, que traz diferentes linguagens coreográficas nos dias 5 e 6 de abril, no Colégio Estadual Marechal Rondon, o conhecido Colégio Rondon.
Iniciativa do Círculo de Pais e Mestre (CPM) da instituição de ensino, a programação cultural vai reunir dez bailarinos, oito deles são ex-alunos do Rondon: Alice Sales, Alisson Goularte, Carol Fossá, Cecília Diez, Gabriela Santos, Nicolas Velleda, Tay Mendes, e Renann Fontoura, que atualmente mora na França e participará como um dos três profissionais convidados.
Estudante do Colégio Marechal Rondon da pré-escola até o fim do Ensino Médio, Renann Fontoura aprendeu a enxergar a dança de uma forma diferente com a professora Tina Colares.
“No Rondon, em 2007, tive o primeiro contato com a dança, como informação organizada e não apenas como expressão popular”, contou o bailarino que foi criado no bairro Guajuviras, em Canoas, e atualmente mora em Montpellier, na França.
Profissional de danças urbanas, em especial, o hip hop dance, atualmente o canoense trabalha com a Cia Malka e cursa mestrado.
Ao participar do Cultura para o Mundo, a minha expectativa é conhecer e incentivar a nova geração de artistas de Canoas. Também mostrar que é possível viver a arte e viver de arte, de dança, e que com muita dedicação e trabalho você pode alcançar espaços que parecem inalcançáveis”, salienta Renann.
Ele ainda acrescenta: “a arte muda vidas, constrói cidadãos melhores, e o hip hop em especial tem um poder de alterar não só a perspectiva com que vemos o mundo, mas de alterar a realidade em si”.
Brian Soares, canoense que está se formando em ballet clássico na Escola Bolshoi em Joinville, e Kristian Galvão, profissional de dançar árabes canoense que reside atualmente em Salvador, na Bahia, fazem parte do elenco de bailarinos convidados ao lado de Renann Fontoura.
Com 25 anos de experiência em aulas de dança no Colégio Rondon, a professora Tina Colares, adianta que é uma alegria participar deste momento de celebração da dança na escola.
“Receber ex-alunos, reconhecidos nacionalmente e internacionalmente pelo seu talento, é oportunizar a vivência e a reflexão da arte da dança no contexto escolar”, salienta.
Para Tina é fundamental fortalecer essa história para não deixar cair no esquecimento cada trajetória destes jovens profissionais.
“Vai ser um super encontrão de artistas de diferentes linguagens, com apresentações, oficinas gratuitas e bate-papo”, adianta uma das organizadoras.
Financiado pelo Edital 282/2023 do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) de Canoas, o Cultura para o Mundo conta com a produção e coordenação artística da bailarina Carini Pereira, que também foi aluna do Colégio Rondon, e de Rosane Brasil, presidenta do CPM e também ex-aluna.
Inscrições abertas para oficinas de ballet clássico, danças orientais e urbanas
Alunos do Colégio Rondon e comunidade interessada podem participar das oficinas do evento Cultura para o Mundo. A programação está agendada para o dia 5 de abril, a partir das 9h, com as modalidades de Ballet Clássico, Danças Orientais e de Danças Urbanas.
As inscrições são gratuitas e limitadas, 20 vagas cada. Interessados devem reservar a sua participação formulário na bio @dancarondon Mais informações no perfil do Instagram: @dancarondon e pelo fone: 51- 98419-3993.
Reflexões sobre perspectivas e alcance da dança
Além de apresentações de dança e oficinas com bailarinos convidados, o Cultura para o Mundo do Rondon prevê também uma rodada de bate-papo. No dia 6 abril, às 15 horas, acontece uma roda de conversa que vai refletir sobre Carreira na Dança: perspectivas e alcance. Toda a programação é gratuita e abre as celebrações alusivas ao mês da dança, antecipando a 13ª Semana da Dança de Canoas, que acontece de 24 a 29 de abril.
Cronograma do Cultura Para o Mundo:
Sábado 5/04
9h – Oficina de Ballet Clássico o profissional Brian Soares
10h30 – Oficina de Danças Orientais com o profissional Kristian Galvão
12h – Oficina de Danças Urbanas com o profissional Renann Fontoura
19h – Início das apresentações
Local: pavilhão do colégio Rondon (Rua Santini Longoni, 147, bairro Marechal Rondon, em Canoas). Capacidade para um público de até 400 pessoas, por ordem de chegada. Entrada gratuita.
Domingo – 6 de abril
15h – Bate-papo/roda de conversas: Carreira na Dança: Perspectivas e Alcances.
16h30 – Encerramento
Conheça três bailarinos convidados participantes:
Brian dos Santos
Brian Gilson Soares dos Santos começou a dançar no Studio Attitude Canoas (bairro Rio Branco). Dançou nos espetáculos: 2016 – Volta ao Mundo / Dom Quixote / Mostra de Dança; 2017 Floresta encantada/ Mostra de Dança e na Escola Bolshoi em Joinville dançou: Dom Quixote Valsa das Flores, Ciganos, Cinderella e Quebra nozes. E neste momento estuda em Joinville -SC.
Kristian Galvão
Kristian Galvão é bailarino, coreógrafo e professor de danças árabes, suas atividades tiveram início em 1996. Em outubro de 2006, Kristian passou na avaliação das internacionalmente conhecidas bellydancers, Jillina e Saida e a grande bailarina egípcia Randa Kamel, tal título faz dele o único profissional masculino de Dança do Ventre com o Certificado internacional Luxor. Campeão brasileiro e Sul americano de Danças Árabes.
Renann Fontoura
Teve seus primeiros contatos com a dança em 2008 no colégio estadual Marechal Rondon. Se aprofundou nos estudos das danças que compõem o termo conhecido como Danças Urbanas. Sempre com grande foco na investigação da improvisação corporal, tendo como maiores bases o HipHop Dance e algumas técnicas da dança Popping.
Em 2014 entrou para a companhia Grupo de Rua de Niterói (GRN), dirigida por Bruno Beltrão, trabalhando como intérprete nas peças H3 e Cracks. Em 2016, começou um trabalho com a companhia Francesa RAMa, dirigida por Fabrice Ramalingom, atuando como Intérprete Criador na peça “ Nós, Tupi or not Tupi ?”. Renann também já ministrou aulas em diferentes países, tais como Brasil, Colômbia, França e Portugal.
Cultura
Sesc Canoas recebe espetáculos de grupos teatrais gaúchos com foco em negritude

Duas das mais importantes companhias teatrais do Rio Grande do Sul, UTA e Pretagô se reúnem em um projeto inédito de circulação por quatro cidades gaúchas.
Nos dias 27 e 28 de junho, o Sesc Canoas recebe a estreia do projeto “Encontro e Circulação de Temáticas Negras”, com a apresentação dos espetáculos “Mesa Farta”, do grupo Pretagô, e “Zaze-Zaze: uma festa para Vavó”, do grupo UTA, além de uma oficina voltada a estudantes, professores e artistas das artes cênicas.
A proposta valoriza e amplia o acesso a obras que exploram, por diferentes caminhos estéticos, temas relacionados à negritude no Brasil. “Em Mesa Farta”, o grupo Pretagô lança mão da metáfora da mesa como espaço de convívio e poder para abordar experiências negras contemporâneas, com dramaturgia construída a partir de relatos pessoais e trechos de obras clássicas da literatura dramática.
Já “Zaze-Zaze: uma festa para Vavó”, inspirado em texto de Hermes Mancilha, presta homenagem às memórias e à resistência da mulher negra brasileira por meio de um espetáculo de rua que mescla comicidade, lirismo e elementos rituais.
A programação, totalmente gratuita, começa no dia 27 de junho, sexta-feira, às 19h30, com a apresentação de “Mesa Farta” no Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340). Não é preciso retirar antecipadamente os ingressos. No dia seguinte, às 10h, ocorre uma oficina voltada à formação de professores, estudantes e artistas da cena, e, às 16h, o público poderá conferir “Zaze-Zaze: uma festa para Vavó” no Calçadão de Canoas (Rua Tiradentes).
“Acreditamos que esse encontro entre os grupos se justifica tanto pela troca artística proporcionada, quanto pela possibilidade de o público acessar diferentes estéticas, ainda que com pontos de contato em torno da temática negra”, explica Thiago Pirajira, professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e integrante dos dois coletivos.
Segundo ele, o projeto também atua como ferramenta de formação e enfrentamento das lacunas ainda existentes na formação de artistas e educadores para o ensino da cultura e da história negra. Além de Canoas, a circulação passará por Pelotas, Porto Alegre e Santa Maria, com apresentações de cada espetáculo e oficinas ao longo da programação.]
UTA e Pretagô: Encontro e Circulação de Temáticas Negras – Sesc Canoas
Data: De 27/06 (sexta-feira) a 28/06 (sábado)
Ingressos: Gratuitos, sem necessidade de retirada antecipada
Informações: Pelos telefones (51) 3456-2013, (51) 3464-6909, (51) 3463-6756 e (51) 3463-6733 ou pelo Whatsapp (51) 3456-2013
27/06 (sexta-feira)
“Mesa Farta”
Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)
Horário: 19h30
28/06 (sábado)
Oficina Formativa
Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340). Inscrições diretamente no local.
Horário: 10h
Inscrições: No local, antes do início
“Zaze-Zaze: uma festa para Vavó”
Local: Calçadão de Canoas (Rua Tiradentes)
Horário: 16h
*No caso de chuva, o espetáculo será transferido para o Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)
Cultura
Turma do Pagode retorna a Canoas com novo show no Clube Tradição, dia 27 de junho

Pontos de venda:
- Online (com taxa): https://nextingresso.com.br
- Ponto físico: Clube Tradição
- Pagamento em dinheiro: sem taxa
- Pagamento via cartão ou Pix: taxa de 10%
Horários de atendimento na bilheteria:
- Terça-feira: das 20h à 1h
- Sextas e sábados: das 17h às 4h
Informações
Cultura
Espetáculo COMA estreia em setembro em Canoas e convida o público para jornada sensorial profunda

O espetáculo COMA, com dramaturgia de Marco Marchessano (Artista e performer radicado em Canoas) e Leandro Silva (Artista bonequeiro filiado à ABTB / Centro UNIMA, diretor teatral e pesquisador), estreia em setembro, na cidade de Canoas, como uma experiência cênica que funde teatro visual, animação e tecnologias poéticas.
Ambientado entre os limites da consciência e da inconsciência, o espetáculo propõe uma imersão sensorial e emocional no universo de um homem em estado de coma, refletindo sobre a fragilidade da vida, a espiritualidade e os dilemas éticos que envolvem sua permanência ou fim.
A narrativa se constrói a partir de imagens, sons, marionete em escala real e projeções oníricas que substituem a linearidade tradicional por uma dramaturgia do sensível. O espectador é conduzido por atmosferas que transmutam uma UTI em um espaço metafísico, onde a figura do Homem em Coma flutua entre memórias, traumas e possibilidades de retorno ou partida.
A cada imagem, luz e som, o espetáculo se funde e mexe com todos os nossos sentidos, a trilha sonora pulsa como o próprio corpo em suspenso, vozes distantes, murmúrios e silêncio compõem o tecido sonoro que sustenta a jornada. Elementos visuais como projeções holográficas, animações fragmentadas e luzes líquidas criam uma atmosfera entre o concreto e o abstrato, onde o tempo se dobra e a percepção se altera.
Mais do que um espetáculo, COMA é uma travessia poética sobre a condição humana diante do limite, com poesia e silêncio, reflexões sobre a bioética dos limites da vida, a espiritualidade em estado de suspensão e a presença do afeto mesmo na ausência do corpo consciente.
Serviço:
- Espetáculo COMA
- Dramaturgia: Marco Marchessano e Leandro Silva
- Gênero: Teatro Visual, Teatro de Animação, Poéticas Tecnológicas
- Classificação: 16 anos
- Duração: 60 minutos
- Estreia: Setembro de 2025
- Cidade: Canoas (RS)
- Local, datas e ingressos: a serem divulgados em breve
- instagram @projeto.coma
- Informações: projetocoma2018@gmail.com | Marco Marchessano
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