Transporte
Estações Mathias Velho e Farrapos sofrem alterações e passam a ter trajeto de ônibus

Entenda como irá acontecer a operação a partir de 22 de março
Trens
5h às 20h – Trajeto completo de trem entre Novo Hamburgo e Mercado (em ambos os sentidos)
20h às 23h – Viagem de trem entre Novo Hamburgo e Mathias Velho (em ambos os sentidos)
* Trajeto complementado por ônibus no trecho entre Mathias Velho e MercadoDomingos e feriados:
5h às 23h – Viagem de trem entre Novo Hamburgo e Mathias Velho (em ambos os sentidos)
* Trajeto complementado por ônibus no trecho entre Mathias Velho e Mercado
Ônibus
O serviço de ônibus não conta com cobrança adicional de passagem.
O transbordo trem-ônibus será realizado na Estação Mathias Velho. Os ônibus partem das estações Mercado e Mathias Velho, atendendo também as estações Canoas, Fátima, Niterói, Anchieta, Aeroporto, Farrapos, São Pedro* e Rodoviária*.
*Nas estações São Pedro e Rodoviária:
O embarque e desembarque para ambos os sentidos acontecem na mesma parada, como já é atualmente. Os usuários que desejam se deslocar no sentido Mercado – Mathias Velho devem permanecer no ônibus, que após a parada na Estação Mercado segue para o sentido norte, atendendo a partir da Estação Farrapos até Mathias Velho.
Já os usuários que embarcam na Estação Mercado e desejam se deslocar até a Estação São Pedro ou Rodoviária, têm a opção de desembarcar na Estação Farrapos e embarcar nos ônibus ao lado da estação, sentido Mathias Velho – Mercado.
O embarque nas estações São Pedro e Rodoviária para o sentido Mercado – Mathias Velho acontece até as 22h15.
Estação Mathias Velho (com destino à Estação Mercado)
Segunda a sábado:
20h às 23h45
Domingos e feriados:
5h às 23h45
Estação Mercado (com destino à Estação Mathias Velho)
Segunda a sábado:
20h às 22h25
Domingos e feriados:
4h40 às 22h25
Confira a seguir os pontos de parada junto às estações
Mathias Velho: paradão da Av. Guilherme Schell, junto à estação
Canoas: Av. Guilherme Schell, junto à estação
Fátima: Av. Guilherme Schell, junto à estação
Niterói: Av. Guilherme Schell, junto à estação
Anchieta: Rua. Jose Pedro Boessio esquina com Av. Ernesto Neugebauer, junto à estação
Aeroporto: Av. dos Estados, junto à estação
Farrapos: Av. Farrapos, junto à estação
São Pedro: Rua Voluntários da Pátria, junto à estação
Rodoviária: Av. Castelo Branco, junto à estação
Mercado: Praça Revolução Farroupilha, junto à estaçãoSentido Mercado – Mathias Velho:
Mercado: Praça Revolução Farroupilha, junto à estação
Rodoviária: Av. Castelo Branco, junto à estação
São Pedro: Rua Voluntários da Pátria, junto à estação
Farrapos: Av. Farrapos, em frente à Churrascaria Braseiro
Aeroporto: Av. dos Estados/Ac. Severo Dullius, junto à passarela da estação
Anchieta: Av. Zaida Jarros, em frente à Prossegur
Niterói: Av. Getúlio Vargas, junto à estação
Fátima: Av. Getúlio Vargas, junto à estação
Canoas: Av. Victor Barreto, junto à estação
Mathias Velho: paradão da Av. Guilherme Schell, junto à estação
Transporte
Aprovada em Canoas prorrogação de contrato com a Sogal até 2028

A Câmara Municipal de Canoas aprovou, na sessão desta quinta-feira, 26, o Projeto de Lei nº 20/2025, que autoriza o Executivo a prorrogar os contratos nº 110 e nº 112, ambos de 2008, referentes à concessão do transporte coletivo urbano no município. Com a medida, os contratos passam a ter validade até, respectivamente, 27 de outubro e 3 de novembro de 2028.
A proposta foi encaminhada pela Prefeitura com o objetivo de assegurar a continuidade do serviço público até a conclusão do processo licitatório que definirá a nova concessionária. A prorrogação, segundo o texto aprovado, será encerrada automaticamente com o início das operações da empresa vencedora da licitação, atualmente em fase interna.
Na justificativa, o Executivo apontou que a interrupção contratual ou a manutenção do atual modelo de renovações mensais ou anuais poderia comprometer não apenas a operação do sistema de transporte, mas também o planejamento da concessionária e a qualidade do serviço prestado.
“A ausência de um contrato de concessão de transporte público em Canoas traria sérios prejuízos sociais e econômicos, afetando diretamente a mobilidade de milhares de cidadãos. Aumento de custo e tempo de deslocamento, congestionamento, poluição e insegurança são alguns dos impactos esperados. Do ponto de vista econômico, a falta do serviço afetaria o comércio local e criaria custos adicionais para a Prefeitura”, destacou o Executivo.
O projeto ainda reforça que a legislação municipal já previa a possibilidade de prorrogação por até 20 anos, dez iniciais mais dez adicionais, desde que observados os critérios de qualidade e interesse público. Os contratos em questão foram firmados em 2008 com validade inicial de dez anos, e já haviam passado por renovações parciais desde 2018.
Além da autorização para prorrogação, o texto também prevê que a Câmara Municipal poderá acompanhar, por meio de comissão especial, tanto a execução atual dos serviços como o andamento do processo licitatório da nova concessão. Segundo o Executivo, essa medida busca garantir maior transparência e controle institucional sobre uma etapa considerada sensível para a mobilidade urbana do município.
Transporte
Trensurb informa que por conta de alagamentos na via, trens circulam somente entre estações Farrapos e Novo Hamburgo

Na madrugada desta quarta-feira, 18, a Trensurb emitiu uma nota dizendo que, devido às fortes chuvas das últimas horas, há um alagamento da via entre as estações São Pedro e Farrapos e a operação desta quarta-feira, 18, irá iniciar com trens circulando somente entre as estações Farrapos e Novo Hamburgo.
A viagem até o Centro de Porto Alegre será completamente pelo serviço de ônibus emergencial, jáacionado e gratuito para os usuários, custeada pela Trensurb. O trecho de ônibus será circular, indo da estação Farrapos até o Centro da Capital.
Transporte
Trensurb apresenta balanço de renovação de 12 km de via férrea entre Porto Alegre e Canoas após enchente

Até a conclusão das obras será necessário o investimento total de R$ 342,67 milhões, distribuídos em 126 projetos, que envolvem sistemas de energia, sinalização, drenagem, reformas estruturais e aquisição de equipamentos, máquinas e ferramentas. Deste total, até o momento, 78,5% dos recursos já foram disponibilizados à empresa pelo Governo Federal, com expectativa de que a totalidade seja disponibilizada até 2027.
Os projetos fazem parte de um plano estratégico de recuperação de toda infraestrutura ferroviária duramente impactada pela enchente de maio de 2024.
“O que estamos realizando não é apenas uma reconstrução, é uma transformação. Estamos modernizando o sistema metroviário com tecnologia mais robusta e soluções de engenharia que nos preparem melhor para enfrentar futuros desafios climáticos e operacionais”, afirma o diretor-presidente Nazur Garcia.
“Depois da enchente, primeiro, buscamos restabelecer a operação de todos os 43 km e 22 estações, com a finalidade de entregar à população os serviços que a Trensurb sempre prestou, o que fizemos ainda em 2024. Depois, passamos à fase da reconstrução, pois muitos sistemas voltaram a funcionar de forma parcial”, explicou Nazur.
O diretor-presidente destaca que, certamente, é a maior reestruturação da história da empresa, com um esforço multisetorial que mobiliza diversas áreas técnicas e contratos estratégicos com foco na retomada da operação plena, na modernização dos sistemas e um impacto direto na confiabilidade e sustentabilidade do sistema metroviário do eixo norte da Região Metropolitana de Porto Alegre.
Cabe ressaltar que, mesmo com as obras em curso, a Trensurb mantém a circulação dos trens atendendo aos seis municípios do eixo: Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia, São Leopoldo e Novo Hamburgo.
Em destaque abaixo, os projetos com maiores investimentos nos principais sistemas da empresa:
Via férrea: renovação de 12 km entre Porto Alegre e Canoas
A obra de renovação da via férrea entre as estações Mercado e Fátima (em Canoas) representa um dos principais investimentos no processo de reconstrução e modernização da empresa. Com valor total de R$ 38,4 milhões, os trabalhos abrangem a renovação total da estrutura e a recuperação da infraestrutura das vias principais e do pátio de estacionamento de trens.
A conclusão das obras está prevista para setembro de 2025. “Isso significa que, em menos de um ano, a Trensurb entregará à população uma via férrea totalmente renovada, com infraestrutura modernizada, maior confiabilidade operacional e mais segurança para os usuários”, pontuou o diretor de Operações, Ernani Fagundes.
Com a conclusão das obras da via, também será encerrado o contrato do serviço emergencial de ônibus gratuitos, atualmente em operação após as 20h e aos domingos durante todo o dia entre as estações Mathias Velho (em Canoas) e Mercado, restabelecendo assim a operação plena do metrô ao longo de toda a extensão do trecho afetado.
Com cerca de 60% da obra já concluída, o avanço tem permitido importantes melhorias na operação do sistema, especialmente após as restrições impostas em função dos danos causados pelas enchentes. No trecho entre Mercado e Fátima, que teve a velocidade limitada a 50 km/h por questões de segurança, à medida que as obras avançam, as limitações vão sendo progressivamente retiradas.
Os trechos entre as estações Mercado – São Pedro e Farrapos – Aeroporto (ambos em Porto Alegre) já operam na velocidade original de projeto, enquanto os demais trechos serão liberados conforme a conclusão das intervenções.
Energia elétrica de tração: subestações mais modernas e protegidas
Três frentes estão em andamento para reestruturar o sistema de energia elétrica de tração. O maior contrato, de R$ 84,2 milhões, prevê a atualização completa de três das cinco subestações de energia elétrica de tração da Trensurb – Fátima (em Canoas), com conclusão prevista para janeiro de 2026; Farrapos (em Porto Alegre), para junho de 2026; e São Luís (também em Canoas), para novembro de 2026 – e três cabines de seccionamento e paralelismo. Equipamentos estão sendo fabricados na Europa, com visita técnica na República Tcheca para conferência dos equipamentos fabricados, já prevista para o mês de julho.
Outro contrato emergencial, de R$ 1,9 milhão, promove reparos corretivos para reestabelecimento das funções operacionais das subestações e de transformadores, com 57% das obras concluídas e previsão de conclusão já em outubro de 2025. Além disso, o reparo do transformador da Subestação São Luís, danificado após sofrer princípio de incêndio durante a enchente de 2024, prevê um desembolso de R$ 2,1 milhões. Este, com previsão de conclusão no primeiro semestre de 2026.
Segundo o diretor de Operações da Trensurb, Ernani Fagundes, os novos equipamentos serão mais eficientes, preparados para eventos climáticos extremos e compatíveis com o sistema de telecomando da empresa. “Além disso, eles são atualizados tecnologicamente, em relação aos que estavam em operação desde a inauguração da Trensurb”, complementou. A reconstrução das subestações inclui também a elevação dos equipamentos acima da cota de inundação, garantindo que, em caso de uma nova enchente, eles não sejam atingidos e permaneçam protegidos.
Casa de bombas da bacia metroferroviária: sistema de drenagem entra em fase final de obras
Com 60% da obra concluída, a nova casa de bombas da Trensurb, localizada em frente à Igreja dos Navegantes em Porto Alegre, avança para a fase final, com previsão de entrar em operação plena em agosto de 2025. O investimento, até o momento, já consumiu R$ 1,93 milhão, contemplando obra civil em cota elevada, novos geradores, painéis automatizados e sistema de bombeamento capaz de evitar alagamentos que afetam a circulação dos trens.
A estrutura contará com quatro novas bombas e a recuperação de outras quatro já existentes. Ao todo, a casa de bombas operará com seis equipamentos em funcionamento – sendo dois deles equipados com sistema triturador de resíduos – e manterá outras duas bombas em regime de reserva técnica, prontas para uso em caso de necessidade. Uma nova subestação de energia elétrica de média tensão associada a casa de bombas também começará a operar no mesmo mês. O valor total da obra é de R$ 3,5 milhões.
Sinalização: recuperação total do sistema de controle para o tráfego ferroviário
A recuperação do sistema de sinalização é também uma das ações complexas do plano. A Trensurb dividiu os serviços por trechos para acelerar a retomada da operação. De Novo Hamburgo a Canoas, a sinalização foi restabelecida ainda em maio de 2024. Entre Canoas e Farrapos (Porto Alegre), os serviços também já foram finalizados. No trecho mais próximo do Centro de Porto Alegre, entre Farrapos e Mercado, a obra segue em execução, com conclusão prevista até outubro de 2025.
Já foram investidos cerca de R$ 16,6 milhões na recuperação do sistema, incluindo aquisição de novos cabos, relés, máquinas de via, painéis de controle e um caminhão rodoferroviário para manutenção. Parte do investimento também é direcionado na proteção contra furtos e reforço da segurança. Após as obras, seguirá monitoramento contínuo para garantir ajustes e manutenção preventiva.
Modernização das estações: mais conforto, acessibilidade e segurança
Estão em andamento as reformas profundas das estações Mercado, Rodoviária, São Pedro e Farrapos (todas em Porto Alegre), com foco em acessibilidade, conforto e segurança. As melhorias incluem requalificação estrutural, acessibilidade, drenagem e reconfiguração de espaços internos e reconstrução de novas subestações de média tensão para todas as quatro estações.
Logo após as águas baixarem, desde junho de 2024, ações emergenciais passaram a ser executadas em várias estações, o que permitiu a reabertura parcial das mesmas. Essas medidas foram viabilizadas com contratos de manutenção contínua, tanto para os sistemas operacionais e predial quanto para escadas rolantes e elevadores, totalizando um investimento de R$ 4,3 milhões.
A Trensurb também já iniciou a contratação de uma nova etapa de obras para atender as reformas que ainda faltam, ampliando a cobertura da reestruturação, o valor de investimento é de R$ 3,94 milhões. A conclusão total da reforma das estações está prevista para o primeiro trimestre de 2026.
Aeromóvel: Trensurb discute modelo de investimento para reconstrução e redução de custos
A Trensurb está avançando nas tratativas para o restabelecimento do sistema Aeromóvel, que liga a estação Aeroporto do metrô ao Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Após os danos causados pela enchente, a empresa trabalha em articulação com o Ministério das Cidades, o Ministério de Portos e Aeroportos e com o apoio da Fraport para definir o melhor formato de investimento necessário à retomada da operação do sistema.
A tecnologia do Aeromóvel é detida pela empresa Aerom, parceira da Trensurb desde a implantação do sistema. Em um primeiro momento, a estimativa de custo para a recuperação da estrutura foi de aproximadamente R$ 38 milhões. No entanto, após avaliações técnicas mais detalhadas, foi possível identificar que parte dos equipamentos poderá ser recuperada, o que permitiu uma redução significativa no valor necessário para a reconstrução: o investimento estimado passou para cerca de R$ 28 milhões.
A previsão é de que, após a formalização da contratação dos serviços, a reconstrução do sistema seja concluída em um prazo de oito a 12 meses.
Duas salas de equipamentos do sistema Aeromóvel foram alagadas durante a enchente, comprometendo equipamentos eletroeletrônicos essenciais à operação. Os ambientes atingidos também compreendem os sistemas de propulsão, controle, comunicação, eletrificação e os geradores – todos danificados pela inundação.
Investimento, modernização e um futuro mais seguro
Todos os pagamentos referentes às obras em curso na Trensurb são realizados conforme a execução atestada pelas equipes técnicas, assegurando transparência e responsabilidade na aplicação dos recursos públicos.
Para o diretor-presidente, Nazur Garcia, com dezenas de contratos ativos, equipes mobilizadas em diferentes frentes e uma estratégia articulada entre engenharia, operação e gestão, a Trensurb mostra um compromisso sólido com a recuperação integral de sua malha.
“Os investimentos já realizados refletem o esforço de reconstrução — mas, mais que restaurar, as obras e aquisições de equipamentos em curso projetam um novo padrão de qualidade para o transporte metropolitano”, ressaltou.
Em um momento em que a empresa celebra seus 40 anos de operação comercial, as ações em andamento simbolizam também um marco na ressignificação da empresa. “Com a conclusão de todas as obras, estaremos mais modernos, resilientes e fortes para enfrentar os desafios do novo normal climático, assegurando um serviço ainda mais seguro e eficiente para a população”, acrescentou Nazur.
Essa renovação é essencial para garantir a plena recuperação da qualidade do serviço prestado, reforçando o compromisso da Trensurb com a eficiência, a mobilidade e o futuro do transporte público na Região Metropolitana de Porto Alegre.
- Destaques1 semana atrás
Canoas cobra governo estadual por recursos para reconstrução: “A cidade não pode mais esperar”, diz prefeito
- Estado1 semana atrás
CHUVAS: Governo do Estado disponibiliza mapa com informações sobre bloqueios parciais e totais nas rodovias gaúchas
- Notícias1 semana atrás
Canoas decreta situação de emergência devido a alagamentos e chuvas intensas
- Clima1 semana atrás
Tempestades provocam estragos, desalojam famílias e causam bloqueios em rodovias no RS
- Comunidade6 dias atrás
Moradores que decidiram permanecer na Praia do Paquetá recebem auxílio da Defesa Civil
- Canoas3 dias atrás
Medalha Pinto Bandeira é entregue a 15 cidadãos nesta segunda-feira, 23; confira quem são
- Emprego1 semana atrás
Havan abre 200 vagas de emprego para nova megaloja em Canoas
- Comunidade1 semana atrás
Abrigo em Canoas acolhe 129 pessoas atingidas pelas fortes chuvas da madrugada