Conecte-se conosco

header-top


 






 

04/02/2025
 

Saúde

Prefeitura de Canoas tem edital aberto para contratação de médicos especialistas

Redação

Publicado

em

Prefeitura de Canoas tem edital aberto para contratação de médicos especialistas

A Prefeitura de Canoas está com edital aberto para a seleção e contratação de médicos especialistas para prestação de serviços de consulta para atendimento de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no município.

O credenciamento está sendo realizado pela Comissão Permanente de Licitações (CPL), por meio do e-mail licitacoes@canoas.rs.gov.br, e os documentos necessários para o credenciamento podem ser consultados no edital nº 070/2024 – Chamamento Público.

“Abrimos este credenciamento para complementar as especialidades que a gente precisa nesse momento”, explica o secretário municipal da Saúde, Eduardo Bermudez.

O chamamento é para o credenciamento de cardiologista adulto, cardiologista vascular, cardiologista pediatra, endocrinologista adulto, gastroenterologista, hematologista, nefrologista, neurocirurgião, neurocirurgião pediátrico, neurologista adulto, neurologista pediátrico, otorrinolaringologista, pneumologista, dermatologista e proctologista.

Os credenciados podem habilitarem-se para atuar em uma ou mais especialidades médicas, conforme sua qualificação. Poderão participar da licitação empresas reunidas em consórcio ou isoladamente, que satisfaçam plenamente as condições do edital e termo de referência.

Canal OtPlay

Presidente do Simers fala sobre paralisação parcial dos médicos em Canoas

Redação

Publicado

em

Presidente do Simers fala sobre paralisação parcial dos médicos em Canoas

Em visita ao jornal O Timoneiro nesta segunda-feira , o presidente do SIMERS, o médico Marcelo Matias, falou sobre seu início de segunda gestão à frente da entidade e da paralisação parcial de atendimento nos hospitais Universitário e Nossa Senhora das Graças em Canoas.

Assista:

Continuar a ler

Saúde

Secretaria de Saúde realiza encontro com direções dos três hospitais canoenses

Redação

Publicado

em

Secretaria de Saúde realiza encontro com direções dos três hospitais canoenses
A Secretaria Municipal da Saúde realizou na manhã desta sexta-feira o primeiro encontro integrado com as direções dos três hospitais do município.
Diretores dos hospitais Nossa Senhora das Graças, Pronto-Socorro e Universitário reuniram-se com o secretário municipal da Saúde, Eduardo Bermudez, para ajustar o trabalho cooperado entre as casas de saúde.
“Foi um encontro para traçar estratégias de melhoria dos serviços prestados à comunidade”, explicou o secretário Bermudez, destacando que a secretaria e os diretores dos hospitais passarão a se reunir com frequência. “Estamos de forma sistemática e periódica analisando as dificuldades e dando celeridade às soluções.”
Continuar a ler

Saúde

JANEIRO BRANCO: Mês traz reflexão sobre a importância da saúde mental; exercícios podem ajudar e prevenir depressão

Redação

Publicado

em

JANEIRO BRANCO Mês traz reflexão sobre a importância da saúde mental; exercícios podem ajudar e prevenir depressão

Janeiro Branco é uma campanha nacional dedicada à promoção da saúde mental e emocional. Inspirada por movimentos como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, a iniciativa foi criada em 2014 pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão. Seu objetivo é sensibilizar a população para a importância do bem-estar psicológico e estimular a busca por cuidados especializados quando necessários.

O primeiro mês do ano é simbolicamente associado a recomeços, reflexões e novos projetos. A escolha do nome “Janeiro Branco” remete à ideia de uma “folha em branco”, incentivando as pessoas a reescreverem suas histórias e priorizarem a saúde mental. Segundo o criador da campanha, “o mês é um convite para que cada pessoa reflita sobre suas emoções e relacione-se melhor consigo mesma”.

Atividades físicas ajudam a combater depressão

O Centro de Medicina Preventiva do Hospital Israelita Albert Einstein divulgou uma pesquisa que revelou que mesmo níveis baixos de atividade física melhoram sintomas depressivos. Foram analisados dados de mais de 58.000 brasileiros adultos, com idade média de 42 anos, que são atendidos no centro ao longo de 14 anos.

O estudo mostrou que os pacientes com prevalência de quadros de depressão eram mais jovens, sedentários e já possuíam maior índice de massa corporal. Além disso, essas pessoas que passavam mais tempo sentadas tanto na semana como no fim de semana tiveram maior presença de comorbidades como diabetes e hipertensão.

Aula de hidroginástica

Vera Ale e Elsi Alves

Vera Ale e Elsi Alves

Pensando nisso, a reportagem de O Timoneiro foi acompanhar uma aula de hidroginástica no Sesc Canoas, com cerca de trinta idosos. A atividade, que conta com música para dançar dentro da piscina foi o que uniu Elsi Alves e Vera Ales, ambas de 67 anos. Elsi contou que logo antes da pandemia começou a atividade para combater a depressão e agora está feliz novamente. Já Vera teve uma fratura na coluna.

“A qualidade de vida mudou 100%, agora consigo dormir melhor, além de fazer novos amigos”, destacou.

A professora de educação física Fernanda Maurente Machado, especialista em saúde mental coletiva, destacou que muitos dos alunos chegam ao Sesc debilitados mentalmente.

professora de Educação física Fernanda Maurente Machado

professora de Educação física Fernanda Maurente Machado

“A gente nota uma melhora no quadro de muitos alunos com crise de ansiedade e depressão. Quando eles vêm fazer o exercício também estão trabalhando a parte da socialização”, explicou.

Psicologia

A colunista de Psicologia do jornal O Timoneiro, Marianna Rodrigues, enfatizou que a importância das atividades esportivas podem ser uma boa estratégia também para a regulação de humor.

“Os esportes podem favorecer a produção de hormônios como a serotonina e dopamina, que estão diretamente associados com a felicidade e a sensação de prazer”.

Além disso, a psicóloga explica que, para além destes benefícios do corpo, a mudança de ambiente também deve ser observada em casos de depressão.

“Ir até um lugar, interagir com pessoas e despertar uma realidade diferente daquela adoecedora que as pessoas podem estar passando”.

Outras ações que podem ajudar:

  • Prática de atividade física;
  • Ajuda médica;
  • Apoio emocional;
  • Cuidar de si;
  • Evitar o isolamento

 

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques