Transporte
Após período de gratuidade nos ônibus, Prefeitura de Canoas prevê passagens no valor de R$ 2,75

A Prefeitura de Canoas, por meio do programa Vai de Boa, Canoas – prorrogou a gratuidade no transporte público coletivo urbano até o dia 31 de maio deste ano e, após essa data, de acordo com a gestão municipal, haverá a implementação de passagem no valor de R$ 2,75 nas linhas municipais.
O prazo vigente expirava agora no próximo dia 10 de março. O valor sugerido é o menor entre todas as tarifas aplicadas nas diferentes cidades da Região Metropolitana e uma das mais baixas do Estado.
Passe livre
O passe livre está em vigor desde o dia 7 de maio de 2024, data da retomada parcial do serviço dentro do período de estado de calamidade pública devido à enchente de maio do ano passado. Antes disso, o valor da passagem nas linhas municipais em Canoas no começo de 2024 era de R$ 4,80. A fim de chegar à tarifa indicada no projeto foi necessária uma revisão dos números por parte das secretarias da Fazenda e de Mobilidade Urbana.
De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), a tarifa técnica do serviço prestado pela empresa Sogal prevê a quantia de R$ 5,50 por passageiro. Em cima desse valor, a Prefeitura passará a subsidiar R$ 2,75, ao invés dos R$ 0,70 de cada passagem antes da gratuidade, enquanto os outros R$ 2,75 serão pagos pelo próprio usuário.
A projeção do complemento financeiro por parte do Poder Público dentro do custo anual ainda depende do quantitativo de passageiros que seguirão utilizando o serviço.
Transporte
Governador Eduardo Leite anuncia trem de passageiros entre Porto Alegre e Gramado com trajeto de uma hora

O governador Eduardo Leite anunciou, na quinta-feira, 7, autorização inédita no país para implantação, operação e exploração privada de ferrovia para transporte de passageiros dentro de um Estado. O projeto prevê a ligação entre Porto Alegre e Gramado por trem em apenas uma hora, com duas vias férreas – uma para cada sentido. O anúncio foi feito durante solenidade no Palácio Piratini, com a presença do secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, e representantes da companhia responsável pelo projeto, a SulTrens.
Com investimento estimado em R$ 4,5 bilhões, integralmente oriundo da SulTrens, a previsão de início da operação é de sete anos. A outorga de exploração para a empresa terá validade de 99 anos. A estimativa é de que a obra gere 6.747 empregos diretos e outros 15.976 empregos indiretos, totalizando 22.723 postos de trabalho ao longo de sua implantação e operação.
“Estamos falando de um projeto que vai fortalecer a mobilidade e impulsionar o turismo em uma das regiões mais visitadas do Brasil, com um modal moderno, sustentável e seguro. Esse trem entre Porto Alegre e Gramado é muito mais do que infraestrutura: é desenvolvimento econômico, geração de empregos e valorização do nosso potencial turístico”, acrescentou o governador Eduardo Leite.
O novo modal ligará a capital a Gramado, direto, passando por 19 municípios, com área de influência em 22: Porto Alegre, Canoas, Cachoeirinha, Gravataí, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Campo Bom, Dois Irmãos, Sapiranga, Araricá, Parobé, Taquara, Morro Reuter, Nova Hartz, Igrejinha, Picada Café, Santa Maria do Herval, Três Coroas, Gramado e Canela. O percurso incluirá 27 cruzamentos rodoferroviários, 15 pontes e viadutos — entre eles uma estrutura sobre a FreeWay (BR-290) — e nove túneis.
Mais turismo e desenvolvimento
As estações de saída e chegada estarão localizadas cerca de 700m do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, e na Av. Das Hortênsias, entre Gramado e Canela.
Além de proporcionar mais conforto e segurança para usuários e turistas, a ferrovia representa um marco para a logística e a mobilidade do Estado, ao oferecer uma alternativa moderna de transporte híbrido, com trens movidos a eletricidade e diesel, reduzindo a emissão de CO₂ e os acidentes nas rodovias. O projeto impulsionará o turismo, aumentará a arrecadação de ICMS e outros tributos municipais, e representará um salto para a infraestrutura e a mobilidade do Estado.
O secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, destacou a importância estratégica da iniciativa. “É um projeto robusto, moderno e com grande impacto positivo para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Atuamos de forma técnica, com respaldo jurídico e pensando no longo prazo. O Estado avança para um novo patamar de mobilidade, alinhado ao que já é realidade em países europeus”, afirmou.
A proposta foi viabilizada em cerca de um ano de análises técnicas e pareceres jurídicos conduzidos por órgãos como a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e a Secretaria de Logística e Transportes (Selt), que garantiram a segurança jurídica e a viabilidade do projeto. A Selt também será responsável pela fiscalização do contrato, com o recebimento de relatórios trimestrais da empresa.
“A implantação da ferrovia marca o início de um grande desafio e, ao mesmo tempo, de uma nova era para os transportes para a Serra Gaúcha. Vamos oferecer uma viagem mais confiável, confortável e segura. Este trem será apenas a porta de entrada para uma série de experiências que aguardam o turista. Nosso objetivo é que todos deixem o Rio Grande do Sul encantados com o que há de mais moderno em turismo e mobilidade ferroviária”, destacou Renato Ely, administrador da Sul Trens.
Com este passo, o Rio Grande do Sul torna-se referência nacional em inovação e infraestrutura de transportes, abrindo caminho para novos modelos de outorga por autorização e investimentos no setor ferroviário.
Acessos asfálticos a Quevedos e São José das Missões
Momentos antes do anúncio da autorização para a ferrovia entre Porto Alegre e Gramado, o governador Eduardo Leite assinou a ordem de início para obras em mais dois acessos asfálticos, nos municípios de Quevedos e São José das Missões, cidades que têm governo do Estado. O ato contou com a participação do secretário Juvir Costella.
Em Quevedos, o acesso se dará na ERS-524, em trecho de 28 quilômetros que fará ligação com Toropi e contará com investimento de R$ 45 milhões. Em São José das Missões, será construído o trecho de 2,65 quilômetros do município com a BRS-386. Ao todo, serão aportados R$ 10,1 milhões para conclusão dos trabalhos. Os investimentos nos dois acessos asfálticos superam os R$ 55 milhões e a entrega das obras está prevista para 2026.
Transporte
Trensurb circula apenas no trecho entre estações Mathias Velho e Novo Hamburgo no sábado, 9

As alterações de sábado ocorrem a fim de permitir o avanço dos trabalhos de reconstrução da via do metrô, necessários devido aos impactos da enchente de maio de 2024. Desse modo, a Trensurb assegura que, durante o período de realização da 48ª Expointer, a circulação de trens irá acontecer em toda a linha, de Mercado a Novo Hamburgo, durante todo o horário de funcionamento do sistema, sem necessidade de serviço complementar de ônibus.
Transporte
Reunião entre Trensurb e Seapa alinha operação de transporte para Expointer 2025

Na tarde de segunda-feira, 22, representantes da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapa) do Governo do Rio Grande do Sul estiveram na sede da Trensurb para alinhar ações operacionais e de comunicação sobre a mobilidade durante a Expointer 2025. A comitiva da secretaria foi recebida pelo diretor de Operações da Trensurb, Ernani Fagundes.
Durante o encontro, Fagundes destacou a importância de a Trensurb operar integralmente no período da feira, considerada uma das maiores exposições agropecuárias da América Latina.
“Para tanto, estamos ajustando nossos cronogramas de obras e assumindo intervalos maiores entre os trens aos sábados, para conseguirmos ter uma janela maior para a reconstrução da via férrea e contribuir para o atendimento ao público nos dias de evento”, explicou.
A edição de 2025 da Expointer acontecerá no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, entre os dias 30 de agosto e 7 de setembro. A expectativa da organização é receber cerca de 1 milhão de visitantes ao longo dos nove dias de programação.
A Trensurb, tradicionalmente, tem papel fundamental na mobilidade durante o evento, sendo um dos principais meios de transporte utilizados pelos visitantes.
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