Política
Vitor Farias toma posse como vereador em Canoas no lugar deixado por Alexandre Gonçalves
![Vitor Farias toma posse como vereador em Canoas no lugar deixada por Alexandre Gonçalves](https://jornaltimoneiro.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Vitor-Farias-toma-posse-como-vereador-em-Canoas-no-lugar-deixada-por-Alexandre-Goncalves.jpeg)
Tomou posse como vereador nesta quinta-feira 13, o primeiro suplente do PDT, Vitor Farias. Ele assume a vaga deixada por Alexandre Gonçalves, que se licenciou por motivos pessoais. Líder comunitário de longa data, o parlamentar conhecido como Bicudo, assume a vaga no legislativo pela primeira vez.
Política
Câmara vota denúncia e abre de Comissão Processante para investigar vereador Giovanni Rocha
![Câmara vota denúncia e abre de Comissão Processante para investigar vereador Giovanni Rocha](https://jornaltimoneiro.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Camara-vota-denuncia-e-abre-de-Comissao-Processante-para-investigar-vereador-Giovanni-Rocha-2.jpeg)
A Câmara Municipal de Canoas aprovou, por 19 votos a 1, a criação de uma Comissão Processante para investigar a denúncia apresentada contra o vereador Giovanni Martins da Rocha Costa (PSD). O pedido foi protocolado pelo advogado Jairo Wilson de Oliveira Silveira e aponta possíveis irregularidades na nomeação e atuação de servidores do gabinete do parlamentar.
Segundo a denúncia, três assessores lotados no gabinete de Giovâni Costa teriam recebido salários sem cumprir suas funções de maneira efetiva. O documento alega que eles atuavam, supostamente, em uma associação beneficente de Canoas, durante o horário de expediente. A entidade é, segundo o denunciante presidida pelo cônjuge do vereador o que, de acordo com a acusação, poderia indicar conflito de interesses e uso indevido da estrutura pública.
Diante dessas alegações, a denúncia sugere que a conduta do parlamentar poderia configurar possíveis infrações como improbidade administrativa, corrupção e quebra de decoro. O caso já estaria sob investigação do Ministério Público. Com a aprovação da Comissão Processante, os vereadores terão um prazo para conduzir a apuração e apresentar um parecer, que poderá resultar no arquivamento da denúncia ou na cassação do mandato do vereador, conforme prevê a legislação.
A definição dos integrantes ocorreu por meio de sorteio, conforme prevê o regimento interno da Câmara. A Comissão Processante será composta por:
Presidente: Gabriel Costantino (PT)
Relator: Aloísio Bamberg (PSDB)
Membro: Rodrigo D’ávila (Novo)
O que diz Giovanni Rocha
O vereador se manifestou através de nota manifestando surpresa e indignação com a medida, dizendo enxergar como uma tentativa de perseguição política.
“Causa-me estranhamento que, em vez de direcionar esforços para discutir e solucionar os desafios urgentes de Canoas, como a crise na saúde, os problemas na educação e a necessidade de investimentos em infraestrutura, o partido opte por medidas que apenas tentam desestabilizar meu mandato, visto minha independência em posicionar-me sobre o que será positivo a cidade, independente de qual partido tenha proposto. Isso não me fará recuar”.
Política
Em Brasília, Airton Souza se reúne com secretários para tratar de políticas habitacionais a afetados na enchente em Canoas
![Em Brasília, Airton Souza se reúne com secretários para tratar de políticas habitacionais a afetados na enchente em Canoas](https://jornaltimoneiro.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Em-Brasilia-Airton-Souza-se-reune-com-secretarios-para-tratar-de-politicas-habitacionais-a-afetados-na-enchente-em-Canoas.jpeg)
O prefeito de Canoas, Airton Souza, esteve em Brasília para uma audiência com o ministro das Cidades, Jader Fontenelle Barbalho Filho, o secretário nacional de Habitação, Augusto Henrique Alves Rabelo, e Maneco Hassen, da Secretaria para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul. O encontro teve como pauta principal a ampliação das políticas habitacionais para atender às famílias afetadas pela enchente de maio.
De acordo com a assessoria do prefeito, durante a reunião, foi reafirmado o compromisso do governo federal com a reconstrução de Canoas. O município já recebeu autorização para a construção de 3 mil unidades habitacionais, e o prefeito Airton Souza destacou que a gestão está empenhada em garantir moradia digna para um número ainda maior de famílias.
Ainda segundo a nota, o ministro Jader Barbalho Filho lançou um desafio ao prefeito: fazer de Canoas a primeira cidade do Rio Grande do Sul a concluir todos os tramites para a construção das 3 mil unidades habitacionais. O prefeito Airton aceitou o desafio, destacou que Canoas está bastante acelerada no processo e garantiu que sua equipe trabalhará ainda mais.
A meta de Airton Souza é viabilizar 6 mil novas moradias nos próximos quatro anos de governo. Canoas se destaca como um dos municípios mais avançados nesse processo de reconstrução, conforme ressaltou o secretário Maneco Hassen durante a reunião.
A Prefeitura de Canoas já está agilizando todas as licenças e trâmites necessários para a liberação dos espaços e a execução dos projetos habitacionais. O compromisso da gestão municipal é garantir que a cidade siga como referência na reconstrução habitacional no estado e no país.
Política
Airton Souza transmite cargo de prefeito a Rodrigo Busato e viaja a Brasília para agilizar liberação dos recursos para obras dos diques
![Airton Souza transmite cargo de prefeito a Rodrigo Busato e viaja a Brasília para agilizar liberação dos recursos para obras dos diques](https://jornaltimoneiro.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Airton-Souza-transmite-cargo-de-prefeito-a-Rodrigo-Busato-e-viaja-a-Brasilia-para-agilizar-liberacao-dos-recursos-para-obras-dos-diques.jpg)
O prefeito de Canoas, Airton Souza, transmitiu o cargo na tarde de domingo, 9, para o vice-prefeito Rodrigo Busato. Airton viaja para Brasília onde terá diálogos durante encontros com representantes do Governo Federal. A principal pauta será a solicitação de celeridade na liberação dos recursos para as obras de reconstrução dos diques e todo sistema de proteção contra cheias.
““Estou indo a Brasília levando aqui as nossas demandas, principalmente com o relatório sobre a questão dos diques para tentar que o Governo Federal libere os recursos, de uma vez por todas, para dar continuidade às obras de proteção da nossa cidade e modernização das Casas de Bombas”, disse antes da viagem.
Rodrigo Busato permanece como prefeito em exercício e respondendo pelo Executivo até o regresso de Airton da Capital Federal. “Esses diálogos têm dado resultados. Com a visita ao Governo do Estado também já conseguimos o programa Desassorear RS, para desassoreamentos na nossa cidade. A proteção da cidade é a nossa prioridade também”, afirma.
- Clima1 semana atrás
Termômetros de rua marcam 50°C em Quaraí; temperaturas batem recorde no Estado e ligam alerta
- Geral1 semana atrás
Praia do Paquetá é opção para encarar o calor acima da média histórica
- Canal OtPlay1 semana atrás
Presidente do Simers fala sobre paralisação parcial dos médicos em Canoas
- Economia1 semana atrás
Prazo do pagamento do IPTU em cota única com 10% de desconto vai até 10 de fevereiro
- Canal OtPlay7 dias atrás
ENTREVISTA EXCLUSIVA: Como estão os projetos e obras dos diques em Canoas nove meses após a enchente
- Segurança Pública6 dias atrás
Operação Guarda na Área tem primeira atuação no bairro Fátima, em Canoas
- Geral1 semana atrás
“Enem dos Concursos” tem lista de aprovados divulgada; saiba como acessar
- Segurança Pública1 semana atrás
Governador do RS autoriza concursos para contratação de 2.734 novos servidores da Segurança