Trânsito
Prefeitura de Canoas recebe de motoboys pedidos de melhorias no trânsito
O prefeito de Canoas, Airton Souza, recebeu na tarde da quinta-feira, 6, demandas de motoboys que trabalham na cidade. Cerca de 50 profissionais estiveram na prefeitura e foram recebidos pelo prefeito e pelo secretário municipal de Mobilidade Urbana, Thiago Moyses. De acordo com a atual gestão municipal, uma das demandas, a criação de pontos de descanso para os motoboys, será atendida com a implementação de dois espaços na cidade.
Os motoboys pedem melhorias na sinalização de trânsito na cidade, com a implementação da faixa azul, uma espécie de faixa preferencial para motocicletas; e bolsões para motos junto aos semáforos. Além disso, os profissionais também solicitaram o oferecimento, pela prefeitura, de curso de capacitação e mudanças na forma de abordagem de agentes de trânsito.
“Precisamos de melhorias no trânsito, mudanças na atuação da Guarda Municipal e um ponto de apoio para podermos ficar entre as entregas”, resumiu Felipe Bedin Ribeiro, 27, morador do bairro Niterói. “Temos em Canoas uma gurizada muito trabalhadora e a população depende de nós”, defendeu William Silva Mariani, 33, morador do Fátima.
Outro pedido foi a construção de um ponto de apoio onde os motoboys possam descansar, utilizar banheiros e conviver durante as suas jornadas de trabalho. A prefeitura já tem planos de construir dois pontos neste modelo, um na Rua Domingos Martins, no Centro, e outro próximo ao Canoas Shopping.
O prefeito Airton Souza destacou a importância dos motoboys para a economia e qualidade de vida da cidade e lembrou do trabalho deles durante a pandemia de Covid-19, quando serviços de telentrega em Canoas tiveram um enorme aumento de demanda. Airton ouviu as reivindicações do grupo e disse que a prefeitura estudará como atender às solicitações.
“Eu sei da importância do trabalho dos motoboys e queremos dar dignidade a eles. Com diálogo, com respeito, nós vamos resolver os problemas da nossa cidade.”
O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Thiago Moyses, afirmou que as demandas do grupo que visitou a prefeitura serão avaliadas para que melhorias possam ser implementadas. E afirmou estar sempre interessado em receber as demandas da comunidade. “Os motoboys são a força motora da economia e do trabalho na nossa cidade”, comentou Moyses.
Trânsito
Campanha de verão do DetranRS usa analogia entre situações sociais e no trânsito
Se você não para uma partida de futebol pra abrir uma cerveja em pleno jogo, não usa o celular enquanto está tocando aquele sucesso com a banda, não passa na frente dos outros em uma fila, porque faria algo semelhante no trânsito? Com essa reflexão, o DetranRS quer estimular a consciência de que o trânsito é coletivo e ali nossas decisões afetam a todos.
A ideia parte do princípio que não é por desconhecimento que os motoristas descumprem as regras de trânsito. Mas mesmo sabendo quais são as atitudes imprudentes, boa parte dos motoristas continua agindo de forma imprudente e colocando em risco a vida de outras pessoas.
Por outro lado, ninguém faria essas mesmas coisas em outras situações da vida (como nos exemplos citados), pois seria um comportamento reprovado por todo o coletivo.
A partir dessa premissa, a campanha quer mostrar de forma leve e didática como toda atitude imprudente no trânsito acaba interferindo na vida de todas as pessoas que estão naquele espaço. As peças estarão no rádio, TV, mídia impressa e redes sociais a partir da semana do Natal e se estendem até 23 de fevereiro.
Cenário pós-enchentes
As enchentes de maio trouxeram muitas consequências, inclusive uma inesperada: o aumento da violência no trânsito. O DetranRS registrou, no período pós-enchente, tanto um aumento dos acidentes, como aumento na gravidade dos acidentes.
Não se sabe exatamente o que causou o fenômeno mas, junto com os esforços da reconstrução, é preciso também dar atenção ao problema. Com a campanha, a autarquia espera sensibilizar as pessoas (não só, mas sobretudo os motoristas) que cada atitude nossa no trânsito afeta o coletivo.
E somente pelo coletivo vamos conseguir reverter esse cenário. Vale para as enchentes, vale para os acidentes de trânsito.
Trânsito
ATENÇÃO: Trânsito no Centro sofre alterações para estrutura da 39ª Feira do Livro de Canoas
O trânsito na região central da cidade está com alterações temporárias em virtude da 39ª Feira do Livro de Canoas. As mudanças entraram em vigor na manhã desta terça-feira, 19, inicialmente para a montagem da estrutura do evento, e seguirão durante toda programação, que ocorre de 22 a 30 de novembro.
De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM), o fluxo de veículos está interrompido na Rua 15 de Janeiro, em frente ao prédio da Prefeitura, ao longo da extensão da Praça da Emancipação.
Como vai funcionar
Conforme a SMTM, os motoristas que trafegam pela Avenida Victor Barreto estão impedidos de ingressar na Rua Ipiranga.
A alternativa para transitar nessa região do Centro é o acesso à direita, pela Rua Teixeira de Freitas, em direção à Praça do Avião. A via é de sentido único.
A circulação de veículos pela Rua Ipiranga, de quem chega da Avenida Getúlio Vargas ou de quem dobra a Teixeira de Freitas, pode ser feita até em frente à Câmara de Vereadores, onde os motoristas devem dobrar à esquerda para a Rua Cândido Machado.
Trânsito
Com volta dos voos no Aeroporto Salgado Filho, alterações de trânsito em ruas do bairro Nossa Senhora das Graças são desfeitas
Com o retorno das operações dos voos comerciais da Base Aérea de Canoas para o Aeroporto Internacional Salgado Filho, as mudanças que haviam sido adotadas no trânsito em ruas do bairro Nossa Senhora das Graças serão desfeitas, a partir do fim da manhã desta segunda-feira, 21.
A Rua Augusto Severo, entre a Rua Portugal e até a Base Aérea, volta a ser mão dupla, assim como a Rua Base Aérea.
- Cultura1 semana atrás
Raça Negra apresenta turnê comemorativa aos 40 anos de carreira no Clube Tradição, em Canoas
- Política1 semana atrás
DJ Cabeção pede exoneração do cargo de secretário da Defesa Civil de Canoas
- Política1 semana atrás
Prefeitura de Canoas faz balanço dos 30 dias de governo e afirma ter herdado déficit de R$ 350 milhões
- Comunidade1 semana atrás
ATENÇÃO! Prefeitura de Canoas alerta sobre golpe relacionado ao Auxílio Reconstrução
- Educação1 semana atrás
VOLTA ÀS AULAS: Pesquisas e orçamentos online fazem a diferença na hora de comprar o material escolar
- Esporte1 semana atrás
Prazo para inscrições de projetos no Pró-Esporte RS entra na reta final
- Serviços1 semana atrás
Coleta de lixo domiciliar com contêineres de Canoas será ampliada para o bairro Marechal Rondon
- Comunidade1 semana atrás
Moradores do Mato Grande recebem ticket-alimentação da Central Única das Favelas no valor de R$ 120