Conecte-se conosco

header-top


 






 

21/02/2025
 

Geral

Capacitação para Montagem de Unidades Habitacionais de Emergência é realizada em parceria entre a Defesa Civil Estadual e Acnur

Redação

Publicado

em

Capacitação para Montagem de Unidades Habitacionais de Emergência é realizada em parceria entre a Defesa Civil Estadual e Acnur

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul (CEPDEC), em parceria com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), realizou uma capacitação especializada para a montagem de unidades habitacionais de emergência. A iniciativa contou com duas turmas: a primeira nos dias 11 e 12 de fevereiro e a segunda nos dias 13 e 14, reunindo integrantes das Coordenadorias Regionais da CEPDEC e Defesas Civis dos municípios. Ao todo, 69 pessoas foram capacitadas.

A programação teve início com uma etapa teórica na manhã do primeiro dia, abordando a importância das unidades habitacionais de emergência, seus processos de montagem e desmontagem, além de procedimentos essenciais para garantir abrigo temporário a famílias afetadas por desastres.

Também foram tratados temas como logística, segurança e cuidados básicos. No período da tarde, os participantes aplicaram os conhecimentos adquiridos na prática, realizando a montagem das estruturas. No segundo dia, o foco foi a desmontagem das unidades, garantindo que possam ser reutilizadas rapidamente sempre que necessário. Ao final da capacitação, todos receberam certificados de conclusão.

A capacitação foi realizada no contexto da destinação de 308 Unidades Habitacionais de Emergência (RHUs) efetuada pela ACNUR para a Defesa Civil do Rio Grande do Sul. Essas unidades desempenham um papel fundamental na assistência a famílias afetadas por desastres, proporcionando abrigo temporário e segurança em situações de crise.

Sobre a importância da capacitação, o Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil do RS, coronel Luciano Chaves Boeira, ressaltou que esse treinamento é uma ferramenta essencial para aprimorar a atuação da equipe e fortalecer o suporte prestado às comunidades impactadas por eventos meteorológicos adversos. Segundo ele, a capacitação contínua é fundamental para garantir respostas mais ágeis e eficazes diante de situações de emergência.

O principal objetivo da iniciativa foi fortalecer a capacidade de resposta do Rio Grande do Sul diante de desastres naturais e outras emergências, garantindo que as equipes estejam preparadas para oferecer abrigo temporário e segurança às famílias afetadas.

Meio Ambiente

Novo boletim de balneabilidade da Fepam aponta 85 pontos próprios para banho no RS

Redação

Publicado

em

Novo boletim de balneabilidade da Fepam aponta 85 pontos próprios para banho no RS

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulgou, nesta sexta-feira, 21, o décimo e penúltimo boletim do Programa Balneabilidade na temporada 2024-2025. Dos 93 pontos analisados, no litoral e no interior, 85 estão próprios para banho e oito estão impróprios. Conforme as informações do boletim atual, todos os 34 pontos do Litoral Norte estão aptos a receberem os banhistas.

Locais impróprios para banho nesta semana:

  • Arroio Grande Balneário Pontal – Balneário Pontal – Lagoa Mirim
  • Barra do Ribeiro – Praia Recanto das Mulatas – Lago Guaíba
  • Candelária – Balneário Carlos Larger – Rio Pardo
  • Cerrito – Balneário Cerrito – Rio Piratini
  • Pedro Osório – Balneário Pedro Osório – Rio Piratini
  • Rosário do Sul – Praia das Areias Brancas – Rio Santa Maria
  • Tapes – Balneário Rebelo
  • Tapes – Praia do Pinvest

Pontos que seguem com cianobactérias acima de 50.000 cél/ml.

  • Tapes – Balneário Rebelo – 1.300 – 174.944
  • Tapes – Praia do Pinvest – 490 – 69.550

As cianobactérias são micro-organismos (algas azuis) potencialmente produtores de toxinas. Em condições ideais (concentrações de nitrogênio e fósforo aumentadas, temperaturas elevadas e disponibilidade de luz), as cianobactérias reproduzem-se de maneira exagerada, causando florações.

A divulgação dos boletins é feita sempre às sextas-feiras, até o último fim de semana de fevereiro. Os dados atualizados estão disponíveis no site e mídias sociais da Fepam, e no web aplicativo Balneabilidade. Os avisos de local próprio ou impróprio também estão em destaque em placas informativas fixadas nos pontos de coleta de água.

O Departamento de Fiscalização da Fepam realiza ações ao longo do veraneio para garantir que não haja descarte irregular de dejetos em diferentes praias e balneários.

Recomendações

  • Entre na água apenas em local com condição própria para o banho.
  • Evite tomar banho em época chuvosa, nas primeiras 24 horas após chuvas intensas, em períodos de cheia dos rios ou em canais pluviais, saídas de córregos ou rios que afluem nas praias, pois as águas podem estar contaminadas por esgotos domésticos.
  • Não tome banho em locais com concentração de algas, pois podem conter toxinas prejudiciais à saúde.
  • Tenha atenção especial com crianças, idosos e pessoas com baixa imunidade.

Como são feitas as análises

O resultado da balneabilidade está condicionado a cinco semanas de monitoramento. Se ao longo desse período duas ou mais amostras do conjunto apresentarem resultado superior a 800 para E.coli ou se a amostra mais recente das cinco avaliadas apresentar resultado maior que 2.000 para E.coli, o ponto será classificado como impróprio. O mesmo ocorre se a contagem de cianobactérias extrapolar 50 mil células.

Quem faz as análises

No Litoral Norte, entre Palmares do Sul (Quintão) e Torres, são 34 pontos de água salgada monitorados. As coletas de amostras na região são feitas semanalmente pela Gerência Regional do Litoral Norte Sema-Fepam (Gerlit), que envia o material para análise microbiológica pela Divisão de Laboratórios (Dilab), em Porto Alegre.

Já o monitoramento dos demais pontos contemplados pelo programa, que inclui águas internas (lagoas) e outras regiões, como Litoral Médio e Sul, é realizado com apoio da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep).

Continuar a ler

Geral

Demolição de antiga sede da 1ª Companhia da BM é discutida em reunião

Redação

Publicado

em

Demolição de antiga sede da 1ª Companhia da BM é discutida em reunião

Uma reunião entre representantes das secretarias municipais de Segurança e de Serviços Urbanos, na última quinta-feira, 20, discutiu detalhes para os trabalhos de demolição do prédio desativado da 1ª Companhia da Brigada Militar (BM), no bairro Mathias Velho.

Sem condições estruturais de uso após a enchente histórica de maio do ano passado, o imóvel deteriorado será colocado ao chão e o terreno será limpo possibilitando uma nova construção no endereço da Avenida Rio Grande do Sul.

“A gestão está engajada na missão de reconstrução de uma sede para a Companhia da BM no bairro Mathias Velho. Estamos tendo avanços importantes e nesse momento debatemos a forma como será feita a demolição e a retirada dos entulhos do local. A tendência é que essa intervenção seja feita ainda em fevereiro. O passo seguinte será deixar o terreno em condições de receber uma construção que deverá ser viabilizada por meio de uma parceria com a iniciativa privada, sem onerar os cofres públicos”, destaca o secretário de Segurança de Canoas, Major Alberto Rocha.

Elencada como uma das prioridades da gestão na área da Segurança Pública, a consolidação do novo quartel da 1ª Cia da BM aparece no pacote de medidas em conjunto com os Órgãos de Segurança, como a viabilização de operações integradas e a regularização dos repasses do Município para o Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro).

Continuar a ler

Meio Ambiente

Secretaria de Meio Ambiente de Canoas apresenta à Corsan proposta de fiscalização

Redação

Publicado

em

Secretaria de Meio Ambiente de Canoas apresenta à Corsan proposta de fiscalização

Na manhã da quinta-feira, 20, o Secretário Municipal do Meio Ambiente de Canoas Guilherme Haygert, participou de uma reunião na sede da Controladora da Corsan, em Porto Alegre.

Durante o encontro com a gerente institucional Renata Rohde, foi tratado sobre uma nova gestão de fiscalização da Prefeitura aos serviços prestados pela Corsan ao Município. Na ocasião, apresenta plano de fortalecimento de fiscalização, tendo sido estabelecido os indicadores e metas para a prestação de serviços da Corsan.

“O importante na ação é apresentar imediatamente melhoras no atendimento à população do Município, criando um canal facilitador de demandas”, comenta o secretário Guilherme Haygert. O plano propõe reuniões semanais de alinhamento, com pautas e metas de qualificação.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques