Meio Ambiente
Início da colheita do melão em Nova Santa Rita destaca qualidade da fruta e produção promissora
A safra de melão deste ano em Nova Santa Rita traz boas notícias para produtores(as) e consumidores(as). Após um período desafiador em 2023, marcado por perdas significativas devido ao excesso de chuvas, a colheita atual promete qualidade superior e perdas mínimas.
O prefeito Rodrigo Battistella diz que a colheita do melão é um símbolo de resiliência e superação.
“Nosso município mostra mais uma vez a força da nossa comunidade rural. Com o empenho dos(as) produtores(as) e o suporte da nossa administração, conseguimos transformar um cenário de adversidade em um momento de celebração. Este ano, temos uma safra que orgulha o município, com frutas de alta qualidade chegando ao mercado”, declara.
Quem trabalha com a produção do melão, comemora. É o caso do produtor Daniel Silveira da Rosa, 59 anos. Ele diz que, neste ano, a fruta apresenta maior doçura, resistência e tamanho ideal.
“É uma safra de muita qualidade. Apesar de termos reduzido a área cultivada, com apenas três hectares, projetamos uma colheita de 18 a 20 toneladas por hectare”.
Rosa, que acompanha a safra do melão desde os 9 anos, prevê a ampliação da produção com o cultivo de mais um hectare, para colher entre fevereiro e março. Ele também destaca o impacto positivo para os(as) consumidores(as): “A grande oferta e a qualidade do melão devem reduzir os preços nas próximas semanas”.
De acordo com o titular da Secretaria da Agricultura, o secretário Cleomar Pietroski, em levantamento feito junto ao escritório da Emater/Ascar RS, cerca de 30 famílias cultivam melão em Nova Santa Rita, em uma área total estimada de 60 hectares, o que pode resultar mil toneladas.
Ele ressalta o apoio fundamental da Administração na recuperação da agricultura local após as enchentes de 2023.
“Através de programas de entrega de insumos, patrulha agrícola e melhorias em estradas rurais, conseguimos criar condições para que os(as) produtores(as) retomassem seus cultivos com sucesso”, explica. “Vemos o resultado agora, após um trabalho coletivo.”
Meio Ambiente
Parque Natural dos Lagostins Deputado Federal Jorge Uequed é aberto à comunidade
Os canoenses já podem aproveitar um novo espaço para lazer e contemplação da natureza. Na quarta-feira, 18, foi realizada a entrega do Parque Natural dos Lagostins Deputado Federal Jorge Uequed.
Com 6,7 hectares, o parque contempla pistas de caminhada, ciclovias, espaços e equipamentos para entretenimento público. Todos os elementos implantados visam a proposta de preservação do parque, buscando uma construção integrada com os elementos naturais do seu entorno.
O prefeito Jairo Jorge destacou a importância do novo local e da homenagem prestada à Uequed.
“Fizemos um grande esforço para garantir que esta área recebesse um parque natural que preservasse a biodiversidade única deste local, mas que também permitisse que a população tivesse um espaço de descanso, tranquilidade e contemplação junto à natureza. Em novembro de 2023, o sempre senador Pedro Simon me pediu para que fizéssemos uma homenagem ao Jorge Uequed, e sugeri que fosse neste local, que estava em construção. Cresci tendo o deputado Jorge Uequed como uma grande referência política, um homem de grande liderança e capacidade de luta e acredito que esta seja uma homenagem que represente este grande homem e político, não só de Canoas, mas do Brasil”, ressaltou.
Representando a família de Jorge, a filha Gisele Uequed celebrou o momento.
“Um dia tão especial para nossa família, de grande orgulho e agradecimento para todos nós. Um parque tão importante para a cidade, que leva o nome de uma pessoa que sempre se preocupou em ter o desenvolvimento sustentável ao lado do econômico. Como deputado federal por 5 mandatos, Jorge Uequed sempre lutou por Canoas, por esse cuidado com a cidade e com o meio ambiente. Eu tenho como o maior legado dele o ensino, de acreditar no potencial de cada um e não ter um problema que não tivesse solução”, relatou.
O ex-senador Pedro Simon prestigiou o ato e celebrou a homenagem a Jorge Uequed.
“Este é um momento muito feliz para o povo de Canoas. A grandeza de homenagear Jorge Uequed neste parque é de um simbolismo gigante para esta cidade. Um homem de uma capacidade singular, que sempre falou e lutou por Canoas, pelo Rio Grande do Sul e pela democracia. Saber que ele terá um belíssimo local como este em sua homenagem é algo que traz muita felicidade e é motivo de muito orgulho”, reforçou.
“Este parque nasce de um projeto para preservar o nosso meio ambiente. Esta área possui duas nascentes, além de uma espécie de lagostins que só está presente em Canoas e neste parque. Por isso, a necessidade de preservar e valorizar a pauta ambiental, mostrando que Canoas é uma cidade que tem desenvolvimento econômico, mas também se preocupa com o meio ambiente e a preservação da natureza. Além de todo o espaço para caminhada e lazer, teremos também um centro de educação ambiental”, citou o secretário de Meio Ambiente, Bernardo Caron.
Deputado federal Jorge Uequed
Nascido em Rio Grande, elegeu Canoas como sua cidade. Professor, advogado, jornalista, empresário e publicitário, foi uma atuante personalidade pública como vereador e deputado federal por cinco mandatos e participou da elaboração da Constituição de 1988.
Um dos projetos de maior destaque foi a criação da lei que deu origem ao seguro-desemprego, ao abono salarial e ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Casado por 50 anos com Rosemary Uequed, pai de três filhos e avô de quatro netos. Seu legado orgulha a todos canoenses e como agradecimento a sua cidade do coração eterniza a sua memória nomeando o Parque Natural dos Lagostins Deputado Federal Jorge Uequed.
Meio Ambiente
Câmara aprova nome de deputados Possebon e Jorge Uequed para dois novos parques em Canoas
Em sessão extraordinária realizada nesta quinta-feira, 21, a Câmara Municipal de Canoas aprovou por unanimidade os projetos do executivo que denominam dois novos parques da cidade em homenagem a figuras históricas locais. A proposta, que foi discutida em clima de consenso, contou com a presença de familiares dos homenageados, reforçando o simbolismo das escolhas.
Parque Linear Deputado Luís Antônio Possebon
O primeiro projeto aprovado dá o nome de Parque Linear Deputado Luís Antônio Possebon ao logradouro público localizado na Rua Noruega, no Bairro Marechal Rondon. Ex-vereador e deputado estadual, Possebon foi também gestor da Associação Beneficente Canoas e é reconhecido por sua atuação política e social em benefício da cidade.
A homenagem destaca a trajetória de Possebon como um expoente da política canoense, cuja dedicação deixou marcas importantes no desenvolvimento do município.
Parque Natural dos Lagostins Deputado Jorge Uequed
O segundo projeto denomina de Parque Natural dos Lagostins Deputado Jorge Uequed o logradouro público situado na Rua Aurora, esquina com a Rua Farroupilha, no mesmo bairro. O parque, com uma área de 6,7 hectares, homenageia o ex-deputado federal, jornalista e fundador do jornal O Timoneiro, Jorge Uequed.
Figura marcante na história política do estado, Uequed teve cinco mandatos como deputado federal e foi constituinte em 1988. Ele também é lembrado por ser o idealizador do seguro-desemprego, uma conquista que marcou seu legado político.
A sessão foi marcada pela participação de familiares de Jorge Uequed, incluindo sua filha, a ex-vice-prefeita de Canoas Gisele Uequed, e seu filho Jorge Uequed. A presença emocionada dos parentes reforçou o impacto da homenagem e a relevância do nome de Uequed para a história de Canoas.
Reconhecimento e legado
Com a aprovação das denominações, os vereadores reforçaram a importância de perpetuar a memória de personalidades que contribuíram significativamente para o município. As homenagens, além de valorizarem a história local, destacam os valores de serviço público e dedicação que marcaram as trajetórias de Possebon e Uequed.
Meio Ambiente
Governo Federal confirma que horário de verão não será adotado em 2024
O Governo Federal descartou a necessidade de adoção do horário de verão neste ano. O anúncio foi realizado pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em entrevista coletiva no início da tarde desta quarta-feira, 16, após se reunir com representantes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
“Temos a segurança energética assegurada. É o início de um processo de restabelecimento da nossa condição hídrica ainda muito modesto, mas temos condições de chegar, depois do verão, em condição de avaliar a volta desta política [para o ano que vem]”, afirmou o ministro.
“Chegamos à conclusão de que não há necessidade de decretação do horário de verão para este verão”, acrescentou Silveira.
“O pico do custo-benefício do horário de verão é nos meses de outubro e novembro, até meados de dezembro. Se nossa posição fosse decretar o horário de verão agora, usufruiríamos muito pouco deste pico. Porque teríamos que fazer um planejamento mínimo para os setores poderem se adaptar. Conseguiríamos entrar com isso só em meados de novembro e o custo-benefício seria muito pequeno”, explicou o ministro.
O horário de verão brasileiro foi instituído em 1931
Seguiu sendo adotado de forma irregular até 1985, quando passou a ser implementado sistematicamente, com a justificativa de contribuir para a redução do consumo de energia elétrica e beneficiar setores de lazer e consumo como o turismo, comércio, bares e restaurantes a partir do melhor aproveitamento da luz natural.
- Educação1 semana atrás
Confira lista de crianças convocadas para matrícula na etapa creche em Canoas
- Política1 semana atrás
Prefeito eleito, Airton Souza, está internado no Gracinha após complicações de procedimento cirúrgico
- Enchente 2024 Canoas1 semana atrás
Divulgada lista com mais de 889 beneficiários do Aluguel Social em Canoas
- Eleições 20241 semana atrás
Prefeito, vice-prefeito e os 21 vereadores eleitos em Canoas são diplomados
- Enchente 2024 Canoas1 semana atrás
Vereadores de Canoas aprovam criação do Dia dos Heróis Voluntários da Enchente
- Empresas & Negócios1 semana atrás
Havan anuncia loja em Canoas para o primeiro semestre de 2025
- Transporte4 dias atrás
Prefeitura de Canoas prorroga contrato com a Sogal por mais um ano
- Tecnologia1 semana atrás
Carreta Digital capacita estudantes na área tecnológica em Canoas