Conecte-se conosco

header-top


 






 

11/12/2024
 

Enchente 2024 Canoas

Igreja Imaculada realiza novena e carreata em homenagem a heróis da enchente em Canoas

Redação

Publicado

em

Igreja Imaculada realiza novena e carreata em homenagem a heróis da enchente em Canoas

No domingo, 8 de dezembro, sete meses após parte significativa de Canoas ficar abaixo d’água, mais de cem veículos terrestres e aquáticos participaram de carreata e foram abençoados pelos padres bispos da Paróquia Imaculada Conceição, situada no bairro Rio Branco.

O encerramento da Novena da Paróquia foi marcado por uma homenagem histórica aos voluntários que atuaram nas enchentes de maio na cidade.

Carreata

A carreata composta por carros, barcos, jetskis, trollers e caminhões percorreram as principais avenidas do lado oeste da cidade.

Houve muita emoção nos reencontros entre socorristas e moradores socorridos, além de histórias que foram relembradas durante o período da enchente.

Percurso

  • Rua Ana Nery
  • Rua José de Alencar
  • Rua Mauá
  • Rua Cairú
  • Rua Bartolomeu de Gusmão
  • Av Guilherme Schell
  • Rua Florianópolis
  • Rua República
  • Rua Roberto Francisco Behrens
  • Av Irineu de Carvalho Braga
  • Rua Primavera
  • Rua José de Alencar
  • Rua Ana Nery

Enchente 2024 Canoas

Granpal agracia prefeito Jairo Jorge com troféu por atuação nas enchentes

Redação

Publicado

em

Jairo Jorge é agraciado com troféu por liderança e atuação na enchente de Canoas

O prefeito Jairo Jorge foi agraciado com o troféu Gestão Resiliente por sua liderança e atuação durante as enchentes, a maior tragédia que Canoas já viveu e que assolou a cidade em maio deste ano.

A entrega foi realizada pelo presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana (Granpal), prefeito de Triunfo, Murilo Machado, e pelo presidente do Consórcio Granpal, prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata.

A solenidade aconteceu nesta terça-feira, 10, durante o Almoço Metropolitano, promovido pela instituição.

Continuar a ler

Enchente 2024 Canoas

Cachorro que ficou 20 dias em cima de telhado na enchente ganha lar em Canoas

Redação

Publicado

em

Cachorro que ficou 20 dias em cima de telhado na enchente ganha lar em Canoas

Depois de 20 dias em que presenciou teve de ficar em cima de um telhado durante a enchente que assolou Canoas em maio deste ano, o cachorrinho Black foi finalmente adotado por uma família e já está totalmente adaptado ao seu novo lar, no bairro Mathias Velho.

Segundo informações da família adotante, Black se adaptou completamente, e ainda de acordo com eles, nos primeiros dias, o cão deixou de tentar fugir quando o portão era aberto e se familiarizou rapidamente com o seu novo lar.

Sua nova tutora, Julia Vieira, adotou Black em uma das feiras da Secretaria de Bem-Estar Animal (SMBEA), após ficar comovida com a história dele e perceber uma conexão imediata ao encontrá-lo pela primeira vez.

“A situação que ele passou é muito comovente. Não só foram 20 dias em cima de um telhado, ele estava preso a uma corrente, com cadeado e foi um resgate muito difícil. É muito bom ver o quanto ele está feliz agora e aqui em casa também estamos muito felizes por recebê-lo em nossa família”, disse Julia.

“O Black sempre foi um cão especial, desde a sua chegada, muito medroso e com sinais claros de traumas. A equipe chegou a conclusão que sofria maus-tratos e, por isso, possuía vários gatilhos. Foram necessárias paciência e dedicação para que ele acreditasse que não sofreria novamente. O Black conheceu novamente o amor e voltou a acreditar nas pessoas. Para nós, foi uma alegria imensa ver a evolução dele e o dia da adoção foi marcado por alegria e lágrimas de felicidade. Na SMBEA ainda temos muitos Blacks, cada um com sua história, aguardando a adoção”, destaca a secretária adjunta de Bem-Estar Animal, Telma Moraes.

Mais de 19 mil resgatados

Canoas teve um total de 19 mil animais resgatados durante a enchente e, muitos deles, ainda podem ser adotados através das feiras da SMBEA.

“Eu super indico que, quem puder, adote um desses animais que ficaram sem lar. Foi a melhor decisão que a gente podia ter tomado. O Black só nos trouxe alegria e é ótimo saber que também fazemos a diferença na vida dele”, disse Júlia.

Continuar a ler

Enchente 2024 Canoas

Prazo para famílias atingidas pela enchente escolherem casa é de 60 dias

Redação

Publicado

em

Prazo para famílias atingidas pela enchente escolherem casa é de 60 dias

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Canoas alerta às famílias atingidas pela enchente que agora existe o prazo de 60 dias para que já as convocadas pela Caixa Econômica Federal (CEF), contempladas pelo Minha Casa Minha Vida (MCMV) Reconstrução, acessem o site do programa e escolham seus imóveis de até R$ 200 mil.

Na cidade, são 217 beneficiados habilitados até agora, e a CEF fará a convocação deles por meio de comunicação específica e formal. Somente a partir deste comunicado é que começa a contagem de 60 dias.

A medida foi definida em portaria do Ministério das Cidades, divulgada no Diário Oficial da União, em 21 de novembro. A escolha do imóvel pode ser feita no site da Caixa ou por outros meios, sendo necessário mostrar o imóvel de interesse ao banco.

Se alguém não conseguir cumprir o prazo, deve ser colocado em outro programa habitacional: o MCMV Calamidade, no qual os contemplados são encaminhados para empreendimentos que serão construídos no município de Canoas.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm