Conecte-se conosco

header-top


 






 

28/06/2025
 

Educação

Unilasalle assina convênio com a Acnur para promoção dos direitos dos refugiados

Redação

Publicado

em

Unilasalle assina convênio com a Acnur para promoção dos direitos dos refugiados

A Universidade La Salle, em Canoas, formalizou um acordo de cooperação com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur-ONU) para a instituição da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM), voltada à atuação acadêmica com a temática dos refugiados.

A partir do convênio, a universidade reforça o seu compromisso em ser um espaço de acolhimento e de geração de conhecimento, beneficiando populações que realizaram deslocamentos forçados dos seus países de origem.

Algumas iniciativas que deverão ser potencializadas com a Cátedra se referem ao fomento do acesso e permanência de refugiados no ensino superior, a oferta de disciplinas sobre temas de interesse, a realização de eventos, como seminários, oficinas e conferências, entre outros.

O engajamento da Unilasalle na resolução desta emergência social já ocorre em outras frentes de atuação, sendo este mais um compromisso firmado a favor dos refugiados. O nome da Cátedra, Sérgio Vieira de Mello, é uma homenagem ao diplomata brasileiro morto em decorrência de um atentado terrorista no Iraque, em 2003, após uma carreira exemplar na Organização das Nações Unidas (ONU), onde trabalhou por mais de 30 anos, mediando conflitos e auxiliando na reconstrução de sociedades devastadas por crises humanitárias. Na Unilasalle, a Cátedra estará lotada junto ao Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD). 

Para o professor José Miranda, assessor de Assuntos Interinstitucionais e Internacionais e coordenador adjunto do PPGD e da Cátedra na Unilasalle, o engajamento da universidade na questão dos deslocamentos forçados de pessoas é um dever institucional.

“Nosso compromisso não é de hoje, Nós também possuímos representação junto ao Fórum Permanente de Mobilidade Humana do Rio Grande do Sul, além de participarmos da Equipe Migrante Canoas, que trabalha para a organização de um Conselho Municipal de Imigrantes, além de inúmeras outras ações que realizamos em apoio aos imigrantes. Com o convênio, queremos ampliar a divulgação da temática para atores locais, servindo como catalisadores para a sensibilização sobre a pauta”, destaca Miranda.

A Cátedra ainda deve envolver setores da gestão municipal de Canoas, como a Coordenadoria Municipal de Igualdade Racial e Imigrantes, entre outras organizações e associações, como o Centro Socioeducacional Assunta Marchetti, a Defensoria Pública da União e a Fundação Pan-Americana para o Desenvolvimento (PADF).

“Nosso objetivo é criar e fortalecer uma rede regional de apoio ao imigrante, atenta às necessidades da população em situação de deslocamento forçado”, salienta o professor.

Para o reitor da Unilasalle, Prof. Dr. Irmão Cledes Antonio Casagrande, o envolvimento das universidades em todo o Brasil com a Cátedra Sérgio Vieira de Mello é fundamental para garantir que pessoas refugiadas e solicitantes de refúgio tenham acesso a direitos e serviços.

“A Unilasalle assume junto à Acnur o compromisso de contribuir com o poder público na resolução dessa crise humanitária, mais do que identificando os problemas, criando as soluções adequadas. Trata-se de uma excelente oportunidade para a comunidade acadêmica. Queremos fazer com que essas pessoas se sintam acolhidas pela universidade e que reconheçam o nosso compromisso com esse tema”, reforça o reitor.  

De acordo com o Sistema de Registro Nacional Migratório (Sismigra), vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, atualmente residem no Rio Grande do Sul 127.301 migrantes, refugiados e apátridas. O número equivale a 7,4% do total de migrantes internacionais no Brasil e representa 1,2% em relação à população geral do Estado. A maioria é de origem dos seguintes países: Uruguai, Venezuela, Haiti, Argentina, Senegal, Colômbia, Cuba, Portugal, Chile, Alemanha, Itália e Paraguai.

A solenidade que marcou o lançamento da Cátedra Sérgio Vieira de Mello também contou com a presença da representante adjunta da ACNUR no Brasil, Raquel Trabazo, incluindo outros membros da agência – a assistente de campo, Nicole Minvielle, a assistente de Relações Externas, Ana Gama, e o oficial associado de Relações Governamentais, Pablo Mattos.

Representando a PADF, esteve presente a diretora Nacional do Programa Integrando Horizontes, Soraya Pessino da Rosa, além do chefe de gabinete da Reitoria da Unilasalle, Renaldo Vieira; do coordenador adjunto da graduação em Direito, Guilherme Barth; do professor do curso de Relações Internacionais, Fabrício Pontin; da líder da equipe do Centro Internacional de Hospitalidade da Unilasalle, Gabriela Pedroso; e da coordenadora da graduação em Relações Internacionais, Vanessa Prestes. 

Educação

Prefeitura publica 6º chamamento para matrículas na etapa creche em Canoas

Redação

Publicado

em

Prefeitura publica 6º chamamento para matrículas na etapa creche em Canoas

A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), publicou, nesta terça-feira, 24, o novo edital de chamamento para 404 novas matrículas na Etapa Creche, para Berçário 2 e Maternal 1 e 2.

Os pais e responsáveis devem comparecer à Central de Vagas da SME (Rua Monte Castelo, 340, Nossa Senhora das Graças), na data correspondente ao seu respectivo quadrante, para encaminhamento das vagas. O horário de atendimento é das 8 às 17h30.

Na quarta-feira, 25, é a vez dos selecionados que são do quadrante Nordeste; quinta-feira, 26, do Noroeste, e sexta-feira, 27, para residentes dos quadrantes Sudeste e Sudoeste. Em virtude da Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/2018, os nomes das crianças serão publicados apenas com as suas iniciais.

A SME conseguiu viabilizar mais esse número de vagas por meio do 6º chamamento, a partir do credenciamento de mais escolas infantis da rede particular. Agora, o número de instituições devidamente regularizadas que prestam esse serviço chega a 83.

Documentos necessários

Os pais e responsáveis devem apresentar a certidão de nascimento da criança; documento com foto do responsável; atestado/laudo médico com CID (Classificação Internacional de Doenças) para crianças com deficiência e comprovante de residência no nome do responsável.

Confira o edital.

Continuar a ler

Educação

CHUVAS: Aulas de todas as EMEFs de Canoas são suspensas na tarde desta quarta-feira, 18

Redação

Publicado

em

Canoas decreta situação de emergência devido a alagamentos e chuvas intensas

A Secretaria Municipal da Educação (SME) informa que no período da tarde desta quarta-feira, 18, todas as EMEFs da cidade terão as aulas suspensas. A medida foi adotada diante das dificuldades de professores e alunos de todo município acessarem as unidades de ensino e a manutenção da previsão de chuva ao longo do dia.

Continuar a ler

Educação

Prazo para pagar taxa de inscrição do Enem é prorrogado até 27 de junho

Redação

Publicado

em

Prazo para pagar taxa de inscrição do Enem é prorrogado até 27 de junho

Quem não é isento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 ganhou mais tempo para efetuar o pagamento. O novo prazo vai até o dia 27 de junho. A ampliação foi anunciada pelo Ministério de Estado da Educação.

O valor de R$ 85 pode ser quitado por meio de boleto (gerado na Página do Participante), Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). Estudantes concluintes do ensino médio (em 2025) de escolas públicas não terão boleto gerado, pois são isentos da taxa. Para pagar por Pix, basta escanear o QR Code disponível no próprio boleto.

Provas

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aplicará as provas em 9 e 16 de novembro, nas 27 unidades da Federação.

Pará

De forma excepcional, o Enem será aplicado, em 30 de novembro e 7 de dezembro, nas seguintes cidades do Pará: Belém, Ananindeua e Marituba. A medida visa atender aos públicos desses municípios, em razão dos impactos logísticos da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá na capital paraense no período da aplicação regular do exame.

Orientações

O portal do Inep conta com uma página em que é possível encontrar as principais orientações para os participantes do Enem. Há também uma seção destinada às perguntas frequentes sobre o exame. Com isso, os interessados podem conferir os questionamentos mais comuns e os respectivos esclarecimentos.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Instituições de ensino públicas e privadas também utilizam o Enem para selecionar estudantes, como critério único ou complementar aos processos seletivos. Os resultados individuais do Enem podem, ainda, ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Link: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/enem/prazo-para-pagamento-da-taxa-de-inscricao-e-ampliado-ate-27-6

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques