Educação
Estudante de Canoas vai para a Colômbia por ter sido a primeira colocada em edital nacional

A estudante do curso superior de Tecnologia em Logística do IFRS Ana Luísa Pereira Lucas foi a primeira colocada no Edital 10 – Programa Cidadão Global – Conif, referente ao processo para seleção de estudantes para receber bolsas de mobilidade acadêmica internacional do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).
O edital seleciona estudantes da Rede Federal para atividades de Iniciação Científica na Colômbia. A estudante ganhou uma bolsa para participar do projeto “Planes de vida y estrategias urbanas de inclusión. Diálogos desde el Urbanismo Social, el Buen Vivir y las comunidades indígenas Inga y Emberá en contextos de ciudad. (Medellín 2004-2023)”.
“Esse edital do CONIF era uma vaga para cada região do Brasil, região sul referente aos três estados e eu fiquei com a vaga do sul, então assim, bem feliz com essa oportunidade, ansiosa, ainda meio sem acreditar, mas bem feliz e ansiosa. O meu projeto é sobre a inclusão da comunidade indígena no contexto urbano da cidade. A comunidade indígena, a maioria veio refugiado por conta das guerrilhas que tem na Colômbia, então saindo dos territórios estão excluídas, o projeto tem cono objetivos incluír”, explica Ana Luísa.
Aqui no Brasil, a estudante terá como orientadora a professora do Campus Canoas do IFRS Lisiane Palma que trabalha com as temáticas de Desenvolvimento Sustentável e Cidadania Global. O projeto tem a duração de 90 dias e a previsão da viagem é de abril a junho de 2025.
“Ficamos muito felizes com a aprovação da Ana Luísa para participar deste programa de mobilidade acadêmica internacional. Isso é reflexo da sua dedicação, pois ela é uma excelente aluna. A participação em atividades de Iniciação Científica na Colômbia contribuirá com a sua formação, proporcionando diversos aprendizados que serão compartilhados com outros estudantes do IFRS no retorno da viagem. Esperamos que seja um incentivo para nossos estudantes que poderão participar de editais futuros. Além disso, poderá abrir portas para iniciativas de cooperação interinstitucional”, destaca a professora Lisiane Celia Palma, orientadora do projeto.
Já Ana Luísa explica que:
“Eu escolhi a professora Lisiane como orientadora justamente pela temática que ela leva na aula dela de desenvolvimento socioambiental, sobre os 17 objetivos de desenvolvimento da ONU e sobre sustentabilidade, que casa muito com o tema do projeto. E eu vou estar no meio dessas comunidades, lá na Colômbica, então eu acho que eu tenho muito que aprender lá para trazer para cá”.
Sobre o programa
O Programa Cidadão Global – Conif oportuniza a discentes de cursos do ensino técnico (integrados, concomitantes, subsequentes, regime de alternância e PROEJA) e superior (graduação tecnológica, licenciaturas e bacharelados) de Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, vinculadas ao Conif, devidamente selecionados por meio de critérios elencados no presente Edital, a realização de atividades de iniciação científica, de desenvolvimento tecnológico ou de inovação em instituições parceiras na Colômbia, por um período de até 90 dias.
O Conif será responsável pela emissão dos bilhetes de viagem desde o estado de origem dos estudantes, bem como pelo seguro viagem. Os candidatos que forem contemplados com as bolsas deste Edital receberão, cada um, um auxílio financeiro do Conif no valor de R$20 mil.
A bolsa deverá ser utilizada para custos de moradia, transporte, alimentação, passaporte, dentre outros. O auxílio financeiro não tem a finalidade de cobrir todas as despesas decorrentes da realização do intercâmbio, devendo o intercambista estar preparado para cobrir quaisquer despesas que ultrapassarem o valor da bolsa. Não haverá nenhum aditivo de auxílio financeiro por parte do Conif além do valor estipulado no Edital.
Educação
5ª edição do programa Descortine suas Ideias será lançada nesta sexta-feira

Será lançado nesta sexta-feira, 17, o edital da 5ª edição do programa “Descortine suas Ideias”, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Canoas. A iniciativa, desenvolvida por meio da Escola Permanente de Formação Docente Professor Darcy Ribeiro, tem como objetivo incentivar a produção escrita e gráfica de estudantes da rede municipal.
As inscrições estarão abertas de 4 de maio a 12 de junho e deverão ser realizadas pelos professores, por meio de formulário online disponível no site da Escola de Formação.
O programa estimula o pensamento artístico e literário entre crianças e jovens, com orientação de professores, resultando na produção de textos e ilustrações que irão compor uma publicação coletiva. Neste ano, o tema escolhido é “O eu, o outro e o nós”.
De acordo com a organização, os trabalhos selecionados irão integrar um livro físico, que será distribuído aos participantes. A etapa final ocorre durante a V Semana de Arte, Literatura e Pesquisa da Escola Permanente de Formação Docente Professor Darcy Ribeiro, prevista para setembro, quando os estudantes também participam de uma sessão de autógrafos.
Criado em 2021, no período de retomada das aulas presenciais após a pandemia, o programa teve como tema inicial “Da minha janela eu vejo”. Em 2022, a proposta foi “Utopia: um mundo melhor é possível?”. Já em 2023, o tema escolhido foi “Vida: o que é ser uma pessoa?”. A edição mais recente, realizada em 2025, abordou “O amor e os amores dentro e fora de nós”.
A edição deste ano propõe reflexões sobre alteridade, incentivando um olhar crítico e sensível a partir de dimensões éticas, filosóficas e afetivas.
Educação
Canoas lança projeto que aproxima escritores de alunos e incentiva leitura nas escolas municipais

A Prefeitura de Canoas iniciou, na segunda-feira, 13, um novo projeto voltado ao incentivo à leitura nas escolas da rede municipal. Intitulada “Blá Blá Blá com Autor”, a iniciativa promove encontros entre escritores e estudantes, aproximando os alunos do universo literário e facilitando o acesso a livros por meio da oferta de exemplares a preço de custo.
O lançamento ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Gonçalves Dias, no bairro Harmonia. Ao longo do dia, em atividades realizadas nos turnos da manhã e da tarde, turmas do 1º ao 5º ano participaram de um bate-papo com o escritor Pedro Paulo Graczcki.
Durante o encontro, o autor apresentou a obra “Animal na Pista”, que mistura elementos de imaginação com orientações educativas. A narrativa aborda temas relacionados à segurança no trânsito, destacando a importância do respeito às regras e do comportamento responsável.
Em função da temática do livro, a atividade contou também com a participação da Secretaria de Mobilidade Urbana, por meio da Polícia de Trânsito, que realizou uma palestra e ações educativas com os estudantes.
O secretário de Cultura e Turismo, Caio Flávio dos Santos, acompanhou o lançamento do projeto.
“Este é um projeto maravilhoso, que aproxima os escritores do público de suas obras e que estimula a leitura entre as crianças através deste contato direto com os autores e também pelo acesso a livros infantis de qualidade a baixo custo”, comenta.
Idealizadora do projeto a professora e contadora de histórias, Christiane Oliveira, que dá vida à personagem Professora Maluquinha, destaca que os escritores que participam do projeto não cobram cachê e comercializam seus livros a preço de custo.
“O que possibilita o acesso das crianças a uma literatura de qualidade. Os livros que estamos escolhendo são obras maravilhosas, com mensagens muito importantes”, diz.
Escolhido para o lançamento do projeto, o escritor Pedro Paulo Graczcki elogiou a iniciativa.
“Canoas está de parabéns por desenvolver este trabalho junto com as escolas. Uma ação que conta com essa aproximação e intermediação, que são fundamentais para a formação de novos leitores. Para nós, escritores, é fundamental essa participação junto com as crianças porque a gente consegue captar nos olhares, no modo como foi trabalhada a história em sala de aula, no contato com o livro, se a gente seguiu transmitir a mensagem que se propôs”, destaca.
Educação
Profissionais da rede municipal de Educação de Canoas aprovam paralisação na próxima terça-feira, 14

Profissionais da rede municipal de Educação de Canoas aprovaram, em reunião, a paralisação das atividades no dia 14 de abril. A medida foi definida como forma de protesto diante da falta de respostas do Executivo às reivindicações da categoria.
Entre as principais demandas estão a reposição salarial, o pagamento do piso nacional do magistério, a aplicação da lei do “Descongela” e a valorização dos profissionais. Segundo a categoria, os pedidos já foram apresentados ao governo municipal, mas ainda não tiveram encaminhamentos efetivos.
De acordo com o que foi deliberado, a paralisação ocorrerá no turno da manhã nas escolas da rede municipal, com ações de conscientização e diálogo com a comunidade escolar. À tarde, os profissionais devem se reunir em frente à Prefeitura de Canoas para um ato público.

Política19 horas atrásArtur Lemos e Ranolfo Vieira Júnior são empossados em novas funções no governo do RS

Política5 dias atrásCachoeirinha terá nova eleição no próximo domingo após cassação de prefeito e vice
Educação5 dias atrásProfissionais da rede municipal de Educação de Canoas aprovam paralisação na próxima terça-feira, 14
Policial1 semana atrásDuas pessoas morrem após perseguição policial com troca de tiros em Canoas

Clima1 semana atrásCiclone extratropical e frente fria provocam temporais no RS, SC e Paraná nesta semana
Transporte2 dias atrásTrensurb amplia operação emergencial com trens e ônibus após interrupção na linha

Inclusão5 dias atrásExposição reúne obras de crianças autistas em Canoas neste domingo

Saúde5 dias atrásCasos graves de influenza quase dobram no Brasil em comparação a 2025























































