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31/07/2025
 

Serviços

Saiba como serão as entregas do Cartão Cidadão durante as celebrações de Ano-Novo

Redação

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Saiba como serão as entregas do Cartão Cidadão durante as celebrações de Ano-Novo

Os serviços públicos estaduais terão alterações no seu funcionamento devido ao feriado de Ano-Novo. A distribuição do Cartão Cidadão, pelo qual são pagos os benefícios do Devolve ICMS, Devolve ICMS Linha Branca, Todo Jovem na Escola, Volta por Cima e Professor do Amanhã não ocorrerá nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro.

As entregas retornam na quinta-feira, 2, na capital gaúcha, no prédio que fica localizado na Av. Borges de Medeiros, 521 – Centro Histórico, e nas agências do Banrisul nas demais cidades do Estado.

Call Center

A central de atendimento do Devolve ICMS funcionará em horário especial na terça-feira, 31, excepcionalmente operando das 8h às 14h, e terá sua atuação suspensa no feriado de 1º de janeiro. O call center retorna seus atendimentos normalmente na quinta-feira, 2, das 8h às 20h.

A central, que também atende demandas da Receita Estadual e programas como Devolve ICMS, Devolve ICMS Linha Branca, Todo Jovem na Escola, Volta por Cima e Professor do Amanhã, está disponível pelo telefone 0800 541 2323. Normalmente funciona das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, e, aos sábados, das 8h às 14h.

Além disso, dúvidas específicas do Todo Jovem na Escola podem ser encaminhadas através do WhatsApp do programa, pelo (51) 3210-3690, e através do formulário disponível no site da Seduc.

Locais de entrega

Para retirar o seu cartão, o titular deverá portar documento com foto e número de CPF. Somente a pessoa inscrita no CadÚnico poderá efetuar a retirada.

Clique aqui para conferir onde é feita a distribuição na sua cidade.

Serviços

Canoas passa a contar com novo cronograma da coleta domiciliar de lixo; confira

Redação

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Canoas passa a contar com novo cronograma da coleta domiciliar de lixo; confira

A Prefeitura de Canoas informou que a partir desta semana, a cidade passa a contar com uma nova organização dos setores de coleta de resíduos domiciliares. A mudança, conforme a gestão municipal, visa otimizar o serviço, melhorar a cobertura e garantir mais eficiência no recolhimento do lixo.

Com o novo cronograma, alguns bairros que anteriormente contavam com coleta domiciliar regular passaram a dispor de contêineres disponíveis em tempo integral. Essa alteração foi pensada para oferecer mais praticidade aos moradores e agilidade na limpeza urbana.

Os horários da coleta foram ajustados em diversos setores. Para facilitar a adaptação da população, o novo mapa já está disponível com a setorização atualizada, que pode ser acessado pelo link: www.canoas.rs.gov.br/servicos/coleta-domiciliar-e-condominios.

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Serviços

Passe livre para pessoas com deficiência e baixa renda passa a ser oferecido nas unidades do Tudo Fácil 

Redação

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Passe livre para pessoas com deficiência e baixa renda passa a ser oferecido nas unidades do Tudo Fácil 

A partir desta segunda-feira, 28, pessoas com deficiência (PcD) e baixa renda poderão solicitar e receber o passe livre intermunicipal diretamente nas unidades do Tudo Fácil.

O novo serviço é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) e a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (Faders), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

O benefício garante gratuidade no transporte intermunicipal para pessoas com deficiência e baixa renda que atendam aos critérios legais, promovendo inclusão e mobilidade social. A medida integra o projeto de ampliação e modernização das centrais de atendimento Tudo Fácil, no eixo de integração de serviços públicos previsto no Mapa Estratégico do governo do Estado. A inclusão desse serviço fortalece o compromisso das centrais com a universalização de acesso, além de reforçar sua relevância social.

A oferta do serviço nas centrais Tudo Fácil descentraliza o atendimento, amplia o acesso e facilita o dia a dia dos cidadãos, concentrando serviços essenciais em um único local. O fluxo foi estruturado pelas equipes da SPGG e da Faders, com capacitação dos atendentes, materiais de apoio e integração ao sistema de gestão.

Sobre o Tudo Fácil

As unidades Tudo Fácil, vinculadas à SPGG, têm como objetivo reunir e disponibilizar, em um só lugar, diversos serviços públicos presenciais e digitais. A estrutura das centrais amplia o alcance do atendimento, facilita o acesso do cidadão e promove a descentralização dos serviços essenciais.

O Tudo Fácil teve sua primeira unidade inaugurada em Porto Alegre em 1º julho de 1998. Além das três sedes, na capital, a Central de Serviços ao Cidadão conta com unidades nas cidades de Caxias do Sul, Lajeado, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande e Santa Maria. Em breve, a rede contará com uma unidade em Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

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Serviços

Assinado contrato para implantação da primeira unidade do Tudo Fácil em Canoas

Redação

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Assinado contrato para implantação da primeira unidade do Tudo Fácil em Canoas

O governo do Estado assinou, na quinta-feira, 24, o contrato para a instalação da primeira unidade da Central de Atendimento Tudo Fácil em Canoas. A nova unidade será instalada no Canoas Shopping, na região central da cidade, e faz parte do plano de expansão e modernização da rede de atendimento ao cidadão no Rio Grande do Sul.

Com área aproximada de 354 metros quadrados, o espaço contará com um investimento de R$ 250 mil por parte do Estado e R$ 1,8 milhão da iniciativa privada, totalizando mais de R$ 2 milhões para sua implantação. A unidade vai oferecer mais de 50 serviços presenciais e cerca de 750 serviços on-line, como a confecção da carteira de identidade, com foco também em orientação digital, inclusão e cidadania.

O ato de assinatura foi realizado no próprio Canoas Shopping e contou com a presença do governador Eduardo Leite, da secretária de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans, do prefeito de Canoas, Airton Souza, e de representantes do setor privado. Leite destacou que o Tudo Fácil representa uma mudança na lógica do serviço público. “O Estado precisa se adaptar à vida das pessoas – e não o contrário. Essa unidade é um exemplo de parceria e inovação para facilitar a vida da população”, afirmou.

A secretária Danielle Calazans enfatizou que o objetivo é reunir, em um só lugar, serviços do Estado, do município e de concessionárias, promovendo facilidade e acesso. “O público poderá inclusive aprender a utilizar os serviços digitais com apoio presencial”, disse.

Para o diretor do AD Shopping, Mário Gonçalo Cunha de Almeida, abrigar a nova unidade é motivo de orgulho. “É uma iniciativa democrática, que resolve problemas e também ensina. Isso é cidadania na prática”, destacou.

Canoas é o terceiro município mais populoso do Rio Grande do Sul e tem o terceiro maior PIB do Estado, segundo o Atlas Socioeconômico de 2021. Para o prefeito Airton Souza, a instalação da unidade representa mais um passo na reconstrução da cidade.

“Especialmente após as enchentes, esse serviço vem ao encontro da necessidade de atender com dignidade a população”, afirmou.

A unidade Tudo Fácil em Canoas tem previsão de início das atividades ainda em 2025.

 

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