Conecte-se conosco

header-top







 

21/07/2026
 

Saúde

Dr. Álvaro Fernandes assume como Diretor Técnico do Hospital Nossa Senhora das Graças

Redação

Publicado

em

Dr. Álvaro Fernandes assume como Diretor Técnico do Hospital Nossa Senhora das Graças
Álvaro Alberto Azevedo Fernandes é o novo Diretor Técnico do Hospital Nossa Senhora das Graças, em Canoas. Natural de São Paulo, nasceu em 17 de agosto de 1968 e formou-se em Medicina pela Instituição Lusíadas, em 1992. Com uma trajetória acadêmica diversificada, também cursou Letras (USP – 3 anos), Direito (Instituto Toledo – 3 anos) e Filosofia (Unisinos – 3 anos). É médico emergencista, cirurgião vascular e cirurgião geral, acumulando 30 anos de experiência em atendimentos de emergência.
Fernandes também ocupa o cargo de Diretor Técnico do Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC) e teve um papel fundamental no enfrentamento das enchentes de maio de 2024. Seu comprometimento e liderança na evacuação de cerca de 400 pessoas, garantindo a segurança de pacientes e profissionais, foram reconhecidos com a distinção “Mérito Guardião da Vida”, concedida pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS).
Agora, à frente da Direção Técnica do Hospital Nossa Senhora das Graças, Fernandes avalia que este é um momento de unir as forças dos dois hospitais que estão já unidos fisicamente. Uma medida estratégica das duas casas de saúde sob sua responsabilidade técnica com o compromisso de qualificar os serviços.
“Com essas duas diretorias técnicas e visualizando as duas instituições, é possível obter o sentido de uma gestão mais efetiva para os pacientes que precisam nesse momento, até fazermos essa transição de separar novamente os hospitais”, explicou Fernandes.
De acordo com ele, esta responsabilidade é uma demanda em acordo com Conselho de Medicina, dentro da responsabilidade técnica dos hospitais e que vem desde maio quando aconteceu a inundação. Ele acredita que é o momento de gerar resultados assertivos nessa fusão de instituições.
Enquanto Canoas e região aguardam pela reconstrução do Hospital, no bairro Mathias Velho, a Emergência no Graças é gerida pelo HPSC desde 27 de janeiro e conta atualmente com 77 leitos divididos entre UTI, sala vermelha e observação, além de duas salas cirúrgicas. O Hospital Nossa Senhora das Graças permanece com seus atendimentos ambulatoriais em consultas, diagnósticos, internações e cirurgias, SUS e Convênios. Sobretudo, é uma medida que visa a reduzir a lotação dos espaços e diminuir o tempo de espera.

Saúde

Equipes de saúde intensificam vacinação contra a influenza em escolas municipais de Canoas Vacinação contra a influenza é intensificada nas escolas municipais de Canoas

Redação

Publicado

em

Foto: Renata Strapazzon/PMC

Equipes das unidades de saúde de Canoas estão aplicando a vacina contra a gripe em escolas da rede municipal como parte da estratégia para ampliar a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes. A imunização é realizada mediante autorização dos pais ou responsáveis.

Na quarta-feira, 15, a ação ocorreu na EMEF Professora Nancy Ferreira Pansera, no bairro Guajuviras, onde cerca de 100 estudantes receberam a vacina contra a influenza.

A atividade ocorre após a emissão de um alerta epidemiológico pela Vigilância em Saúde, divulgado na última quinta-feira, 9, com orientações para que escolas municipais, estaduais e particulares reforcem medidas de prevenção e controle de doenças respiratórias. O documento também traz recomendações aos profissionais da educação e às famílias sobre procedimentos para reduzir a transmissão dessas doenças no ambiente escolar.

De acordo com a coordenadora de Serviços de Saúde da Clínica de Saúde da Família Guajuviras, Paola Fernanda Lehnen, a vacinação nas escolas amplia o acesso da população ao imunizante.

“É de extrema importância essa participação da Atenção Primária porque ajuda a aumentar o campo de vacinação e o alcance dessa vacina. A nossa presença na escola amplia bastante o acesso da população ao imunizante. A vacina é trivalente e vai proteger contra os principais vírus respiratórios em circulação nesse momento. Por isso é importante fazer a vacinação neste período, bem como de forma anual”, explica.

A diretora da EMEF Professora Nancy Ferreira Pansera, Patrícia Vieira Artioli, afirma que a realização da vacinação no ambiente escolar facilita o acesso das famílias ao serviço.

“Acredito que facilita o acesso às famílias, já que muitas mães trabalham o dia inteiro e não têm como levar os filhos a um posto de saúde ou à UPA. Na escola é mais flexível. Aqui, a comunidade aceitou muito bem a vacinação”, afirma.

Continuar a ler

Saúde

Unidade de Saúde Igara suspende atendimentos nos próximos dois dias para mudança de endereço

Redação

Publicado

em

FOTO: PAMELLA_MENDES

A Unidade de Saúde Igara, em Canoas, terá os atendimentos suspensos nos dias 16 e 17 de julho em razão da mudança para um novo endereço.

Durante esse período, os usuários que precisarem de atendimento deverão se dirigir à Unidade de Saúde São José, localizada na Rua João Pessoa, s/nº.

Os serviços da Unidade de Saúde Igara serão retomados normalmente na segunda-feira, 20 de julho, no novo prédio situado na Rua Tupi, 284, ao lado da Igreja Católica São Cristóvão.

A mudança faz parte do processo de transferência da unidade para uma nova estrutura de atendimento à comunidade.

Continuar a ler

Saúde

Canoas abre vagas extras para consultas oftalmológicas e orienta pacientes da fila a procurar a Secretaria da Saúde

Redação

Publicado

em

Foto: Vinícius Medeiros/PMC

A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, informou que há vagas disponíveis para consultas oftalmológicas após o credenciamento do Hospital de Olhos de Canoas, a revisão das solicitações pendentes e a realização de ações de agendamento.

Segundo a Secretaria da Saúde, pacientes que aguardam consultas oftalmológicas desde 2023 e ainda não foram chamados podem entrar em contato com a Ouvidoria da pasta pelo WhatsApp (51) 3425-7628 para verificar a possibilidade de agendamento.

De acordo com o município, no início deste ano havia mais de 10 mil pacientes aguardando consultas oftalmológicas. A Secretaria informou ainda que, em junho, foram realizados mais de 3 mil atendimentos na especialidade e que a previsão da pasta é concluir a fila de espera até setembro.

A Secretaria da Saúde informou que a Diretoria de Regulação está realizando os agendamentos e que Agentes Comunitários de Saúde fazem a entrega dos comprovantes de consulta nas áreas de atuação para auxiliar na localização dos pacientes.

Ainda conforme a pasta, pacientes que tiveram alteração no número de telefone ou nos contatos para recados devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência para atualizar os dados cadastrais. A Secretaria afirma que cerca de 50% das tentativas de contato realizadas pelas equipes não são concluídas devido a telefones desatualizados ou inexistentes.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques